Vá lá experimenta… Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)

178 Comentários

A apenas 1 dia do lançamento oficial do novo Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) deixamos aqui um “Vá lá experimenta…” para os utilizadores que nunca tiveram contacto com o  Ubuntu (Linux), apresentando algumas das novidades apresentadas aqui, desta nova versão. Será que ainda há motivos para não experimentar?

910-header

Email e chat

E-Mail

Como cliente de e-mail o Ubuntu usa o Evolution, que possui todas as funcionalidade normais de uma aplicação deste tipo (gestão de contactos, e-mail, calendário,etc)

Chat

O Ubuntu 9.10 traz agora por omissão o Empathy que é um cliente IM e que permite usar os mais diversos serviços: Yahoo, Gmail, MSN, Jabber, AOL, QQ entre muitos outros

ubuntu-910-email-and-chat

Internet

O Ubuntu inclui o Mozilla Firefox 3.5 como browser oficial. Palavras para quê…

ubuntu-910-browser-internet

Fotografia

Tire as suas fotografias através da sua camera ou telefone e faça facilmente upload para o F-Spot. Este software permite organizar, catalogar, editar e partilhar as suas fotografias.

ubuntu-910-manage-photos

Musica e vídeos

Liga a tua PSP, o teu iPod o teu MP3 e usa o Rhythmbox para tocar, fazer download, guardar, comprar as todas músicas favoritas…

Partilha a tua playlist com os teus amigos, é fácil!

ubuntu-910-music-videos

Acede directamente do Rhythmbox ao site Last.fm e ouve as tuas músicas favoritas.

Assiste a vídeos do YouTube, BBC e outros.

Office

Cria documentos profissionais, folhas de cálculo e apresentações com o OpenOffice.org 3.0.

O OpenOffice.org é compatível com todas as ferramentas deste tipo, incluindo o Microsoft Office 2003/2007

A grande diferença é que o OpenOffice.org é GRATUÍTO!

ubuntu-910-office

Jogos

Mais de 400 jogos completamente grátis e viciantes. O Solitário não é o único jogo de um sistema operativo 🙂

Para mais jogos, aceder ao Software Center e facilmente se encontram e instalam jogos gratuitamente.

ubuntu-910-games

Guarda, sincroniza e partilha

A integração da tecnologia “Ubuntu One” dá-te 2 GB de espaço gratuito Online.

Partilha facilmente ficheiros com os teus amigos…

ubuntu-910-share-files

Centro de Software

Aplicações à distância de um clique e de fácil instalação. Ver mais no artigo que fizemos recentemente Ubuntu 9.10 – Instalar programas facilmente

ubuntu-910-software-center

Acessibilidade

No seguimento da filosofia do Ubuntu “A todos os utilizadores de um computador devem ser dadas todas as oportunidades para se utilizar o software”, este está traduzido em 23 idiomas.  Além disso disponibiliza nativamente o software Orca

ubuntu-910-accessibility

Ainda tens razões para não experimentar?

Já agora lançamos o desafio, dentro das categorias apresentadas quais as aplicações que consideram como sendo as melhores?

Partilhar:
Tags:

Comentários

178

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Amaral

    Já só falta obrigarem a instalar… lol

    1. Avatar de Márcio Santos
      Márcio Santos

      não é o que fazem com windows?

      1. Avatar de UKN
        UKN

        Explica lá essa teoria !?

        A mim nunca me obrigaram a nada …

        1. Avatar de 3biz
          3biz

          A nao ser que compres o teu pc às pecas, és obrigado :-p

          1. Avatar de ViajantE
            ViajantE

            Só não compras ás peças se não quiseres.

          2. Avatar de 3biz
            3biz

            és o rei de comprar às pecas.

            vai dizer a uma familia que pco entende para ir comprar às pecas.

            ou a alguem que apenas queira um pc..

            ou compra um portatil às pecas

        2. Avatar de Miguel Jeri

          Olha que a mim sim. Todos os portáteis que encontrei à venda tinham windows. Sem excepção.

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            foi por isso e mais umas coisinhas que mudei para mac… e sinceramente nunca estive melhor… no entanto perdi o vício dos jogos.. mas este Linux pelo que eu li está mesmo muito bom..

        3. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          @3biz
          Vai la dizer a uma familia que pouco percebe para usar o linux.

          Não os tou a ver a aprender a dar comando numa consola.

          De qualquer forma, para quem percebe um pouco mais o linux está cada vez melhor, apesar de ter ainda coisas que não gosto e que por isso ainda me mantenho no windows.

          1. Avatar de 3biz
            3biz

            MUITO infelizmente nao sei ontem tenho o artigo do Café “O Bardo”, em Sabugal em que fazia a experiencia em colocar computadores com linux, de acesso gratuito à Internet.

            Acho que ias ficar bem bem supreendido.

          2. Avatar de João Sousa Faria
            João Sousa Faria

            Mas essas pessoas não necessitam de dar comandos para poderem trabalhar no Ubuntu, basta trabalhar, não necessita de complicar.

      2. Avatar de _Planax_
        _Planax_

        Excelente resposta!

        1. Avatar de johnito
          johnito

          Não podias responder melhor..

      3. Avatar de ALL
        ALL

        Sou um utilizador do Win7 e sou um utilizador mt contente, mas tenho q dizer: Tives-te mt bem Márcio Santos lol

    2. Avatar de megachefetuga
      megachefetuga

      Nuno Amaral não sabes do que falas mais vale estar calado!!!!!

      Tu és obrigado a instalar o Windows porque que se quiseres trabalhar à séria tens de ter um sistema operativo compatível. Apesar de existir soluções para Ubuntu com o Wine que dá para correr programas compatíveis com o Windows. Os programas não dão a 100%

      1. Avatar de Kinato
        Kinato

        Meu amigo, eu trabalho com ubuntu e só ubuntu para uso profissional e não necessito de recurso a Wine. Quem tiver vontade de aprender e saber mais, faz tudo o que precisa com este sistema operativo. Para muita gente e mais simples arranjar uma copia de software pago do que estar a aprender.

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Desde que não tenhamos de ir a casa de cada um 🙂

    Abraço
    Pedro Pinto

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      havendo espaço, posso até disponibilizar uma VM já feita, escusam de instalar …

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boa ideia :), So têm de passar por cá e trazer a PEN…é claro que a seguir pagam o lanche 🙂

    2. Avatar de nobita
      nobita

      Boas,

      Instalei este grande software a algum tempo só que tenho um problema:
      Processador: Celerom 2.4GHZ 478
      Disco: 80GB 7200 RPM
      RAM: 1 GB DDR2
      Board: MSI 945GCM478
      Gráfica: ASUS EN9400GT/DI/512M – GF9400GT, PCIE, 512 MB,DDR2 64BITS
      Player: VLC e Mplayer
      Bom quanto a questão, não consigo ver filmes ripados em 720p pois aparece no ecrã mas mt lento e a bloquear!
      Dá para dar uma ajudinha?

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Amanha antes de sair para o curso eu vou experimentar o novo ubuntu, vou chegar atrasado mais eu vou experimentar de manha !

