uelastix–Transforme o seu Raspberry PI numa central telefónica

23 Comentários

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar alguns dos projectos aqui). Este pequeno equipamento tem um custo reduzido (aproximadamente 35€)  e basta apenas ter um exemplar e dar asas à imaginação para criar excelentes projectos (já pensaram ter um Raspberry PI a fazer parte da árvore de Natal?)

Depois de termos ensinado aqui como podem usar um Raspberry Pi para acender/desligar uma luz, hoje apresentamos o projecto ulastix que permite transformar o seu Raspberry PI  numa autêntica central telefónica.

ulastix_00

O VoIP (voz sobre IP), é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante.

O elastix, possui o seu próprio conjunto de funcionalidades e permitir a criação de módulos para melhorar os pacotes software de código aberto disponíveis para a telefonia.

Principais características/funcionalidades do elastix:

  • Suporte para vídeo chamadas.
  • Suporte para Virtualização, possibilita correr em múltiplas máquinas virtuais sobre a mesma máquina.
  • Interface Web para o utilizador.
  • “Fax e e-mail” para faxes de entrada. Também se pode enviar algum documento digital a um número de fax através de una impressora virtual.
  • Interface para taxação
  • Configuração gráfica de parâmetros da rede.
  • Relatórios de utilização dos recursos.
  • Opções para reiniciar/desligar remotamente.
  • Relatórios de chamadas de entrada/saída e utilização dos canais.
  • Módulo de Voicemail integrado.
  • Interface Web para Voicemail.
  • Módulo integrado com painel de Operador.
  • Módulos incluídos SugarCRM e Calling Card.
  • Secção de download e acessórios mais utilizados.
  • Interface de ajuda integrado.
  • Servidor de mensagens instantâneas (Openfire) integrado.
  • Suporte multi-idioma. Os idiomas suportados são:
    • Inglês, Espanhol, Russo, Coreano, Grego, Chinês, Polaco, Alemão, Francês, Romeno, Esloveno,Português, Dinamarquês, Italiano
  • Servidor de correio electrónico integrado incluindo suporte multi-domínio.
  • Interface Web para e-mail.

Desta vez a novidade é que o elastix chegou foi portado para o mini PC Raspberry PI, tendo resultado o projecto uelastix.

Procedimento para instalação:

Passo 1 – Utilize um cartão de memória SD com pelo menos 4GB de capacidade.

Passo 2 – Descompacte o ficheiro Elastix Raspberry Pi (obter aqui) . Serão descompactados os ficheiros “BOOT.tar.gz” e “rootfs.tar.gz“.

Passo 3 – Utilizar qualquer ferramenta de para criação de partições e criar duas partições no cartão SD. A primeira partição deve ser do tipo FAT e deverá ter pelo menos 16 MB. A segunda partição deve ser do tipo ext3 e com tamanho de pelo menos 3 GB.

[root@elx elastix-image]# fdisk -l /dev/sdd
Disk /dev/sdd: 3965 MB, 3965190144 bytes
122 heads, 62 sectors/track, 1023 cylinders, total 7744512 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0xd048a4cb
Device Boot        Start            End           Blocks         Id            System
/dev/sdd1           2048          67583           32768           e         W95 FAT16 (LBA)
/dev/sdd2          67584         7744511          3838464       83            Linux

Passo 4 – Criar o sistema de ficheiros respectivo nas partições. Por exemplo, a primeira partição é /dev/sdd1 e a segunda partição /dev/sdd2. Os labels “Boot” e “rootfs” são obrigatórios, uma vez que aparecem em /etc/fstab na imagem final:

mkfs.vfat -n BOOT /dev/sdd1
mkfs.ext3 -L rootfs /dev/sdd2

Passo 5 – Montar as duas partições e descompactar os ficheiros com os seguintes comandos:

tar -C /media/BOOT/ -xzf BOOT.tar.gz
tar -C /media/rootfs/ -xzf rootfs.tar.gz

Passo 6 – Desmonte as partições e coloque o cartão SD no Raspberry Pi:

umount /dev/sdd2
umount /dev/sdd1

Passo 7 – A instalação usa o DHCP para configurar o endereço IP, há um consola na interface serial do dispositivo que se pode usar para descobrir o endereço IP atribuído, se for necessário. A senha de root é “palosanto” e as credenciais iniciais de interface web são: “admin” como admin e “palosanto” como password.

E está feito. Experimentem e digam-nos os resultados.

