Chegou o Ubuntu MATE 16.04! Largue o Ubuntu com Unity

31 Comentários

O Ubuntu é sem duvida uma das distribuições GNU/Linux mais popular do mundo. No entanto, há quem não goste da interface Unity e instale outros ambientes gráficos ou simplesmente abandona esta distribuição e opta por uma variante.

Para quem é apaixonado pelo ambiente gráfico Mate fique a saber que já está disponível o Ubuntu MATE 16.04 LTS .

Ubuntu


O Ubuntu MATE é uma distribuição ao estilo do Ubuntu mas com o ambiente gráfico Mate. Para quem não conhece, o ambiente gráfico Mate (que vem por omissão no Linux Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3.

Esta distribuição oferece normalmente um melhor desempenho que o Ubuntu original.

Ubuntu

Recentemente foi disponibilizado o Ubuntu MATE 16.04 LTS que traz algumas novidades bastante interessantes das quais se destacam.

Novidades do Ubuntu MATE 16.04 LTS

  • MATE 1.12 que traz várias melhorias ao nível da interface  e também ao nível de algumas funcionalidades
  • App Synapse está agora instalada por omissão
  • MATE Dock Applet (MATE Panel applet)
  • MATE Welcome (várias alterações ao nível da interface)
  • Mesa 11.2.0
  • Xorg server 1.18.3
  • Ubuntu Linux Kernel 4.4.0-18.34 baseado no 4.4.6 Linux Kernel
  • Todas as novidades aqui.

Ubuntu

O Ubuntu MATE 16.04 é uma distribuição muito interessante para quem gosta de um sistema muito clean e com uma boa performance. Experimentem! Além do Ubuntu MATE 16.04 estão também já disponíveis todas as variantes do Ubuntu 16.04.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Esta é a minha distribuição favorita do Ubuntu. Mas nem tudo é um mar de rosas, há aplicações que ficam com alguns problemas devido a algumas dependências gráficas do Ubuntu (unity).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, a Canonical até podia apostar mais nesta distro. Sinceramente o Unity… (pessoalmente)

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O unity ja teve piores dias. Agora esta usavel…apesar de precisar de uns tweaks.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      É isso mesmo. Um ambiente 100% MATE seria fenomenal.

  2. Avatar de Wagner Ferreira
    Wagner Ferreira

    É impressão minha, ou o Mate é bem parecido com o Gnome Classic (aquele que instalamos pelo gnome-classic-flashback)?

    Ainda não o utilizei, portanto, não briguem comigo 🙂

    1. Avatar de Luís
      Luís

      é mesmo. é uma alternativa muito parecida
      gnome session failback aka gnome II/gnome classic

    2. Avatar de O Movimento Livrre
      O Movimento Livrre

      Tens razão – mas sempre preferi o GNOME Classic, achava-o mais ágil. Contudo, o MATE é mais personalizável e uma melhor alternativa ao GNOME 3 e ao Unity para alguns.

      1. Avatar de Wagner Ferreira
        Wagner Ferreira

        Perfeito… testarei ainda hoje 🙂

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      O Mate é um fork do Gnome: é normal que sejam visualmente parecidos 😉 Experimenta, IMHO é uma excelente opção.

  3. Avatar de David Silva
    David Silva

    “gráfico Mate (que vem por omissão no Linux Mint)”
    Errado! O Cinnamon é que vinha por omissão no Mint. O Mate foi desenvolvido 1º para o Arch Linux, e foi depois implementado por outras distribuições. O Mint não tem nenhum ambiente gráfico por omissão.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      tem sim, está correcto, o lmde leitor foi o primeiro a usalo..

  4. Avatar de Tico
    Tico

    A primeira coisa que podiam fazer nesta distribuição para ficar mais intuitiva era por defeito vir com o menu iniciar “Menu Principal” (tudo na mesma coluna) e não como está de origem em que o menu iniciar é “Barra de Menu” (dividido em três colunas, “Aplicações”, “Locais” e “Sistema”), a segunda coisa a fazer era vir por defeito sem as duas barras, uma única inferior… Já que só a personalizar o básico o utilizador já perde tempo… Seria certamente uma forma de conquistarem mais utilizadores.

