Ubuntu tem mais de 25 milhões de utilizadores em todo o mundo

30 Comentários

Apesar de estáveis e com muitas ferramentas disponíveis a verdade é que as distribuições GNU/Linux não são muito usadas à escala mundial, comparativamente ao Windows ou ao OSX.  A Canonical é uma das responsáveis por dar algum protagonismo ao mundo Linux na área dos sistemas operativos e o Ubuntu é certamente a distribuição mais popular do momento.

Segundo a Canonical, no mundo existem mais de 25 milhões de utilizadores que usam o Ubuntu.

ubuntu-tv-pc-smartphone-tablet


Os números agora apresentados pela Canonical dão uma estimativa de quantos utilizadores poderão usar o ubuntu à escala mundial.

A contagem foi feita com base no número de autenticações distintas na loja de aplicações, mas também com dados provenientes da Dash do Unity. De salientar que tais números não têm em conta as “mil e uma” alternativas que são baseadas no Ubuntu, como é o caso do Xubuntu, Kubuntu, Mate, etc.

ub1410_000

Mais curioso ainda, tal como revela a Softpedia, é o facto de cerca de 30,000 utilizadores do Windows descarregarem diariamente o Ubuntu. A Canonical foi fundada em 2004 e a primeira versão do Ubuntu foi lançada nesse mesmo ano. A empresa tem escritórios em Londres, Boston, Canada, Xangai e Taipé e emprega cerca de 600 pessoas em mais de 30 países.

Actualmente o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo e a loja de aplicações (Ubuntu Software Center) tem cerca de 45,000 apps. O Ubuntu 12.04 LTS foi a versão mais popular, tendo sido descarregada 7 milhões de vezes em apenas 24 horas.

Via Ubuntu Insights

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se calhar este ano, os utilizadores de Apple Watch deverão exceder os utilizadores do Umutoboo.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      PS: Para quem não sabe o que significa “Umutoboo”, é a palavra que se usa em África para dizer “eu não sei configurar um Debian”.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Tchii Eu é que sou pro…

      2. Avatar de 100 unhas
        100 unhas

        xD agora é quase igual, o Ubuntu espalhou o easy mode pelo mundo do linux, o que eu vejo com bons olhos. Se forem todos como o Gentoo e o Arch ninguém usa por falta de paciencia, nem toda a gente gosta de configurar a intensidade com que brilham os leds do teclado.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          pouca gente conheceu o corel linux, que era bem bom e bem fácil de instalar, so q na altura so q era difícil de instalar é q era fixe.

    2. Avatar de john
      john

      Sim, e a carteira de muitos. Muito overpriced sem dúvida.

  2. Avatar de Mrsz
    Mrsz

    Sempre que vejo o Ubuntu começa logo a dar-me vontade de vomitar. Com distros como o Linux Mint…

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Esse comentário é o perfeito exemplo das guerras estupidas entre utilizadore Linux.
      Andam à guerra uns com os outros e depois queixam-se que não são levado a sério.

      1. Avatar de 100 unhas
        100 unhas

        Ainda mais estupidas tendo em conta que o mint é ubuntu based, mas enfim…

      2. Avatar de Ro301
        Ro301

        Desde quando alguém que usa Linux está a querer aumentar a comunidade? As pessoas que não compreendem a filosofia do Linux não interessam ao projeto.

        Para baixar grátis baixam pirata. É melhor. Quem descarrega um software open SOurce faz por motivos diferentes aos que baixam windows pirata. Porcurem pelo documentário proprietário.

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      Antes de falar informa-te….
      Dica: Vai ver em que é que o Mint é baseado

      1. Avatar de Thiago Holmes
        Thiago Holmes

        Mais besta ainda ao levar em conta que não só é baseado, como usa os repositórios do ubuntu. Deixe de bobeira Mrsz que as distros existem para cada um escolher a que mais lhe agrada, o próprio Linus é a favor dessa variedade que contempla vários nichos. Você usar um Arch não o faz melhor que ninguém, não é o sistema que molda o carácter da pessoa.

    3. Avatar de Paulo Trindade
      Paulo Trindade

      Pois. Se não fosse o Ubuntu o Mint nem sequer existia.

      1. Avatar de Ro301
        Ro301

        Todo o pessoal que falo sobre linux recomenda o Mint ou o xubuntu. O mint ainda tolero, compreendo que o baixem. O xubuntu não gosto. Já o instalei numa fraca máquina e não notei diferença em relação ao ubuntu.

  3. Avatar de lui54lb3rt0
    lui54lb3rt0

    Foi fundada em 2004 não em 2014!

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa. Obrigado pela correcção… gralha de simpatia 😉

      1. Avatar de john
  4. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Confesso-me um ignorante em linux.
    Já ando há algum tempo para experimentar mas fico confuso com tanta versão.
    Descarreguei o Umbuntu 10.14 mas não consigo instalar através do arranque pelo DVD. não sei se será por a minha bios ser UEFI.

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      A versão actual deveria funcionar perfeitamente mas podes sempre desligar o UEFI da bios.

    2. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      10.14??? Até a versão LTS é mais nova, 14.04. O correto é ter a versão LTS ou a mais atual para fazer o teste com Bios UEFI.

      1. Avatar de Yuri da Silva
        Yuri da Silva

        A versão 10.14 não existe. (Acho que ele quis dizer 14.10).

  5. Avatar de irlm
    irlm

    substituto do ubunto > Manjaro Linux 0.9.0 todas versões (Gnome,Xfce,Kde,Cinnamon,OpenRC)

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Acho que ainda está em pre-release. Mas penso que já se pode instalar.

  6. Avatar de kokoloko
    kokoloko

    “Ubuntu é certamente a distribuição mais popular do momento”
    Errado: é UMA das distribuições mais populares! 🙂 De facto, segundo a DistroWatch a MAIS popular do momento e, se calhar desde há muito tempo, é o Linux Mint!

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Mais um reparo… distribuição não é o mesmo que Sistema Operativo.

    2. Avatar de Flávio
      Flávio

      Os dados em que o Distrowatch se baseia são nos daqueles que visitam o seu próprio site, podem não corresponder de todo à realidade mas não deverão estar muito longe disso.

  7. Avatar de Raul
    Raul

    Creio que os desenvolvedores de distribuições como linux mint, que não trouxeram nada de inovador para o mundo linux, deveriam se unir aos desenvolvedores de distribuições como Debian ou Ubuntu(based em debian, eu sei) para aprimorarem ainda mais o linux.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Mint não trouxe nada de novo ao Linux? Cinnamon, sabes o que é?

      Até posso concordar que existem distribuições que não tem grande razão de existir, mas o Mint não é certamente uma delas.

    2. Avatar de Ro301
      Ro301

      Muitas distribuições (não o mint) não troxeram porém os seus desenvolvedores poderam por em prática a teoria e talvez se juntar a projetos maiores. É essa uma das razões que adoro o linux. O linux permite que todos aprendam através do código aberto. Muitas vezes à grupos que fazem distros só para particar, ganhar experiencia e conhecer outros desenvolvedores.