Windows 11 bate o Linux e mostra-se bem mais rápido nos processadores Alder Lake-S da Intel

63 Comentários

Muito para além da parte gráfica, a Microsoft fez um trabalho excelente no que toca ao desempenho do Windows 11. Este novo sistema tem dado provas de que está à frente das restantes propostas e que provavelmente irá dominar o mercado.

Uma comparação recente veio colocar novamente frente a frente o Windows 11 com o Linux, com um resultado interessante. A proposta da Microsoft bateu o rival e mostrou como está adaptado aos processadores Alder Lake-S da Intel.

Windows 11 Linux Microsoft Intel processadores

Quando a Intel apresentou os seus novos processadores Alder Lake-S, destacou o trabalho que tinha realizado com a Microsoft. Este passou por desenvolver o Windows 11 e adaptá-lo da melhor forma para estas novas propostas da fabricante de processadores.

Esse resultado acaba por ser óbvio, mas ainda não tinha sido quantificado ou sequer medido. Foi isso que o site Phoronix realizou agora, usando uma plataforma padrão: Core i9-12900K, ROG STRIX Z690E GAMING WIFI, 64GB Corsair DDR5-4400, Windows 11 Pro Build 22000.

Na grande maioria dos testes, o Windows 11 bateu as propostas mais recentes no campo do Linux, mostrando a sua capacidade. Este sistema está acima da concorrência e isso ficou provado nos testes que foram realizados em várias áreas.

Dos 104 testes realizados, o Windows 11 venceu a maioria, com 45% a pertencer-lhe como resultado positivo. No campo contrário, o sistema da Microsoft só ficou na última posição em 23% dos testes a que esteve sujeito nesta comparação.

Algo que ficou claro nestes testes foi que as várias distribuições Linux precisam ainda de ser otimizadas para estes novos processadores. Vê-se de forma clara que estão prontas para correr na plataforma anterior da Intel, a Tiger Lake.

Com este resultado, a Microsoft mostra como está a conseguir aproveitar de forma única as novidades da Intel. Muitas das novas tecnologias permitem obter um melhor desempenho, colocando em paralelo o processamento e garantindo que o utilizador obtém ainda mais do seu PC.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António
    António

    Nem sei como adoptar o linux! Antes da saída do W11 ainda tentei o Linux e foi uma desilusão a todos os níveis, fraco visual, pouco dinamismo, interatividade fraca, demasiado estático… parece que tinha voltado ao século passado! Resultado: hoje tenho o W11…

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Dizes isso porque és um user “normal”, um power user não se limita ao que vem por default num sistema.

      Tens imensas coisas no linux, usei durante vários anos Arch Linux e fui mudado os vários ambientes gráficos.

      Tive desde gnome shell até ao i3 window manager.

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        É por essas e por outras que os users “normais” (que é o comum existente no planeta terra) não adota o Linux…ah, e esses termos “gnome Shell” “i3 Window manager” sao completamente alienígenas para os users “normais” o que leva esses mesmos users a desistirem….no mundo Windows também existem alguns termos técnicos…mas não precisas de os saber…é o “explorador de ficheiros” e não “explorer”…

        1. Avatar de Mutu
          Mutu

          Não adotam Linux porque grande parte dos PCs trazem Windows.

          Se viessem com distribuições linux, tais como PopOS, Ubuntu ou Linux Mint não desistiriam e adaptar-se-iam porque não há muito que aprender.

          1. Avatar de Golo
            Golo

            Isso e treta, eu comprei um portatil com linux e muita gente que conheco fez o mesmo porque era 100 euros mais barato que a versao com o windows. Resultado, acabamos todos por instalar o windows no mesmo dia. Linux nao serve para nada ponto final.

          2. Avatar de Vilna
            Vilna

            Essa é a grande e única verdade. Outra são as empresas, se lá usam Windows por obrigação e são formadas para isso então em casa não querem outra coisa.

            Qualquer ubuntu é simples e bonito e chega para o comum dos mortais. Só não usa quem não quer.

