Use já o Steam no Linux, mesmo não sendo um beta tester

41 Comentários

Como anunciamos pela manhã aqui, o mundo dos jogos, através do Steam da Valve, chegou finalmente Linux! Este é  um passo de gigante no que diz respeito a uma das grandes barreiras do Linux quanto à adesão de novos utilizadores.

É um passo ainda maior se tivermos em conta o impacto que os videojogos tiveram e têm na evolução da Informática (quanto mais não seja pela constante evolução de hardware que tem como principal mercado o dos gamers) e da Internet. Acabaram-se as desculpas para não se experimentar Linux…e hoje já pode usar o Steam no Linux mesmo não sendo um dos 1000 felizardos que já receberam o OK para usar a plataforma.

steam_001

O Steam é uma plataforma de distribuição e actualização (importantíssimo) de conteúdos que funciona como Hub, como rede social, como beta-ground, e que vai possibilitando aos  utilizadores uma excelente forma de adquirir jogos legalmente, muitas vezes com descontos até aos 75%.

Download do Steam para Linux?

Como referido aqui, de início apenas quem usa Ubuntu 12.04 é que vai ter o prazer de ser dos primeiros a desfrutar desta nova maneira de jogar no Linux. No entanto, segundo os relatos dos utilizadores e informação nos sites webupd8 e  omgubuntu , o Steam está também a funcionar no Ubuntu 12.10  (podem fazer download do .deb aqui e mandar instalar) e existe aqui também disponível um pacote para o Arch Linux

(Opcional) Instalação via terminal

Caso pretendam instalar o Steam via terminal, basta executar os seguintes comandos:

wget http://media.steampowered.com/client/installer/steam.deb
sudo dpkg -i steam.deb && sudo apt-get install –f

Para os utilizadores que usam a versão 64 bits do Ubuntu é necessário instalar os seguintes pacotes:

sudo apt-get install libjpeg-turbo8:i386 libcurl3gnutls:i386 libogg0:i386 libpixman-1-0:i386 libsdl1.2debian:i386 libtheora0:i386 libvorbis0a:i386 libvorbisenc2:i386 libvorbisfile3:i386 libasound2:i386 libc6:i386 libgcc1:i386 libstdc++6:i386 libx11-6:i386 libxau6:i386 libxcb1:i386 libxdmcp6:i386

Como usar o Steam não sendo um beta Tester

Alguns utilizadores têm reportado que é possível usar o Steam para Linux mesmo não sendo um beta tester. Para isso, basta que o Steam seja executado a partir de uma quicklist. Assim sendo, basta fazer o mover para o Unity o icone do Steam e através do botão do lado direito do rato aceder às opções.

steam_000

Para os utilizadores que não estão a usar o Unity, poderão, via terminal executar o Steam usando o seguinte comando:

steam steam://store

Veja aqui o jogo Team Fortress 2 Beta a rodar no Ubuntu 12.10

Se quiserem ver também o BigPicture a correr no Ubuntu 12.10, basta acederem aqui . Além do popular Team Fortress 2 estão também disponíveis mais duas dezenas de jogos, entre eles, Unity of Command: Stalingrad Campaign, Amnesia: The Dark Descent, World of Goo, Serious Sam 3: BFE… (ver aqui lista). Além disso, o cliente inclui suporte para o BigPicture, uma interface do Steam adaptada para a TV.

Como referido, mais de 60,000 pessoas fizeram a inscrição para tentar a sorte de receber a chave beta….mas, a partir de hoje já podem testar livremente o Steam. Aguardamos o vosso feedback

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fluck
    Fluck

    sendo o linux mint baseado no ubuntu, será possível instalar em ambos os sistemas? ou apenas no ubuntu?

    obrigado!

    1. Avatar de cerib
      cerib

      o linux mint 13 é baseado no ubuntu 12.04, portanto… boa sorte!

