Utilizadores Windows são os que mais “sacam” o elementary OS

102 Comentários

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direccionada para desktops. A versão final do elementary OS Freya foi disponibilizada no passado dia 11 de Abril e o feedback dos utilizadores tem sido bastante positivo. Além de muito estável e fluída, esta nova versão continua a ser uma das mais bonitas.

Curioso (ou não) é o facto dos utilizadores Windows serem o que mais descarregam esta distribuição Linux.

elementary14


A distribuição Linux elementary OS é uma das mais atrativas e que seduz qualquer utilizador logo à primeira vista.

Depois de muito esperar, os utilizadores puderam finalmente descarregar a versão final do elementary OS Freya no início do passado mês de Abril. Esta nova versão é baseada no 14.04 LTS e vem com o kernel Linux 3.16.

elementary15

De acordo com a informação publicada no blog da distribuição, esta última versão foi descarregada cerca de 400.000 vezes sendo que os utilizadores com o sistema operativo da Microsoft foram os que mais a descarregam (58,31%).

No segundo lugar aparecem os utilizadores com Linux com 32,31% e a terceira posição é ocupada pelos utilizadores do OS X, com apenas 7,3%.

elementaryOS_00

 

Vale a pena também salientar que cerca de 1000 utilizadores “pagaram” pelo Freya, oferecendo em média cerca de $10 (~9 euros). Saiba mais pormenores aqui.

Comentários

102

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    só encontrei um defeito, não suporta MEGASYNC porque falta libgcc 4.9.2, alguém sabe como posso instalar?
    instalei com Kernel 4.1RC por enquanto parece estável.

    1. Avatar de João Cardoso
      João Cardoso

      No meu o MEGA está a funcionar corretamente. Estou com o Kernel 3.13.0-53.

    2. Avatar de Eugénio
      Eugénio

      No meu funciona o mega

    3. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      já tentou, “sudo apt-get install libgcc1” sem aspas.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        obrigado, era porque faltava apt-get remove e estava instalar a versão 14.10.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    E depois…. desinstalaram e voltaram outra vez para windows XD

    1. Avatar de João Cardoso
      João Cardoso

      Olha eu não voltei, ainda deixei dual-boot mas passadas umas semanas desinstalei o Windows.
      Isto é como andar num carrão, depois não se quer voltar para o chaço!! xD

      Cumps!

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Não sei que fazes com um PC, mas se eu usasse Linux não ganhava um tostão XD

        1. Avatar de André Rosa
          André Rosa

          Concordo plenamente Luís. Além do mais, só a título de exemplo, alguém que use hardware relacionado com música, por exemplo, só pode mesmo usar Windows porque grande parte dos fabricantes só fazem drivers para Windows (e por vezes para Mac) mas muito raramente o fazem para Linux, para não dizer que nunca o fazem, e assim sendo não resta outra opção senão manter o Windows instalado para sempre.

          1. Avatar de nocode
            nocode

            André…se realmente trabalha com musica, então o OSX é muito mais poderoso que o windows. Latencia menor, mais e melhor software (o proprio ableton é superior). Está a começar-se a olhar para o linux de forma diferente, veja-se a Steam como um exemplo do que poderá vir.

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            A latencia depende de que interfaces se usam.
            Não tenho latência no meu PC.

        2. Avatar de Rafael
          Rafael

          Não me digas que desenvolves malware para Windows…?!

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Eu ainda não consegui encontrar nenhum programa em Linux, que substitua os que eu preciso para trabalhar…
            Mas tudo depende do que cada um faz com o PC.

        3. Avatar de Marco
          Marco

          se desenvolveres para windows é normal, conheço muitos que diriam o contrario do que tu dizes.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Eu não desenvolvo para Windows e não ganhava tostão também em Linux.

        4. Avatar de Rafael Paredes
          Rafael Paredes

          Mas afinal com que é que tu ganhas dinheiro no Windows, que não podes fazer no Linux?!

          1. Avatar de JJ
            JJ

            – Programação para Windows
            – Edição de Imagens/Design
            – Edição de Musica
            – Edição de Video

            Entre muitos outras coisas…

          2. Avatar de Rafael Paredes
            Rafael Paredes

            Mas olha que se pode fazer isso tudo em Linux, e por vezes, até melhor!!!
            Talvez o Luís ganhe os tostões dele com o “entre muitos outras coisas”!

