Ubuntu Tweak: Configurar o Ubuntu é fácil!

24 Comentários

Uma das principais queixas dos utilizadores do GNOME (ambiente gráfico do Ubuntu) é a falta de um painel de controlo que permita configurar em dois ou três cliques algumas preferências “mais escondidas” do sistema e do ambiente de trabalho.

logo_ubuntutweak.jpeg

Para colmatar essa lacuna, foi criado o Ubuntu Tweak, um pequeno programa que está em constante desenvolvimento (em cada nova versão surgem sempre novas funcionalidades) e que promete facilitar a vida aos utilizadores do Ubuntu.

Este programa encontra-se na versão 0.3.1 e já conta com dezenas de “tweaks”, entre os quais podemos destacar:

  • Gestão dos programas que iniciam com o Ubuntu
  • Configuração dos ícones do ambiente de trabalho
  • Preferências do Metacity (gestor de janelas do GNOME)
  • Preferências do Compiz Fusion
  • Definição das pastas de documentos
  • Definições e scripts para o Nautilus
  • Definição de teclas de atalho
  • Gestão de energia do Ubuntu

imagem_ubuntutweak_small.jpeg

Se continuar com este ritmo de desenvolvimento, o Ubuntu Tweak poderá tornar-se um sério candidato a fazer parte integrante de uma das próximas versões do Ubuntu. Se tal acontecer, será muito bem-vindo.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás para o Peopleware.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu Tweak 0.3.1
Homepage: Ubuntu Tweak


Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Peralta

    nao nao nao!!! ngm se queixa do ubuntu!!!! só o windows é que tem defeitos!!!!

  2. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Já me habituei de tal forma ao Ubuntu que não me faz diferença a forma como está agora, mas gostei do que a aplicação promete, vai levar um click com certeza! =)

    Cumps

  3. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    [OFF TOPIC]
    Como os visitantes do PPLWARE são entendido em informática, gostava que alguém me ajudasse numa coisa.
    Ontem formatei o disco e instalei o Windows XP, e agora quando entro no Windows, abre-se logo uma janela com o Explorador do Windows em C:\Programas.
    Não é a primeira vez que isso me acontece e das outras vezes só resolvi o problema, formatando de novo o disco e fazer uma nova instalação.
    Alguém tem uma resposta mais prática?

    Agradeço desde já a ajuda.

    ZiLOG

  4. Avatar de Sílvio horta

    Vamos experimentar… Parece interessante…

  5. Avatar de Tyurias

    OFF TOPIC mas nao muito

    a 2 dias decidi instalar a nova versão do ubuntu no portatil, detectou-me correctamente todos os dispositivos excepto a placa USB da vadofone E220.
    ja andei à procura em foruns e em varios sites pela net mas os tutoriais ou supoem que o PC tem acesso à net ou são demasiado elaborados para um principiante como eu.
    é k o ubuntu nem reconhece a placa como um dispositivo usb, ligo-o ao PC e não acontece nada.

    alguem pode ajudar???

  6. Avatar de serginh0
    serginh0

    Já “migrei” para o Ubuntu (em máquina virtual) mas ainda não dediquei muito tempo. Há por aí alguma lista de aplicações semelhantes às do windows? Ou qualquer outra lista que sirva para um newbie se guiar 🙂 esta já é um bom começo

  7. Avatar de serginh0
    serginh0

    Entretanto encontrei um post antigo, tem algumas dicas http://www.pplware.com/2007/04/04/iniciacao-ao-gnulinux/ mas se alguem puder actualizar a comunidade agradece 😉

  8. Avatar de lookez
    lookez

    para mim o que realmente falta no ubuntu eh a facilidade de achar drivers, deveria haver uma espécie de busca online, assim como acontece no vista.

  9. Avatar de MIguel Oliveira
    MIguel Oliveira

    É a primeira vez que participo no pplware.com.
    Adoro o vosso site, que acompanho há imenso tempo.
    Também sou utilizador do Ubuntu, há cerca de 2 meses, e tenho o mesmo problema que o Tyurias, não consigo configurar o modem da Vodafone huawei E220 no ubuntu, apesar de todos os tutoriais que já consultei, pois são muito complicados para um iniciante como eu nestas coisas do linux.
    Será que podem dar uma ajuda?

  10. Avatar de Jhonny
    Jhonny

    Para quem está a começar com o Ubuntu sempre é bom ter destas coisas para se adaptar melhor!

