Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (9)

13 Comentários

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Hoje vamos conhecer os utilitários do Ubuntu.


Qualquer sistema operativo inclui sempre um conjunto de ferramentas que são designadas de Utilitários. No caso do Ubuntu não é exceção e hoje vamos conhecer quais as ferramentas que a Canonical inclui nesse pacote.

 

Utilitários do Ubuntu

Como podemos ver pela imagem seguinte, são várias as ferramentas que fazem parte da pasta Utilitários do Ubuntu. Além da Ajuda, existe uma ferramenta para captura de ecrã, para gestão de discos e partições, para inserção de caracteres (emojis), para gestão de fontes, gestão de palavras-passe, logs do sistema e ainda um visualizador de imagens.

Ferramenta para captura de ecrã

A ferramenta para captura de ecrã inclui as funcionalidades básicas. O utilizador pode fazer uma simples captura de todo o ecrã, da janela ou então de uma área específica. Pode ainda definir um valor para o tempo de espera até que a captura seja realizada. Uma característica interessante é a possibilidade de não incluir o ponteiro do rato nas capturas.

Inserção de caracteres (emojis)

Uma ferramenta cada vez mais completa e habitual nos sistemas são os smiles/emojis. Os Emojis estão cada vez mais presentes nos nossos sistemas e plataformas. A moda destes “bonecos” parece ter pegado e hoje são usados para tudo e mais alguma coisa.

Gestor de discos

Tal como acontece com outros sistemas, o Ubuntu também tem um gestor gráfico de discos e partições. O utilizador pode, a partir desta ferramenta, saber facilmente informações sobre o disco e visualizar o número e tamanho de partições.

Gestor de palavras-passe

Outra das ferramentas que passou a integrar os sistemas operativos são os gestores de palavra-passe. De uma forma centralizada e segura, todas as credenciais são mantidas no sistema e podem ser usadas de forma mais simples (garantindo sempre, obviamente, a segurança das mesmas).

Registos do sistema

Os registos/logs são das coisas mais importantes em qualquer sistema. É a partir desta informação que conseguimos saber e perceber tudo o que aconteceu no sistema, quem se autenticou no mesmo, etc. É verdade que a apresentação destes logs no Ubuntu não tem a melhor interface, mas há ferramentas de terceiros que podemos usar. Basta procurar na loja de aplicações do Ubuntu – ver aqui.

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    “Vamos voltar à idade da pedra em vez do Windows 10? (9)”

    1. Avatar de samuel
      samuel

      Windows 10 só existe porque existe a microsoft que por sua vez só existe devido ao Linux. O Linux inova e 3 anos depois a microsoft copia.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      “Vamos voltar a idade da aprendizagem em que ficávamos sempre no mesmo, em vez de aprendermos a usar alternativas ao Windows 10”?

      Ahhh Grande Jota!

  2. Avatar de Filipe
    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Filipe, olha que tens uma mosca no teu avatar. Seria bom dares uma “limpeza” nisso digo eu.

      Duas coisas para ti meu caro, porque com a mosca faz três!

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Denega%C3%A7%C3%A3o
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3%AAncia_(psicologia)

      Enjoy.

  3. Avatar de arc
    arc

    E lá diz o outro – Temos sempre de ter um parente…feio na família!!

    1. Avatar de Casca
      Casca

      Tens preconceito contra os Ubunteiros? Por que renegas o Ubuntu? A grande distro de todo sempre. Se não fosse o UBUNTU ainda estaria a instalar distros usando o terminal only

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Passou ontem a noite na RTP 3 o documentário A Microsoft e o seu poder na Europa ( The Microsoft-Dilemma – Europe as a Software Colony ) Responde a muitas questões sobre a influencia da Microsoft na Política Europeia , como a mesma influencia as decisões políticas da não adoção de sistemas GNU/Linux .
    https://www.youtube.com/watch?v=duaYLW7LQvg

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Vamos deixar de recomendar Gnome pra que usam Celeron 2GB?

  6. Avatar de XJarreta
    XJarreta

    Manjaro KDE, Mint e MX-Linux.
    Não necessariamente nessa ordem.

  7. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Se não fosse o Linux a esta hora éramos obrigados a usar o Windows Phone em vez do fantástico Android. O desktop vai acabar por seguir esse caminho mais cedo ou mais tarde.

  8. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    Olá Pedro.

    Esqueceste-te de meter o 8, tens do 1 ao 7, este é o 9, falta meter na lista o 8.

    Obrigado e um bem haja a malta toda do pplware.