          3. Avatar de Luis
            Luis

            o do Sr ‘JJ’ + programas desenvolvimento de circuito eléctrico, Solidworks,.. Existem opções para linux mas não chegam aos calcanhares.

          4. Avatar de JJ
            JJ

            Pergunto:
            Diz-me uma alternativa ao mesmo nível de um Adobe Photoshop (ou qualquer outra ferramenta Adobe), para Linux?
            Diz-me um programa ao mesmo nível de um Corel Paint Shop Pro (ou outro qualquer programa Corel), para Linux?
            Diz-me um programa ao mesmo nível que um AutoCAD (ou outro software da AutoDesk), para Linux?

          5. Avatar de Rafael Paredes
            Rafael Paredes

            Trabalhas com esses 3?!
            Qual é a tua profissão?!

          6. Avatar de Rafael Paredes
            Rafael Paredes

            JJ, já agora…
            Onde é que AutoCad se encaixa em Programação para Windows, Edição de Imagens/Design, Edição de Musica, Edição de Video?!

          7. Avatar de JJ
            JJ

            Rafael… eu dei o AutoCAD como exemplo.

            Por acaso eu não trabalho com o AutoCAD, mas trabalho com programas da Adobe e da Corel, entre outras ferramentas.

          8. Avatar de Rafael Paredes
            Rafael Paredes

            JJ, do AutoCad não posso falar, embora hajam alternativas, mas em relação a processamento de imagem, tens o GIMP.
            Até há pouco tempo, Windows era o meu ambiente de trabalho. Há cerca de 10 meses, fiz a transição, e até agora, ainda não tive limitações!!!
            Trabalhava/brincava com o Photoshop há uma década, e o Gimp parece-me melhor em algumas coisas, noutras, é igual… Dito isto, são programas distintos, com interfaces diferentes. Se esperas que o Gimp seja um Photoshop onde muda apenas a Caption da Janela, então nunca te há-de surpreender!!!

            PS: não sou um FanBoy!!! Gosto de Windows, Mac e Linux, embora prefira o Linux (de momento). Quanto a falhas, têm-nas os 3!

          9. Avatar de Mikes
            Mikes

            @Rafael: o Gimp já faz edição a 16 bits (já não uso o Gimp já muito, não sei se já faz ou não)? Já tem licença para uso de Pantone/outros livros de cor e CMYK?
            Depois não é só fazer. Quem usa software adobe tem uma coisa importante também que é a integração entre toda a suite. P.ex., fazer place dos ficheiros originais em toda a suite (pegar num trabalho de PSD ou Ai e meter directamente no Indesign, ou pegar num ficheiro de PSD e meter directamente no Adobre Premiere ou After Effects, etc.).
            O Gimp tem/tinha uma coisa melhor que o PSD: a brushes e a sua customização era melhor para quem faz digital painting.
            Mas lá está, depois falta toda a componente integração transversal em outros softwares criativos sem ter que andar a fazer exports para ficheiros universais (EPS, TIF, JPG, PDF, etc.).

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Pena o carrão não ter drivers comparativis com a minha webcam ou outras coisas que possuo. O que em termos automotivos é o mesmo que ter um carrão e não ter bancos lá dentro…

        Para mim um carro é um meio de ir de A a B com a máxima eficiência, não velocidade. E é nisso que o Windows tem de bom e é por isso que é o melhor do seu género.

        1. Avatar de Dr1v3r
          Dr1v3r

          Eficiência e windows não é propriamente a mesma coisa (na minha modesta opinião). Eu pessoalmente já tive mais problemas com Windows do que com Linux ou OSX por isso Windows obrigado, mas não obrigado….

