Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (7)

69 Comentários

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Hoje vamos conhecer o Monitor do sistema.


Monitor do Sistema do Ubuntu

O Monitor do Sistema permite-nos saber o estado da nossa máquina ao nível do CPU, da memória RAM e da rede. É também possível saber quanto é que cada processo (app em execução) está a consumir de memória RAM, CPU assim como ao nível dos recursos da rede.

Processos

Para visualizar todos os processos que estão em execução no sistema podemos usar na shell o comando «ps» (process-statistics). No entanto, essa informação pode também ser visualizada através do monitor do sistema, no separador Processos.

Para cada processo (app em execução), podemos ver as propriedades, mapas de memória, ficheiros abertos e podemos até alterar a prioridade. Podemos ainda parar, terminar ou matar o processo.

Recursos

Quer saber como está o CPU da sua máquina? E como está a memória RAM e memória Swap? Essa informação e o histórico da rede podem ser visualizados no separador Recursos do Monitor do Sistema.

Sistema de ficheiros

Por fim, se quer ter uma visão de como está o seu disco, em termos de sistema de ficheiros, basta que aceda ao separador Sistema de Ficheiros. Nesse separador pode visualizar, de forma muito intuitiva, a ocupação de cada diretório.

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Lino
    Zé Lino

    Como? Deixar o W10 para ir para o Ubuntu??? Não me façam rir…

    1. Avatar de Narcos
      Narcos

      Por acaso achava o mesmo antes de testar o Ubuntu. Passados dois anos a usar esta distribuição linux e não quero o Windows 10 nem de borla. A UI e UX do Windows são caóticas, para não falar que o Ubuntu é muito mais seguro que o Windows.

    2. Avatar de André de Moraes
      André de Moraes

      Zé, nesta atual data 27/01/2020 estou usando o Ubuntu 20.04LTS(Não foi lançado oficialmente). Eles fizeram bruxaria, estou jogando e usando e posso afirmar que o desempenho está superior que o do Windows 10. Eu só instalei ele por curiosidade e tédio. Acabei de formatar a partição inteira e instalei só o Ubuntu 20.04LTS em definitivo.

  2. Avatar de flavinho
    flavinho

    Sem fanboyismo, mas particularmente eu acho o Windows 10 bem melhor.

  3. Avatar de pia
    pia

    Sinceramente, se meu macOS está funcionando, por que devo mudar pra Ubuntu, pra Windows? Se eu tivesse com algum problema aí sim valeria a pena mudar!
    Esse negócio de fulano ficar distrohopping pode ser considerado como doença.

  4. Avatar de Skilo
    Skilo

    Acho tão ridículo quem fica colocando na frente dos nomes das distros GNU / Linux.
    Já fica feio o Linux Mint se chamar assim… Deveria ser apenas Mint ou Mint OS.
    O elementaryOS não se chamam GNU/ Linux elementaryOS, o Manjaro não se chama GNU / Linux Manjaro…

    1. Avatar de pia
      pia

      Por causa dessas frescuras de nomenclatura que muita gente foge do Linux, acha o sistema careta e cheio de regrinhas. Quem quer usar o computador caga e anda pra esses termos genéricos.

      1. Avatar de Skilo
        Skilo

        Frescura é uma boa definição, mas outra seria “briguinha de nerds”

      2. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Acho que frescura é ficar se incomodando com quem usa o nome GNU/Linux. Para mim pode usar só Linux, GNU/Linux, não usar nada ou até chamar do que for. O assunto é irrelevante tanto do lado em quem insiste que é para usar o termo quanto do lado de quem insiste que não é para usar.

        1. Avatar de Xiba
          Xiba

          O que é o Linux perto do Windows?

          1. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Que trollagem mais tosca!

    2. Avatar de Tscfis
      Tscfis

      Chamas te Carlos Alberto ou Beto? Mesmo que gostes que te chamem de Cármen, o teu nome é Carlos Alberto. Linux é o kernel, mas qualquer distro não é só o kernel, precisa também do software, neste caso GNU software. Assim sendo, qualquer distro Linux é na realidade GNU Linux. Podes dar-lhe o nome que quiseres, GNU Linux é GNU Linux, ponto. GNU Linux é o como esta registado sobre a licença GPL perante a lei.

      1. Avatar de Skilo
        Skilo

        Faço parte da comunidade anti-GNU. Inclusive é bom saber que estão aparecendo alternativas a fim de acabar com o GNU. Bom mesmo é que nem todas as distros caíram na ladainha do GNU!

      2. Avatar de Skilo
        Skilo

        A propósito, como presente a ti: youtube.com/watch?v=TRFVq4t2MaQ

        1. Avatar de Tscfis
          Tscfis

          Conheces a expressão: ide dormir que o teu mal é sono? Até amanhã

          1. Avatar de Skilo
            Skilo

            Acabaram-se os argumentos? Podes ir dormir.