      1. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        tenho de ver se existe versão para o arch linux

        1. Avatar de otrebor76
          otrebor76

          se leres bem tem um pacote para o arch linux…

  2. Avatar de cf
    cf

    Esta comunidade archlinux nunca desilude! =)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…tenho reparado

      1. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        arch linjux um unico comando e fica instalado

        para quem quiser

        yaourt -S steam

  3. Avatar de JP (djlinux)

    Aff … Estou em pulgas para testar, mas não gosto de fazer “essas coisas”, prefiro esperar pela chave ou que saia para todos … Esta quase !!!!

  4. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Eu instalei no Lubuntu… It works!!!!

  5. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Eu até testava, mas não tenho esses jogos 😛

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Alguns são grátis, só tens de instalar a STEAM e criar uma conta.

  6. Avatar de JP (djlinux)

    user:um steam on linux ….yeah
    windows : what 🙁 ?
    user : its time to broke up
    windows : why 0.o ?
    user : i dont need you bitch !! ubunto steam on the way so i dont think we can hold together
    windows crying while ready to be formatted
    user : and dont forget your app store
    windows : shut the door bam !!!
    user : 😀 come here sweet heart (ubunto)
    ubunto : 😛

    1. Avatar de otrebor76
      otrebor76

      lolol.
      yeah, the major problem for having dual boot is that i still need win to play on steam because most of my games don’t have linux compatibility!
      (though cs 1.6 has a linux server for many years but no client…)

  7. Avatar de Eduardo Oliveira
    Eduardo Oliveira

    Boas, estou com um problemita…
    Tenho ubuntu 12.10 x64 e quando tento instalar as libs x86 el queixa-se:
    Reading package lists… Done
    Building dependency tree
    Reading state information… Done
    E: Unable to locate package libcurl3gnutls

    Alguem teve o mesmo problema?

    Cumprimentos,
    Eduardo Oliveira

    1. Avatar de Paulo Teixeira
      Paulo Teixeira

      Nem tinha visto o teu comentario… eu tou com o mesmo problema.

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      esse pacote está mal escrito, devia ser libcurl3-gnutls

      1. Avatar de Eduardo Oliveira
        Eduardo Oliveira

        Corrigido esse problema, encontrei outro…

        knoker@knk-pc:~$ steam steam://store
        Installing breakpad exception handler for appid(steam)/version(1352224866_client)

        Alguem está a ter este tipo de problemas ou é só o pessoal do x64?

        Cumprimentos,
        Eduardo Oliveira

        1. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          tenta abrir o browser e meter
          ” steam://store “

          1. Avatar de Eduardo Oliveira
            Eduardo Oliveira

            o chrome não reconhece o protocolo, já o firefox reconhece pede para abrir o steam mas n aparece nada…

            knoker@knk-pc:~$ ps aux | grep steam*
            knoker 5958 0.0 0.0 13580 940 pts/0 S+ 23:18 0:00 grep –color=auto steam*

            deve arrancar e morrer logo que nem o consigo apanhar com o ps…

  8. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Boas

    Isto sao optimas noticias…
    Mas tou com um problema a instalar o pacote para sistemas a 64bits… alguem que ja tenha testado??

    Abraço

    1. Avatar de kilho
      kilho

      Não sei se já conseguiu instalar, no meu caso corri os seguintes comandos:
      sudo apt-get install ia32-libs
      e para correr o steam, como uso bumblebee usei optirun /usr/bin/steam
      So far so good

      1. Avatar de Eduardo Oliveira
        Eduardo Oliveira

        o optirun resolveu 🙂

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Estou também com o problema dos 64bit, não encontra os pacotes a instalar referidos no post.

    1. Avatar de tekfreak
      tekfreak

      Consegui instalar no Xubuntu 12.04 64bits, mas quando inicia apresenta a seguinte menssagem:
      This version of Steam is currently in closed beta.
      Login with an enrolled account to continue.

      Mais alguém com o mesmo erro?

      1. Avatar de Eduardo Oliveira
        Eduardo Oliveira

        também diz que a minha conta não está na beta… 🙁

  10. Avatar de Preto
    Preto

    Não sou grande fã de jogos mas estou a testar.
    Parece-me bem e um empurram para quem dá a desculpa da falta de suporte para jogos…

    Vamos lá ver qual a proxima desculpa.