        2. Avatar de João Cardoso
          João Cardoso

          Epá não vou ser hipócrita e dizer que o linux serve para tudo e todos, claro que não! No meu caso a única coisa que não funciona é o botão ON/OFF do wifi.
          Agora quando perguntam o que eu faço no linux eu respondo que faço tudo o que fazia no windows, excepto correr o anti-vírus e fazer desfragmentações do disco.
          Para mim, que estou a tirar uma engenharia o linux serve-me perfeitamente e tem programas muito bons na loja, praticamente todos gratuitos. Tal como se encontram para windows também. É uma questão de gostos e eu optei pelo linux. Para mim é o “Carrão” e estou bastante satisfeito!!

          1. Avatar de tuga
            tuga

            o grande problema do linux é a falta de drivers para dispositivos específicos!

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Tens algum fetiche por desfragmentação do disco?
            É que desde o Windows Vista, que já tem 8 anos, que isso é automático.
            E aliás, se estiveres a usar o filesystem NTFS nem a desfragmentação automática faz grande falta.

  3. Avatar de Mike
    Mike

    De curioso não há nada, a nível percentual em termos de utilização dos SO, o Windows ainda reina.

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    Se todas as distribuições focasse um pouco no design
    Com certeza teria mais usuários.
    Não quero um sistema feio de ”fabrica”
    E eu que tenha que personalizar ele completamente para ficar usável.
    Quero ele PURO BONITO E QUE EU MELHORE.( Exem de Linux feio : Ubuntu, Mint e etc.

    1. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      O Mint é feio??? Bom… tem gosto pra tudo.

      1. Avatar de André
        André

        Eu acho! 😀

    2. Avatar de Júlio Cézar Matos
      Júlio Cézar Matos

      Uma distro chamada Antergos é muito bonita também.

    3. Avatar de Pedro Miranda
      Pedro Miranda

      se o mint é feio vou ali e já volto

  5. Avatar de Cris
    Cris

    Mas será que é assim tão difícil entenderem que é normal serem os utilizadores windows a “sacarem” uma distribuição linux?
    Vamos lá entender uma coisa, se o mercado que existe mais é windows, obviamente que os que vão fazer mais downloads são os que têm mais windows. Por exemplo, se eu quisesse colocar este SO numa máquina que acabei de comprar, provavelmente vem com windows, então para a estatística já considera que é um utilizador windows… Não é a mesma coisa.
    Vamos lá forçar downloads a um SO só para parecer que existem muitos utilizadores descontentes com o Windows. Nice one!

    1. Avatar de Arnaldo
      Arnaldo

      +1
      alguém que sabe matemática

    2. Avatar de Rafael Paredes
      Rafael Paredes

      TRUE THAT!

    3. Avatar de Carlos Ferreira
      Carlos Ferreira

      Finalmente alguém que veja as coisas. Pplware quando quer é tipo CM TV…

  6. Avatar de Luna
    Luna

    É a minha distribuição favorita e a minha primeira escolha, desde a primeira versão que saiu 🙂

  7. Avatar de BrunoT
    BrunoT

    Normal

    Comparem este valores com a percentagem de utilizadores de cada SO

    Vou concluir que quem faz mais downloads são os utilizadores Linux 😉

  8. Avatar de tuga
    tuga

    os users de windows são os k sacam mais do k ker k seja, são a grande maioria dos utilizadores de micro computadores!

  9. Avatar de JJ
    JJ

    A questão é que muitos usam dual-boot. Logo tem Linux e Windows…
    Muitos outros usam Linux em maquinas virtuais, por isso acabam por fazer o download em Windows, para instalar numa maquina virtual.

  10. Avatar de Mig
    Mig

    Não consigo instalar o dropbox como deve de ser e o chrome está constantemente a criar mais do que um icon no Plank, mesmo depois do fix. São as duas razões por ainda não ter mudado.

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Nada que o tio google não resolva.
      Google chrome http://eos-snippets.blogspot.pt/2014/05/google-chrome-with-double-icon-in-plank.html

      E muito mais aqui http://eos-snippets.blogspot.pt/ e por essa internet fora

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Eu sou culpado disso… devo ter descarregado umas 5 ou mais vezes!
    Mas não usei LOL

  12. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Se o Windows é o sistema operativo mais utilizado do mundo, é perfeitamente normal que sejam estes o que mais descarregam o elementary OS. Não sei como fazem estas médias…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Pensei o mesmo….