    1. Avatar de Bassuma
      Bassuma

      Será que vai lançar bem cedo?Estou muito ancioso para testar.

  4. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    eu ate instalava… se tivesse pc para tal…
    -.-‘

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não precisas de grande máquina:

      Minimo dos minimos
      # 300 MHz x86 processor
      # 64 MB of system memory (RAM)
      # At least 4 GB of disk space (for full installation and swap space)
      # VGA graphics card capable of 640×480 resolution
      # CD-ROM drive or network card

      Recomandado
      # 700 MHz x86 processor
      # 384 MB of system memory (RAM)
      # 8 GB of disk space
      # Graphics card capable of 1024×768 resolution
      #

      1. Avatar de tha_beeth
        tha_beeth

        Roda bem no meu pc. To apaixonadaaa!! Eu quero. #comofas hahaha

      2. Avatar de UKN
        UKN

        Com esses minimos é tedioso.
        Experimentei com um 500mhz e arrastava-se à grande, e estou a falar somente do explorador, já para carregar qualquer programa é uma eternidade. E tinha a memoria recomendada …

        Não estou a falar de live cd mas de instalação.

        Não recomendo nada abaixo dos 800Mhz de certeza …

        1. Avatar de _Planax_
          _Planax_

          Confirmo. Tenho o Ubuntu 9.04 (EXT4) a correr num PIII Coppermine @ 1GHz, 512MB RAM, Disco de 40GB, GeForce 2 MX 220 e apesar de se fazer tudo nota-se lentidão a abrir programas, especialmente os menos utilizados.

          Ainda assim, para os fanáticos dos testes à velocidade de boot, é mais rápido que o Vista a fazer boot no meu portátil.

        2. Avatar de Diego Castro
          Diego Castro

          Xubuntu

          Xubuntu is an official derivative of the Ubuntu open source operating system, using the Xfce desktop environment. Xubuntu is intended for use on less-powerful computers or those who seek a highly efficient desktop environment on faster systems, and uses mostly GTK+ applications.

          http://www.xubuntu.org/

          Não deixa de ser Ubuntu

      3. Avatar de kekes
        kekes

        LOL fia-te na virgem e nao corras LOL, até no meu netbook mais potente que isso ele arrasta-se e faz uso constante do CPU que é o n280 e tem 1gb de ram (ram tem que sobra para o Ubuntu), fazendo a ventilação sempre a pico, Ubuntu, so no desktop, e com recursos que sobrem XD

        Anyway, tenho de o actualizar.

    2. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      Não vale a pena anunciar requisitos mínimos demasiado baixos para depois desiludir o utilizador quando chegar à conclusão que não consegue ter no seu computador de 300Mhz com 64MB de RAM a mesma performance (ou sequer aproximar-se) da de computadores mais recentes. Para isso usem distribuições mais leves, seja Slackware, Arch, DSL ou outra coisa qualquer.

      Actualmente o recomendado para o Ubuntu é um P4 a 1Ghz com 512MB de RAM.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas!

    Já tentei instalar o Ubuntu em mais do que uma das suas formas… Resultado: tive de voltar ao Windows porque o meu processador sendo um dos primeiros centrinos falta-lhe uma função qualquer…

    Todas as distros baseadas em Debian são para esquecer visto não funcionarem. Testei outras distros baseadas em Red Hat e não consigo ter tudo a funcionar…

    Tenho muita pena, mas parece que o windows ainda consegue ter TUDO a trabalhar! Com muita pena mesmo porque queria mesmo fazer essa troca.

    1. Avatar de Rui Brás

      A versão de 32bit é compilada para processadores i386, ou seja, o teu processador tem todas as “funções” que ele pede.

      Se não funciona, não é por esse motivo.

  6. Avatar de ozie
    ozie

    copy paste da pagina do ubuntu

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Link na terceira linha…e além disso está feita uma tradução..isso não é copy/paste caro amigo.

    2. Avatar de 3biz
      3biz

      se nao gostas faz melhor!

    3. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      Até pode ser, e nalguns casos é mesmo, ainda que traduzido, mas também não é preciso re-inventar a roda…
      De qualquer forma está a divulgar software livre, por isso creio que a Canonical não se importe.

      Se são aquelas as novidades do novo Ubuntu o rapaz não pode inventar outras.

  7. Avatar de sjk
    sjk

    Estas versões de Linux são mt boas. Só não migro para estas pelas razões de compatibilidades, e por achar os Windows um bocado mais simples e “airosos” para trabalhar

    Mas está no caminho certo…

    1. Avatar de miguel costa

      Estou a terminar o Microsoft System Administrator.. e só uso windows para estudar 😀

      e do meu ponto de vista (faço web-design) são mais praticos para trabalhar 😉

      1. Avatar de sjk
        sjk

        Por acaso tb faço o contrário, utilizo apenas linux para programação ( em C). Talvez seja do hábito mas considero mais claro na mesma
        😉

  8. Avatar de Almeno Rocha

    PRONTOS!!!
    Agora armaram a barraca por completo…
    Pedro Pinto e Vitor, isso não se faz…
    Então copiam um artigo de um site internacional, até as imagens são a mesmas. E nem a fonte colocam…
    Podiam ao menos ter alterado um pouco as coisas e colocado outras imagens. E a fonte é para colocar.
    Desculpem lá mas esta não podia passar, ainda ontem estive a ler esse artigo e chego aqui e vejo isto igualzinho…
    Ponham lá a fonte.
    Aqui fica o link do artigo original: http://tinyurl.com/yhy4wkp

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Aquele link do original esta mal… è de um outro site mas teem a fonte em baixo.
      Este é o original: http://www.ubuntu.com/products/whatisubuntu/910features/
      E este de outro sitio: http://decacross.org/blog/2009/10/ubuntu-9-10-karmic-koala/
      Mas todos teem a fonte…
      Voces esqueceram-se.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Caro Almeno, é caso para dizer, outra vez a arranjar banzé…???
        Na terceira linha está la o link do artigo original !!!!
        Que te falta mais?

        1. Avatar de Almeno Rocha

          Não é isso… E sou sincero, não vi o link inicialmente, (estava lá?) mas de qualquer forma aquilo não é a informação da fonte como devia ser.
          As fontes colocam-se no fim do artigo e de forma a o leitor perceber, e não camufladas…

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Caro Almeno, Alem de te teres precipitado ainda és desconfiado !!!
            As fontes colocam-se onde se acham necessárias ou queres que sigamos as normas europeias…IEEE???

            Com isto já levamos 4 comentários que pouca importância têm para o artigo em si.

            Mas estas coisas são fantásticas porque quem anda a chuva molha-se. Ja tive a oportunidade de dizer que até tens um site com informações interessantes…ora sacando uma linhas de alguns artigos reparei que não são teus…meu caro e as fontes? Nem camufladas ou a piscar…
            É que se foste tu o autor, então os teus artigos andam a correr mundo…PARABENS 🙂

          2. Avatar de Almeno Rocha

            Pedro Pinto podes me dizer qual o artigo que tenho que é copy paste?
            Se existir algum elimino já… Se calhar é por isso que tenho poucos post’s…
            Este é o Ultimo comentário relacionado com este assunto…

      2. Avatar de The
        The

        Leva a taça, és um herói. Ou preferes um biscoito?

