Vamos transformar o RPI num servidor de e-mail? (Parte I)

19 Comentários

Por David Jesus para o Pplware

Ainda não tem um Raspberry PI? De que está a espera? Aproveitem o nosso pack económico já com a distribuição Pipplware 2.0.

O Raspberry PI é um projecto de sucesso nas mais diversas áreas. Este mini PC tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc, etc.

No seguimento da nossa colaboração com a INMotion hoje vamos ensinar como transformar o Raspberry PI num servidor de e-mail.

citadel_18

Nas empresas, ou em grande partes delas, não existe um serviço dedicado para tratar o email. E se um simples Raspberry PI fosse a solução para o problema? Hoje vamos ensinar como criar um servidor de e-mail eficaz, recorrendo a um simples raspberry PI e ao Citadel (software gratuito).

Veja a 2ª Parte deste Tutorial

Já conhece o Citadel?

Sem entrar em muitos detalhes, o  Citadel é um projecto de código aberto,alternativo ao MS Exchange,  que foi desenvolvido com o intuito de ser simples, versátil e completo. Apesar da ideia inicial deste projecto consistir na criação de um BBS  (bulletin board system), rapidamente o projecto cresceu e ganhou funcionalidades viradas para o serviço de mail. Das funcionalidades que hoje suporta destaca-se:

  • Suporte para os protocolos: SMTP, IMAP e POP3.
  • Suporte para XMPP (Citadel pode funcionar como um servidor Jabber para mensagens instantâneas)
  • Interface Web muito intuitivo
  • Possibilidade de integrar com o spamassassin e ClamAV para filtragem de spam e vírus
  • Suporte para LDAP e Active Directory
  • Funcionalidade básicas de groupware (Calendários, Reuniões, catálogos de endereços, notas, tarefas)
Como instalar o Citadel no RPI?

Para instalarem o Citadel no RPI devem seguir os seguintes passos:

1) Instalar o Citadel

Para instalar o Citadel devem usar os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install citadel-suite

2) Instalação/Configuração

Durante o processo de instalação, o utilizador deverá indicar alguns parâmetros. Primeiro é solicitado que indique em que interface o servidor vai estar a escuta.

No caso que a configuração assuma todas as interfaces, devem indicar 0.0.0.0

citadel_01

Devemos agora indicar qual o modo de autenticação dos utilizadores. Por omissão o citadel usa a sua própria base de dados. No entanto, como referido, o serviço tem também suporte para LDAP e Active Directory.

citadel_02

Vamos agora criar um utilizador com privilégios administrativos para gestão do serviço.

citadel_03

Indicamos agora uma password para o utilizador criado anteriormente.

citadel_04

No passo seguinte, relativo ao webcit – Citadel Servlet Engine, seleccionamos Internal para que seja usado o próprio servidor HTTP do serviço. Caso já tenham um servidor web apache montado no sistema, podem escolher a opção Apache2.

citadel_05

Vamos agora indicar a porta de comunicação (ex. 80) para HTTP.

citadel_06

Para HTTPS, devem escolher a porta 443.

citadel_07

Vamos agora escolher o idioma da interface. Quem pretender português, basta que escolha a opção Brazilian Portuguese.

citadel_08

Uma vez realizadas as configurações anteriores é provável que apareça o seguinte  erro.

citadel_09

Nota importante: Por alguma razão Citadel não criou o directório referido durante a instalação, mas podemos ir em frente e execute os seguintes comandos para corrigir isso (Tentamos contactar os responsáveis pelo Citadel mas ainda não obtivemos resposta).

sudo mkdir /etc/citadel/netconfigs
sudo chown citadel:citadel /etc/citadel/netc
sudo service citadel restart

citadel_10

Uma vez que a configuração relativamente às interfaces à escuta foi perdida, temos de proceder a uma configuração manual. Para isso executamos o setup do citadel

citadel_11

Voltamos a indicar o utilizador com privilégios administrativos para gestão do serviço e indicamos também a respectiva password.

citadel_12

E a indicação para que o serviço fique à escuta em todas as interfaces.

citadel_14 Nos próximos passos será solicitado as portas e também modo de autenticação. Devem por isso indicar a mesma informação iniciar (Na verdade o processo manual sobrepõe-se à configuração que deveria ter sido realizada inicialmente).

Uma vez realizadas as configurações, o raspberry deve recarregar o servidor Citadel.

Nota: Se precisarmos de alterar a porta do WebCit  (por questões de conflito), basta abrir o ficheiro/etc/default/WebCit e modificar o parâmetro WEBCIT_HTTP_PORT = 80 .

