Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (6)

20 Comentários

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Minte mais recentemente o Deepin.

Hoje vamos aprender como atualizar o sistema.


Atualizações

Qualquer que seja a distribuição Linux, é importante que esta esteja sempre atualizada. Atualmente as distribuições mais evoluídas, como é o caso do Linux Ubuntu, oferecem mecanismos e interfaces gráficas simples para proceder a atualização do sistema e até do software instalado.

Para tal basta que procurem por Atualizações.

Depois de carregar em atualizações a ferramenta contacta de imediato os servidores configurados/registado para obter a lista de atualizações mais recente.

Dentro da ferramenta Atualizações são várias a opções disponíveis. Podemos, por exemplo, indicar quando pretendemos que o sistema faça as atualizações, avisar quando existe uma nova versão do Ubuntu, configurar fontes de software, Drivers adicionais, etc.

No separador “Ubuntu Software” podemos indicar, por exemplo, que apenas pretendemos transferir software disponível em servidores em Portugal.

Depois das atualizações estarem disponíveis, atualizar o sistema é tão simples como carregar em Instalar agora. Fácil não é?

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maxluan Cruz
    Maxluan Cruz

    uso o ubuntu, um abraço aqui do Brasil para o ppware e todos ai de Portugal, Fiquem com nosso SENHOR Deus Pai!

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      “…senhor deus pai ” – Estamos claro a falar do kernel / linus !

      1. Avatar de Maxluan Cruz
        Maxluan Cruz

        o SENHOR DEUS PAI a quem eu me referir é Deus mesmo, o Criador, talvez pela diferença na escrita entre o português original de Portugal e o nosso português aqui do Brasil tenha causado essa dificuldade no entendimento, quando na verdade eu quis expressar um desejo de que permaneçam com o SENHOR DEUS PAI. fiquem na Paz de CRISTO!

        1. Avatar de Alan Creostato
          Alan Creostato

          “Paesi che vai, usanza che trovi.”
          Pode ser entendido algo como: “Em Roma, faça como os romanos.”
          Dito isso, tenha em mente:
          O sítio é sobre tecnologia e afins.
          O assunto do post é sobre Linux em relação ao Windows.
          Melhore a sua escrita, ser brasileiro não te dá liberdade de barbarizar o português.
          Guarde tua religiosidade para si.

          1. Avatar de Celso
            Celso

            Wtf?
            Ele é do brasil, por isso escreve em português do Brazil.
            Ainda existe a liberdade de expressão, em que ele não ofendeu ninguém e aqui, apesar de ser um blogue de tecnologia, fala-se também de outras coisas que não a tecnologia e nunca ouvi-te a reclamar disso.
            Guarde a sua opinião só para si.

          2. Avatar de ademirt
            ademirt

            Jovem padawan, Português Brazil tem algumas diferenças para o Português Portugal.

          3. Avatar de LuísG
            LuísG

            O seu comentário é de uma tristeza atroz, para além de arrogante. Nao entendeu o contexto da forma de expressão de Maxluan Cruz. E ainda faz juizos de valor sobre os outros…

          4. Avatar de Bezerra A.
            Bezerra A.

            O que é isso? parece estúpido, mas alguma banalidade pode ser útil ver em mencionar paz de espírito em bancas de venda..internet é uma interação comercial, atenta às tendências e perversidades típicas do ser humano em sociedade, portanto, os mais desavisados devem agradecer os que tem a boa vontade de os alertar. É o que me parece, embora aceite de bom grado estar guardado no amor do Deus a quem sirvo [ desculpem-me os ateus]..

        2. Avatar de Xiba
          Xiba

          Deuses ou deus não existem.

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Não, obrigado. Windows 4 ever.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Assim é que é! É de homem! Que se lixem os sistemas insossos e sem o tempero do ransomware. 😀

  3. Avatar de It
  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Enquanto não correr de forma fiável tudo o que o windows corre e que eu preciso sem precisar de máquinas virtuais com windows (ironicamente), não, obrigado.
    Até lá, para quem só usa o pc para ir ao facebook e ver o e-mail, o linux é mais do que suficiente.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      E o que precisa que não existe no Linux? Neste momento um e outro fazem o mesmo.

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Ele está apenas querendo provocar uma flamewar. É riículo querer que um sistema corra tudo o que o outro corre. Se tivesse seriedade falaria em um sistema fazer tudo o que o outro faz. Mas como o Linux faz tudo o que o Windows faz, ele não pode escrever assim.
        Lembrando que o Windows também não corre tudo que corre no Linux.
        Acho que nem vale a pena responder esse tipo de comentário. O melhor é não alimentar o troll.

    2. Avatar de ademirt
      ademirt

      Eu tentei tirar aquela mosquinha !

  5. Avatar de informado
    informado

    Linux Fedora 🙂

    1. Avatar de Xiba
  6. Avatar de ELISEU PATRÍCIO DOS SANTOS
    ELISEU PATRÍCIO DOS SANTOS

    slackware é tudo rede+wear