        2. Avatar de g
          g

          Pah, é como tudo na vida. Quem quer saber mais, perde tempo e aprende. É como no Android: ha pessoal que fica contente com o telefone como ele vem, outro “perde tempo” e muda as Roms e adapta o sistema como gosta.
          Mas na era do instagram e do Facebook, é mais difícil o pessoal interessar-se por alguma coisa para além da imagem da capa.

    2. Avatar de Mutu
      Mutu

      Depende da distribuição linux que experimentaste. Garanto-te que algumas batem o Windows 11 a léguas em visual, dinamismo, interatividade e desempenho.

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Sim,de facto é verdade …até agora, o melhor sistema que vi foi o Deepin Linux…a Microsoft devia copiar esse…tem muito mais efeito de blur do que o próprio macOS

        1. Avatar de Golo
          Golo

          engracado nao saberes que o deepin linux e copia chapada do macos, admitido pelos proprios devs no site.

          1. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Oh, é como a MiUI 12 dos Xiaomi’s…é praticamente igual ao iOS…
            Mas Oh Golo…compraram PC’s com o Linux e no mesmo dia tiveram de instalar o Windows…? Oh, é caso pra dizer…até o ChromeOS teria mais serventia do que o Linux!

        2. Avatar de Miguel A.
          Miguel A.

          Eu tenho ChromeOS e só ficou um sistema completo no dia em que liguei o subsistema linux para instalar aplicações Linux. Dizer que o Linux não tem serventia para nada é de uma ignorância atroz, e de não saber mesmo nada sobre o mundo da informática.

    3. Avatar de André
      André

      .Não sei porque dizes isso –
      Eu uso os 2 sistemas Windows 8 e 10( virtuais) e Linux e a nivel de “visual” não vejo vantagens no Windows (Quanto ao demasiado estático há uns anos atrás podia dizer sim que o Windows era demasiado estático comparado com os desktops nos linux – cubos a 3D).

    4. Avatar de Shenmue
      Shenmue

      Experimenta o Zorin Os 16 core, ou melhor ainda a versão pro

    5. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Não vou discutir o tema deste post porque não uso W11 nem tenho o hardware referido. Mas a si uma coisa lhe posso dizer: Não sabe do que fala! Existem centenas de distribuições Linux para todos os fins e sectores, domésticos, empresariais, governamentais e militares. Em termos visuais em cada sistema operativo ( uns mais que outros ) temos centenas senão milhares de configurações gráficas que alteram e ajustam o visual a seu gosto, nas cores, nos botões das janelas, ícones, barras de tarefas, letra…tudo. Pode mudar tudo! Se quiser configurar com visual igual ao Mac BigSur, penúltimo S.O. da Apple ou W10 ou W11! No Linux tudo é personalizável. Quanto a segurança e estabilidade, entre dezenas senão centenas de exemplos, dou-lhe estes: Estação Espacial Internacional, Departamento Defesa dos USA, Aviação, Lançamento de Mísseis, Comboios, Amazon, Google, Facebook, grandes multinacionais, bancos submarinos nucleares e o seu Android, tudo em plataformas Linux! O Windows tem maior número de utilizadores em computadores finais e destina-se essencialmente a utilizador doméstico e administrativo porque assim foram acostumados e não sabe nem querem usar outra coisa. Mas lembe-se que esses pcs na sua maioria são geridos por servidores Linux! Deu para perceber a diferença e o seu desconhecimento na matéria?

      1. Avatar de João
        João

        Só como exemplo, o suporte de para um Redhat é bem mais caro que que para um Windows server

        1. Avatar de André
          André

          Mas muito mais fiavel 🙂

    6. Avatar de Afonso Rodrigo
      Afonso Rodrigo

      Linux Deepin

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Esse é o melhor mesmo! Usei-o durante anos, e era excelente mesmo pro dia-a-dia

    7. Avatar de Carlos Magalhães
      Carlos Magalhães

      Foi exatamente a minha sensação há uns anos atrás. No entanto, à medida que vamos percebendo melhor as diferentes opções disponíveis e como tirar partido delas, geralmente nunca mais se quer perder este poder de personalização.