  5. Avatar de Xiba
    Xiba

    O que o Windows 10 que o Ubuntu não tem?

    1. Avatar de Xiba
      Xiba

      O que o Windows 10 TEM que o Ubuntu não tem?

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        TUDO…e mais alguma coisa!! lolo

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Essa resposta é o reconhecimento de que não tem NADA.

          Na verdade o Windows tem algumas coisas que o Ubuntu não tem e o Ubuntu tem algumas coisas que o Windows não tem. No geral é uma escolha pessoal pois não há um item que determine superioridade de um sobre o outro..

  6. Avatar de Márcio Alexandre da Silva Mendonça
    Márcio Alexandre da Silva Mendonça

    Adobe Lightroom…

  7. Avatar de Tscfis
    Tscfis

    Primeira coisa que faço quando instalo o Ubuntu é remover a porcaria da extensão da dock… Coisa mais feia é inútil. O unity shell ainda se comia, mas está extensão é horrível e não acrescenta nada que o gnome não tenha já.

    A seconda coisa é purgar o Ubuntu-desktop e instalar apenas o open box e o tint2. Monitor de tarefas o htop basta, player the música no terminal basta também. Só com isto um gajo tem 125mb de memória em uso o que é excelente em velhas máquinas

    1. Avatar de Skilo
      Skilo

      Que burrice fazer isso, não é a toa que é defensor ferrenho do lixo chamado GNU.

    2. Avatar de Skilo
      Skilo

      Se não quer usar sua RAM porque acha que o Gnome é muito pesado (desculpa pra não dizer q tens um pc lixo em specs), então usa nenhuma interface gráfica. Terminal é teu melhor amigo.
      Não deves nem conhecer o Ubuntu Minimal…

      1. Avatar de Tscfis
        Tscfis

        Ryzen 5 + 16gb ram ddr3 + ssd256gb + 508gb hdd + Nvidia 1050ti.

        Lixo não é bem o termo simplesmente prefiro o terminal ou algo simples como o openbox ao invés do gnome. Isso não quer dizer que não aprecie o gnome e quem ajude esse ou outros projetos. Já chamar lixo ao GNU, não tenho comentários. Acho que este sítio não é o mais correcto para esses comentários, mas lá está, culturas e ensino medíocres geram pessoas medíocres…

        1. Avatar de Skilo
          Skilo

          Pelo visto és defensor do moribundo do GNU, é de se esperar tais condutas.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Ja reparaste que se não fosse a GNU Foundation, não terias Linux? Deixa as opiniões de canais do youtube vai ler sobre a história do linux.

          2. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Sinceramente rapaz, fazer camanha anti GNU aqui resulta no quê além de ser de uma chatice extrema e uma impetinência atroz?
            Já foi possível ver que você acha o GNU um lixo e tudo mais, qual o objetivo de repetir a mesma coisa ad nauseam?

          3. Avatar de Skilo
            Skilo

            Pelo visto acham que o GNU é a única alternativa, hahaha. Se soubessem que o GNU está sofrendo boicote em distros sérias. Ninguém precisa do GNU, que só faz atrasar o Linux.

          4. Avatar de Danilo
            Danilo

            @Skilo BSD é muito superior a esse Linux

          5. Avatar de Marco
            Marco

            N precisa agora, mas durante anos precisou, e mesmo agora precisa ou n fosse o gcc desenvolvido pela gnu gcc = GNU Compiler Collection, pode estar a ser boicotado mas ainda usam ferramentas da gnu.

          6. Avatar de Skilo
            Skilo

            Por pouco tempo, pode acreditar!

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Para isso instala o Debian unstable.

      1. Avatar de Tscfis
        Tscfis

        Tenho um pequeno portátil (velho Asus eepc) com ele. E o meu PC desktop corre Debian mas stable, isso não me impede de brincar com o Ubuntu de vez em quando :p
        Para ser sincero não gosto das alterações que a Canonical fez ao gnome (ao gdm3, shell theme, etc). Ter uma versão vanilla é estabilidade é a razão pela qual uso o Debian. Mas continuo a preferir o openbox

    4. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Pessoalmente eu prefiro a interface XFCE do que o GNOME, justamente por ser mais enxuta. Acho o Xubuntu um “sabor” de Ubuntu muito bem ajeitado, embora hoje esteja usando seu primo próximo, o Mint XFCE.
      Curiosamente tanto no Xubuntu quanto no Mint XFCE eu configuro uma barra de tarefas à esquerda e na vertical, colocando lançadores dos meus programas mais usados. Fica bem parecido com o que era a interface Unity. Experimentei o lançador em outras posições mas prefiro essa mesmo.
      De qualquer forma acho muito bom personalizar o ambiente gráfico e gostei da sugestão do openbox com tint2, vou experimentar, mas no XFCE, não no Gnome.
      E a propósito, não é que eu ache o Gnome ruim, preferir uma interface não implica em achar as outras péssimas, mas apenas escolher a que mais me agrada.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Instala o Ku-BUNTU e seja feliz kk

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Gosto muito do KDE. Usei o Kubutu durante muitos anos. Se você está recomendando essa distro faz muito bem. É uma ótima distro mesmo.