        1. Avatar de sjk
          sjk

          Sem querer ofender/atacar alguém, penso que neste caso o linux seria mais divulgado se todos fizessem copy paste em todos os sítios web.
          Quer com fonte ou sem fonte…

          Não vejo qual o problema sinceramente, os autores de tal texto devem estar felicíssimos por verem o seu trabalho aqui.

          E para além do mais é referido que foi retirado de outro sítio..

          Deixem-se de mariquices 😉

    2. Avatar de Leonel Augusto
      Leonel Augusto

      Acho que a fonte original até é esta http://www.ubuntu.com/products/whatisubuntu/910features/

      Realmente um bocado de mau gosto não colocar a fonte do artigo.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Nem mais. Está na terceira linha…qual a diferença de estar na 3º linha ou no final?

        1. Avatar de Almeno Rocha

          Sabes muito bem qual, neste caso qualquer pessoa ao ler este artigo fica com a ideia que o artigo foi totalmente feito por vós, apenas quem anda atento a estas coisas se apercebe…

          1. Avatar de Ricardo Ferreira
            Ricardo Ferreira

            Eu quando leio um artigo, leio-o do princípio ao fim. Não costumo saltar a 3ª linha. Quem parece que não leu o artigo foi o amigo Almeno, que apenas estava interessado em apontar o dedo. Mais atenção para a próxima.

          2. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            Eu vi logo a fonte..não vão por aí! Excelente artigo, e divulgação também!!

    3. Avatar de Vítor M.

      Almeno Rocha estava a viajem a ficar aborrecida mas eis que leio o teu comment… voltou a vontade de sorrir, tem de haver sempre alguém com vontade de apontar o dedo. Ajudar? Não isso nunca Deus me livre 😛 mas atirar pedras… a isso sim, é muito mais giro.

      O que seria de mim sem estes belos momentos de humor 😀 aquele abraço.

      O raio do comboio nunca mais chega ao Porto dasssss

      1. Avatar de Almeno Rocha

        Ora finalmente alguém que percebe das coisas… 🙂
        Victor quando vieres a Braga apitas para o meu telélé que eu pago-te o café…
        🙂 até rimou…

        1. Avatar de Vítor M.

          Ok combinado. A Braga vou de vem em quando… tipo uma ou duas vezes por mês.

          Mas já agora, vê lá se fazes uns posts aqui para o nosso site, aposto que ficas a gostar e não há nada como ajudar quem precisa.

      2. Avatar de Almeno Rocha

        Já agora quando ligares o teu UBUNTU KARMIC, também levas um bocadinho da minha ajuda… Só que não sabes…
        E quanto a ajudar de outra forma, nem o meu Blog tenho tido tempo de actualizar. E não é por falta de ideias sobre o que escrever…
        Boa viagem.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim logo já o ligo para ver as novidades e onde está a tua participação nesta bela distro?

          Homem se é assim tu diz, tenho que te dar os parabéns, não podemos ficar na divida!!!

          1. Avatar de Almeno Rocha

            Está em algumas traduções para pt_PT…
            Principalmente no Ubuntu One.
            Coisa pouca, mas não custa nada se fizermos todos um bocadinho.
            Por isso gosto do Linux, quem manda somos nós… 🙂

      3. Avatar de gaguiel
        gaguiel

        Oh Vitor cá para mim já me cruzei contigo no comboio a ir para o Porto! Até já passaste na minha terra Avanca 🙂 Que previlégio… Era giro saber quem és para um autografo e uns parabéns pelo Pplware claro!

        Ah e quanto a este post do Ubunt achei que foi dos posts que mais vontade deram de instalar um SO diferente (não para mim pois uso-o à bastante tempo!) mas nada melhor que levar as pessoas a acreditarem existem outras coisas boas e gratuitas no mercado!

        Abraço!

  9. Avatar de rsl
    rsl

    Já instalei e usei, mas como em versões anteriores o pacote do office não me deixa mudar completamente.

  10. Avatar de fran
    fran

    EMAIL:
    thunderbird e gmail

    INTERNET
    firefix

    FOTOGRAFIA
    nao uso, mas queria saber de um que desse para clikar com o botão direito do rato numa foto qualquer e fazer upload dela automatico para o imageshack ou similar.

    MUSICA E VIDEOS
    VLC e restricted-extras
    Rythmbox (mas nunca testei outro)

    OFFICE
    openoffice claro

    JOGOS
    nao uso

    SYNC
    dropbox claro! 5.2Gb de borla! e um serviço sem concorrencia de momento.

    CENTRO DE SOFTWARE
    synaptic sem duvida

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @fran
      Obrigado pelo teu feedback

      1. Avatar de fran
        fran

        nao me sabes ajudar ali naquele ponto da “FOTOGRAFIA”? 🙂

      2. Avatar de fran
        fran

        esqueci-me de mencionar que uso pidgin no chat.

        porque é que eles mudaram? sempre foi o pidgin, pk o empathy agora?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          @fran
          Não sou grande fotografo. Mas tens também o Picasa.
          Quanto ao empathy a ver se faço uma análise.

          Abraço

        2. Avatar de Diego Castro
          Diego Castro

          Pelo q eu percebi da newsletter do ubuntu… havia muita critica por parte da comunidade em relação ao pidgin (o grupo de desenvolvimento era muito fechado e não mudava nada a não ser que eles quisessem… a comunidade pouco importava)…. logo mudaram…. acho k o preço dos dois é o mesmo 🙂 (0 €)

          Minha mãe usa o pidgin… agora ja esta acostumada, mas no começo reclamava k se fartava…

    2. Avatar de 3biz
      3biz

      boa compinacao.

      apenas:
      VLC ou/e mplayer

      IRC:
      xchat e tambem irssi

      FTP:
      filezilla

      fotografia:
      picasa on wine

      🙂

    3. Avatar de JGomes

      para mim, no meu ubuntu

      Email:
      gmail no browser

      Internet:
      Firefox 3.5 (neste momento o shiretoko beta) + extensões (entre eles o Nightly Tester Tools para instalar extensoes incompactiveis)

      Fotografia:
      N\A – ainda nao fiz grande trabalhos de edicao de imagem

      Musica e Videos:
      VLC e Totem.

      IRC:
      KVirc

      IMessenger:
      KMess 2.0

      FTP:
      Filezilla

      Programação:
      Eclipse (Java e PHP [extensão PDT]), Netbeans (C++);

      Office:
      OpenOffice

      Edição de ficheiros de texto:
      gedit(ficheiros texto pequenos e medios),jedit (comparação codigo source e ficheiros grandes).