    8. Avatar de João
      João

      Quase todos os utilizadores são “utilizadores normais”

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Exato…quando instalo um sistema operativo, estou na espetativa que as coisas funcionem sem que eu “utilizador normal” perceba alguma coisa disto ou seja um Rui Pinto dos computadores….e a cena é…eu uso o Davinci Resolve para edição de vídeo….sou editor de video, faço disso a minha vida, a minha profissão…e quando testei o Linux (testei várias distribuições até) não consegui meter o Davinci Resolve a funcionar nem a pau….a aplicação simplesmente não fazia nada….não iniciava….não aparecia uma mensagem de erro…nada mesmo…experimentei um monte de comandos que vi nos fóruns para resolver a questão (tive de aprender chinês portanto), quando na mesma máquina, em Windows 10 era só instalar e pronto….já estava a funcionar. Pah, em bom português, o “utilizador normal” está-se a borrifar para “aprender chinês” ou “aprender linhas de comandos” ou tirar um curso com o Rui Pinto….simplesmente quer instalar o sistema e esperar que tudo funcione como faria no Windows! Só que no mundo Linux não é assim….instalar drivers no Windows é extremamente fácil…é só Next Next Next Finish….agora em Linux tens de ir escrever Sudo não sei mais o quê…e não é só o driver da gráfica que tens de instalar….são as bibliotecas também…ou as chamadas “libs”…ui, e eu agora sou bruxo para adivinhar que “lib” o Programa X ou o Programa Y precisam para funcionarem…

        1. Avatar de António
          António

          Subscrevo!
          Pode-se até perceber de Linux, mas o tempo que se perde naquilo, nas mudanças… configurações que queremos….instalações e alterações!

          1. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Eu recomendo VIVAMENTE a verem este vídeo até ao fim.
            https://www.youtube.com/watch?v=8cxASZAsl8g

            Tiago Ramos, Youtuber, tentou como eu instalar o Linux na sua máquina de trabalho para usar o Davinci Resolve…e Guess What…NÃO DEU…pra variar! E ele ainda foi mais longe porque experimentou em VÁRIOS hardwares, perdeu horas e horas só pra configurar aquilo e o Davinci…esquce lá isso…não abre nem a pau!
            E ele refere várias vezes aí que não é contra o Linux nem contra o Windows…e que adora o Linux…mas, epah, na mesma máquina o Davinci Resolve tipo não funciona, mas depois formatas, instalas o Windows, espetas lá o programa e simplesmente dá….hum, é caso pra dizer…aqui há gato…não, não há gato nenhum…em Windows TUDO funciona!

  2. Avatar de AM
    AM

    Deve ser da magreza!

  3. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Eu notei uma melhoria de desempenho nos meus dois pcs, tanto um i5 de 8ª geração, como um i5 de 3ª de um portátil com 8 anos. O W11 promete, apesar dos anunciantes do apocalipse da Microsoft….

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Será que foi por causa disto:
    “Quando a Intel apresentou os seus novos processadores Alder Lake-S, a Intel destacou o trabalho que tinha realizado com a Microsoft. Este passou por desenvolver o Windows 11 e adaptá-lo da melhor forma para estas novas propostas da fabricante de processadores.”…?!

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Também acredito que essa é umas das causas desse resultado…e,na minha modesta opinião,é mesmo assim que se deve trabalhar! Deve ser o SO que deve estar otimizado para os componentes que o fazem trabalhar…da mesma forma que devem ser as apps que se devem preocupar em “rodar” de forma decente dentro do SO e não o contrário! Quando isso acontecer (quase) a 100% a maioria dos chamados bugs simplesmente desaparece…

  5. Avatar de Coisotal
    Coisotal

    É um processador recente e no Linux as coisas demoram algum tempo até se tornarem totalmente compatíveis.
    Tenho a certeza que com o tempo os resultados vão acabar por não ficar muito atrás do Windows.
    O autor deste artigo é que podia ser menos tendencioso e mais neutro e ao invés de apenas relatar uma notícia, a cada parágrafo só diz indiretamente “Windows melhor que Linux, Windows melhor que Linux” repetidas vezes sem necessidade, quando há muitos outros pontos que o Linux bate no Windows e vice-versa.

  6. Avatar de Joãoza
    Joãoza

    Windows 11 é o melhor Windows até hoje..

    1. Avatar de Golo
      Golo

      Tao bom que nem diz a autonomia da bateria no icone! Epa o windows é mau, pronto.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É um facto ou uma opinão?

