Proxmox 6.1 – Transformar máquinas físicas em “virtuais” é fácil e à borla

10 Comentários

A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters. No entanto, hoje em dia, com um bom PC também podemos ter máquinas virtuais para uso pessoal. No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem.

Para quem procura uma boa solução open source a nossa sugestão vai para o novo Proxmox. Conheçam as novidades do novo Proxmox 6.1.

Proxmox 6.1 - Transforme máquinas físicas em "virtuais" é fácil e à borla


O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers lxc.

Permite realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering. A empresa tem ainda uma versão comercial, mas a versão gratuita funciona muito bem.

Proxmox 6.1 - Transforme máquinas físicas em "virtuais" é fácil e à borla

Novidades do Proxmox 6.1

  • Distribuição já baseada no Debian Buster 10.2
  • Linux kernel 5.3
  • QEMU 4.1.1
  • LXC 3.2
  • ZFS 0.8.2
  • Ceph 14.2.4.1 (Nautilus)
  • Entre outras novidades…. veraqui

Apesar do Proxmox VE ser uma solução mais virada para o segmento empresarial, podem facilmente experimentá-la em qualquer Desktop. O Pplware já disponibilizou aqui um tutorial que pode ajudar a virtualizar qualquer máquina.

A par do Proxmox VE, podem sempre experimentar soluções como o VirtualBox ou o VMWare.

Leia também…

Já está disponível o novo VirtualBox 6.0.6! Vamos criar máquinas virtuais…

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Proxmox é excelente e pode utilizar OpenVZ ou KVM

    Depois é instalar rancher e bombar com kubernetes!

  2. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Eu já transformei minha máquina física em uma virtual usando o programa Systemback. No caso era um Linux Mint 19.1 com XFCE e altamente customizado. Usei o programa que gera um Live-CD (no caso foi um Live-DVD) com a capacidade de instalar o sistema em outras máquinas (além de executar direto do DVD). Eu usei o instalador para fazer uma máquina virtual com o Virtualbox, que ficou idêntica à minha máquina original. Inclusive com os mesmos programas instalados, arquivos e a mesma customização visual do XFCE. Todas as configurações foram preservadas. Não queimei um DVD, gravei a imagem ISO em um pendrive que virou um pendrive bootável. Se quisesse poderia instalar o mesmo sistea em um outro computador, mesmo que com outra placa-mãe, placa de vídeo, etc. Bastando que tivesse uma capacidade de RAM e de armazenamento compatível com a minha máquina original.
    Mas eu achei esse produto apresentado no artigo bastante prático também. Vou testar. FAzia tempo que eu estava querendo testar o hypervisor KVM para ver se tem ganho de desempenho em relação ao Vrtualbox. Esta é uma boa oportunidade para isso.

  3. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    virtualizo raspberry pi OS?! Acessar via tipo SSh no telemovel?
    Como faco isso?

  4. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Tenho um MacBook Pro pois prefiro te-lo fisico que instalar algo virtual.

  5. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Me parece muito interessante, mas minha duvida é se esta solução faz o mesmo que o VMware vCenter Converter, transforma o pc físico em VM, já usei o VMware vCenter Converter para S.O com sistemas legado e foi uma ótima solução.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não.. está solução não converte um PC físico num KVM.. esta solução permite gerir múltiplos KVM que podem estar em múltiplos hosts..

      Mas podes converter o PC utilizando backups .. exemplo, fazes backup do Windows server … Adicionas um KVM no proxmox e de seguida instalas Windows server nesse KVM

      Importas o backup e ficas com a máquina virtualizadas

      Podes ver alternativas aqui: https://pve.proxmox.com/wiki/Migration_of_servers_to_Proxmox_VE

  6. Avatar de Helder S
    Helder S

    Tenho umas dúvidas sobre este programa: será possível criar um sistema virtual, dentro do meu sistema (Windows 10), como por exemplo o do Windows XP, para jogar jogos adequados a esse sistema (é que tenho vários jogos específicos para esse sistema)? É exactamente igual aos outros programas aqui referidos no fim do texto? E não escreve ou apaga dados por cima do sistema original, ou cria simplesmente uma partição à parte com o outro SO?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não.. proxmox permite gerir múltiplas máquinas virtuais.. não é adequado para criar máquinas virtuais xo para jogar jogos em cima do seu host Windows 10.. para isso, VirtualBox

    2. Avatar de Flavius
      Flavius

      Use o serviço de Hyper V que vem com o SO no windows 10 (se for a versão pro)

    3. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      O wine no linux também o faz…