Unity Next – A nova geração da interface Unity

21 Comentários

AQuando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos são os utilizadores que  continuam a criticar o caminho traçado pela Canonical relativamente à adopção da interface Unity (saber mais aqui). A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces e os utilizadores estão entusiasmados com o Ubuntu Phone, que chega já em Outubro e que curiosamente recorre à mesma interface, oferecendo uma experiencia de navegação diferente nos dispositivos móveis.

Mas a Canonical está atenta e já tem em produção o interessantíssimo Unity Next.

unity_next_00

Como já informamos várias vezes, a Canonical pretende que o Ubuntu funcione em tudo o que é dispositivos (PC, tablet, smartphone, etc). Para isso, é necessários fazer algumas alterações na interface Unity, que de certa forma até se ajusta ao segmento móvel e é defendida com unhas e dentes pela Canonical. A interface que se segue chama-se  Unity Next e irá introduzir melhorias significativas na actual interface (que continua pesada, pouco prática e confusa).

No vídeo seguinte podem ver algumas novidades do Unity Next que é desenvolvido em Qt/QML e a impressionante performance que oferece ao sistema.


É possível correr já o Unity Next no Ubuntu 12.10?

A resposta é sim! No site do unity, podemos ver já um conjunto de comandos para quem pretender correr já o Unity Next no sistema, Essa informação está toda disponível aqui

De facto, o Unity Next  promete.Mas uma vez esperamos que seja “devolvida” a performance do sistema que, com a adoção do Unity, ficou simplesmente afectada. Muitos são os utilizadores que têm abandonado o Ubuntu e as variantes da distribuição têm demonstrado serem as preferidas dos utilizadores. A pergunta de hoje é simples:

Acham que a interface Unity Next conquistará os utilizadores ?

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jakob
    Jakob

    Fui muito critico quando saiu o Unity, até experimentei outras distros, mas agora não troco o Unity por nada! Eu uso ubuntu no meu trabalho não uso ubuntu só por lazer e acho o Unity excelente para trabalho. Mas tb noto um pouco pesado fico à espera que fique mais leve.

  2. Avatar de jorjão
    jorjão

    Parece-me que o ubuntu apostou no cavalo certo.
    Tornando a interface unity fluida tem tudo para triunfar.

  3. Avatar de Paços Dias Aguiar Mota
    Paços Dias Aguiar Mota

    Desculpem, esta frase não faz sentido, na minha prespetiva claro.

    “Muitos são os utilizadores que têm abandonado o Ubuntu e as variantes da distribuição têm demonstrado serem as preferidas dos utilizadores”

    Ficaria melhor

    Muitos são os utilizadores que têm abandonado o Ubuntu, porém as variantes da distribuição têm demonstrado ser as preferidas dos utilizadores.

    Creio que assim faria mais sentido.

    1. Avatar de Fernando Ferreira
      Fernando Ferreira

      Por acaso, até acho que faz mais sentido como estava antes.
      O “porém” que usas teria sentido se a primeira parte fosse positiva, ou seja, se fosse assim:
      Muitos utilizadores gostam do aspecto do Ubuntu, PORÉM as variantes da…

      O que se pretende dizer é o que está escrito… ou seja… os utilizadores têm abandonado o Ubuntu e (EM CONSEQUÊNCIA) as variantes têm demonstrado maior preferência.

      Se calhar a frase do artigo poderá ser algo melhorada, mas o sentido está correcto… quanto à palavra “porém” não me parece aplicar-se ao efeito pretendido.

      Espero não estar eu a meter água e a explicar tudo ao contrário, mas julgo isto ser o mais correcto… 😉

    2. Avatar de Mike Litoris
      Mike Litoris

      Mete uma vírgula, e a frase fica mais perceptivel.