  7. Avatar de Abóbora
    Abóbora

    Portanto, a Microsoft trabalhou com a Intel, ou seja, pagou para poder ter primeiro , drivers feitos á medida, e logo depois, mandou os “influencers” de serviço fazerem uma testes.
    Engraçado, os mesmos tipos não fizeram testes da distro de Linux feita pela Intel. Seria interessante, aliás, mais interessante e honesto, seria primeiro ter drivers optimizados para Linux tbm, e depois fazer qualquer tipo de comparação.
    Porque numa arquitetura já bem implementada, quer em Linux quer em Windows, o Windows fica a léguas.
    Mais publicidade a fingir que são testes.
    A Microsoft e a Apple têm umas técnicas de marketing que realmente, para a maioria da baralha, é como calçar a luva perfeita, entra sempre e fica perfeitamente á medida.

    1. Avatar de Carlos Magalhães
      Carlos Magalhães

      Esperemos que as melhorias de desempenho não sejam lentas e que também sejam integradas nos kernels LTS…

      Não sabia da existência de uma distro feita pela Intel. Obrigado pela dica.

  8. Avatar de Edgy
    Edgy

    Por isso mesmo é que sou fã da AMD….

  9. Avatar de João Guerreiro
    João Guerreiro

    Vejo tanto comentário parvo… Que nem vale apena responder.
    Vejo que o pessoal até se dá ao trabalho de instalar Linux e vêm o ambiente gráfico e ficam desiludidos…. Não se fiquem por aí, não julguem o livro pela capa…. Explorem todos os dias um bocado e um dia vão olhar para trás e vão ver que havia muito, mas muito mais que aquilo que o Windows vos dá.

  10. Avatar de Carlos Sárria
    Carlos Sárria

    Linux não é para todos.

    Quem não pode ou sabe usa o 11.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Ou quem não tem tempo para perder em costumizações, aproveitando-o para aprender o software que realmente precisa.

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Microsoft e Intel,é aquela base.No que foi e é bom não se mexe. 🙂

  12. Avatar de Corvo
    Corvo

    para mim instalava linux, mas com muita pena minha os jogos do dia a dia iam à vida!.. é apenas e só a grande razão para não usar Linux for life!

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Isso não é desculpa 🙁 Tens o Wine que corre os jogos e até tens um cliente steam!! Por exemplo eu ando a jogar um MMORPG que só tem cliente Windows no Linux.

      1. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Correr jogos por emuladores ou espécie de emuladores é simplesmente ridículo.. É o que acho..
        No caso qd isso deixar de ser entrave Windows perderá grande cota de mercado isso não tenho a mínimo duvida.

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          E o que é que achas que o steam é ? O steam é um emulador e muitos continuam a usa-lo.

          1. Avatar de João Ferreira
            João Ferreira

            Nada a ver =) Lolol é uma plataforma na qual os jogos apenas abrem! Td o resto é uma parte integrar do desenvolvimento para Windows, nd t haver sequer com steam, origin, epic games, etc.. Aliás alguns jogos “crackados” contornam esse tipo de “emuladores” que chamas.. Lolol.. Linux só não rouba clientela ao Windows pk os produtores de jogos desenvolverem para quem lhes dá garantia de “sucesso” digamos. Linux apesar de gostar do SO em si para leigos como eu andamos a patinar uns dias, dps de muitos vídeos, fóruns etc lá o metemos funcional.. Isto para trab, já jogos é esquecer, nd funciona em condições e não me venham a história de emuladores isso é lixo, tanto em performance, nos jogos que tenhamos a sorte e abram, quer em crashes estúpidos.

          2. Avatar de carlosmag
            carlosmag

            Ainda não me aventurei no mundo dos jogos em Linux. Mas já dei uma vista de olhos e estou à espera da loucura que descrevem para ter as coisas a funcionar…

  13. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Tinha curiosidade era saber em comparação com o Win10. Provavelmente serão exatamente iguais

  14. Avatar de António
    António

    Depois de ler todos os post, chego à conclusão que só os utilizadores do Linux são tão iluminados e digitalmente esclarecidos (ou não) quanto fundamentalistas!
    A Microsoft tem falhas, mas é mais universal já o LINUX nunca se conseguiu impor, essa é que é a verdade! Disponibilidade, atualização, interatividade, dinamismo, versatilidade, movimento, cor e, cada vez mais, fiabilidade é a Microsoft, com tudo ali à mão, nisto, a Microsoft bate em muito o Linux!