Vamos agora abrir o browser e introduzir o endereço do RPI onde está o Citadel instalado. Aparecerá a interface de autenticação, na qual devem introduzir as credenciais criadas.

citadel_17

E aqui está a interface de Administração.

citadel_16

Num próximo tutorial vamos ensinar a configurar este serviço, de forma a que possa enviar e receber e-mail. Estejam atentos! Quem ainda não tem um PI, aqui está uma boa oportunidade para comprar um – ver aqui.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Pinheiro

    Aqui há uns tempos andei às aranhas para conseguir fazer isto… daqui a uns dias testo a ver se é desta que consigo alguma coisa!

  2. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    eeeeeeeeee pááá agora é que deste cabo de mim………………………..

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Funciona sem ip fixo ?

    1. Avatar de David Jesus
      David Jesus

      Convém que tenha ip fixo,

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Servidor muito bom, pena não ter suporte para IMAP IDLE.

  5. Avatar de Redin

    Em tempos questionei a possibilidade de utilizarem este tipo de plataformas (PI / Arduino / etc) e foi-me dito que este tipo de estruturas não seriam compatíveis com a criação de servidores de email.
    Agora com este artigo em questão, sou forçado novamente a levantar a mesma questão.
    Será o Citadel uma resposta às minhas necessidades?
    Para quem não me conhece, eu reformulo a pergunta.
    Seria a Citadel adequada para me inspirar na construção do meu projeto anti-spam que ando à muito para concretizar?

    1. Avatar de not_The_king
      not_The_king

      É muito fácil de responder á tua questão… tenta!
      Estou a parecer parvo mas montar o servidor é uma coisa fácil de fazer.. e depois fazes o teu teste á tua maneira. Normalmente quando tento algo inovador.. procuro na net parece que é impossivel, e alguém tentou e não teve sucesso… Depois dou por mim a conseguir.. Um não raramente me serve de resposta 😛

      Depois conta como correu 😉

      1. Avatar de Redin

        Olha, respondo já.
        Sem pretender levar-te aquilo que dizias poder correr o risco de pareceres, digo-te apenas que eu não tenciono voltar a criar a roda. Não vale a pena estar a inventar com coisas que já existem.
        O que eu estou a querer fazer é melhorar essa roda.
        E para isso eu não me posso apoiar no que já existe.
        Tenho o conceito e o registo do modelo mas não tenho qualificações para o criar (programar).
        Normalmente (e não é culpa tua) as pessoas tendem a usar uma pré-formatação dos conceitos aprendidos e usá-los como paradigma e é com essa atitude que produzem as respostas.
        No meu caso as coisas são (muito) diferentes.
        E como a mim um não também não me serve como resposta, é que eu continuo a procura de novas soluções.
        Cumprimentos.

    2. Avatar de David Jesus
      David Jesus

      O Citadel é poderoso, tem um conjunto de ferramentas e opções avançadas fantásticas, posso dizer que no meu RPI corre muito bem, a plataforma em si e bastante leve actualiza ao segundo, é uma questão de o explorar melhor e saber se se enquadra no seu protejo,

    3. Avatar de TuxPT

      Porque não? Desde que o volume de email que recebas não seja muito, o rPi consegue perfeitamente dar conta do assunto.

      @Francisco
      sim, desde que tenhas um daqueles DNS “dinamicos” sempre actualizado.

  6. Avatar de david ferreira
    david ferreira

    pena nao ter pastas partilhadas tipo exchange 😛

  7. Avatar de pedro dias
    pedro dias

    Alguém sabe se tem algum protocolo de sincronização como MAPI do exchange ?

  8. Avatar de AcerTravel
    AcerTravel

    Também eu…

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Se alguém precisa de uma alternativa ao MSE (Microsoft Exchange) aconselho o “Zarafa” com criação gratuita até 3 contas de E-Mail quem quiser mais compra a licença (utilizo este tipo em clientes de pequenas e médias empresas porque é mais barato que o MSE)

    Para correr é necessário o software “Zarafa”, um postix, para o ActiveSync um software Z-Push;
    Quem não tem IP-Fixo encaminha o MX-Record para o CNAME (ex. Mailblabla.dyndns.org) e com um mail-relay externo faz a autentificarão por ssl pelo postix e envia os Emails para fora.

    Desculpem o meu Português 🙂

  10. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Desculpem a ignorancia. Mas tendo eu os emails do meu escritorio na Amen, para que me serviria ter um servidor de emails…?
    Obrigado

    1. Avatar de TuxPT

      Para nada a não ser que queiras mudar 😉

  11. Avatar de nelson antunes
    nelson antunes

    Excelente artigo,

    Obrigado pela informação