  13. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    resta saber quantos utilizadores utilizam este OS o dia a dia e deixaram de vez o windows =)

  14. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Ainda não percebi para que serve o Linux sem ser em empresas que não querem pagar Windows.

    Vantagens: zero

    Desvantagens: incompatibilidades, reduzida escolha de Apps, resolução de problemas por linhas de comando, etc

    1. Avatar de Rafael
    2. Avatar de Marco
      Marco

      não sei se és o verdadeiro ou algum clone,… como tal não comento.

    3. Avatar de Paulo Horácio
      Paulo Horácio

      És muita fraquinho.. só para perceberes mais: estação espacial usa linux, frota de submarinos americanos usa linux, as armas dos snipers são calibradas por linux. Windows #not responding”

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        E o que é que isso tem a ver com o uso de Linux por utilizadores comuns?
        As versões usadas pelo exercito dos EUA, ou até pela NASA, são versões altamente customizadas ao hardware que gerem, portanto, faz todo o sentido que usem Linux uma vez que permite customização total e preparar cada versão só para aquela máquina.
        Esse teu argumento é muito usado pelos fãs de Linux, mas não faz sentido porque, como dizia a minha avó, “cada macaco no seu galho”.
        Sim Linux tem muita aplicação prática e que mais nenhum sistema permite, mas como estamos a falar do segmento caseiro, não vale a pena vir falar do submarino, do servidor, etc.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          No seguemento caseiro, o linux faz sentido, para office caseiro, internet e emails e pouco mais, cumpre com tudo. Se falam em jogos ai… tanto pode fazer como não. O pai (tipico utilizador que sabe ligar o pc abrir os programas e pouco mais) de um colega neste momento so usa linux, usava o xp, diz o senhor que não quer outra coisa, vê o mail, vai à net, usa o libreoffice.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Já tive Edubuntu instalado para os putos e era mais que suficiente – preparei o desktop só para ter o básico e eles faziam tudo sozinhos.
            Claro que o Linux é uma boa hipótese para casa para quem só faz coisas básicas, eu próprio já o recomendei a muitas pessoas que procuravam Windows crackados.
            O que acho é que por muito que digam, Linux não serve para quem quer algo mais que ir à net, fazer uns docs no office e ver mail – eventualmente serve também para quem saiba usar Gimp e faça pintura digital.
            Acho a conversa de que os EUA usam Linux nos submarinos, ou a NASA nos robots, etc., é completamente descontextualizada e não serve como exemplo.
            Sou totalmente a favor de quem não tem dinheiro para comprar licenças de software, ou simplesmente não precisa de software profissional, que use software grátis (freeware legal) .

      2. Avatar de Sérgio E.
        Sérgio E.

        Da próxima vez que eu precisar de montar uma estação espacial, andar de submarino ou matar alguém com uma arma de sniper, vou então considerar utilizar Linux. Até lá…

  15. Avatar de Kn0xx
    Kn0xx

    Uso, e inclusivé tenho o Steam instalado e joga-se bem, até agora foi a unica distro linux que me cativou.

  16. Avatar de Fernando
    Fernando

    Enquanto o universo Linux continuar fragmentado, este nunca vai substituir o Windows. É preciso unir esforços em torno de uma distribuição e trabalhar todos para o mesmo. E criar um modelo de instalação de programas intuitivo e definido como o Windows e o Mac OS têm. (.exe, etc.). A grande fatia de utilizadores não avançados, não vai andar com comandos pra trás e pra frente, até porque não sabem. Precisa de algo intuitivo e imediato. Algo à imagem do Android (.apk). Estou convencido que desse modo, alcançaria o sucesso no futuro. Por enquanto, quem funcionalidade e fazer dinheiro, quer Windows (eventualmente Mac OS).

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Concordo perfeitamente!!!

      Em vez de se unir, todos querem ter uma versão própria. Assim, não vão longe…

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Achas que o mundo Linux alguma vez se vai unir?! Esquece isso.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Por essa razão é que o Linux nunca vai ser visto como uma verdadeira alternativa ao Windows ou MAC.

    3. Avatar de Rafael Paredes
      Rafael Paredes

      O problema não é de união, mas sim derivado à nomenclatura usada, e a marketing…
      Os nomes usados em Linux não são os mais adequados, e afugentam novos utilizadores!!!