    1. Avatar de Carlos Sárria
      Carlos Sárria

      Aqui em casa não entra o Windows. Lá porque usas sapatos não quer dizer que não possa usar ténis. Cada um usa o que gosta.

    2. Avatar de Carlos Magalhães
      Carlos Magalhães

      Tem piada que acho que Linux é melhor em todos esses aspetos que refere. A vantagem do Windows é ser uma oferta consolidada, trabalhada por uma empresa. Já o Linux é altamente fragmentado, tendo-se por vezes que ir buscar conhecimento a vários sítios para pôr as coisas a trabalhar e à nossa maneira.

      1. Avatar de João
        João

        Carlos Magalhães , no meu ponto de vista ainda bem que existe fragmentação, mas essa fragmentação é a nível gráfico em qualquer um pode escolher aquilo que mais gosta, mas vendo bem de baixo “capô” o kernel é algo muito à frente e altamente versátil e super estável.

        1. Avatar de carlosmag
          carlosmag

          A fragmentação é uma força de Linux, tal como o próprio Linus Torvalds o diz. Ajuda à inovação.

          No entanto, a fragmentação vai muito além dos aspectos gráficos. Os packages incluídos nos repositórios de cada distro são diferentes, muitas vezes nem é possível atualizar sem corromper outra coisa qualquer. Para instalar algo em Ubuntu é um comando, em Arch já é outro e muitas vezes os nomes dos packages tbm são diferentes…

          1. Avatar de carlosmag
            carlosmag

            O kernel também não é algo muito estável para o comum do utilizador, na minha opinião. Já me aconteceu várias vezes ter de mudar de versão de kernel (downgrade ou upgrade) para ter os componentes de hardware a trabalhar corretamente.

    3. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Pois… pois… Mas esqueceste que o Windows vai buscar muito ao Linux!! Se não fosse o Linux ainda estarias a usar o Windows 98 SE 😛

    4. Avatar de tuga
      tuga

      O Linux leva o seu tempo até suportar devidamente novo hardware… é normal.
      Já o Linux nunca se impõe pq na minha opinião, tem o esforço dividido em tantas distros… falta foco.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É mesmo isso, falta foco. Se a comunidade centralizasse a maioria dos seus esforços numa (ou duas) distros, o Linux conseguiria ter uma quota de mercado bem superior.

  15. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    Vejam este vídeo em que o DioLinux comenta um vídeo que o Linus TechTips fez sobre Linux para Leigos…agora vejam os problemas todos que tiveram…desde bugs gráficos no Linux Mint, até instalares a Steam e por algum motivo ou bug, ficas sem a interface gráfica…portanto…tudo o que um Leigo gostaria de experienciar quando vê um sistema destes pela primeira vez…e estamos a falar do Linus TechTips que é um dos grandes Youtubers no mundo da tecnologia.

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Como referi acima, para a grande maioria do ppl que apenas joga, faz stream etc linus é uma carta fora do baralho! Tas a ver as cartas do “burro” 8,9, joker 🙂 linus é isso em Gaming, por vezes fazem parte do jogo mas quase ng o usa para jogar.

      1. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Linux, escrita “pouco inteligente” do tlm

  16. Avatar de Realista
    Realista

    Queixe-se e atirem pedras à vontade. Eu vou continuar a usar Ubuntu budgie no meu portátil que segundo a Microsoft já não deveria ser usado pois não têm um SO que o suporte pela antiguidade do mesmo…

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      É anterior ao Pentium 4? É que a própria Microsoft já deu instruções de como instalar em pcs mais antigos. Eu tenho um Portátil de 2012 com Windows 11 a funcionar impecável.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        De 2009 com 4G Ram e SSD de 250Gb e já se arrastava com o Windows 10…

        1. Avatar de Miguel A.
          Miguel A.

          O meu ficou mais rápido com o 11. Também já se arrastava um bocado com o 10