wattOS R10: O Linux ideal para PCs fraquinhos

23 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como, por exemplo, o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje vamos conhecer o novo wattOS R10 que é baseado no Ubuntu 16.04.1 LTS.

watt_00


Uma das questões mais frequentes que chegam ao Pplware é “…sou iniciante no mundo Linux… qual a distribuição que devo instalar?”. Bem, para esta questão são muitas as distribuições que podem ser sugeridas. No entanto, devido à grande comunidade e ao constante suporte, o Ubuntu é a distribuição que normalmente sugerimos.

No entanto, no caso do utilizador ter uma máquina já antiga e com baixa performance, há outras distribuições como é o caso do Damn Small (uma distro com 50 MB) ou o Puppy, mas o WattOS cumpre também tais requisitos.

watt_01

Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu que vem com o ambiente gráfico LXDE e é ideal para correr em máquinas com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… apesar de agora já existirem novas versões para Desktop).

Principais novidades do wattOS R10

  • Baseada no Ubuntu 16.04.1 LTS
  • Kernel 4.4.0-36
  • Web Browser – Firefox 48.0
  • Music Player – Lollypop 0.9.112
  • Gestor de ficheiros – PCManFM 1.2.4
  • Graphics/Picture editing – gThumb 3.4.3
  • File-transfer – Filezilla 3.15.0.2
  • Cliente BitTorrent – Transmission 2.84
  • PDF viewer – Evince 3.18.2
  • Firewall: Gufw (ufw firewall gui) 16.04.1

watt_02

Como temos vindo a divulgar aqui, são muitas as distribuições Linux gratuitas que estão disponíveis para todos os cenários. O WattOS R10 é uma distribuição ideal para quem já está habituado ao Debian, mais concretamente ao Ubuntu, e pretende dar vida à sua máquina antiga que tem encostada lá por casa.

Experimentem e dêem-nos o vosso feedback. Eu fiquei maravilhado com o desempenho e “look and feel” desta distribuição.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Umx
    Umx

    Isto funcionará num imac g3 500mhz?

    1. Avatar de neapo
      neapo

      Não, o único que dá será o Lubuntu por causa da arquitectura powerpc, mesmo assim tenho dúvidas que corra pois o G3 é muito antigo, é uma questão de tentares. O ideal para essa máquina seria Gentoo.

    2. Avatar de Akira
      Akira

      Tem q compilar o kernel porque essa distro é x86 e o G3 é powerPC(ibm-risk)

  2. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Se funcionar bem num ASUS A3N é bom porque nesse portátil só dá o Windows XP devido à falta de drivers para a gráfica.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Eu cheguei a usar no Asus M2N.

  3. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    Não acredito. Um ISO para PCs de 32 Bits? Vou já sacar…

  4. Avatar de Ismael Guimarães
    Ismael Guimarães

    Se calhar também irei testar no meu Asus Eee PC que está parado porque a minha mãe o acha super lento.
    Gostava de saber se alguém consegue dar aí uma ajuda na instalação via PEN USB Drive.

    1. Avatar de Coisa
      Coisa

      Se usas linux ou mac podes sempre usar o seguinte comando para criares a pen bootable:

      dd if=/path/to/iso of=/dev/sdbN bs=4M

      para saberes o valor de N corre o programa fdisk -l (isto no linux) ou diskutil list (em mac)

      onde está o bs=4M podes alterar o 4 por 1, 2, 3, etc, pois isso depende de muitos factores, até agora tenho sempre usado 4M para pen drives e 1M para SD cards para os Rpi e funciona sempre.

      Depois é só fazeres boot no pc. Normalmente ele instala logo, se não fizer as partições direitas aconselho a criares as seguintes partições:

      EFI – Bootable
      SWAP – Tem de ter o tamnho de cerca de 1 – 2 vezes o tamanho da ram que tens
      EXT4 – O que sobrar do disco

      1. Avatar de Macgyver
        Macgyver

        Boas. Para por o Linux numa pen seja através do Windows ou do Linux utilizem o programa Unetbootin pois é fácil muito intuitivo e rápido.

    2. Avatar de hateme
      hateme

      pen bootavel, transeferes a iso e depois instalas o pen drive linux e seleionas a distribuiçao.Depois e so clicares f2 quando o pc ligar e escolheres a pen

  5. Avatar de Andre
    Andre

    Boa distro 🙂
    São poucas as distribuições decentes (fáceis de usar) para PC’s Lowend.

  6. Avatar de censo
    censo

    E aquele wallpaper ? Onde o arranjaram ?

  7. Avatar de Luis
    Luis

    e esta distribuições está em pt-pt europeu !!!!!

  8. Avatar de Miguel Ferreria
    Miguel Ferreria

    leve e ubuntu na mesma frase… confunde-me

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Usa base Ubuntu mas as apps não são as predefinidas do ubuntu (bibliotecas gnome e afins).
      Por exemplo o Desktop Environment é LXDE, o gestor de ficheiros PCManFM …
      Sempre fizeram um bom trabalho nesta distro.

    2. Avatar de fabian
      fabian

      utiliza somente a base do ubuntu, kernel, e livrarias base, mas TODO O RESTO e feito do zero.

  9. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Vou testar, preciso de uma distro leve para P3…

  10. Avatar de NelsonZed
    NelsonZed

    Anti-x e Connochaet….simples e rápidos em P3/4

  11. Avatar de Marco Gomes
    Marco Gomes

    como instalo em 1 portatil isto?

  12. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Alguém já tentou instalar e perto fim da instalação reportou um erro dá um encerramento abrupto do instalador? Isto acontece-me quer na versão 32 bit quer na versão 64 bit. Em máquinas diferentes.
    Obrigado

    1. Avatar de Macgyver
      Macgyver

      Boas. Isso por vezes quer dizer que a imagem que descarregou pode estar corrompida ou tb a gravação que fez para o cd ou pen. Antes de fazer qq instalação deve-se verificar a integridade da imagem iso.

  13. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Era bom que o PPlware fizesse um artigo sobre a instalação das novas gráficas da Nvidia gtx 1060 e seguintes em Linux pois segundo experiência pessoal é um bocadinho complicado mas não deixa de ser divertido as “dores de cabeça” que o processo dá.

  14. Avatar de Redin
    Redin

    Enquanto o Windows 10 estiver a funcionar no meu Magalhães 2, não vou correr riscos de ficar com uma curva de aprendizagem complexa para usar Linux