      2. Avatar de Tscfis
        Tscfis

        O único receio que tenho é a transição do xfce para gtk3… Até agora nada de mais, mas existe uma diferença grande entre o xfce e o lxde só em termos de RAM e cpu, em que só de RAM o xfce passa o lxde por 300-400mb a mais

  8. Avatar de engenheiro jose socrates
    engenheiro jose socrates

    Ubuntu nem para mim nem para tu

    1. Avatar de MARCO ANTONIO BEZERRA
      MARCO ANTONIO BEZERRA

      Deepin ou Linux Mint dão show frente ao Windows 10

      1. Avatar de Tscfis
        Tscfis

        É um erro as pessoas instalarem o mint… Tiras o cinnamon e meia dúzia de pacotes e o que tens é o Ubuntu. Vale mais a pena instalares o Ubuntu e o cinnamon desktop nele, quer em termos de segurança, quer de estabilidade. Isso ou largas o cinnamon e vais com o xfce.

        1. Avatar de João Soeiro
          João Soeiro

          Concordo. Fiz isto exatamente.

  9. Avatar de Manuel F. V. G. Mourão
    Manuel F. V. G. Mourão

    Há muitas vantagens em usar um sistema operativo Linux. O Ubuntu é, sem dúvida, um dos melhores. Mas nem todos os utilizadores têm conhecimentos suficientes para utilizarem os sistemas operativos Linux como utilizam o Windows. Três exemplos que ilustram as razões porque desisti do Linux. 1º – instalação de uma impressora multifunções – aquilo que qualquer um faz com o Windows torna-se um problema difícil com o Linux – para não falar dos equipamentos para os quais não existem os “drivers” necessários; 2º – utilização de aplicações que não existem nas versões para Linux – existem outras idênticas, mas não compatíveis ou existem apenas online (OneNote) – problemas de compatibilidade se utilizadas funções menos comuns (Microsoft Office), etc. 3º – Google Drive, OneDrive, essenciais para quem trabalha em equipa – voltamos à mesma questão: só online. Penso que os sistemas Linux têm que se aproximar mais do utilizador comum.

    1. Avatar de drom
      drom

      “Penso que os sistemas Linux têm que se aproximar mais do utilizador comum.”
      A comunidade Linux faz o melhor possível, mas a culpa é desses serviços/empresas que referiste, elas é que têm de dar suporte ao Linux e não ao contrário.

    2. Avatar de Joao Soeiro
      Joao Soeiro

      Há muita coisa ainda por melhorar e as empresas nem sempre ajudam. Por exemplo sabe-se que dentro da Google existe o Google drive para Linux. Eles usam-no internamente. Infelizmente penso que ainda não o puseram cá fora após tantos anos.

  10. Avatar de diogo
    diogo

    Muito bom, o artigo, continuem o bom trabalho

  11. Avatar de luis pedro
    luis pedro

    Para quem tenha uma máquina recente e queira iniciar no Linux e porque não. Não há necessidade de substituir um pelo outro .

    1. Avatar de luis pedro
      luis pedro

      Agora se tem um PC antigo e o Windows trava e intenciona fazer uma instalação limpa do Ubuntu no PC ,não vejo que vá ter grandes mudanças a nível de rapidez .

  12. Avatar de Jota
    Jota

    “Vamos voltar à idade da pedra em vez do Windows 10? (7)”

    1. Avatar de Paulo g.
      Paulo g.

      Idade da pedra é usar um SO que precisa de reiniciar 10 vezes de cada vez que se faz uma actualização…

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Idade da pedra?
      Já usaste o Linux Mint?

      1. Avatar de Tscfis
        Tscfis

        Idade da pedra? Lol.
        updates sem reiniciar, live patching, liberdade para mudar e instalar o que quiser e como quiser, software de código aberto que permite patches de segurança em dois três dias ao invés de meses, não necessita de anti vírus, firewall decente e robusta, quase todas as drivers instaladas por defeito + software básico para trabalhar incluindo o Firefox ao invés do edge.