      Sync:
      Dropbox (controlo de versoes ftw);

      @fran
      “mas queria saber de um que desse para clikar com o botão direito do rato numa foto qualquer e fazer upload dela automatico para o imageshack ou similar”
      no sistema operativo desconheco, mas no firefox tens uma extensão chamada “rehost image” que mete imagens para o imageshack logo com link directo no clipboard (sem abrir paginas). Pode ser que isso lhe interesse tambem.

      1. Avatar de fran
        fran

        Obrigado,

        uma duvida, porque colocou entre parentisis em frente ao dropbox “controlo de versoes ftw”?

        desconheco essa vantagem do dropbox de controlar versões. versões de que? como funciona?

        1. Avatar de JGomes

          é um controlo de versões básico (não se compara a um SVN) mas quando é alterado ou apagado um ficheiro no dropbox, é criado um backup do mesmo que pode ser acessível pelo interface web, e recuperado (ou eliminado).

          Na versão gratuita esses “backups” ou versões só duram 30 dias.

  11. Avatar de escriba666
    escriba666

    ainda tem problemas com evolution (ao abrir anexos)
    também alguns plugins do player Movie Player
    melhor esperar versão final

  12. Avatar de Emannxx

    Vou ver se instalo esta distro.. XD

    Fiquei com um pouco de pena por o artigo não ter sido 100% feito pelo autor do artigo… mas pronto… não me importo.. XD

  13. Avatar de inluxc
    inluxc

    Desculpa o pessoal é que não esta a ver a verdadeira cena deste artigo.. Não foi a pplware que copiou “Bom trabalho como sempre”, foi a Canonical que copiou da pplware, deviam processar os gajos..

    Fogo sempre com estas cenas, senão gostam muda de Blog…

    PPLWARE continuem com o bom trabalho.

    P.S: Quero lá saber se não esta escrito em português correcto…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh… E mais meus caros amigos, na sequência deste artigo ainda mandei um mail ao pessoal do Ubuntu porque eles tinham um erro na página !!!!
      Vejam lá se o descobrem qual é ..ainda lá está.
      http://www.ubuntu.com/products/whatisubuntu/910features/

      1. Avatar de maurycio
        maurycio

        Sempre em altas 😀
        É assim mesmo! Vale sempre a pena ter artigos por aqui, onde o pessoal para com mais frequência, tirando assim a trabalheira de andar à procura de artigos noutros lados e para os menos entendidos no inglês, aqui estar bem ao nosso português! 😀
        Excelente como sempre!
        Abraço

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Já descobriram o erro? 🙂

          1. Avatar de maurycio
            maurycio

            Flickr, Facebook, Picassa and many others.
            Será “Picasa”!
            era este?

          2. Avatar de maurycio
            maurycio

            Flickr, Facebook, Picassa and many others.
            Será “Picasa”
            (referías-te a este erro)?

          3. Avatar de Pedro Pinto

            Ora reparem no nome do player…

          4. Avatar de maurycio
            maurycio

            Falta o 1.º “H” em “Rhythmbox”… colocaram “Rythmbox”

          5. Avatar de Pedro Pinto

            é isso mesmo…mandei-lhes mail mas nem uma resposta obtive 🙁 … devem responder amanha pois hoje estão a meter o Ubuntu nos Cd’s para mandar ao pessoal 🙂

          6. Avatar de maurycio
            maurycio

            Estão tão entusiasmados como nós! Eles querem disponibilizar logo esta versão, assim como nós a queremos o quanto antes! 😀

  14. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    altera so ai uma coisa Pedro:

    “(…)tiveram contacto com o  Linux (Ubuntu),(…)”
    acho q é mais “Ubuntu (Linux)”.. q eu saiba é ubuntu q é linux, e nao linux q é ubuntu. a historia do costume:P

    deixo aqui a minha lista de aplicaçoes preferidas nesses campos:

    Email: Thunderbird. nunca usei o evolution mas sinto me satisfeito com o thunder.

    chat: emesene 1.5. tem tudo o q é necessario.webcam, smiles personalizados, sons, notificaçoes,etc etc..

    browser: epiphany. as vezes dou um pulo ao firefox, mas o epiphany é realmente mt mais rapido, tanto em termos de performance, como em termos de navegaçao. como n uso plugins, chega me..

    fotografia: gimp (sebem q é raro utilizar)

    video: vlc. simplesmente o melhor em qlqr SO q se esteja a considerar.. bem configurado
    consegue uma qualidade de imagem bastante superior a outros players.

    musica: audacious. digamos q é tipo winamp.. e quem é q nao conhece o famoso winamp LOL

    office: openoffice, sebem q para a minha mae (q tmb usa linux ca em casa) puslhe o
    office 2007 a correr por wine.

    jogos: nao jogo..ja perdi a paciencia à uns anos.

    sincronizaçao e partilha: proftpd. tenho sempre um ftp a correr para partilhar ficheiros
    com o pessoal..

    centro de software: pacman. nao é centro de software mas é o gestor de pacotes do arch.
    rapido, super hiper mega (rifixe?!) actualizado, e de uma velocidade inigualavel.

    cumps;)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pelo feedback e dica de correcção.

      Abraço
      Pedro Pinto

    2. Avatar de NT
      NT

      Já testastes o proftpd (com o gadmin-proftpd) no karmic koala? É que testei nas ultima beta que saiu antes da Release Candidate e deu bronca… 🙁

      Ver se amanhã já sei mais alguma coisa… Se o problema foi “resolvido”

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        nao uso ubuntu, uso archlinux+openbox.

        bronca como assim?

        cumps

  15. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    É tudo muito bonito…
    Isso é “sacavel”? Tem live cd? Onde faço download disso?

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Já descobri 😆 loool

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Amanha Amanha…grande dia.

  16. Avatar de ozie
    ozie

    trabalho com o ubuntu 9.10 desde a primeira versao alfa, mas so ao fim de 4 versao é que se veem grandes diferenças

    a mim, nao sei se é do ubuntu ou linux, o som continua de má qualidade isto comparando com o windows 7,

    de resto faz mais coisas que o windows,

    aconselho vivamente a testarem,

    abraços a todos

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      verifica se n tens o master do volume no maximo.. as vezes pode dar mau resultado.. deixa o ai nos 80/90 %.

      podes alterar isso indo ao terminal e abrindo o alsamixer, ou atraves de uma gui qlqr q ja venha com o ubuntu.

      cumps

  17. Avatar de peder
    peder

    Linux está uma caca. Não se cansam de ir atrás do windows… mesmo no que respeita a crash… Lembro-me de com 14 ou 15 anitos instalar o red hat no meu muito antiguinho Pentium II a 333 já com multiplos desktops como sempre foi característica do linux no verdadeiro multi tarefa sem crash ou slow down – isto pq o linux era realmente um sistema fora de série muito perto do unix. Hoje com a aproximação ao windows ganha-se o ‘bonito’ e perde-se fiabilidade e estabilidade…
    Porque é que os servers linux são os melhores do mundo?
    Sou fã do open source e uso tudo o que posso mas a nível de pc para casa prefiro windows pois se quero jogar, jogo de imediato e sem emuladores e se quero gravar a minha guitarra gravo sem ter de perder horas a pesquisar.

