Windows 10: Microsoft quer tornar instalação do Linux ainda mais simples

36 Comentários

O Linux é já uma parte essencial do Windows 10 e de tudo o que a Microsoft quer para o seu sistema operativo. Serve como plataforma de desenvolvimento e para acesso a funcionalidades que de outra forma seriam mais complicadas de obter.

Se por agora ter acesso a esta novidade não é propriamente simples, a Microsoft quer mudar este cenário. Em breve, om um simples comando, vamos ter tudo instalado e pronto a usar. Será assim ainda mais simples ter o Linux no Windows 10.

Windows 10 Linux Microsoft instalação simples

Microsoft quer tornar tudo mais simples

Para facilitar o processo de configuração e instalação do WSL no Windows 10 a Microsoft está a preparar algumas mudanças importantes. Este não é um processo complicado atualmente, mas obriga os utilizadores a executar alguns passos.

Assim, porque quer simplificar o processo, a Microsoft tem em testes uma novidade importante neste campo. Está por agora disponível apenas para o Programa Insiders, mas em breve deverá ser alargado a todos os utilizadores do Windows 10.

Windows 10 Linux Microsoft instalação simples

Linux chegará de forma mais rápida

A ideia é que com um simples comando, seja possível configurar o Linux e fazer também a sua instalação. Claro que o utilizador poderá escolher a sua distribuição preferida, bastando adicionar o seu nome ao comando.

wsl --install
wsl --list --online

Estas distribuições vão chegar da Internet, num processo rápido e simples. A lista está disponível também com um comando, que o utilizador deverá executar para a obter.

Windows 10 Linux Microsoft instalação simples

O fim dos problemas no Windows 10

Por fim, e depois de tudo tratado, basta ao utilizador escolher a distribuição Linux a instalar no Windows 10. Novamente com um seguinte comando, tudo será tratado, desde o preparar do WSL até à instalação propriamente dita.

wsl --install kali-linux

Esta novidade chegará em breve ao sistema da Microsoft e mudará completamente este processo, quer na sua preparação, quer na instalação do Linux. Fica assim ainda mais simples um processo que muitos recusam com receio de ser complicado e difícil.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xtremis
    xtremis

    Muito bem 🙂 E uns tutoriais à volta do Kali Linux, que tal, PPLWare? 😉

    1. Avatar de André
      André

      Tens noção da trabalheira que isso dava??? Não deixava de ser útil mas para isso tens o youtube.

  2. Avatar de joanietaaboaboa
    joanietaaboaboa

    Se eles pensassem era em comprar o chocolatey….

    1. Avatar de joanietaaboaboa
      joanietaaboaboa

      Que por acaso já faz isso há muito tempo

      1. Avatar de João
        João

        A Micro$oft a querer “ajudar” o mundo GNU/Linux só me inspira falsidade e cavalo de Tróia 🙁

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Para? eles têm o wget… Sei que está a anos-luz de distância mas para já faz o seu trabalho bastante bem. Agora é só expandir o catalogo

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Copiaram o wget melhor dizendo e nem queriam dar o mérito a quem o criou…

  3. Avatar de jon
    jon

    Podiam fazer um tutorial de como instalar uma distro numa partição do disco e configurar dual boot (e desinstalar/remover depois o linux mantendo o windows de novo)
    Para remover o linux do dual boot basta editar o arranque de SO no msconfig do windows?

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      se é só para experimentar linux, utiliza live session, assim não tens de criar uma nova partição.

      1. Avatar de jon
        jon

        A ideia era instalar mesmo, se não gostasse despois desinstalava, mas não tenho a certeza no dual boot se basta editar o arranque no msconfig porque apagar a partição do linux penso que pode dar problema…

        1. Avatar de gertrudes bonifácia
          gertrudes bonifácia

          Editar isso só faz com que o linux não seja visivel no boot mas ele não é removido. Tens de depois formatar a partição do disco também. Provavelmente existem tutoriais online com explicações detalhadas.

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Provavelmente vais ter de recuperar o boot manager do windows, no tempo do XP era com os comandos fixboot e fixmbr.

      1. Avatar de jon
        jon

        pplware help! 🙂

    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Existem milhentos tutorials na net … pelo sim pelo não instala numa pen usb o Rescatux, para basicamente repor quer no windows quer no linux o boot e resolver outros problemas.