      1. Avatar de JJ
        JJ

        O que eu acho que afugenta não é os nomes (até porque existem distros com nomes bastantes apelativos)… são as 1001 distros a escolha!

        1. Avatar de Rafael Paredes
          Rafael Paredes

          Pois, mas se perguntares aqui no fórum quem usa NT ou XNU, vais ver que quase ninguém te responde… Mas se perguntares Windows ou Mac…
          Linux deveria ser chamado Linux Gnome, Linux KDE, Linux Unity, Linux Xfce, etc…. Só depois vinha a distribuição…
          Também há distros no Windows, basta usares o Ghost para criares uma imagem tua…

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Mas pior que isso é quando tens malta adepta do linux à guerra porque a distro que usa é melhor que a do outro.
            Quantas vezes não leio aqui malta do linux a mandar abaixo o Ubuntu e quase a chamar de burro a quem a usa?!
            Isto não ajuda em nada à criaçaõ de seriedade no Linux.
            Para quem quer experimentar e pergunta qual deve instalar, raramente é bem aconselhado, porque uns dizem uma coisa, outros outra, outros chama ignorantes, etc. Resultado, o gajo que queria instalar às tantas desiste porque tudo fica demasiado confuso.

    4. Avatar de Dr1v3r
      Dr1v3r

      Unir pode não ser a resposta… Até porque existem determinadas distribuições com fins específicos…
      E o problema do linux está longe de ser esse, e algumas das distribuições já são suficientemente user-friendly, o problema está no facto do windows estar por omissão em quase todos os computadores, e de muitos dos users nem sequer conhecerem o que é o linux… Para grande parte dos utilizadores que usa o pc quase exclusivamente para ir a net e eventualmente escrever um documento ou outro, linux (chega e) sobra…. Os users é que não sabem ou experimentam…
      E enquanto a maior fatia de software for dedicada a windows, plo facto da maior parte dos users utilizarem windows a coisa não muda, se é bom ou mau? Vamos estar a discutir o sexo dos anjos, agora a mim parece-me (que embora tenha uma explicação se tivermos em conta os custos de desenvolvimento etc) o facto de determinadas marcas desenvolverem os seus produtos exclusivamente para um único sistema operativo é de certa forma uma discriminação, entendam como quiserem, mas é…

      1. Avatar de Dr1v3r
        Dr1v3r

        Gostava também de dizer que ainda assim, fico contente que a maior parte dos users use windows, assim o mundo do linux é menos apetecível ao pessoal das viroses….

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Se o mundo Linux fosse mais unido, talvez conseguissem fazer maior pressão sobre os fabricantes de hardware e software, para desenvolverem mais soluções para Linux.

        E nesse ponto que eu acho que deviam ser mais unidos… coisa que não são.

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Discordo. Há 10 anos era bem pior. 😉
          Nvidia, AMD, Steam, …

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Mal fora, se fosse igual ao que era a 10 anos atrás…

          2. Avatar de Rafael Paredes
            Rafael Paredes

            Ainda é!!!
            NVidia e Dual-Display ainda não está a 100%…

      3. Avatar de Fernando
        Fernando

        Pois mas enquanto não trabalharem todos para “um só” linux, nunca se vai ter uma dimensão de utilização que torne apelativo às empresas desenvolverem para linux e as marcas de equipamentos os lançarem com linux por default. O android, que é linux, teve sucesso colossal e todas lançam apps para android… Porquê? Porque alguém impulsionou essa união à volta do android.

    5. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      o ubuntu faz o que? ‘- ‘

  17. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Linux.. Muito bonito… Bom para quem quer ter Office de borla, bom para redes e navegação para net.
    Praticamente tudo o resto = inútil. Não porque as distros não sejam interessantes, mas porque as grandes companhias de software o desprezam. Comparar GIMP com Photoshop é o mesmo que comparar um par de calças compradas no chinês com um fato de alta costura.