  11. Avatar de Leo

    @ Tyurias

    https://forge.vodafonebetavine.net/projects/vodafonemobilec/
    é so instalar e tens um programa da vodafone semelhante ao do windows

    Acho que o PPLWARE deveria fazer um post sobre esta app da vodafone, dá mt jeito ao pessoal que usa Vodafone + linux

    cumps

  12. Avatar de D. Carreira

    Já uso esta aplicação a uns dias. Simples de utilizar, vale apena experimentar!

    @ Tyurias:

    Eu uso o comando wvdial, mas primeiro tens de fazer uma configuração.

    Eu posso aconselhar-te a utilizar o primeiro passo AQUI descrito. É muito simples de fazer. Boa sorte! 😉

    Cumprimentos, David Carreira

  13. Avatar de D. Carreira

    Peço a algum moderador ou administrador para alterar o meu nome no comentário anterior para o que uso neste comentário e em seguida remover este. Obrigado desde já.

    Cumprimentos, David Carreira

  14. Avatar de tyurias

    obrigado ao “Leo” e ao “David Carreira”
    vou experimentar estas duas alternativas e esperar k uma funcione.

    fikem bem
    hasta

  15. Avatar de Jaime Guisado

    Muito obrigado. Finalmente vejo um site que há muito procurava. E ainda por cima em português.
    Uma sugestão. Que tal colocar o botão de recomendar a um amigo?
    Parabéns.

  16. Avatar de Hawk
    Hawk

    Bela dica esta. Vou testar na minha máquina virtual que está com o Ubuntu 8.04. 😀

  17. Avatar de MIguel Oliveira
    MIguel Oliveira

    Obrigado Tyurias, grande dica.
    No entanto, não consegui configurar porque quando executo o ficheiro deb, pede-me os pacotes Python twisted e suas dependencias, que são mais que muitas.
    Não consegui arranjar um pacote com estas dependencias, e instalar cada uma “à unha é complicadissimo para mim, que sou iniciante nestas coisas.
    Será que alguém já passou por isto e pode dar uma ajuda?
    Obrigado a todos!

  18. Avatar de D. Carreira

    @ MIguel Oliveira:

    Lé o meu coment (nº12)… Espero que te ajude 😉

    Cumprimentos, David Carreira

  19. Avatar de MIguel Oliveira
    MIguel Oliveira

    Obrigado D. Carreira!

    Apesar da tua ajuda e esforço, que muito agradeço, não consegui por o raio da placa da vodafone a trabalhar.
    Entretanto, estou à espera do CD do Ubuntu 8.04 e aí pode ser que ela já funciona, vamos ver.
    De qualquer forma, agradeço a ajuda, e se por acaso alguém conseguiu colocar a placa a funcionar no Ubuntu 7.10 e quiser dar uma ajuda, agradeço do fundo do coração, pois gostava imenso de deixar de usar o Windows, sistema de que nunca gostei.

  20. Avatar de Evandro Luiz
    Evandro Luiz

    prefiro o centro do ubuntu

    apertem ALT+F2
    e executem o aplicativo: [b]gnome-control-center[/b]
    caso nao tenha instalado procurem por ela nos vossos gestores de pacotes… apt-get , yum, pacman, etc…

  21. Avatar de D. Carreira

    @ Miguel Oliveira:

    Mas o que fazes para não conseguir?

    Se fizeres passo-a-passo o que está descrito no tutorial, deves conseguir. Eu usei esse método no 7.10, e funcionou a maravilha.

    E depois de instalar o 8.04, também fiz igual, e dá mesmo bem.

    Boa sorte,

    Cumprimentos, David Carreira

  22. Avatar de MIguel Oliveira
    MIguel Oliveira

    D.Carreira, consegui!
    Obrigado pela ajuda
    Da primeira vez, comecei a inventar em vez de seguir o tutorial à risca.
    Desta vez deu!

  23. Avatar de Noosphere
    Noosphere

    Não estou a conseguir intsalar este prog.. diz k o gdebi nao está instalado.. mas ele está 🙁

  24. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    oi tudo bem

    eu tenho o ubuntu…..mas tou com um pequeno problema…

    nao consigo achar a drive da minha placa de som( creative sound blaster audigy se)

    se alguem achar alguma coisa me responda po meu email: ntncardoso9@gmail.com

    agradeço resposta rapida…