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      😀 ainda bem que há liberdade de escolha 😉

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      tens bonito se queres bonito. se n queres bonito, nao tens bonito.

      felizmnte so instalas o q queres… obvio q se entrares com ubuntu, ablitaste a ter o pc logo com tudo o q o ubuntu tras atras.

      mas é por isso q ha 1001 distros (ou sera mais?), q te permitem ter opçao de escolha.
      n és obrigado a usar compiz, nem gnome, nem kde, etc etc. alias se quiseres nem usas WM ou DE, e limitaste a usar o textui.

      em linux tens escolhas.. se nao as sabes fazer a historia é outra. agr la esta, se n gostas do bonito pq q te meteste a instalar distros q trazem isso atras?

      tenho neste momento archlinux+openbox a correr nas minhas maquinas, e o desktop em q estou por ex, faz o boot em 40segundos ou menos, e nao me poupo em nada.

      quanto aos jogos, nao ha mt a dizer. obvio q se és gamer, linux n é para ti, mas tambem te digo q nunca foi. se é so um joguito ou outro de vez em quando (cs, wow, etc) tmb te digo q instalas isso no wine sem mtas espinhas.

      cumps;)

      by the way, linux n vai atras do windows, nem atras de ning. tem a sua rota propria.

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Por acaso concordo contigo em alguns pontos, principalmente do da fiabilidade das versões mais antigas, e ao contrario aqui do companheiro de cima, acho que o problema é mesmo existirem 1001 distros diferentes, se existissem apenas 101, seria muito melhor mais gente empenhada a trabalhar num projecto.
      Lembro-me de instalar linux em pc modestos e aquilo voava, agora nestas distros do “povo” parecem que querem competir com o Vista em consumo de recursos LOL

      Actualmente apenas uso Ubuntu no meu desktop para curiosidade e debian no meu VPS, porque isso ele vai fazendo bem o serviço mas com 512 de RAM 😉 usando a consola

  18. Avatar de psychok7

    tenho um problema entre o kernel do novo ubuntu e a minha placa wireless intel.. sempre k me ligo a wpa/wpa2 esta constantemente a cair.. tou a usar o release candidate, espero k na versao final isto esteja resolvido,senao vou ter k andar a compilar drivers a mão e vou ficar chateado com o ubuntu

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      antes de começares a por drivers novas experimenta so usar o wicd em vez do networkmanager. muitas vezes resolve o problema.

      cumps;)

      1. Avatar de PJviana
        PJviana

        Por acaso ainda esta semana instalei um router novo e o novo ubuntu funciona bem por cabo mas sem fios fica ligado mas demora muito tempo! Em XP funciona perfeitamente por isso o problema não é do router!

        Vou experimentar esse wicd. 😉

      2. Avatar de psychok7

        ya era outra opçao…mas ate gosto do nm-applet por isso keria evitar mudar..mas em ultimo caso vou fazer isso

    2. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Raiva mal direccionada….

      Manda um hate mail aos criadores da tua placa por não terem disponibilizado drivers para linux.

  19. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Vou fazer como o Ricardo Araújo:

    Tchii, tanta coisa diferente. Pronto esta na mesma…

    Só mudam os wallpapers como disse o outro, e isto parece mais um artigo de propaganda do que de informação.

    Reparem nisto:
    -A grande diferença é que o OpenOffice.org é GRATUÍTO!

    Então estamos a apresentar a nova versão do sistema ou programas que estão inclusos?

    Mais de 400 jogos completamente grátis e viciantes. O Solitário não é o único jogo de um sistema operativo

    Bela contagem mas isso era para tentar que os gamers fossem para o Ubuntu? LOL

    É uma critica ao pplware sim pois pelo menos faziam como os outros sites de analises, colocavam a dizer “promoção” ou algo do género. Logo pelo titulo vi que havia uma espécie de “provador de supermercado”.

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      Pelo que entendi, o artigo incentiva a pessoas que nunca experimentaram Ubuntu, a faze-lo 😀
      Nada de mais por aqui. Não dá para jogos? Claro que não corre a maior parte de jogos feitos para outros SO’s mas corre todos os que foram feitos para linux 😉

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        Mentira!

        Cedega? Alguem?
        Crossover???

        1. Avatar de maurycio
          maurycio

          Mentira?
          Consegues instalar todos os jogos de outros SO’s (Windows w Mac OS) com esses programas?

          1. Avatar de 3biz
            3biz

            a nao ser que andes a desenterrar incompatibilidades, consegues uma boa lista de compatibilidade…

            # World of Warcraft
            # EVE Online
            # Guild Wars
            # Prey
            # Steam Games, including:

            * Half-Life 2
            * Team Fortress 2
            * Counterstrike
            * Counterstrike: Source
            * Civilization IV
            * Peggle Extreme
            * Call of Duty 2
            * Max Payne 2
            * Grand Theft Auto 2

            —-

            (http://www.codeweavers.com/compatibility/browse/group/?app_parent=4100)

            mais ainda 100% suportados:

            American McGee’s Alice
            Baldur’s Gate II – Shadows of Ahm
            Baldur’s Gate II – Throne of Bhaal
            Battlefield 2142
            Bioshock
            Black & White
            Call of Duty IV: Modern Warfare
            City of Heroes
            City of Villains
            Civilization III
            Civilization III: Conquests
            Civilization IV
            Civilization IV: Warlords
            Command & Conquer 3: Tiberium Wars
            Command & Conquer: Red Alert 3
            Counter-Strike: Source
            Diablo II
            Diablo II: Lord of Destruction
            EVE Online
            Elder Scrolls IV, The: Oblivion
            F.E.A.R. 2 Project Origin
            Far Cry
            Grand Theft Auto: Vice City
            Guild Wars
            Half-Life
            Half-Life 2
            Half-Life 2: Episode 1
            Half-Life 2: Episode 2
            Half-Life: Counter-Strike
            Homeworld 2
            Left 4 Dead
            Max Payne
            Max Payne 2: The Fall of Max Payne
            Medal of Honor: Allied Assault
            Medal of Honor: Allied Assault Spearhead
            Need for Speed Carbon
            Neverwinter Nights 2
            Portal
            Prince of Persia (2008)
            SPORE
            SPORE Creature Creator
            Star Wars Knights of the Old Republic II: The Sith Lords
            Star Wars: Battlefront
            Starcraft
            Team Fortress 2
            The Sims 3
            Warcraft III: Reign of Chaos
            Warcraft III: The Frozen Throne
            World of Warcraft
            World of Warcraft: Burning Crusade
            World of Warcraft: Wrath of the Lich King

          2. Avatar de maurycio
            maurycio

            Por isso que referi no meu comentário “Claro que não corre a MAIOR PARTE de jogos feitos para outros SO’s” 😉

          3. Avatar de kekes
            kekes

            Só uma coisa, que nunca testei em linux (tampoco instalei algum jogo de Windows nele) jogos como CoD que correm o punkbuster no modo online, isso corre? Para mim as partes mais interessantes dos jogos e o modo online, o resto é para encher chouriços LOL

    2. Avatar de Pedro Pinto

      …”Tchii, tanta coisa diferente. Pronto esta na mesma… BOA 🙂
      O software é uma mais valia do SO…e é gratuito. Ja viste a quantidade de dinheiros que tinhas de gastar se tivesses de comprar tudo?

