VoIP: Chamadas à pala no Windows, macOS, iPhone e Android

16 Comentários

Quer fazer chamadas para a rede fixa sem pagar nada? Durante os últimos meses apresentamos alguns tutoriais que mostram como o fazer recorrendo ao serviço VoIP “oferecido” pela MEO.

Hoje deixamos uma pequena compilação para quem quiser usufruir deste serviço no Windows, macOS, iPhone/iPad e Android.


O VoIP (Voice over Internet Protocol ou vulgarmente designado como Voz sobre IP) é uma das tecnologias de comunicação mais usadas que permite aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através de uma rede de dados como por exemplo a Internet (convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais).

Como criar Nºs VoIP?

Os números VoIP podem ser criados na Área de Cliente. Estes números podem posteriormente ficar associados a um telefone tradicional ou VoIP, ou então ao nosso smartphone (usando para isso um softphone).

Para proceder então à criação de uma conta VoIP, basta escolher um produto com Internet fixa. Depois selecionamos Serviços, e em VoIP basta carregar na opção Gerir

meo_00

Em seguida basta carregar em Criar Nº VoIP

meo_001

Agora devem ser escolhidos os números VoIP que mais lhe convêm e melhor se adaptam às suas necessidades (pode criar até 5 números por produto). Depois de escolhido o número basta definir uma password para o mesmo.

meo_05 (1)

E está feito! Agora este número VoIP pode ser configurado nos seguintes equipamentos:

  • Router compatível – Pode usar o serviço em casa, ligando o seu telefone ou fax, com um ou dois números VoIP;
  • Telemóvel GSM/WiFi – Pode fazer e receber chamadas, dentro e fora de casa, se tiver acesso a uma rede sem fios, usando um softphone.

Preços

Como referimos as chamadas para a rede fixa são gratuitas. As chamadas para a rede móveis têm um preço inicial de 0,395€ + 0,395€ por minuto (Com faturação aos 30” após crédito de tempo incluído). Pode consultar o tarifário aqui.

meo_03

Chamadas à pala no Windows e macOS

Para Windows e macOS o que não faltam são softphones. Neste artigo ensinamos a configurar o X-lite para Windows mas também podem ver aqui como configurar para macOS. Além do X-lite podem ainda experimentar como cliente VoIP o:

  • Ekiga
  • Linphone
  • SFLphone
  • Zoiper

Conheça aqui melhor os clientes apresentados anteriormente.

E para iPhone/iPad?

Tal como para Windows e macOS, para iPhone/iPad também existem vários clientes para VoIP. No início do ano mostramos aqui como configurar o cliente VoIP SessionChat. No passado apresentamos também o cliente iSipSimple e o popular 3cXPhone. Sugerimos ainda Media5-Fone e o Zoiper.

Também dá no Android?

Sim, claro! Para Android são também vários os clientes VoIP disponíveis. A maioria dos clientes que existem para iPhone/iPad também existem para Android. Em 2015 apresentamos aqui o cSipSimple mas o Android até tem suporte nativo – ver aqui. Podem também experimentas o SIPdroid, LinPhone, 3CXPhone, CSipSimple, FriendCaller, Bria, entre outros.

E foram estas as nossas sugestões para hoje. Esperamos que tenham gostado e no caso de conhecem outros softphones ou serviços por favor deixem o nome nos comentários.

E quem não tem MEO?

Felizmente existem soluções gratuitas que nos permitem ter a nossa própria central VoIP. Em 2016 mostramos aqui como configurar uma Central telefónica baseada em Elastix. Além deste projeto existe ainda o FreePBX, entre outros.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose Santos
    Jose Santos

    e no linux?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      também há alguns. Vamos fazer numa próxima.

      1. Avatar de celso
        celso

        Se possivel, falem do Ring tambem, experimentei no android e apesar de estar em fase beta, tem muito potencial com vantagem de ser opensource e com encriptação!

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Mas quem é que quer ligar para a rede fixa?