Homepage: ulastix

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Espectacular 🙂 Tenho trabalhado com o Incredible PBX (com base no FreePBX) a funcionar 5 estrelas no Raspberry.
    Mas a plataforma de eleição sempre foi o Elastix.
    Já tenho com que me entreter esta noite 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Depois diz como correu 🙂

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Mal, começou por dar erros no tar do rootfs (o Boot correu bem).
        Segundo o Google seria da versão, mas é estranho, porque estou com a 1.26
        Não faz boot 🙁
        Estou a editar à mão os config.txt e cmdline.txt a ver se vai ao sítio, mas com poucas esperanças 🙁

    2. Avatar de Leandro Jekimim Goulart

      Filipe / Pedro, como fazer a ligação com a telefonia convencional? Já que o Raspberry tem apenas porta ethernet …

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Linksys SPA3102 🙂 (entre outros)

  2. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    qual o SO que vem com o elastix?
    vou precisar de um vnc server…vou tertar 😛

    cmps

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Linux 😐 e não precisas de VNC, tens ssh, web.
      Mas se conseguires instalar avisa, já testei com 2 cartões e com métodos diferentes… continua igual… não faz boot.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        No cartão tens que ter uma partition table do tipo dos, crias as duas partições, e colocas a de boot com as flags boot e LBA(eu coloquei…vi no ficheiro de help que vem dentro do tarball).
        Formatas, as duas partições…eles falam em fat16 para a BOOT, eu acho que podes usar fat32, mas formatei com fat16(32MB).
        Montas as partições e como root copias a info para dentro…este processo é muito penoso, e demora muito tempo…deixei uma maquina ligada por causa disto.
        No final certifica te que copiou mesmo a info para as partições…desmonta-as e coloca-as no raspberry pi

        cmps

        1. Avatar de lmx
          lmx

          os erros são normais…o tar copia exactamente as mesmas permissões que O SO tem…é uma das vantagens do tar(ás vezes desvantagens).
          Não extraias o rootfs para uma pasta na tua maquina….porque vais sofrer, com problemas de permissões, e links symbolicos para o teu proprio SO, cuidado…
          Extraio directamente para a partição de rootfs, aguanta a pressão de teres que esperar mais ou menos uma decada e quando acabar, experimenta…

          cmps

          1. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            Boas, obrigado pelas dicas, mas também estou a descomprimir directamente no cartão (como indicado no .txt que vem lá)
            Não confirmei as flags, mas penso que esteja como boot 😐 vou testar mais logo.
            Thanks

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Olá amigo estou sofrendo com o mesmo problema, o sistema não inicia. percebo que na hora de descompactar na partição BOOT o sistema da vários aletas de permissoes embora estou logado como root. fico grato se me ajudar.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        ha isto corre uma fedora based SO 🙁 …onde esta o meu querido raspbian???!! lol

        cmps

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      funciona, mas tenho que testar melhor, para ver requesitos/permormance…

      cmps

  3. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Já testei à cerca de uma semana. A minha analise final é de que não vale a pena pensarem no elastix em xima do raspberry. O CPU anda sempre nos 80%. E isto, sem fazer mais nada.
    Ainda não tive tempo para testar, o melhor mesmo será testar só com asterisk puro. Fica aqui o link:
    http://www.raspberry-asterisk.org/

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      pode não ter a ver directamente com o cpu não aguentar…por exemplo o meu rpi é de 256 megas de ram…e com o uelastix esta-me a comer 5 megas e picos de swap…num cartão SD…. 🙁

      cmps

  4. Avatar de Casssyo

    Vou realizar os testes agora! posto novidades daqui a pouco

  5. Avatar de joao fontinha
    joao fontinha

    Sei que é um pouco off topic mas alguém sabe como posso obter informações como instalar o ubuntu num tablet low cost. tipo Archos ou algo do género abaixo de 150€ e que fique a funcionar as funcionalidades do tablet claro.

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Caro Joao,

      Em principio o Ubuntu conseguirá identificar todos os componentes no tablet.
      A minha sugestão é (e por alguma experiencia em demasiados pc’s):

      – Instala o ubuntu no tablet. Depois vai navegando na net e deixa-o descobrir outros componentes internos. O que vai fazer com que te diga que tens actualizações pendentes!

      ou então

      – “Googla” ubuntu for tablets. Quase de certeza terás uma resposta quase de acordo com as tuas necessidades!

      E termino aqui o off-topic!

  6. Avatar de Filipão
    Filipão

    Só não entendo uma coisa, uma central telefónica usa uma ou várias linhas telefónicas fixas. Como integrar isso no PI, de forma a quando ligar para um número fixo, poder responder a central com voicemail por exemplo?

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Pegando no exemplo do meu post anterior (Linksys SPA3210):
      – A linha analógica fica ligada ao Linksys.
      – É configurado um trunk entre o linksys e o raspberry.
      – A chamada é “atendida” pelo raspberry.
      – Configuras as diversas regras de entrada, voicemail, menus, etc…
      Claro que o Pi, não se vai aguentar à bronca com muitas extensões, mas para casa é suficiente 🙂

      1. Avatar de luis
        luis

        Boa tarde Filipe
        eu pretendia configuar um raspberry mas com a possibilidade de gsm através de uma pen. Tens algum exemplo de funcionamento de tal configuração?

  7. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    É possível usando um ata e o raspberry fazer a gravação das ligações de uma central PABX?

  8. Avatar de Ari Eduardo
    Ari Eduardo

    Boa tarde.
    No link para downloads, não há mais o arquivo.
    Não encontro o mesmo já faz algum tempo.
    Alguém sabe de uma imagem stable para download?
    Grato.