Ubuntu Software Center – Instalar apps facilmente no Ubuntu

15 Comentários

O Ubuntu é sem duvida uma das distribuições Linux mais populares e mais impulsionadoras do GNU/Linux. Foi com o Ubuntu que muitos utilizadores entraram no mundo do software livre, que sentiram o conceito de “liberdade” num sistema operativo e foi também a partir do Ubuntu que nasceram muitas outras distribuições.

No entanto, quando se fala em instalar aplicações no Linux ( Ubuntu e derivados), é normal os utilizadores dizerem que é complicado pois tem de ser via terminal. Hoje vamos dar a conhece melhor o Ubuntu Software Center que permite instalar de uma forma muito simples e intuitiva aplicações no Ubuntu e derivados.

usc_00

O Ubuntu Software Center é estilo uma loja de aplicações (à semelhança do itunes da Apple ou Google Play da Google), onde o utilizador pode encontrar aplicações gratuitas, sob a licença GPL e outras pagas. Actualmente estão disponíveis milhares de aplicações a custo zero e com funcionalidades fantásticas.

Hoje apresentamos algumas dicas sobre o Ubuntu Software Center ,para os mais novatos do Linux.

O Ubuntu Software Center tem evoluído nos últimos anos e são muitas as funcionalidades presentes nesta ferramenta. Na interface principal, podemos ver a indicação das novas aplicações, ver aplicações por categoria e procurar por aplicações.

usc_04

Na parte final do Ubuntu Software Center podemos também sabe quais as aplicações mais descarregadas (TOP Rated)

usc_05
Como instalar uma aplicação?

Instalar uma aplicação via Ubuntu Software Center é algo muito simples. Para isso basta procurar a aplicação que pretendemos instalar e carregar em Install

usc_01

Como remover uma aplicação?

Para remover uma aplicação, basta ir ao menu das aplicações instaladas, selecionar a aplicação a remover e em seguida carregar no botão Remove

usc_02

Histórico de operações

Para ver todas as operações realizadas(instalações, updates, remoção de software) no Ubuntu Software Center, pode aceder ao menu History

usc_03

Estas são algumas dicas para os mais novatos, para que, de uma forma simples, possam instalar e remover aplicações. Como podem ver, o Ubuntu oferece ferramentas ao nível de outros sistemas operativos pagos. Experimentem!

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Viana
    André Viana

    É importante também salientar que o Ubuntu Software Center foi lançado quase dois anos antes da Mac App Store (o equivalente no MacOS)
    (Apenas para quem acha que o Ubuntu copia o MacOS)

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Já agora também podes acrescentar que ubuntu é uma distro papa-feita.

      1. Avatar de JPLT

        Ainda bem que existem Distribuições “papa-feita”, assim qualquer Noob consegue instalar e usar…

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Pois podes ter razão, eu quando comecei havia menos distros que os dedos de uma mão, muito menos ubuntus, e não havia tanta troca de informação e na epoca quem já tinha alguns conhecimento não gostava de ensinar, hoje até compreendo era chato, então uma das coisas que me disseram foi: RTFM. Mas o pior é que hoje em dia, mesmo com distros “papa-feita” alguns nem assim lá vão porque, falta-lhe o principal o RTFM.

          1. Avatar de James Bond
            James Bond

            Eu também sou desse tempo, isto é, do tempo em que ainda não havia GLOCO! 🙂
            E, por isso, habituei-me ao principal:RTFM!! 🙂
            Mas, IMHO, o facto de quererem a papinha feita resulta do hábito “windowszeiro” e, e isto é muito importante, da confusão que muitos novos utilizadores do Linux lançam para o “mercado” só para impressionarem as miúdas! :-)) A maior parte deles instala Ubuntu em dual-boot com o Windows e passados uns dias desinstalam-no. E acho muito bem: nunca deveriam ter saído de lá. Porquê? Porque se querem um sistema muito simples de usar, muito bonitinho, etc., têm o Windows que até já têm instalado no computador! E nunca compreendi porque é que querem passar para o Linux! O que é que esperam de um sistema tipo Linux?… 🙂

          2. Avatar de Nuno José
            Nuno José

            @James Bond.

            Discordo em absoluto. Na tu opinião o linux não deve ser user friendly então. Como não podias estar mais errado.

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      E muito antes disto havia o gnome qq coisa que já nem me lembro do nome.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        O synaptic, que ainda o uso de vez em quando, por exemplo para instalar alguns pacotes em falta do gcompris, ainda funciona e faz maravilhas.

  2. Avatar de macgyver
    macgyver

    Boas.

    Desejava acrescentar que também podemos instalar e remover aplicações através do synaptic que se encontra em Aplicações–Ferramentas—Administração—- Gestor de Pacotes Synaptic no Ubuntu e seus derivados.

  3. Avatar de TRIFF
    TRIFF

    e já agora, como é que se desinstala uma aplicação instalada pelo wine??? é só apagar a pasta ou tem de se correr o programa de instalação e escolher remover?
    ob

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Porque não desinstalas pelo terminal? Olha que era limpinho…

  4. Avatar de Nome
    Nome

    Se alguém criasse um Software Center para Manjaro/Archlinux é que era de valor. 🙂

    1. Avatar de Roger
      Roger

      Se usares KDE podes sempre instalar o Apper.

  5. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Só não percebo porque se deixou de dizer programas e passarram a chamar-lhes aplicações…

  6. Avatar de ASA
    ASA

    Para além de: (na minha pouca experiência)

    Por exemplo

    1º tenho Ubuntu a imprimir para uma impressora instalada num PC Windows, foi muito fácil, nem necessitei de drives, (pacotes para a impressora ficar instalada).

    2º Com xubuntu tenho máquinas que estavam paradas a funcionar e com performance aceitável.

    3º Pen Wi-fi foi começar a usar, não tive de fazer nada.

    Eu nem há um ano que uso.

    Tinha a cabeça feita para o monstro do difícil Linux!

    Como noob é muito mais pacifico que muitas vezes o Windows.

    E copiar umas linhas para o terminal e executar não é difícil, existem imensos fóruns, que podemos explorar, nunca tive dificuldade em obter resposta.