Ubuntu Tweak – Ferramenta imprescindível no Ubuntu 14.04

35 Comentários

O Ubuntu Tweak é uma extraordinária ferramenta que está em constante desenvolvimento e que permite de uma forma muito intuitiva configurar facilmente o Ubuntu. Esta é certamente uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores da distribuição da Canonical.

Actualmente está disponível Ubuntu Tweak versão 0.8.7, que traz  suporte para para o Ubuntu 14.04.

tweak_06

O Ubuntu Tweak tem varias características, das quais se destacam:

  • Visualização das características do sistema (Distribuição, Kernel, CPU, Memória, etc)
  • GNOME Session Control
  • Auto Start Program Control
  • Instalação simples das aplicações mais populares
  • Ferramentas para limpeza do sistema
  • Definições do Nautilus
  • Possibilidade de definir quais os ícones a aparecer no ambiente de trabalho
  • Definições do Gnome Panel
  • Definições do sistema de segurança
  • Definições para o sistema de gestão de energia

A aplicação está dividia em 5 separadores:

  • Overview
  • Apps
  • Tweaks
  • Admins
  • Janitor
Overview

Dentro do Overview podemos saber todas as informações sobre o nosso sistema. CPU, Memória, Distribuição, nome da máquina, etc etc.

tweak_01

Apps

Há 5 anos atrás, no Ubuntu Tweak 0.3.4, foi introduzido, pela primeira vez, a funcionalidade  “Adicionar / Remover” de forma a simplificar a instalação das aplicações.  Esta funcionalidade ainda continua preente no Ubuntu Tweak.

Dentro de Apps podemos ver uma lista de aplicações populares que podemos instalar no sistema. As aplicações estão organizadas por categorias, e é possível também saber quais as “novas aplicações” disponíveis.

tweak_02

Tweaks

Tal como o nome sugere, neste separador podemos definir várias personalizações do sistema, ao nível da apar~encia, Desktop, arranque, etc.

tweak_03

Admins

Dentro de Admins, é possível fazer um conjunto de tweak administrativos.

tweak_04

Janitor

Por fim, no separador Janitor, temos a possibilidade de fazer uma limpeza ao sistema de uma forma  rápida…e sem complicações.

tweak_05

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar o  Ubuntu Tweak 0.8.7, no seu sistema, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/next
sudo apt-get update 
sudo apt-get install ubuntu-tweak

O Ubuntu Tweak é um must-have para qualquer utilizador que uso como sistema operativo o Ubuntu. Para quem pretenda colaborar no projecto, o autor da aplicação disponibiliza um blog onde podem ver como podem colaborar.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa noite,
    Instalei a ultima versão do Ubuntu junto com o Windows 7 mas não estou a gostar muito.
    Como faço para desinstalar e deixar só o Windows.
    Obrigado

    1. Avatar de pajocos
      pajocos

      A partir do windows, no gestor de discos apagas as partições do ubuntu. depois tens que reparar o boot do windows. uma simples pesquisa no google de “repair boot windows” e devem aparecer montes de tutorials.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Exacto. Mas já agora Ricardo, o que te faz desgostar?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          No computador que está instalado, não está a funcionar muito bem, ou então algo está mal.

          1. Avatar de Ro301
            Ro301

            Podes desinstalar e voltar a instalar que é possível teres instalado mal, a mim também me aconteceu na primeira vez.

            Ou então, pode ser que precises de uma distribuição mais leve. Vê os artigos do Pedro Pinto que ele escreveu sobre uma distribuição Linux bem mais leve para pc que não tenham muitos recursos.

            Claro que pode ser que tu tenhas inconscientemente muito preconceito. Senão repara, se tivesses problemas com a instalação do Windows não voltavas a tentar? Claro que voltavas. A verdade é que o fato de ser free e de a corrente populacional ainda ser fraca faz-te meter um pé a trás não é verdade?

            O Linux é muito parecido com o Mac OX, e como sabes nem todos têm Mac mas ele é muito superior ao Windows. No entanto, a maioria usa Windows porque é bem mais barato.

            O Linux é gratuito mas tem atrás dele empresas a faturarem com serviços e até produtos. Existe uma comunidade muito ativa além disso se leres sobre o conceito do Linux e o objetivo verás o dia de amanhã.

            Por último, o Linux é mais rápido, seguro (sim não apanhas virus, nem precisas instalar anti-virus) e mais bonito que o windows.

            A mudança doi sempre no inicio…mas quando se muda para melhor, vale a pena. Vê o caso do w8 quando a microsoft quis tirar o botão iniciar e as pessoas sentiram-se perdidas.

            Se usas android estás a usar Linux. Se tens uma consola, possivelmente tem componentes linux. Os sites que visitas, a maior parte estão em servidores linux porque é mais seguro.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Precisas de apagar a partição em questão e reparar o boot (arranque):

      http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/81791

      e….

      Para reparares o boot depois de apagares:

      http://fixitwizkid.com/threads/how-to-fix-the-master-boot-record-mbr-in-windows-vista-and-7.6973/

      Cumpz.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Obrigado, mas já fiz asneira.