    1. Avatar de Wagner Ferreira
      Wagner Ferreira

      Se eu não me engano, você consegue essa customização instalando o menu classico do Gnome em um ambiente Debian ou algo do tipo… não me lembro. Mas sim, facilitaria a vida das pessoas que fazem primeiro contato com o sistema…

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Eu sei como fazer… aliás está aí explicado, primeiro removes o menu iniciar que aparece por defeito defeito que se chama “Barra de Menu” (dividido em três colunas, “Aplicações”, “Locais” e “Sistema”), depois com o botão direito do rato em cima da barra escolhes a opção “Adicionar ao Painel”, procuras o que diz “Menu Principal” (tudo na mesma coluna), carregas em adicionar e já está…

    2. Avatar de JorgeM
      JorgeM

      Bom dia Tico.
      O que é “vir por defeito”?
      Vem avariado de origem?

      Talvez “vir por omissão”, isto é, quando não seleccionamos, “ele” escolhe por nós.

      Feliz Ano Novo e muita saúde.

      1. Avatar de Albertux
        Albertux

        Este sitio usa portugues de Portugal e n~ao o brasileiro, s’o isto.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Estão a falar do quê?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Se não te interessa, passa à frente. 😉

  6. Avatar de absurdo
    absurdo

    O meu favorito!

  7. Avatar de Tico
    Tico

    Alguém sabe como remover o chaveiro?

  8. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    A bombar no meu Acer Aspire

    1. Avatar de Emerson Gonçalves
      Emerson Gonçalves

      Aqui tbm e roda uma maravilha!

  9. Avatar de EC
    EC

    Para quem já tem a versão Ubuntu “normal” com Unity e quiser acrescentar o MATE, basta no terminal executar: sudo apt-get install mate-desktop-environment

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    instalei num netbook EeePC e roda lisinho, deu uma nova vida ao pc visto que já andava a ficar bastante lento com o windows 7, porém encontrei um erro que é quando pretendo ir a uma determinada ferramenta de configuração, elas simplesmente não abrem apenas se eu abrir o menu completo dessas configurações!, mais alguem tem esse problema?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      esqueci-me de dizer que o pc é de 32bits!

      1. Avatar de Miguelito
        Miguelito

        Lol tas feito isso é CPUs da idade da pedra 😛

  11. Avatar de Miguelito
    Miguelito

    Um belo dum sistema operativo. Um pouco menos afinado que o Ubuntu base mas mesmo assim MT bom.

  12. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    Não obrigado;
    estava usando a 14.04 e me arrependi de atualizar para 16.04.
    Baixei o Xubuntu ,só alegria agora 🙂 .

  13. Avatar de David
    David

    Decidi não baixar o 16.4 LTS … Uso também o ambiente unity… Pessoalmente acho mais bonito sinceramente. Só não gosto da barra preta dos navegadores e os botões que são muito pequenos. De resto é perfeita. Mas não desgosto desta 🙂

    Quando arranjar um portátil vou instalar uma distribuição com o MATE por ser mais leve 🙂

  14. Avatar de Alessandro BR
    Alessandro BR

    Por favor, alguém tem Ubuntu Mate 16.04 instalado em Notebook? Quero saber se melhoraram a questão da duração da Bateria. Em meu note a versão anterior só dura 30 minutos a bateria.
    Saludo aos Tugas desde Brasil.

    1. Avatar de Francisco PT
      Francisco PT

      Olá boas.
      Neste momento tenho instalado a versão 16.04 do Ubuntu Mate e está uma bomba de S.O.
      Também estive com a versão 14.04 mas arrisquei e não me arrependo.
      No início e durante 3-4 meses esteve algo instável mas depois de ter sido corrigido ficou uma maravilha.
      Abraços.