Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (2)

24 Comentários

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Depois de uma breve apresentação do Ubuntu, vamos conhecer melhor algumas funcionalidades.


Como instalar o Linux Ubuntu?

Pré-Requisitos

Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 20 GB
  • Memória RAM: 2 GB
  • Ambiente gráfico do Linux Ubuntu: Gnome

Passo 0) Início da Instalação

A instalação do Linux Ubuntu é bastante simples. Depois de arrancarem com a ISO, devem selecionar o idioma de instalação e em seguida a opção Instalar Ubuntu.

Passo 1) Disposição do Teclado

O próximo passo é escolher o layout do teclado. Para este tutorial escolhemos Português. Depois é só carregar em Continuar.

Passo 2) Atualizações e outro software

Neste ponto de instalação, o utilizador pode simplesmente escolher a opção “Instalação normal” ou “Instalação mínima”. Para este tutorial vamos escolher a opção Instalação normal.

Se quiserem fazer uma Instalação Mínima, pode seguir este tutorial.

Passo 3) Tipo de Instalação

Criação de partições, é o ponto que ainda assusta alguns utilizadores. No entanto, não há razão para tal pois o processo de preparar o disco, definindo as partições onde instalar, é bastante intuitivo.

Para este tutorial vamos seguir o caminho mais fácil que é apagar todo o disco e instalar a última versão do Ubuntu. É só selecionar a opção e carregar em Instalar agora.

Passo 4) – Qual a sua localização?

Definimos agora a nossa localização no mapa.

Passo 4) – Quem é?

Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respetiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

E está feito! Para obter o novo Ubuntu 18.04.1 LTS, (Bionic Beaver) acedam aqui

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições Linux se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição, como por exemplo o abandono da interface Unity, mas esta é sem dúvida uma das distribuições mais completas.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkan
    Arkan

    coloquei em um amd fx8350 o deepin…so para mexer um pouco, o ubuntu , eu tenho deixado de lado.

  2. Avatar de Jorge M.
    Jorge M.

    Ubuntu é um verdadeiro cancro dos sistemas operativos

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Gosto de usar cancros. Estou a usar agora mesmo e sinceramente estou a adorar, muito melhor que Windows e muito mais seguro e leve.

      Ganda cancro que me saiu! Só tenho a recomendar.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        O «ramsómware» é uma verdadeira vitamina para quem tem window$ LOL

    2. Avatar de Jc
      Jc

      Afirmações como essa sem qualquer argumento a justificar fazem de ti um hater ou um troll…

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      A nível da interface gráfica (Gnome 3), concordo em absoluto. Não consigo adaptar-me.

    4. Avatar de samuel
      samuel

      Concordo contigo é um cancro!! Mudei para o Mint que é melhor e traz tudo atualizado.

  3. Avatar de Fernando Santos
    Fernando Santos

    Eu ja estou a utilizar o Deepin numa maquina virtual, mas gostei só que queria fazer uma partição no disco SSD de 250 G mas não consigo, penso que seria bem mais rapido.

    1. Avatar de Fabio Coelho
      Fabio Coelho

      nao consegues ou nao sabes fazer ??? e diferente nao conseguir do que saber fazer lol
      o HDD e a mesma coisa que ssd OU VICE VERSA
      consegues ter 2 sistemas operativos no mesmo ssd ( quem diz 2 diz 3 ou 4 ou 5 )
      basta fazer varias particoes ao disco e pronto!!!

      1. Avatar de Fernando Santos
        Fernando Santos

        Sei fazer, estou a Gestão de Discos, selecciono a partição do disco que pretendo fazer uma partição, coloco por exemplo 20G para a próxima partição e a resposta do sistema é que ” não existe espaço suficiente disponível” quando eu tenho livres 141.88 GB

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Não será preciso reduzir a actual par depois ficar com espaço para a nova partição?

        2. Avatar de samuel
          samuel

          Gparted é o que precisas.

  4. Avatar de hommer
    hommer

    abandonar o linux pelo windows, não dá porque para o meu uso não á suporte para linux, e uso linux em 2ª plano apenas para algumas coisas minimalistas, é pena mas por mais que tentem que o linux tenha mais adesão, os programas e utilização continua tudo a favorecer o windows…

    1. Avatar de samuel
      samuel

      Os programas?? Tenta arranjar um programa de eletrónica grátis para o windows e logo verás que não há. Tu é não sabes usar todo o potencial do Linux.

    2. Avatar de Clodoaldo
      Clodoaldo

      No meu trabalho uso dual-boot Linux + Windows por esse motivo. Mas em casa só uso LinuxMint

  5. Avatar de Thiago
    Thiago

    Curti o Pop!OS da System76, achei bem clean e pratico…
    Uma boa opção pra fugir dos padrões…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Não conhecia, estive a ver o site, parece uma distro muito interessante.

  6. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Tou a usar o Ubuntu Studio no meu velhinho Satelite A110 Dual Core 1.6 com 3GB de Ram

  7. Avatar de Nélio Sousa
    Nélio Sousa

    Dato ao problemas sistemáticos surgidos no Ubuntu, e por considerar que desde o ano de 2013, na minha utilização e opinião foi um sistema problemático e em alguns aspectos falhado, experimentei vários sistemas Linux, mas aquele que mais me agradou foi o Deepin, a primeira versão que testei foi a 5.4, desde então tem sido o meu preferido, bem como o seu editor de testo e demais funcionalidades WPS. Funciona muito bem com o phpmyadmin, php e SQL. Comandos personalizados no terminal e a muito útil, mas ainda em desenvolvimento ferramenta denominada CrossOver

    1. Avatar de samuel
      samuel

      Todos os linux permitem comandos personalizados.

  8. Avatar de Virginio
    Virginio

    Já experimentei dezenas de Distros.. incluindo as aqui citadas. E estou rendido ao Fedora já há anos. Atualmente uso numa base diária Fedora e CentOS.
    Dizer que o Ubuntu é o maior cancro dos SO, discordo em absoluto. Mas também está muito longe de ser, na minha opinião, o melhor. Concordo com o Nélio Sousa.. O Ubuntu tem vindo a perder qualidade… talvez por a Canonical projetar neste SO cada vez mais dependências/compromissos que têm mais a ver com o mercado empresarial do que com a utilidade/estabilidade do SO.
    O maior cancro para mim é mesmo o windows. Mas estas questões dependem muito do uso que cada um dá ao seu pc. Quando transitei do Windows para o Linux, apenas senti “saudades de um programa”… O Notepadd++. Mas isto foi só até descobrir o Atom. 🙂
    Cumprimentos.

    ps.: Parabéns ao autor desta série de artigos. Fico a aguardar os próximos.

  9. Avatar de moreiras
    moreiras

    desculpem e um pouco off.topic mas agradecia ajuda:
    tenho instalado mint 19 (era 18 fiz upgrade), num portatil hp 15, o sistema funciona normalmente com excepção de que as ventoinhas entram em modo “turbo” em qualquer tarefa que inicie ao contrario de com o windows 10 (dual boot), que estao “normais”nem se da por elas. a par disso nota-se um aquecimento “anormal” do portatil.
    ja pesquisei na net mas nao encontrei grande ajuda.

    alguem com o mesmo problema? conhecem alguma solução?
    obrigado,
    moreiras

  10. Avatar de Danny
    Danny

    Usar Ubuntu é tão mainstream

  11. Avatar de vitor
    vitor

    sempre quando baixo esse OS nao baixa o setup, alguem tem uma dica ai??