Ubuntu MATE 15.10 ou simplesmente o Ubuntu com Unity?

38 Comentários

O Ubuntu é sem duvida a distribuição Linux mais popular do mundo. No entanto, há quem não goste da interface Unity e instale outros ambientes gráficos ou simplesmente abandona esta distribuição e opta por uma variante.

Para quem é apaixonado pelo ambiente gráfico Mate fique a saber que já está disponível o Ubuntu MATE 15.10.

mate_02


Para quem não conhece, o ambiente gráfico Mate (que vem por omissão no Linux Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3.

mate_01

Esta nova versão do Ubuntu MATE  vem com o MATE Desktop 1.10 que traz várias melhorias ao nível do suporte para vários monitores e também melhorias ao nível do áudio. Foram também actualizadas um conjunto de apps.

mate_03

De salientar ainda que esta versão do Ubuntu MATE tem também uma edição para o Raspberry Pi 2. De acordo com os testes que realizamos, o Ubuntu MATE 15.10 parece-nos garantir melhor performance comparativamente ao Ubuntu com interface Unity.

Ubuntu MATE 15.10 (Wily Werewolf)

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    Eu entendo o pessoal que gosta da interface do MATE. Há familiaridade com a familia Windows. Como já disse em muitos outros comentários aqui no pplware prefiro o unity. Posso vir a mudar de ideias com o nivel de formação que vou adquirindo a estudar sobre estes assuntos porém até agora é aquele que mais me identifico.

    É original e muito bonito e claro o mais importante é fácil de usar.

    No meu pc de secretária tenho ele a correr. Em breve vou ter um portátil (pc) e estou a pensar “testar” o deepin por um tempo. Gostei do que vi aqui no pplware sobre o deepin e acho-o muito bonito.

    O importante é que seja Linux o resto são gostos pessoais 🙂

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu por exemplo adoro a intuitividade do MATE. Não consigo trabalhar com o Unity. É contra-intuitivo para mim.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Adicionaram suporte para múltiplos ecrãs? Mas estamos em 1998 ou quê?

    1. Avatar de Fox
      Fox

      “…traz várias melhorias ao nível do suporte para vários monitores…”
      Mas é preciso fazer um desenho?
      O suporte para múltiplos ecrãs foi melhorado….

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      *Melhoraram* o suporte! Give this man a pair of glasses.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        o osx ja suporta isto ha que tempos, querem produtividade tem osx, querem jogos tem windows, querem brincar as roms tem android e linux

        1. Avatar de Prim
          Prim

          Quem não sabe é como quem não vê.

          1. Avatar de Assacrica
            Assacrica

            Nem mais

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Produtividade em osx?
          Hoje é dia 1 de abril?

    3. Avatar de Castigador da Parvoíce
      Castigador da Parvoíce

      As várias distribuições Linux e as frequentes atualizações resultaram no sistema operativo mais inovador do mercado. Quase tudo o que se vê hoje em Mac ou Win foi copiado (e bem, porque concordo que se sigam os bons exemplos) de soluções em Linux.
      Aliás, há coisas que o Linux já tem há vários anos e que ainda nem sequer têm data de chegada à concorrência.

      Depois há outra coisa muito útil: saber ler. Ler uma palavra atrás de outra e perceber o sentido dessa frase é crucial para não fazer certas figuras.

      Cito:
      “traz várias melhorias ao nível do suporte para vários monitores”
      – significa que o suporte já existia, mas como é habitual, cada nova versão, sempre que possível, traz melhorias.

      É como um novo modelo automóvel. Já todos têm motor, mas a cada modelo novo, a marca tenta trazer melhorias ao motor. Só um idiota chapado leria uma notícia de lançamento de um modelo automóvel atualizado e comentaria:
      “Adicionaram suporte para o motor? Mas estamos em 1889 ou quê?”

      1. Avatar de Paulo Horacio
      2. Avatar de kadu
        kadu

        +1 (ha um OS inovador que em 2015 adicionou uma feature… multiplas áreas de trabalho… estamos em 1984 ou quê???)

  3. Avatar de psg
    psg

    “Para quem não conhece, o ambiente gráfico Mate (que vem por omissão no Linux Mint)…”
    Não é bem assim. O ambiente gráfico principal do Linux Mint é o Cinnemon apesar de existir também com o Mate.
    Já agora o título do artigo também parece-me que ficaria mais adequado se fosse “Ubuntu MATE 15.10 ou simplesmente o Ubuntu sem Unity?” porque esta distro não tem o Unity.

    Resta-me dar os parabéns pelos vários artigos que vão apresentando sobre Linux.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos por partes:
      O Mint está disponível com o Mate e o Cinnemon (o Mate é sem dúvida aquele que identifica o Mint)
      Pode ser Ubuntu sem Unity mas a ideia é um (com Mate) ou outro (com interface Unity).