    1. Avatar de Rafael Paredes
      Rafael Paredes

      Nesse exemplo, qual é o par de calças compradas no chinês?!
      Dedica metade do tempo ao Gimp, que tenhas já dedicado ao Photoshop, e depois vem partilhar a tua experiência…

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        Experimentei o tempo suficiente para perceber que não faz 20% do que o photoshop permite fazer. Simples. E acredita que usei muito o GIMP para ensinar artes gráficas na escola. Portanto, podes meter a experiência num saco: 15 anos de docência em Educação Visual será que chega?

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Ora nem mais…

    3. Avatar de Rafael
      Rafael

      “Office de borla”
      “bom para redes e navegação para net”
      “Praticamente tudo o resto = inútil”
      No comments…

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        No arguments…

  18. Avatar de kokoloko
    kokoloko

    Se o critério para se usar um determinado S.O. é a beleza, então o melhor é ficarem-se pelo Windows! De facto, em beleza ninguém bate o Windows. Aliás, o Linux não é para qualquer panhonha, é um S.O. que para ser bem usado e bem aproveitado tem mesmo que ser feio.
    E, sim, nunca no Linux haverá aplicações gráficas para tudo o que existe no Windows. Mas no Linux pode fazer-se tudo o que se faz com o Windows só que na linha de comando, daí o eu dizer que o Linux não é para qualquer panhonha. Este site, supostamente pensa que está a dar uma grande contribuição ao Linux ao divulgar as belezas do interface gráfico e ao afirmar que determinada distribuição é muito bonita e, por isso, toca a instalar. Só que em minha modesta opinião está a prestar um mau serviço ao Linux. E ainda exercem censura sobre opiniões divergentes das deles porque não as publicam.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      oi? estavas escondido debaixo de que pedra?

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      ehehe, depois queixam-se que ninguém usa Linux e que está mal visto!!
      A grande maioria de utilizadores de computadores são os “panhonhas” que referes. Se achas que Linux não é para eles, então qual a discussão que ninguém usa?!
      Já usei algumas distros por curiosidade, mas como sou “panhonha” voltei ao Windows e não penso em voltar ao Linux tão cedo – tenho o que preciso no Windows e OSx…

  19. Avatar de delaorden
    delaorden

    A velha discussão Linux x Windows etc… Eu uso o Mint em dual boot com o win 7 numa máquina “antiga” e uso mais o Mint nela, para navegar, downloads etc… MAS, para brincar de fazer música é praticamente zero, nulo… o Windows nesse quesito da show. Agora tenho um laptop novo e coloquei dual boot win7 + windows techinal Preview….. Olhem, esse windows 10 está show de bola, é o que mais uso agora e aposto que vai melhorar ainda muito. Estou na build mais atual , a 10074 e estou realmente satisfeito com o desempenho dele. Muito bom mesmo.
    O grande problema Linux é a fogueira das vaidades dos desenvolvedores; cada qual quer enfeitar mais que o outro, todos querem uma versão “genuína” e no final não passam de uma versão da mesma fonte. Ainda assim dou meu apoio ao Linux Mint, simples, eficiente e muito bom.
    Na boa, cada qual no seu cada qual … to each his own…

  20. Avatar de JJ
    JJ

    “O grande problema Linux é a fogueira das vaidades dos desenvolvedores; cada qual quer enfeitar mais que o outro, todos querem uma versão “genuína” e no final não passam de uma versão da mesma fonte. ”

    Muito bem dito!!!

  21. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Não conhecia e já estou a sacar.

  22. Avatar de Alex Ruben
    Alex Ruben

    eu pessoalmente doei 50$, pois achei o sistema operativo bastante interessante de momento até o estou a usar, instalei phpstorm e firefox e está a dar muito bem, ate ao momento nao tenho razao de queixa e ja estou a usar a algum tempo

  23. Avatar de João Pedro LT
    João Pedro LT

    É verdade que existe demasiada desfragmentação no mundo GNU/Linux, Ambientes de Trabalho, “Distros” e por ai fora… Mas não queiram por tudo no mesmo saco…

    E aos poucos as coisas estão a mudar, mas só quem todos os dias esta dentro das noticias que vão saindo do mundo GNU/Linux é que se apercebe disso, quem visita apenas sites que fazem artigos sobre android, aplle e windows não sabe como as coisas andam no GNU/Linux.