      Pedro Pinto

    3. Avatar de c.p

      o que ele disse nao é mentira, por isso não tem nada que pôr promoção nem nada do genero.
      um sistema operativo nao é so o ambiente, mas tambem os programas inclusos! concordas?
      eu concordo plenamente com tudo o que foi aqui dito, inclusivamente vou testar hoje a noite .
      resto de boa tarde a todos.

    4. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      se viessem aqui explicar te alteraçoes no codigo e na estrutura do sistema operativo percebias?
      va.. vou reformular.. a maioria dos leitores percebiria?

      obviamente q muitas alteraçoes terao sido feitas (i guess), mas nao sao apresentadas directamente ao publico pq em nada o convencem..

      se fores a ver o 7 saiu e tambem n se sabe ao certo o q aquilo tras realmente de novo (para alem da barra de tarefas nova), e mais umas coisinhas..

      outra coisa: no caso do ubuntu, q é uma distro q sai de 6 em 6 meses, a saida de uma nova versao implica uma actualizaçao quase total dos repositorios e de um avanço para novas versoes do kernel. portanto ha mudanças, agr se para ti mudar, é ter ali o gnome com um tema diferente, e um wallpaper novo com um peixe, epa, entao a historia é outra..

      estou apenas a fazer de advogado do diabo.. a mostrar te o outro lado da moeda.. nao fiques q pensar q sou ubuntu-fan ate pq nem o utilizo.. mas tambem nao o critico.
      é verdade q é uma distro q nao contribui directamente para o melhoramento do Linux, mas por outro lado tem feito um bom trabalho a trazer novos utilizadores.

      preferes windows? epa fica com ele, és livre de escolher. eu tambem ja fiz a minha escolha.

      cumps;)

  20. Avatar de Antonio A.Varela
    Antonio A.Varela

    Eu já estou a utilizar o Ubuntu 9.04 no meu portáti. Também o tenho em dois PCs e a funcionar na boa. Estou a contar as horas para baixar o 9.10. Em que site estará 1º? Conseguirei baixá-lo a partir da meia noite?

    Obrigado.
    Cumprimentos

  21. Avatar de jorjão
    jorjão

    Mais um vez aqui digo que o Ubuntu teve o condão de meter o pessoal a testar Linux mas se o Mandriva tivesse a mesma publicidade acho que ainda conseguiria mais. É mais simples, mais arranjadinho e na versão KDE 4.3.2 é lindíssimo que nem o Windows 7 lhe chega aos calcanhares.
    Dia 3 de Novembro sai a mais recente versão e segundo dizem a melhor de todas até hoje. O Kde 4 está mais maduro e um espectáculo.
    Abraço e continuação do bom trabalho.

    1. Avatar de c.p

      ou seja, uma GRANDE, GRANDE dor de cabeça para principiantes. instalei um driver e o controlo da placa grafica, alterei o xorg tal e qual como fazia com o ubuntu-gnome e o kde nao desligava depois da alteraçao, e logava em texto. nao consegui instalar drivers… qualquer alteraçao no xorg punha tudo abaixo. gnome é k é ^^
      com uns temas e um eyecandy nem o kde lhe passa.

  22. Avatar de Karven
    Karven

    Apenas comento isto, ou meu antivirus tá chanfrado (KAV2009) ou entao o link que colocaram da fonte tem algo errado pois ao carregar em Get Ubuntu do link
    http://www.ubuntu.com/products/whatisubuntu/910features/
    Apresenta virus ou algo semelhante -.-

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Actualiza para o Kav2010

    2. Avatar de d05
      d05

      instala o avira freeware. o kav está ultrapassado

      1. Avatar de KArven
        KArven

        Ultrapassado?? O kav nunca deu problemas -.- e actualizá-lo não vou pois a experiencia que já tive do 2010 é que é muito mais pesado pelo menos deixava o pc arrastar-se

  23. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Boas pessoal,

    mais um bom topico claro 🙂

    Em relacao ao Ubuntu, ja alguem tentou instala-lo utilizando VMware no windows 7? É que tentei instalar o Ubuntu 8.04 em máquina virtual e nao consegui :S E antes, com o Windows XP funcionava na perfeiçao… Será que o windows 7 não é compativel? 😐

    Cumps

  24. Avatar de Pedro Pinto

    @Todos
    Então já têm as máquinas preparadas para receber o novo Ubuntu?
    Para quem tem a versão RC apenas necessitará de fazer pequenos UPdates.. Quanto ao download da versão total, o melhor mesmo será via torrent, pois o servidor do Ubuntu amanha estará a topo (digo eu 🙂 )

  25. Avatar de Rodas
    Rodas

    Que alivio há manhã deixo de olhar para o calendário, bolas tem sido difícil de esperar,mas finalmente há manhã é chegado o dito dia.
    E obrigado mais uma vez ao Pedro por focar o ubuntu.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      ha manha? LOOL

      1. Avatar de HBK
        HBK

        Eu acho que ele quis dizer “Felizmente há luar”. xD

  26. Avatar de Antonio A.Varela
    Antonio A.Varela

    Agradecia que me informassem de que site deverei baixar o Ubuntu 9.10 e se estará disponivel a partir da meia noite..
    Obrigado

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Olha,
      eu habitualmente deixo passar a primeira poeira e depois vou aqui:
      http://cesium.di.uminho.pt/pub/ubuntu/

  27. Avatar de HBK
    HBK

    Já uso Mac…gosto muito de Ubuntu e outras distos Linux, e entendo que exista bastante diferença entre estes S.Os, mas no fundo ambos usam core Unix, e por isso é que são muito estáveis (tirando casos pontuais). E o Mac é mais bonito. 😛

  28. Avatar de mmick
    mmick

    Ainda bem que agora há fabulosas alternativas ao Windows e OS X!
    Só falta mesmo o suporte ao DirectX…
    Mas claro, o problema não é o Linux, é mesmo os developers cabr*es não fazerem os jogos multi-plataforma, Windows + OS X + Linux devia ser OBRIGATÓRIO.

  29. Avatar de c.p.
    c.p.

    estou a usar a versao final. instalei há pouco, realmente está muito boa!!
    mais bonito, usável e tal… perfeito!