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Tu não lol

  3. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    Excelente mas não funcional para quem tem internet FIBRA. Sou cliente PT EMPRESAS e quando configurei o router com a minha conta VOIP não consegui fazer chamadas. Apresentei um reclamação à PT EMPRESAS e a resposta (telefónica) foi : “Então como é que quer que o VOIP funcione se tem FIBRA? As tecnologias são incompatíveis!” – o cliente é que tem que saber que as tecnologias são incompatíveis!!!

    1. Avatar de hulk
      hulk

      claro que o cliente tem de saber, pois não te informas, como foi o caso e depois vais fazer figuras para o apoio ao cliente, esta opção só funciona a quem tem ADSL, quem tem Fibra como é o teu caso o telefone já é Voip, logo não dá para usares a tua conta Voip, porque já tens uma activa…

      1. Avatar de Jorge Fernandes
        Jorge Fernandes

        Olá Hulk, sempre pensei que é o prestador de serviço que tem que informar os clientes das funcionalidades do serviço que presta. No seu caso, o cliente é que tem que ter o conhecimento técnico. Excelente ponto de vista… É por isso que os operadores vendem tantas vezes “gato por lebre”… por pensarem assim.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Desculpa lá mas o Voip é uma comunicação de dados entre o nosso terminal (pc ou central telefónica) e um servidor. Podemos ter numa mesma rede vários serviços voip a funcionar ( vários terminais a comunicar com servidores diferentes). O que me parece é que a Meo está a barrar os outros serviços na sua rede.

        1. Avatar de Jorge Fernandes
          Jorge Fernandes

          Olá Nuno, obrigado pela informação. Eu, enquanto cliente/consumidor não tenho que ter conhecimento técnico dos produtos. A minha esperança era que a PT EMPRESAS fosse mais correcta com os seus clientes – por vezes esqueci-me que é uma empresa MEO!

          Eu até acredito que consiga utilizar o serviço através do PC mas o que necessito na empresa é ter um telefone ligado ao router a funcionar como numero VOIP. Num dos escritórios sou cliente Vodafone Empresas e tudo funciona na perfeição – com telefone configurado no router. Na PT EMPRESAS….

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Olá,
            Eu mencionei o pc ou uma Central telefónica, mas também pode ser um telefone ip. O que está a utilizar ? Caso seja um telefone ip, já viu os logs? Pegue neles e envie-os para o suporte ou Forum da marca.

  4. Avatar de transcendez
    transcendez

    Boa tarde.
    Obrigado por mais um artigo.
    O Android suporta nativamente, mas até agora não vi nenhum tutorial a dizer como configurar o voip da MEO no Android, já agora, alguém sabe se é possível configurar o voip da NOS, no Android, sem usar o software deles? Grazie 🙂

  5. Avatar de VOIP por 3G e WI-FI
    VOIP por 3G e WI-FI

    Não é à pala mas é barato:
    – app: MobileVOIP (para iOS, Android, Windows Phone …
    – serviço a que se compra o VOIP: CheapVoipCall (a app aceita muitos, uso este)
    Funciona por Wi-Fi ou por 3G.
    Usam-se os números de telefone que já se tenha mas podem configurar-se outros (os números são sujeito a confirmação para evitar abusos)
    Tem chamada normal e “call back” ( se a ligação estiver fraca, passa pelos servidores para intensificar). Envia mensagens de texto.
    Alternativa, eventualmente melhor: Skype (o serviço pago também permite fazer chamadas por 3G/4G).

    O IOS tem uma API VOIP usada por muitas apps. São tantas que o difícil é escolher.

  6. Avatar de Modesto haga
    Modesto haga

    Tenho um APP q é incrível, totalmente gratis,já são 4 meses sem usar operadoras,voxzap!

  7. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    By the way eu fiz uma app para iOS de voip usando CallKit. App é voless

  8. Avatar de Jose Leal
    Jose Leal

    Alguem conseguiu configurar o VoIP da MEO na app nativa do android?