Ubuntu Phone também se vai “converter” num PC

36 Comentários

Recentemente a Microsoft anunciou que o Windows 10 vai permitir usar o smartphone como um autêntico PC. Na verdade, esta “ideia” não é original da Microsoft pois a Canonical já havia apresentado este conceito há uns anos.

Recentemente Mark Shuttleworth anunciou que o Ubuntu Phone também se vai “converter” num PC já em 2015.

ubuntu-convergence-e1430757577581-680x406


A interface gráfica Unity está pronta para correr em qualquer dispositivo (ex. smartphones, tablets, notebooks e TVs) independentemente do tamanho do ecrã. Assim, as aplicações que suportem “convergência”, podem facilmente adaptar-se ao equipamento onde estão a ser executadas e, no caso dos smartphones, até será possível interagir com um rato ou teclado (tal como acontecerá com o Windows 10).

Shuttleworth revelou que a Canonical está a trabalhar com um fabricante (não revelou o nome) com o objectivo de colocar no mercado um smartphone capaz de se adaptar às “novas exigências”. Shuttleworth salienta, no entanto, que este smartphone não será tão potente como um Desktop, mas que oferecerá uma boa experiência tal como acontece num PC normal.

2015 - 1

O fundador da Canonical deixa ainda o pedido aos programadores de aplicações para GNOME e KDE que introduzam este novo conceito de convergência nas suas aplicações. Sem mais detalhes, sabe-se que o Ubuntu Phone se poderá converter num PC já em 2015.  Será este o conceito de convergência no Ubuntu?

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de knom
    knom

    lol não é noticia nenhuma… o edge vinha com o hardware para isso!!

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Milhoes
        Milhoes

        Sim, o browser. #sqn
        Ubuntu edge.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Não, o projeto de crowdfunding do Ubuntu em 2013: https://www.indiegogo.com/projects/ubuntu-edge

        1. Avatar de Pedro Pinto

          ah..deve ser mais ou menos a mesma coisa

          1. Avatar de knom
            knom

            então este projeto veio primeiro e voces escrevem “tambem se vai” da a ideia que o ubuntu phone é que ta a ir atrás da microsoft

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Não deixas de ter razão. Mas a ideia não era essa até porque se leres o texto “…não é original da Microsoft pois a Canonical já havia apresentado este conceito há uns anos.”

          3. Avatar de Rpgccv
            Rpgccv

            Quando ouvi há uns anos esta ideia para o ubuntu fiquei bastante interessado!! Esperei, esperei ….. E desinteressei-me, pois pensei que estivessem mais perto da sua conclusão. A i-mate também tinha algo revolucionário que nunca chegou a acontecer ” http://www.pcworld.com/article/2038146/inside-the-i-mate-intelegent-the-audacious-phone-that-runs-windows-8.html

            O que interessa é quem apresenta a solução final e utilizável; se bem que penso que a solução da i-mate já deveria ser possível, sem grandes dificuldades, pela Microsoft!!

      3. Avatar de knom
        knom

        ubuntu edge
        a ideia original da conversão de um smartphone em “pc”

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, 🙂 Será que a ideia do Edge também foi …coisa e tal Canonical?

          1. Avatar de knom
            knom

            motorola atrix.. nokia e90 etc

          2. Avatar de knom
            knom

            epoc32*

  2. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Eu já conglei a troca de smartphone. Vou deixar estes conceitos amadurecerem e já só troco o meu smartphone actual por um a correr um SO de desktop “completo” de forma a poder usa-lo como uso o meu PC. Linux ou Windows é-me um bocado indiferente, desde que possa instalar qualquer aplicação existente…

    1. Avatar de Rui Moreira
      Rui Moreira

      Ora nem mais!

    2. Avatar de knom
      knom

      tens tablets que correm windows 8.1 x64(cpu intel) com 2gbs de ram =D
      um ecrã um teclado e ai tens uma maquina “transformer” por menos de 200€ =DD

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Por menos de 200€ a correr windows 8.1 x64, não conheço nenhum…
        A correr windows 8.1 with bing x32 conheço alguns, mas mesmo assim acima de 300€…

        1. Avatar de knom
          knom

          eu já vi x64 windows 8.1 with bing menos 200€

          1. Avatar de Hélio
            Hélio

            Eu também, Teclast X80H por 95€+33€(alfandega)

      2. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Eu não quero um tablet (já tenho tablet e portátil). Quero sair apenas com o meu telefone no bolso e quando precisar num cliente de um PC, quero ter a possibilidade de o ligar a um monitor e a um teclado+ rato e trabalhar.