  30. Avatar de a friend
    a friend

    Em cada topico de sistemas, isto é sempre o mesmo disco a fazer loop…

    Ponham na cabeça… Linux, MacOsX e Windows são sistemas para todos os gostos e feitios, quem está contente com um, que use esse um… quem é exigente. use esse outro…xiça.. eles podem “coexistir” no mundo actual…

    Linux para os mais afoitos e amantes da liberdade, aqueles que gostam de programação, curiosos e reconhecem o poder de uma maquina UNIX… Windows para os amantes de jogos, ou descrentes nos outros sistemas operativos, ou porque são republicanos e gostam manter-se fiel à tradição. MacOsX para aqueles que gostam de um bom design aliado à segurança e estabilidade, com o poder UNIX mas que não têm paciencia para estar a personalizar drivers e afins e querem que uma empresa o faça por si, e o optimize por si, sem ter que se preocupar com tweaks, desfragmentações, optimizações, scans mensais e afins…

    É simples… deixem-se disso…apreciem o que cada um gosta, e tentem faze-los coexistir no mundo informático, já que mesmo que não usem sistema A, B ou C…. é sempre importante que existam vários para o progresso e inovação dos mesmos!… IRRRAAAAA!!!! 😀

  31. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Tanta briga… e eu continuo falando o que sempre;
    Eu tenho pena de quem usa Linux!

    1. Avatar de a friend
      a friend

      Então e provavelmente quem tem Linux tem pena de quem usa Windows, e quem tem Windows tem inveja de quem usa o MacOsX… isto há de sempre andar no mesmo e ninguém aprende nada… fala-se babuzeiras e continua-se a não se aprender nada….

      Mesmo que não usem sistema A, B ou C, se não têm interesse em conhecer, o que vale a critica? Em vez de perderem tempo com a critica com o que não usem, partilhem informações… se calhar até estão enganados em 90% do que pensam de outro sistema…

      Tens pena de quem usa Linux…tudo bem… estas no teu direito.. agora.. explica porque tens pena? Pode ser que se explicares, alguém te diga que podes estar errado e ficas a aprender.. é simples 😉

    2. Avatar de maurycio
      maurycio

      Não tenhas! Os utilizadores Linux vivem muito felizes no seu mundo de liberdade 😉 Respect it
      Se não é o teu caso, aposto que também estás feliz no teu mundo! Enjoy it 🙂

    3. Avatar de PJviana
      PJviana

      Deve ser porque não podes jogar os teus joguinhos!? Com esse teu comentário estás a passar um atestado de incompetência a quem usa Linux e tu é que és mais inteligente do que os outros!

      Nem todos usam Photoshop!? Alguns usam Paint SHop pro porque é mais fácil! A quem use Autocad mas outros não querem aprender porque é muito complicado! A quem jogue Counter Strike mas outros põe códigos porque estão sempre a morrer!

      Não sei se me entendeste? 😀

    4. Avatar de Fernando Antunes
      Fernando Antunes

      Eu tenho pena desse Mr.T e das pessoas que ainda perdem tempo comentando o que ele posta… Pessoal, vcs ainda não entenderam a dele? Caramba! O cara só escreve isso em qualquer Post sobre Linux pra dar risada de vocês.
      ahahhahahah!!!!

  32. Avatar de JAck

    Já cá estás desde que saiu a versão RC…

  33. Avatar de jouze
    jouze

    juventude
    E para fazer a actualização???
    Cumps
    😉

  34. Avatar de jouze
    jouze

    juventude
    E para fazer a actualização do 9.04 para 9.10???
    Cumps
    😉

    1. Avatar de monux
      monux

      Basta ir no terminal/console e digitar :

      #sudo apt-get dist-upgrade

      Será apresentada a opção para atualizar para a nova versão.

      1. Avatar de jouze
        jouze

        Thanks!
        😀

  35. Avatar de Tiago
    Tiago

    Pensei que era desta que vinha sem o Evolution…

    1. Avatar de bruno
      bruno

      a titulo de curiosidade:

      o evolution já importa correctamente o ficheiro .pst do outlook.

  36. Avatar de PJviana
    PJviana

    A próxima versão 10.04 que tudo indica que vai ter o Gnome 3.0 e que se espera uma grande revolução em termos de funcionalidade. Podem ver aqui:
    http://translate.google.com/translate?hl=pt&u=http://www.omgubuntu.co.uk/2009/09/gnome-3-quick-visual-tour.html

    Está traduzido pelo google para português!!

  37. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Se sair a versão WUBI ninguém tem desculpa pra não experimentar

  38. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    20ª tentativa! Não consigo gostar disto…

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Olha fui ao teu site e também não gostei… 🙂
      Ainda não tiveste tempo de colocar pelo menos os contactos…

  39. Avatar de speedy
    speedy

    tenho de sacar isto. so to mesmo à espera que é para formatar, para por o grub2 e o ext4 (ainda ando com a 8.10). ate fazia tudo pela consola, que ja li que da, mas aborrece xD

  40. Avatar de speedy
    speedy

    peço desculpa pelo double post, mas to a sacar do darkstar (ist) e é sempre a abrir

    1. Avatar de Antonio A.Varela
      Antonio A.Varela

      Qual o endereço por favor?
      Obrigado

      1. Avatar de Antonio A.Varela
        Antonio A.Varela

        Peço desculpa..mas é mesmo a versáo final a do darkstar?
        Obrigado

      2. Avatar de speedy
        speedy

        eu penso que é a final. se é ou nao, nao tenho a certeza, mas penso que sim. de qualquer maneira, se for a RC depois sao so updates ( 1 semana nao da assim para tanto xD)

        o endereço é http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/9.10/

        1. Avatar de Rui Saraiva

          É mesmo a versão final. A versão final está sempre disponível antes do anuncio oficial, para que os mirrors consigam sincronizar…

        2. Avatar de a friend
          a friend

          Esse mirror é um espetaculo! Saquei em 5 minutos a 2MB/seg…

          Se alguém ainda for sacar o Ubuntu que vá ai!

        3. Avatar de Antómio A. Varela
          Antómio A. Varela

          Muito rápido..Está a bombar.Obrigado

  41. Avatar de joao
    joao

    so nao instalo o ubuntu por uma unica questao. quando ligo os auscultadores ao laptop em vez de dar som so nos auscultadores, o som sai pelas colunas deste e pelos auscultadores.

    ja tentei mil e uma maneiras, ja passei horas a vasculhar em foruns e nunca consegui resolver o problema.

    ja agora se alguem tiver alguma sugestao para resolver o meu problema agradeço. o laptop é um toshiba satellite A200-1AS

    1. Avatar de a friend
      a friend

      Esse problema é muito comum em algumas placas Realtek HD, mas pode variar conforme o modelo.

      Se puderes especificar o modelo em questão seria o ideal para tentar ajudar. Já me aconteceu algo do género e na altura resolvi bem nas opções de saida ALSA, HDA, etc… Entretanto com os novos Kernel isso ficou resolvido.

      1. Avatar de joao
        joao

        Trata se de uma Realtek ALC862 @ Intel 82801GBM ICH7-M – High Definition Audio Controller [B-0]

  42. Avatar de Kinator
    Kinator

    Utilizo ubuntu 9.04 com as seguintes aplicações

    browser: Google chrome ou opera

    imagem: Gimp, Blender Inkscape

    Áudio: audacity e Hydrogen

    Vídeo: Totem e Xbmc e as vezes rhythmbox
    Offie: OpenOffice

  43. Avatar de andrius
    andrius

    sai ja amanha?! no site nao vejo nada, nem os habituais countdowns..