    O pior, é que não sabem mas mesmo assim comentam, dizendo que é preciso Terminal para instalar isto ou aquilo ou mesmo tudo, dizendo que GNU/Linux não tem software bom, dizendo que não existem jogos, etc, etc…

    Pesquisem antes de falarem… Já passaram 15 anos depois do ano 2000, sabiam? Ou o calendário do Windows esta assim tão baralhado?

    1. Avatar de João Cardoso
      João Cardoso

      Entraram todos para a toca na década de 90, saíram agora e depois é só ler o que escrevem… xD
      Mas eu adoro ler o que escrevem, solto umas valentes gargalhadas!! xD
      É verdade que há muitas distros linux, mas é essa a liberdade do linux. Cada um faz como gosta mais e o utilizador só tem a ganhar pois tem sempre por onde escolher.

      COMENTÁRIO EFECTUADO NUM SISTEMA GNU/LINUX, NUM TERMINAL FEIO E VELHO, TODO PRETO COM LETRAS BRANCAS!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        deveriam ser verdes.

  24. Avatar de JP
    JP

    Tenho os dois em dual OS Freya e o W8.1 (uso sempre o Freya mas..)

    Ainda existem algumas dificuldades para optar só por 1 entre as quais:

    Sistema de ficheiros
    O explorador do windows é muito mais rápido do que o meu freya quando se trata de visualizar conteudo de pastas com muitos ficheiros, mas em contrapartida é pior a copiar ou eliminar vários ficheiros grandes ao mesmo tempo – demora bastante mais tempo, mesmo a fazer backups para discos externos.
    Gosto mais da organização do freya e detesto o Metro e a dualidade que traz ao W8.1.

    Fotografia:
    Lightroom ou Darktable – é mais fácil usar o lightroom e é bastante melhor e mais intuitivo
    Gimp/Photoshop – O gimp faz quase o mesmo mas é mais dificil chegar lá sem se passar por uns bons tutoriais

    Media Servers:
    Tenho o plex que funciona nos dois e bem

    Jogos: Não me pronuncio pois já se referiu aqui o Steam e portanto… apesar que para quem usa ATI ainda há uns bugs jeitosos nos drivers que afetam também o ambiente de trabalho (impossível tirar screenshots para quem tem os drivers proprietários instalados – há um truque para contornar mas é mau)

    Som:
    É possível por os Pods da Line 6 e outros periféricos a funcionar no Reaper, Ableton, etc… mas preparem-se para tirar um curso do qjack e preparem-se para horas de frustração… se forem um tipo como eu que quer ligar a guitarra e desbundar… aqui o windows dá 10 zero, já em produção musical não estou a par…

    Video: Lightworks/Blender: Para windows há centenas de softwares para manipular video mas o linux tem duas das melhores que há… é aprender a usar.

    Desenho 3D/CAD/Design: Windows all the way não tem havido hipotese alguma mesmo com wine ou algo parecido nunca é a mesma coisa…

    – Archicad (software para arquitectos tipo BIM) nem ver no linux e nem há nada parecido
    – Autocad – há alternativas mas rançosas ainda nenhuma como para windows o Nanocad
    – Design – O inkscape ainda terá de ser mais polido para substituir Corel ou Illustrator…

    Depois não há muitas outras coisas e outras tantas ficam aquém.

    Pessoalmente e já ando nisto do linux desde o red hat 2 e do slackware e outros… acho muito dificil o Linux substituir o Windows em desktop pois apesar de tudo, o windows ainda continua a ser mais coerente quando se reune o SO num todo, há dispersão a mais no mundo Linux.

    Volto sempre ao Linux porque amo o Linux – tem um lugar no coração de todos nós, especialmente aqueles da velha guarda que o viram nascer e que acompanharam a ideologia ‘open source’… é que isto já valeu longo e serviu para mudar mentalidades… mas como é tanta gente com tantas ideias diferentes e ao mesmo tempo, no Linux falta sempre algo e esse algo são pessoas a trabalhar a tempo inteiro com equipas como a Microsoft e a Apple disponibilizam nos seus quadros durante o tempo necessário para tornar o Linux uma aposta séria em desktops (pois em tudo o resto já sabemos que o Linux corre em quase tudo: raspeberrys, servers, smartphones, tablets, etc…)..