        1. Avatar de knom
          knom

          existia um projeto no kickstart que fazia isso, mas esqueci o nome, simulava janelas e tudo, era para android

  3. Avatar de Wilson Gomez
    Wilson Gomez

    como ter um email mais seguro? estou trabalhando numa ong de defesa de campesinos, preciso de um email que nao estejas denttrro de google, yahoo, hotmail e que esteja hospedado em um pais com seriedade judicial. Trabalho em paraguay.

  4. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Haver havia mas ainda não há..
    Bem que esperei pelo Ubuntu Phone.. até que me cansei de esperar..

  5. Avatar de Luis Pires
    Luis Pires

    O meu BlackBerry Z30 faz isso há quase dois anos… Um cabo HDMI, um Hub USB OTG e ligo o que for preciso…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      sim e verdade o meu q10 também faz… mas isso é usando o modo de apresentacao…

      aqui a ideia, e sem truques na manga 😉

      ou seja ligas ele detecta e disponibiliza automaticamente.. é tens um ambiente desktop coisa que no BB10 não tens… talvez tenhas no futuro… mas para já tens apenas o modo apresentação.. que é o melhor do mercado, mas não se converte em desktop..

      1. Avatar de Luis Pires
        Luis Pires

        Não me parece que seja algum truque… é apenas a possibilidade de ligar um telefone a periféricos e poder utilizá-lo assim, sem qualquer instalação adicional num ecrã de grandes dimensões, com teclado, rato, discos externos, etc…
        E isto funciona até num Q10 já com 2 anos… e com os specs que tem.
        Para ter um OS completo e funcionar decentemente, instalar grandes programas, e utilizar tudo a partir do telefone, como de se um PC se tratasse, vamos ver como se portam os Win10, ou Ubuntu.
        Se for para ter uma apresentação tipo desktop, mas ter opções reduzidas em relação ao PC normal ou um funcionamento em modo reduzido, não será muito melhor… terá apenas uma “shell” diferente!

  6. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Estou á não sei quantos anos á espera… e acho que vou continuar.

    É muito bonito mas acaba por nunca andar para a frente.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      está a andar… mas trata se de uma empresa pequena a disponibilizar uma inovação.. no entanto o mir/xmir parece ficar num estado muito bom no final do ano.. é vai permitir fazer isto, e pelo que já se sabe já existe uma marca de hardware a trabalhar nisso 😉

      Ou seja vai indo…

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Lamento em dizer, mas de boa intenções está o inferno cheio…
        Ubuntu anunciou, é uma facto. Mas por a funcionar ’tá quieto!

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    O smartphone passa a ser uma “torre” de bolso que até faz chamadas e mostra uns bonecos. Para coisas simples liga-se ao que houver, para coisas sérias, liga-se a uma docking.
    Espero que o futuro próximo seja isto. E é adeus tablet, adeus portátil, adeus desktop para muita gente.

    BYOD, gentes, BYOD

    1. Avatar de lmx
      lmx

      é semelhante, mas não funciona em modo desktop…ou seja tens uma apresentação tipo telemóvel apenas…apesar de ser muito mais pratico que não ter nada, o projecto do ubuntu vai mais a frente oferecendo um desktop classico..

  8. Avatar de Etnic_bOy
    Etnic_bOy

    O que o Ubunto diz que vai fazer pouco importa, anunciou há tanto tempo mas é a Microsoft que o pôs a funcionar sem problemas.
    O Windows Phone vem poderoso! O Android que se prepare! Se a Google já sente o medo, que nem os apps deles pões no WP para os clientes dos seus serviços que querem mudar para Windows terem a vida dificultada, então imagino agora com estas novidades do Windows 10 qie dão um novo conceito de smartphone.

    1. Avatar de Etnic_bOy
  9. Avatar de Nome
    Nome

    Pena o Ubuntu Edge nunca ter acontecido.