      1. Avatar de Paços Dias Aguiar Mota
        Paços Dias Aguiar Mota

        Mesmo, tipo substituir o “e” por uma “,” ou um “mas” é mais simples, “porém” realmente é escusado.
        Só mencionei porque a frase como está é preciso ser lida pausadamente para se perceber o conteudo.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tens de ganhar fôlego 🙂

        2. Avatar de Mike Litoris
          Mike Litoris

          Eu não estava a criticar o teu comentário, aliás concordo com ele, apenas apresentei uma solução que na altura considerei mais simples.

          E sim, eu também tive que ler a frase duas vezes.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Não vejo diferença 🙂

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nos dispositivos mobile pode até ser uma boa ideia. Mas para desktop poderá não ser o mais aconselhável.
    Esta unificação entre plataformas é algo que aprecio mas apenas até um certo ponto..
    Para mim não é muito prático usar rato e teclado em software optimizado para touch screen, pelo menos da experiência que tenho.
    Usar o Windows 8 com rato na interface metro por vezes torna-se algo frustrante, pois o comportamento da tela nem sempre é o mais intuitivo.

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Então tens a intuição estragada…é preciso cá uma intuição para mexer um rato na interface metro em qualquer que seja a situação…

  5. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    ….QT? mas isso não é biblioteca do KDE? então porque é que deixaram de apoiar o Kubuntu? Não estou a ver a lógica…mas desde que seja para melhorar a interação com o utilizador que venha ele.

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      É o Framework utilizado pelo kde e também já foi utilizado pela canonical no passado no unity2d. Na minha opiniao e bem mais bonita e mais rapida para desenvolver. O Qt é tambem utilizado no razor Qt super leve. Não é que o gtk seja feio mas o Qt é bem mais bonito as aplicações ficam com um aspecto mais profissional

      1. Avatar de Searcher
        Searcher

        Curioso ninguém ter referido que esta ideia da Canonical para o Unity não é uma ideia da Canonical de todo, mas SIM da equipa do KDE anos antes através do Plasma!!!

        mas enfim…

  6. Avatar de Neves
    Neves

    Parece-me bem.
    Já agora alguém sabe se o ubuntu 13.04 já vem com o MIR?

  7. Avatar de Nuno Filipe Pinto
    Nuno Filipe Pinto

    Espero que a performance não se degrade mais. Eu tenho um Phenom II X6 1055 (6 cores), uso Ubuntu desde o 8.10, gosto (e já me habituei ao unity) mas passo-me com o lag (a la android) que acontece muitas vezes. É notório principalmente no Nautilus/Nemo/Phanteon a abrir, e ver as miniaturas de pastas com cerca de 1000 ou mais ficheiros (pastas com .cbr e .cbz).
    A serio que desejo que a performance melhore, já instalei o Mint Debian como alternativa, só me falta o Arch… se não melhorar não desisto do Ubuntu mas vou usando cada vez menos

  8. Avatar de sergio
    sergio

    funny… a pub antes do video e sobre o windows

  9. Avatar de Miguel Ferreira

    mais um pior que o outro 🙁

  10. Avatar de JP (djlinux)

    Ainda agora “nasceu” e já esta mais rápido que muitos que existem a anos… :p

  11. Avatar de João
    João

    Também acho que peca muito na lentidão que apresenta muitas vezes. De resto acho que a está num bom caminho.

  12. Avatar de Claudio Silva

    Sempre fui fã do Unity. Mas…

    Ok, sistemas mobile estão se tornando muito populares. E eles são excelentes, PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS.

    Usar a mesma interface em estações de trabalho do tipo desktop é uma péssima ideia.

    Acabei de testar a novidade e tudo nela é errado. A resolução do texto e dos elementos gráficos, a UI claramente feita para touchscreen quando eu estou usando um mouse, a dificuldade em alternar entre aplicações, a sensação claustrofóbica em geral.

    Pareceu até que eu estava usando a porcaria da interface Metro do Windows 8.

    Infelizmente, a Canonical já investiu no projeto e creio que ela queira ver a novidade como padrão no futuro.

    E eu vou ter de mudar de distro ou ter para sempre o trabalho adicionar de customizar minha UI a cada atualização.