    Para os apple fan boys que vierem comentar este post:
    – deixei o OSx de fora porque n tenho dinheiro para ter um MAC – por isso peço descupla
    PS: para a próxima deixo-me ficar com o iOS7 pois a partir do dia que atualizei o meu tablet ele ficou uma merda.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O Reaper não tinha deixado de dar suporte ao Linux?
      Uso o Reaper no windows e gosto bastante dele.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      há uns tempos vi um CAD que tinha versão para windows e linux e que era usado pelas por um departamento do exercito (eles até usavam no desenvolvimento da aplicação e de plugin) não me lembro do nome do CAD, nas criticas que li todos falavam bem do diziam ser mais poderoso que o CAD “líder de mercado”.

      Assim como tu ando cá desde o RH 5.0 – Mandrake 5.1, e já na altura achava que o fazia falta e ainda faz é as grandes do Linux definirem um base comum (acho que se chegou a tentar algo), ou seja, definirem que este ano o libc será o x.y que o libaa será o u.z e por ai fora, de forma a garantir aos devs que apenas terão de programar uma vez e depois so será empacotar. Outra coisa seria o acabar com os múltiplos sistemas de pacotes e seus derivados apenas haver 2 no máximo, ou então entrar-se num esquema à lá Apple um ficheiro/pacote onde estará tudo o que é preciso para o programa ser executado, para apagar manda.se para o /dev/null. Mas são filosofias diferentes que os puristas não querem seguir.

      Qt a esta disto em questão, é pá, é preciso mesmo irem beber em demasia ao OSX? Não poderiam pegar num KDE ou GNOME ou num XFCE e contribuir com temas bem feitos e com pequenas alterações?

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Bem observado!

  25. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Funciona bem o Kodi?

  26. Avatar de Paulo Horácio
    Paulo Horácio

    Para mim, quantos mais continuarem no windows melhor, eu cá não toco neles, só de pensar que não respondem até ganho tosse. Eu cá desde h+a muito continuo no melhor antivirus que existe: O Linux

    1. Avatar de JP
      JP

      Está a falhar algo aí… O linux é vulnerável mas menos é só tornar-se num mercado como o android -linux se tornou e logo aparecem em catadupa.

      Em Windows poucos virus (que detetei) tive nas minhas máquinas. É uma questão de saberes onde pisas com o PC…se andares à chuva molhas-te.

      1. Avatar de JPB
        JPB

        Quanto á ultima frase de “É uma questão de saberes onde pisas com o PC”, eu discordo… Até porque o maior sábio humano nestes assuntos comete erros, e muitas vezes, basta só um passo errado para pisares uma mina cheia de malware…

  27. Avatar de Carlos
    Carlos

    Para quem acha que uma coisa boa no Linux é haver muita escolha e que isso é bom para o utilizador final:

    http://www.ted.com/talks/barry_schwartz_on_the_paradox_of_choice
    “choice has made us not freer but more paralyzed, not happier but more dissatisfied”

    Porque raio é que acham que a Microsoft anda a por tanto enfase na história do One Windows?

  28. Avatar de pensador linuxiano
    pensador linuxiano

    Ainda bem que há bastantes linuxs. Ainda bem que há biliões de windows e poucos linuxs. Continuem assim que eu não quero hordas de gente no linux. Eu não quero jogos no linux. só jogo xadrez por issoe stou bem. quanto a photoshop gosto do gimp e faz o que eu preciso. quanto a música tenho tudo o que preciso para fazer .mp3 . mp4.mpegs. avi .etc ..Desde o Win98 nunca mais voltei ao Windows . Vírus, trojan, worms, rootkits nunca vi . Espero que o Linux continue puro e duro. quero que seja só com text mode e terminal e que acabem com as mariquices faceis de instalar e etc.

    Quanto ao resto posso dizer que se isto continuar e mais gentre vier pro Linux já tenho em dual bot a minha salvação que não vou dizer qual é mas é muito bom e , por isso, caso haja ataques e virus no linux saltarei para o outro sistema .