Última Hora: Fundador do projecto Debian morre aos 42 anos

29 Comentários

De acordo com alguns canais internacionais, Ian Murdock fundador do projeto Debian e da distribuição linux comercial Progeny Debian faleceu hoje com 42 anos.

As razões para o sucedido são ainda desconhecidas apesar de se apontar para suicídio.

1064842745_c18fdccea2_b-930x698


Ian Murdock, conhecido por ser o fundador do projeto Debian e por ser um ex-funcionário da Sun e Salesforce faleceu recentemente com apenas 42 anos.

A noticia está a ser avançada por vários canais internacionais da área da tecnologia, especial sobre Linux, apesar de já ontem o óbito ter sido noticia no reddit. De acordo com as poucas informações disponíveis, tudo aponta que Murdock se tinha suicidado apesar de ainda se desconhecerem as causas. Sabe-se que Murdock teve recentemente alguns problemas com a polícia (ver aqui) e até a conta dele foi apagada. Num tweet recente Murdock falou em suicídio, referindo que não o ia fazer até porque ainda tinha muitas histórias para contar.

imurdock

Entretanto foi já criado um e-mail para que, quem assim o pretender, enviar as condolências à família. O endereço de e-mail é  in-memoriam-ian@debian.org.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Will be missed.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      sudo apt-get install sadness 🙁
      RIP

  1. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    não o conheço e agora não o vou conhecer mais verdade seja dita

    1. Avatar de biluka
  2. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Fico triste quando as mentes brilhantes se vão!…

    RIP

    1. Avatar de Miratan J. S.
      Miratan J. S.

      Sábias palavras!

  3. Avatar de Berloque
    Berloque

    Um dos “pilares” do Linux…
    Condolências aos familiares e amigos.
    RIP Ian….

  4. Avatar de David
    David

    O debian é onde o ubuntu e outras distribuições se basearam. É usado amplamente na internet. Ele ajudou a desenvolver um futuro melhor e só um dia quando aprendermos o suficiente saberemos a verdadeira importância que teve nas nossas vidas.

    1. Avatar de Anónimo01
      Anónimo01

      Não conseguia ser mais cheesy pois não?

      1. Avatar de ro301
        ro301

        Anónimo01 tanto medinho de assumir as responsabilidades do que dizes… não tenhas medo ninguém te come 😉

  5. Avatar de portaro
    portaro

    O pai do Debian sistema universal deixa uma marca também ela universal e marcou um grande passo na comunidade GNU/Linux, um legado incrível .
    Em paz descanse.

  6. Avatar de Miguel l.
    Miguel l.

    limparam-no ou ficou paranoico…

  7. Avatar de Fernando Negro
    Fernando Negro

    Muita atenção, porque ser-se “suicidado” é (para além dos “acidentes de avião”) uma das mais comuns formas que o poder estabelecido ocidental tem de se livrar de pessoas incómodas.

    (Não estou necessariamente a dizer que se tratou deste caso – pois, ainda não sei pormenores sobre o que se passou. Mas, acho bem alertar aqui todos disto, para que tenham todos muita atenção a – e investiguem – o que se terá passado, não se esquecendo de que colocações no Twitter podem muito facilmente ser falseadas…)

    O Ian Murdock foi uma das pessoas que mais lutou pela causa do Software Livre no seu país e em todo o Mundo, com resultados bem visíveis, e certamente tinha mesmo muitos inimigos no poder estabelecido estadunidense (multinacionais e seus governos-fantoche) e não só.

    E, no caso doutra pessoa que muito lutou pela causa mais abrangente da Cultura Livre – o activista Aaron Swartz – a mim é que ninguém convence de que se tratou de “suicídio”… (http://blackfernando.blogs.sapo.pt/ultima-pessoa-que-diz-que-esteve-com-52873)

  8. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    Passa a ser só Deb

  9. Avatar de NT
    NT

    Porque é que “temos” tanto medo de mentes brilhantes…
    Já o Sr. Dr. Eng. e todos os títulos que se puder inventar Aaron Swartz foi outra mente brilhante que foi perseguido pela policia, felizmente ainda existem mentes que ficam por cá mesmo tendo sofrido a pressão da polícia(e companhia/associados), por exemplo, Kevin Mitnick.
    Será mesmo que a inquisição acabou? Ou passou a ser legal a ‘caça ás bruxas’?
    Ian Murdock is dead… Long live Ian Murdock…

  10. Avatar de Rui C
    Rui C

    Um génio, mas como mente bem fraca.
    Caso tenha sido suicídio , é de lamentar a atitude.

    Condolências à família.

  11. Avatar de rafael
    rafael

    nao é difícil, para aqueles q tem poder, convencer alguém a suicidar-se. muita gente inocente nesse planeta…

  12. Avatar de timsil
    timsil

    sudo dnf update status(“very sad – good by my friend”)

    1. Avatar de jedni
      jedni

      Tamos a falar de debian, e vens me com dnf e yum? ahaha

      apt-get install kinda-sad-rpms-manhosos

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        De facto…

  13. Avatar de Maudo
    Maudo

    Minhas sentidas condolências. As coisas não estão bem explicadas, há que fornecer mais dados convincentes sobre o sucedido.

  14. Avatar de sadsdasdasd
    sadsdasdasd

    Ian Murdock marido da Debra Morgan, mais um serial killer, deve ser amigo do Dexter Morgan.

  15. Avatar de jonas
    jonas

    Não foi suicídio, o gajo foi infectado por um virus. LOL! O exercito de bytes venceu o exercito de neurónios. LOL.

  16. Avatar de Ricardo Machado
    Ricardo Machado

    Tão triste… Eu lembro-me de ter aprendido o linux com a distribuição Debian que encomendei de propósito à Universidade de Coimbra