      1. Avatar de Fox
        Fox

        Realmente não existe o Ubuntu Cinnamon, como se pode ver aqui:
        http://www.ubuntu.com/about/about-ubuntu/flavours

        Mas dá sempre para instalar um Ubunto normal, e depois adicionar Mate ou Cinnamon (ou outro ambiente qualquer).
        De notar que no Ubuntu ao fazer login podemos escolher qual o ambiente a usar(desde que estejam instalados), assim como podemos fazer login para uma sessão de kodi ou mesmo de Steam (em ‘big picture mode’).

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          Olá
          Senhor Pedro Pinto
          Tenho seguido, alguns dos seus comentários, e sei que está muito por dentro destes assuntos de informática.

          É que ontem instalei, o Linux 17.3 Mint Rosa, estou mesmo muito satisfeito, é leve, muito fácil, dá mesmo gosto, trabalhar com ele.

          No entanto, como costume seguir os conselhos de quem sabe, sem querer, ser maçador, O que acha, ser melhor: este Linuz que instalei, ou o Ubuntu 15.10, ou outro? Li, que o Linux, é o 4º. melhor SO, a nivel mundial, qual é o 1º. até ao 4º.?

          Se poder, e quando tiver disponibilidade, agradeço, a sua resposta.
          Abraço
          Duarte

  4. Avatar de Fox
    Fox

    Mate é Gnome 2.
    Sugeria Cinnamon que já é Gnome 3, mas é uma questão de gosto…

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Mate é um fork do Gnome 2.
      Cinnamon foi um fork do Gnome Shell, isto é até o lançamento da versão 2.0 em que passou a ser um DE.

  5. Avatar de irlm
    irlm

    Saiu uma versão para raspberry ubuntu mate 15.10 arm

  6. Avatar de urtencio
    urtencio

    Fiz o upgrade para o 15.10 e já estou bastante arrependido! para alem dos crashes que deixam o pc completamente bloqueado e me obrigam a fazer um restarte! estou a ter alguns problemas com aplicações que já tinha instaladas! não estou muito contente e com ideia de voltar ao 14.04 q estava bastante estavel :\

    1. Avatar de urtencio
    2. Avatar de eu
      eu

      Pois também com uns pequenos crashes mas que não chateiam muito. Mas coisas recentes é assim 🙂

    3. Avatar de Fox
      Fox

      Estou a usar o 15.10, desde o dia que foi lançado, e não notei diferenças na estabilidade, está igual ao anterior: Sem crashes do OS nem das aplicações (só desliga quando faço shutdown).
      Terás mau hardware? Memória estragada?

      1. Avatar de urtencio
        urtencio

        E fizeste upgrade? sim tenho até tenho bons recursos! Os problemas que tenho são a nivel de dependências e pacotes mantidos em (hold) que não consigo remover! :\ nem com o synaptic. um dos exemplos, o kodi deixou de funcionar e ainda não consigo instalar por necessita no kodi-bin q por sua vez precisa de dependencias q já nao se encontram disponiveis.. outra é o redshift.. No pc da empresa também estou a ter alguns problemas.. :\

  7. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Para quem tem o Ubuntu instalado dá para trocar por este ambiente grafico?

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Tenta: sudo apt-get update && apt-get install mate

      Se der diz-nos… não tentei!

    2. Avatar de Cristiano Pereira
      Cristiano Pereira

      Dá, é só fazeres como diz no site oficial http://wiki.mate-desktop.org/download

  8. Avatar de Fox
    Fox

    yap:

    http://www.omgubuntu.co.uk/2014/08/install-mate-desktop-ubuntu-14-04-lts
    A versão 15.10 saiu à pouco, mas o procedimento deve ser igual.

  9. Avatar de Carlos Cunha
    Carlos Cunha

    Mint cinnamon, ubuntu unity, o que é certo é que volto sempre ao Mint Mate, simples e eficaz, crashes quase inexistentes.

  10. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Para mim tudo em KDE.

  11. Avatar de Fox
    Fox

    Sim, o interface é à escolha do freguês…
    Ao menos podemos escolher 🙂

  12. Avatar de eu
    eu

    Pessoalmente gnome, nunca me adaptei ao unity. Andava sempre a instalar o gnome-fallback mas agora é ubuntu gnome. É uma questão de gosto e adaptação.

    Por exemplo, aqui em casa tenho um pc com ubuntu mate, o da minha mãe. Foi o que ela se adaptou melhor. 🙂 Também só usa para o face mas é o que ela quer, então com um conky a mostrar o tempo e calendário ainda melhor, não quer outra coisa.