        Idade da pedra é esperar 40-60mins pela instalação do Windows, esperar mais 30mins que ele instalar drivers para que este funcione e depois reiniciar o PC, apenas para perceber que usas drivers de 2015. Instalação de updates enquanto jogas ou trabalhas sem a tua autorização, telemetria + Spyware, blue screens, um sistema operativo com mais buracos que um queijo suíço em termos de exploits e falhas já para não falar no tempo absurdo até a falha ser corrigida naquilo que a Microsoft chama patch Wednesday ou coisa que tal.

        Idade da pedra é atentar num SO que é a mesma treta reciclada desde o 3.1 em que vão adicionado mais linhas de código no topo dum aterro sanitário ao invés de começarem do zero.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          “Idade da pedra é atentar num SO que é a mesma treta reciclada desde o 3.1 em que vão adicionado mais linhas de código no topo dum aterro sanitário ao invés de começarem do zero.”

          mas tu sabes o q dizes?

          1. Avatar de arc
            arc

            @Marco, faz como eu, não se perde tempo, com …
            Já venho cá pouco, isto virou um “covil” de trolls nesta secção…
            Ando por ali e por acolá!!

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @arc: Tb ja venho pouco por cá (secção dos comentários), mas qd venho as vezes ainda vejo com cada cavadela, que é mais forte do que eu, e lá respondo.

            ate parece que adivinho qd os artigos são escritos para fazer distros wars.

          3. Avatar de arc
            arc

            @Marco, forum, diste-te alguma coisa?
            Hummmmm!

  13. Avatar de Cabasso
    Cabasso

    O artigo devia mudar de título, para evitar que esses Trolls venham para a zona de comentários espalhar o ódio ao Linux. Poderia chamar-se ” Linux não serve para nada mas vamos mostrar como funciona”. Parece-me que o artigo é de leitura facultativa, mas eles aí estão sempre a fazer questão de vincar o seu amor aos Windows e Mac OSes desta vida. Linux é uma alternativa, usa quem quer. Não me parece que em parte alguma do artigo esteja escrito que é obrigatório.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Haters gonna hate… Esse pessoal vai aparecer aqui de qualquer forma, porque são trolls e o assunto sempre é um prato cheio para tentar puxar um flamewar. O título é provocativo sim, mas eu acho que é para chamar a atenção dos leitores. Chamando a atenção dos leitores também chama-se também a atenção da trollagem, é um efeito colateral.

  14. Avatar de Joao Soeiro
    Joao Soeiro

    Esta iniciativa é de louvar. Obrigado por ajudarem a espalhar a mensagem Linux. Ou melhor GNU/Linux 😛

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu já cá estou no Linux Mint desde 2013 e não quero outra coisa…

    Safo me bem e até a patroa consegui convencer 🙂

    1. Avatar de Tscfis
      Tscfis

      Instala o Ubuntu com o cinnamon desktop e tens o mint. Ganhas mais em estabilidade e segurança usares o Ubuntu com o cinnamon do que o mint com o cinnamon.

      Sudo apt-get install cinnamon

  16. Avatar de João P.
    João P.

    O Windows foi classificado neste mesmo site como sendo o melhor sistema operativo existente actualmente
    no mundo. Agora, este mesmo site propõe-nos que deixemos o Windows e passemos a usar o Linux (na sua
    forma mais simples que é o Ubuntu). Sinceramente, já não estou a perceber nada disto…

  17. Avatar de Ricardo Pais
    Ricardo Pais

    Alguem conhece uma ferramenta parecida ao “likewise” para ubuntu mas agora para a nova versão?

    Era simples adicionar maquinas a um domínio com esta tool…

  18. Avatar de Zé Gato
    Zé Gato

    Já faltava outro post de trocar o Windows por uma disto de Linux…

  19. Avatar de ademrit
    ademrit

    Windows e Mac são fortes para desktop e usuário final. Não há dúvidas.

    Mas a Microsoft tem mudado quanto a código aberto e Linux, principalmente com a saída do Steve Ballmer.

    Hoje ela faz parte do Linux foundation.
    Ela sabe que se tratando de Cloud o Linux é forte.
    O Microsoft Azure está aí!
    O Github foi comprado pela Microsoft. Plataforma de hospedagem de código-fonte.
    Microsoft SQL Server e Microsoft Visual Code possuem versões nativos para Linux.
    Adquiriu o Xamarin, onde é possível desenvolver aplicativos mobile para Android e IOs utilizando C#.

  20. Avatar de Danilo
    Danilo

    Todos sabemos que o BSD é superior ao Linux, ao começar pelas licenças.

  21. Avatar de ademirt
    ademirt

    Superior eu diria que não.

    https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=bsds-phoronix-14&num=1

    Mas por motivos de licença, a Sony adotou o BSD no Ps4 e a Nintendo no Switch.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      A Sony sabe usar a cabeça, diferente de você.

      1. Avatar de ademirt
        ademirt

        Por quê?
        Vou ter problemas com licença se utilizar linux no meu pc ?