Ubuntu – Partilhe a sua ligação à Internet

11 Comentários

A tarefa de partilha de Internet ou ligação local num Linux era algo complicado e que requeria por parte dos utilizadores alguns conhecimentos para dominar os serviços associados (DNS, IPTABLES, DNSMASQ, etc),. Para os mais curiosos, podem ver aqui as configurações quer eram necessárias fazer “a la mano” .

Com o aparecimento do NetworkManager, versão 0.7 tudo se tornou mais simples devido à reestruturação do interface e à inclusão de novas funcionalidades com por exemplo a partilha de Internet.

Ubuntu_net

Uma dessas opções foi o Share to other computers que é um processo automático para criar um simple-dead NAT ou vulgarmente definido por partilha de Internet (Internet connection sharing). Neste simples tutorial apenas vamos ensinar como partilhar a Internet através de cabo, isto é, o vosso PC terá de ter duas placas:

  • Placa 1 – liga ao ISP
  • Placa 2 – liga a um hub/switch ou directamente a um PC

imagem16

Num próximo artigo explicaremos como partilhar a rede que chega por cabo, através da vossa interface wireless. Ter em atenção que o pacote dnsmasq-base ja vem instalado por omissão no Ubuntu 9.10. Em versões anteriores deveram instala-lo.

Através desta opção maravilha no NetworkManager (Shared to other computers), todos os serviços de partilha de Internet ficam activos e respectivamente configurados.

Passo 1

Ir ao icone do Network Manager e escolher Edit Connections

imagem10

Passo 2

Em seguida devem seleccionar a vossa PLACA 2 e fazer Edit

imagem15

Passo 3

Definir o nome para a nossa nova ligação: Partilhar Internet (só para distinguir as placas)

imagem12

Passo 4

Ir ao separador IPv4 Setting e definir no Metodo: Shared to other computers

imagem13

Passo 5

Depois de tudo configurado, voltamos ao NetworkManager e escolhemos a ligação que definimos.

imagem14

E está feito ! Se tiverem o cabo já ligado ao PC2, já podem aceder a Internet

Obrigado ao Jorge Amaral pelos screens deste e do próximo tutorial. Estejam atentos!

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Cheguei a fazer isso em windows (nao em minha casa) e sebem q me lembro, era bem mais complicado:O

    ainda dizem q linux é dificil 😀

    cumps!

    1. Avatar de pedro j.
      pedro j.

      se considerares 3 cliques complicado…

  2. Avatar de racoq

    Eh pá, fantástica guia Pedro, simples, sem comandos e sem espinha. Assim é que é, o meu tipo favorito de guias 😀

  3. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Muito interessante PP. Feliz Natal

  4. Avatar de cf
    cf

    Muito Bom…
    Obrigado!

  5. Avatar de MARCOS
    MARCOS

    ola, como seria possivel compartilhar internet usando modem 3G ?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      penso q seja exactamente a mesma coisa MARCOS, desde q tenhas ja a conexao do 3G feita.

      Neste post so acho q n havia a necessidade de dizer q isto é para Ubuntu, pois serve para qlqr distro Linux q esteja a utilizar o NetworkManager.
      teria mais sentido chamar se:
      Linux – Partilhe a sua ligaçao à internet com o NetworkManager

  6. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    “Em versões anteriores deveram instala-lo.”
    *deverão

  7. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    E porquê aqueles dois logos do pplware nas bandeiras? A tentar esconder algum símbolo mais feio?… Daqueles que ainda se tem medo?… 😉

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Bom tuturial, parabéns!
    A minha “noob” questão é:
    Posso fazer exactamente a mesma coisa mas com duas “pen” USB Wireless?

    Obrigado desde já pelo “feedback”