  44. Avatar de Daniel Martins
    Daniel Martins

    Browser: Chromium Dev Daily Build
    Imagem: Gimp (com single-window mode) e Inkscape
    Audio: mocp e Songbird
    Video: VLC
    Office: OpenOffice
    Editor de Código: gedit (com um monte de plug-ins)
    Chat: Emessene

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Ainda não pus o meu Gimp em single-window, para já dá muito trabalho. Mas a versão 2.8 já vai sair assim…

      1. Avatar de Daniel Martins
        Daniel Martins

        Se não quiseres tar com trabalho a instalar do git existe algures um pacote deb, já não me lembro é onde…

  45. Avatar de Almeno Rocha

    Bem, para não dizerem que só critico…
    Ubuntu 9.10 Karmic desde a Beta.
    Melhorias na parte de suporte ao meu portatil (ASUS X61Z). Com o 9.04 não tinha são e não havia suporte á minha grafica ATI. Agora tudo as mil maravilhas.

    Browser: Google Chromium (a versão para linux – sem wine) com plugin Xmarks (finalmente)
    Imagem: Gimp, Inkscape, Picasa para Linux (sem wine, Agave e F-Spot
    Áudio: Audacity e VLC ( e screenlet para rádio online)
    Vídeo: VLC e MOVIDA Medicenter
    Edição Video: Pitivi (experimentem – espectacular)
    Office: OpenOffice
    Ftp: Nautilus (não há melhor, usem as abas para abrir vários ftp’s e editar directamente qualquer ficheiro)
    Editor: Gedit ( o notepad++ do linux)
    Outros: Virtualbox, Putty, iTalc, Skype, emesene, Gnomebaker, Dia, Netbeans, Osmo, Google Earth (sem wine), Gwibber, Ubuntu Tweak, etc
    Para o miudo: Gcompris, Childsplay, TuxMath, TuxTyping, Tux Paint
    ——-
    eMail é mesmo online (Googledependente)
    Compiz + Emerald + Screenlet’s + Gnome Do
    ——-
    IE7 em Wine para teste de Sites
    ——-
    Não gostei nada do novo Centro de Software, uso o Adicionar/Remover Aplicações antigo.
    ——–
    Para quem quizer ver o meu desktop aqui vai um link:

    http://twitpic.com/nc6n6

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Desculpem os erros, nem reparei… E claro que não é são mas sim som.
      🙂 🙂 🙂

    2. Avatar de João Sousa Faria
      João Sousa Faria

      Excelente post, gostei da forma como tens o teu ambiente de trabalho arrumado, está o máximo.

  46. Avatar de meco222
    meco222

    Olhem-me só para esta “review”,
    http://www.tgdaily.com/content/view/44443/140/

    Isto tem algum jeito? O TG Daily está cada vez pior…

  47. Avatar de Rodasp
    Rodasp

    Eu ca tou a experimentar e esta a correr bem…

    Em drives nao detectei problemas…

    So tenho que mudar o idioma do teclado.

    EEE PC 1000HE xD

  48. Avatar de jony_be
    jony_be

    ja tentei, mas como tenho dois disco rigidos nao me entendo com os mount points de maneira que fiquem os dois a dar….assim que tiverem uma instalaçao mais automatizada mudo para linux, sei que esta cada vez melhor.

  49. Avatar de speedy
    speedy

    nao sei se sou só eu, mas o grub nao me encontra o ubuntu :S alem de que a instalação no fim da um erro marado, diz que dá o seguinte erro, e depois linha em branco :S to feito com isto…

    1. Avatar de speedy
      speedy

      ja ta. o cd deve ter ficado mal gravado. saquei outra vez e gravei de novo, e ja ta a bombar!

      PS: so há uma coisa que deteste no ubuntu, e essa coisa é o nao trazer o SuperTux xD

  50. Avatar de Fernando
    Fernando

    Existem 2 motivos para NÃO experimentar esta versão:

    -A vergonhosa infra-estrutura banda larga do Brasil, que restringe milhões de usuários que ficam confinados a conexão discada (ano que vem muda isso com a conexão via energia elétrica), o BigLinux vem com vários scripts e módulos para softmodens, tudo automatizado

    -A satisfação de usar o Big Linux que vem completíssimo (muito mais programas e codecs), muita coisa que precisa-se instalar manualmente no ubuntu no big já vem por padrão.

    http://www.biglinux.com.br

    1. Avatar de speedy
      speedy

      eu do-te dois bons motivos para não experimentar essa Distribuição:
      -Coisas a mais. Já o Ubuntu as traz, quanto mais essa que, aparentemente, traz tudo.

      – Criar um Sistema à tua medida. tens o que precisas, nada mais, nada menus. qualquer coisa, sacas. Resumindo: Melhor optimização. (claro que para este vem o Debian NetInst, mas isso já é outra historia).

  51. Avatar de WiseMax
    WiseMax

    Do blog de onde copiaram isto, há um comentário (que transcrevo a seguir) que confirma a lentidão do interface gráfico:

    [Quote]

    ubuntu admin says:
    October 28, 2009 at 10:30 am

    My wishes for Karmic:

    Quick startup

    Responsive UI

    and a Samba that can act as domain server for Windows 7.

    ubuntu admin

    [End Quote]

    Se ele deseja um User Interface mais espevitado… é porque não é.

  52. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    Ja instalei!!! no portatil velhinho um compaq nx5000! vi a fonte, e li o artigo e instalei… e isto que se quer! parabéns, belo artigo ja tudo funca aqui

  53. Avatar de lookez
    lookez

    Quero ver como está o funcionamento do flash com essa distro, porque na última foi um FAIL completo.

    Outra coisa que me interessa sempre é o suporte a codecs, eles deveriam impreterívelmente usar o VLC…

  54. Avatar de Militão

    Tenta instalar o Win7 numa máquina fraquinha e vê se roda. O Koala devora a borboleta da M$ em 50 segundos.

    Vida longa ao Karmic Koala.
    Vida longa ao Linux.

  55. Avatar de pedro
    pedro

    boa tarde, possuo o vista 32bits e estou interessado em instalar o ubuntu 9.10. mas nao sei como o fazer, poderiam me ajudar ?

  56. Avatar de Francisco Santana
    Francisco Santana

    Boa tarde amigos.

    Baixei o ficheiro do ubuntu v9.10-desktop-i386 copiei-o para um CD.

    Instalei a partir do Windows sem qq problema.

    Tenho uma partição só para alojamento do ubuntu com 325Gb.

    O problema é quando tento instalar a partir do boot do PC. Vou até ao ecrã do menu escolho o portugues fica em crescendo o logotipo em branco do S.O. – e a partir daí não acontece mais nada.

    Ecrã completamente negro e o led vermelho da torre fica fixo.

    Tenho um PC Intel(R) Core(TM) 2 CPU 6600 @ 2,40GHz, 2,40GHz, 2,00Gb de RAM.

    Alguém me consegue ajudar?