  2. Avatar de SrBla
    SrBla

    Boas, apesar de gostar bastante deste SO, tenho um problema que hoje me fez “passar”. Tenho um laptop com 2 gráficas (ATI + Intel), e o meu problema é que não consigo meter as drivers a funcionar como deve de ser (ou pelo menos desligar a da ATI). O switchroo já não funciona, tento instalar drivers da ATI/AMD, Intel, etc e fico sempre sem acesso à GUI (ficando com o ecrã negro, sendo que só dá para aceder ao terminal).
    Isto é frustrante pois o pc começa a aquecer muito e fazer bastante barulho da ventoinha, para além de que me deu a sensação de ficar instável.

    Alguém sabe como resolver isto?

    1. Avatar de SrBla
      SrBla

      Ah, para além disso tudo, como ele fica, acabo por não conseguir utilizar as postas VGA e HDMI…

    2. Avatar de Vasco Ferreira
      Vasco Ferreira

      Boas! Um colega falou-me do bumblebee. Eu instalei e funciona bem, a minha ventoinha agradece. Experimenta e vê se resulta.

  3. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Além do Ubuntu Tweak, o Unity Tweak Tool (Ferramenta de ajustes do Unity), disponível no centro de software, é imprescindível!

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas como sou um nabo não criei nenhuma partição e agora não sei como desinstalar.

    1. Avatar de pajocos
      pajocos

      como fizeste para instalar então sem criar nenhuma partição? das duas uma. ou tens partição ou instalas em maquina virtual.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Fui sempre fazendo seguinte sem repar bem. Apaguei uma partição e agora não arranca. Vou ter de levar a um técnico para formatar.
        Obrigado pela ajuda.

  5. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    Não vem aqui ao caso, mas enviei uma mensagem sobre o cartão de cidadão software em linux para me confirmarem uma situação, não sei se era possivel ou não uma resposta. Obrigada.

  6. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    Não vem aqui ao caso, mas enviei uma mensagem à quase duas semanas sobre o cartão de cidadão software em linux para me confirmarem uma situação, não sei se era possivel ou não uma resposta. Obrigada.

    1. Avatar de jrgaugusto
      jrgaugusto

      ops!!! carreguei duas vezes!!….(enfim com esta são 3…)

  7. Avatar de Luis Aguiar
    Luis Aguiar

    E pa xubuntu? Tem algum do genero para limpezas e tal. unf falta-me os acentos…

    1. Avatar de cnavigator
      cnavigator

      Para qualquer sistema Linux, existe o Bleachbit.
      É o CCleaner do Linux.
      Para remover kernels antigos e pacotes desnecessários, o Synaptic package manager também serve.

  8. Avatar de alexmv
    alexmv

    “E: Não foi possível encontrar o pacote ubuntu-tweak”

    Help

    1. Avatar de alexmv
      alexmv

      “sudo apt-get install ubuntu-tweak
      A ler as listas de pacotes… Pronto
      A construir árvore de dependências
      A ler a informação de estado… Pronto
      E: Não foi possível encontrar o pacote ubuntu-tweak”

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Adicionaste o repositório?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, também me parece que falta isso. Tens acesso à Internet? 🙂

          1. Avatar de alexmv
            alexmv

            Eu tinha adicionado e tinha net como era óbvio 😛

            Tive de “adicionar” umas 4 vezes.. Só agora é que funcionou..

          2. Avatar de alexmv
            alexmv

            Qual o motivo de me aparecer este erro? É só a mim?
            “W: Falhou obter http://ppa.launchpad.net/tualatrix/next/ubuntu/dists/trusty/main/binary-amd64/Packages 404 Not Found

            W: Falhou obter http://ppa.launchpad.net/tualatrix/next/ubuntu/dists/trusty/main/binary-i386/Packages 404 Not Found

            E: Falhou o download de alguns ficheiros de índice. Foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.”

    2. Avatar de Adbrum
      Adbrum

      Estou tento o mesmo problema.
      Intenet ligada – OK
      Passos seguidos corretamente – Ok

      tentei instalar o Unity Tweak Tool e aparece o mesmo.
      notei que no http://ppa.launchpad.net/tualatrix/next/ubuntu/dists/ não aparece a diretoria do trusty onde esta sendo buscado o aplicativo.

  9. Avatar de Morbidos
    Morbidos

    Tentei ontem e também me deu esse erro.Ele não esta a conseguir aceder ao ppa para poder fazer o update.Hoje ainda não testei.

  10. Avatar de Adbrum
    Adbrum

    Amigos.
    Estou tendo este erro ao tentar instalar a ferramenta,
    após o sudo apt-get update

    Falhou obter http://ppa.launchpad.net/tualatrix/next/ubuntu/dists/trusty/main/binary-amd64/Packages 404 Not Found

    tks pela ajuda.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    No blog o ppa está definido como:

    sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install ubuntu-tweak

    É uma questão de experimentarem

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Funciona! Obrigado Sergio.

    2. Avatar de Adbrum
      Adbrum

      Obrigado Sergio.
      Funcionando 100%

    3. Avatar de João
      João

      Obrigado, a funcionar…

  12. Avatar de NutsPT
    NutsPT

    Boas,

    Instalei numa VM cheia de recursos, 4GB, Core i7 2.7 GHz… mas parece-me que graficamente está lento…

    Alguém pode sugerir algo?

    Thanks