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pior mesmo que unity é a adoção do systemd… Esse não é possível alterar, está no novo kernel.

    1. Avatar de rand
      rand

      ” Esse não é possível alterar, está no novo kernel.”
      O quê? Acho que devias ler um bocadinho sobre o o que o systemd é e para que serve porque para dizeres uma barbaridade dessas é porque não sabes do que estás a falar.

  14. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Uso tanto o Ubuntu om Unity quanto o Ubuntu Mate, e ambos possuem ótima performance, incrível estabilidade, apesar do Mate ser um pouco mais leve, muito bom para ser usado em dispositivos antigos e netbooks, qualquer um dois dois ia atender muito bem ao usuário final ou avançado.

    1. Avatar de gnome
      gnome

      Não sei o que é para ti PCs antigos mas o Unity corre muito mal em hardware mais antigo.

  15. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Apesar de usar OS X, sempre testo algumas distros no VMware Fusion. A cada lançamento do Ubuntu, baixo a ISO e vejo se algo me agrada. Apesar de concordar que é necessário que se modernize a interface gráfica, nunca achei a interface Unity muito boa, o que é estranho pois a acho até parecida em alguns aspectos com o OS X há alguns anos e que eu gosto.

    A última versão do Ubuntu que realmente me agradou a nível de interface gráfica foi a 10.10, a última com o nome 2 e vinha com um tema escuro nas barras, muito bonita e funcional.

    Esta semana resolvi dar uma olhada no Kubuntu e fiquei impressionado com a beleza do KDE Plasma 5, certamente a interface para Linux mais bonita que já ví, mas de uma lentidão facilmente perceptível rodando no VMware com 3 GB de memória disponível. Para rodar instalada nativamente no computador talvez valha a pena.

    O Linux tem essa liberdade de escolha de diversas interfaces diferentes, o que é muito bom, mas também se torna um dos grandes defeitos do sistema para os novos usuários, na minha humilde opinião. Acredito nesse problema por conta principalmente da diferença entre as ferramentas de configuração do sistema.

    Quando instalei o Kubuntu tive de configurar a resolução do monitor, e por uns 10 a 15 segundos ache que não seria possível fazê-lo pela ferramenta gráfica, mas percebi que havia uma barra de rolagem e, ao descer a tela, encontrei a opção para troca da resolução. No Unity essa opção era bem mais fácil de ser encontrada.

    Outro problema que sempre tenho quando instalo alguma distro no VMware é ainda com relação à resolução da tela. Ao configurar a resolução, ela fica configurada apenas para aquele usuário; a tela de login fica em resolução mais baixa. Esse problema é resolvido ao mudar a resolução no arquivo de configuração do Grub, mas nunca vem instalado um aplicativo gráfico para fazer a alteração. Eu já sei como mudar, mas um usuário novo talvez tenha dificuldades para fazê-lo.

    Essa questão de configurações é muito melhor resolvida no OS X. Ao acessar as Preferências do Sistema, temos opções para alterar coisas banais que afetam apenas o ambiente de trabalho do usuário logado, como o plano de fundo, funcionamento do trackpad, opções para modificar o Mission Control etc. mas também temos opções que afetam mais profundamente o sistema e outros usuários, como a criação de novos usuários, alteração da hora do sistema, controles parentais… tudo isso no centralizado no mesmo painel onde opções mais sérias possuem um cadeado que se pode abrir (com a senha de administrador), fazer as alterações e bloquear novamente, ou mesmo deixar sem bloqueio para que outros usuários possam altera-las se necessário. É tudo mais simples.

    O Windows, após a versão 8, passou a ter opções de configurações do sistema espalhadas em dois painéis distintos: o antigo Painel de Controle e o novo Configurações. Isso deixa o sistema bagunçado e confuso, quando vi pela primeira vez achei uma ideia extremamente imbecil para se fazer em um sistema totalmente comercial como o Windows. Pelo menos anunciaram que finalmente vão unificar os dois painéis.

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Instalei o UBUNTU-MATE 15.10 num netbook moderno(Positivo) e por enquanto estou satisfeitíssimo. Sempre usei o Mint (todos) mas era apaixonado pelo XFCE, esperimentei várias distros e era apaixonado pelo Mint, até que descobri esse tal de UBUNTU-MATE. Desinstalei vários programas que não me são úteis, até o GIMP. Deixei bem configuradinho, e consegui instalar a Central de Programas do Ubuntu que não tem por padrão nem o Gerenciador de Pacotes Synaptic. Resumindo, está nota 10, pelo menos por enquanto . . .
    . . . abraços e Boa Sorte !!!

    p.s.: sou novato no mundo linux, me corrijam se estiver errado em alguma coisa.