    Nuno Preto

  11. Avatar de Eduardo Oliveira
    Eduardo Oliveira

    Boas, já consegui por o steam a correr e reparei num pormenor.
    como ja foi dito para iniciar uso optirun steam steam://store
    mas para instalar novos jogos estou usar optirun steam steam://install/440 neste caso o 440 é o id do joque que quero instalar nomeadamente team fortress…

    parece funcionar abre o menu de instalação apesar de dizer que o servidor está sobrecarregado para tentar mais tarde, a partida parece estar tudo bem, mais logo volto a tentar….

    Cumprimentos,
    Eduardo Oliveira

  12. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    eu vou a cena da library e não me aparecem lá jogos nenhuns

    1. Avatar de Renato Campachi

      Clica em ‘STORE’ que fica ao lado de ‘LIBRARY’ e no campo de pesquisa escreve ‘team fortress 2’. Vai aparecer o jogo como ‘free to play’ clica nele.

  13. Avatar de DoContra
    DoContra

    E quem já tem uma conta Steam “clássica” (Windows)? Pode usar os mesmos dados em Linux?
    ‘Brigado!

    1. Avatar de Renato Campachi

      Sim! acabei de entrar com minha conta antiga (que vai voltar a ficar nova).

      😀

    2. Avatar de otrebor76
      otrebor76

      sim, o problema será que os jogos não serão compativeis para linux, mas podes sempre adicionar nessa conta os jogos gratis disponiveis, como é o caso do team fortress 2

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    Instalei o 12.04 32bit só para instalar e ver como corre em linux. Aparecem-me todos os jogos que pussuo na minha conta menos o…Team Fortress 2 que não aparece na lista de jogos que possuo (em Linux, no Windows aparece como seria de esperar). Provavelmente a Valve já corrigiu o ‘workaround’…

  15. Avatar de joao
    joao

    instalei com sucesso no xubuntu 12.10, mas depois de entrar na conta o steam diz que não estou autorizado a utilizar uma versão beta restrita. 🙁

    PS: não tinha nenhum jogo na conta.

    1. Avatar de Renato Campachi

      Aqui aconteceu o mesmo. Depois do aviso o Steam desligou, fiz logoff no Gnome3 e voltei a iniciar e o aviso não foi mais exibido.

      😀

  16. Avatar de Renato Campachi

    Vlw PW!

    Ao tentar adicionar o Team Fortress 2 a tela central do meu Steam trava. Mas eu consigo ter acesso a lista com todos os meus jogos.

    De todos os meus jogos (26) só ‘Penumbra’ esta na categoria ‘Linux Games’ dentro do Steam…

    Estou em um notebook sem placa de vídeo dedicada, vou tentar instalar esse jogo pra ver se vai…

    Para adicionar o jogo vai em ‘STORE’ que fica ao lado de ‘LIBRARY’ e no campo de pesquisa escreve ‘team fortress 2’. Vai aparecer o jogo como ‘free to play’ clica nele.

    Para máquinas pouco potentes o World of Goo DEMO pode ser um bom teste (também vou tentar esse).

  17. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Alguém já consegui por o TF2 a dar?

  18. Avatar de Telmo Costa
    Telmo Costa

    bem, nao consegui instalar no 12.10… tentei instalar os pacotes para a versao 64bits e nao consegue encontrar…

  19. Avatar de Ricardo Ramos
    Ricardo Ramos

    Fiz no terminal “steam steam://install/440” e o que acontece é:

    Team Fortress 2 Beta – o servidor está sobrecarregado para tentar mais tarde…

    Está sempre a acontecer e não consigo instalar…

    Alguém sabe porquê????

  20. Avatar de Guilherme Avelino

    Aqui pede o package installer
    Qual é?

  21. Avatar de headhunters
    headhunters

    eu instalei no mint e tudo certo ate na hora de jogar que falta parte da imagem por ex no cs go aparecer árvores mas o ceu e o chao nao no caso do source nao aparece imagem de fundo da pagina inicial!
    será que me falta algo?
    eu so o estou a usar a umas horas!
    agradecia umas dicas!
    obrigada!