      1. Avatar de jon
        jon

        obrigado.
        desculpa o meu amadorismo, mas apenas encontro tutoriais que ensinam a instalar na partição e criar dual boot, mas acho que não encontrei nenhuma que diga como proceder se quiser voltar a ter apenas windows, ou seja, como remover com segurança dual boot.

        1. Avatar de jaugusto
          jaugusto

          Instala numa pen e entra no Rescatux corre gparted seleciona e elimina/formata linux partição – atenção a este passo muita certeza na partição – de seguida no menu rescatux corre Windows:Restore Windows MBR,
          Ve instruções abaixo:
          https://www.supergrubdisk.org/

        2. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          segurança; recuperação; avançada; repor arranque. 🙂

    4. Avatar de camt
      camt

      Não vos consigo perceber têm tudo á mão é só procurar. Aconselho usar a distro linux em live antes de instalar.
      https://youtu.be/6D6L9Wml1oY
      https://youtu.be/P_m5ZOtSCKE

  4. Avatar de Fábio
    Fábio

    Mas podes usar o vmware player (ou virtual box) que é grátis e podes experimentar distribuições Linux.

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Nunca experimentaste wsl pois não? A simplicidade face a VMs é bastante considerável. Não há preocupação com virtual disks, virtual rams, o wsl consegue explorar o file system do windows, não há programas a instalar… são os dois OS ‘s num só.
      Para devs é uma maravilha. Aconselho a toda a gente experimentar.

      1. Avatar de xtremis
        xtremis

        +1. E consegues ter ambiente gráfico completo no Kali, por exemplo.

      2. Avatar de Fábio
        Fábio

        Era uma resposta à thread anterior do Jon que estava com dúvidas sobre o Dual Boot e sem querer coloquei aqui.
        Tenho o wsl 2 instalado com o Ubuntu 20.04 e uso bastante, nunca testei o Kali sobre este ambiente.

  5. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Obrigado MS,mas instalar Linux é muito simples,para mim é só instalar Linux.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Ora então já somos 2.

  6. Avatar de Gondzilla
    Gondzilla

    Com as tecnologias de virtualização existentes hoje em dia, ter um dual boot é praticamente desnecessário. Já há alguns anos que deixei de usar dual boot, e sempre que preciso, arranco uma VM com o SO que necessito. Desde essa altura que nunca fiquei limitado por ser uma VM face a uma arranque nativo. Seja linux em correr sobre Windows, seja o oposto.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Ver uma volta de bicicleta á França numa 4k Amoled é excelente mas não é a mesma coisa que estar lá…virtualização é mais emulação que nativo….

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Instalar sistema operativo nativo (LINUX ou Windows) é puxar toda a potencia e performance da MAQUINA!
        VMs é performance mais reduzida.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    A MICROSOFT a conceder facilidades ao LINUX. Isto não augura nada de bom!

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A mim é que não me apanham a usar o Winbugs 10. Só Linux para mim.

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Qualquer dia algum pessoal do windows que quer experimentar linux tambem pensa que e preciso instalar algum antivirus lol.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Instalei várias vezes o Win10 e Ubuntu na mesma partição, com arranque pelo boot manager do Windows.
    O boot manager do Windows 10 para arrancar com Ubuntu, acaba por misteriosamente Desaparecer…. Fico com a ideia que é o Windows 10 (ligado a internet) que suprime o entry point. Tenho que por o Grub2 a arrancar com o Windows 10. Não sei se alguém tem ideia diferente.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      sempre usei o grub. usa a ferramenta recover grub, googla e ficas com o problema resolvido.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O Grub2 é uma boa ferramenta de arranque para sistemas nativos Linux/Ubuntu e Windows. Mas o menu de arranque do Windows é preferível quando se pretende arrancar com ficheiros VHD . Infelizmente não se consegue instalar o Linux num ficheiro nativo (boot) VHD.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Correcção queria dizer “Win10 e Ubuntu no mesmo disco rigido”

  12. Avatar de informado
    informado

    eheheheh 🙂 Microsoft a fazer diabruras. aahhahahahaha . Não me interessa o que a Microsoft faz com o Windows. Agora, nos meus portáteis não entra de certeza façam o que fizerem.

  13. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    E para quando os updates semelhantes do Linux? Espera-se mas 20 anos?