Ubuntu Lucid 10.04 – Sai GIMP… entra PiTiVi?

39 Comentários

PiTiVi o editor de vídeo para o Linux
Muito se tem falado da saída do GIMP (como uma aplicação por omissão e que faz parte da instalação) das distribuições Linux, mais concretamente do próximo Ubuntu (Lucid). No entanto continuam a ser apenas especulações, inclusive li já em sites da especialidade que o substituto será o F-SPOT. A justificação para a troca (GIMP->F-Spot) é que ambos programas fazem a mesma coisa… no entanto GIMP é visto actualmente como um programa profissional  e assim a maioria dos utilizadores não precisam dele para o seu trabalho normal.

Por outro lado, devido à carência de aplicações multimédia no “mundo” Linux, o PiTiVi leva vantagem aquando de uma decisão para ser incluído na próxima distribuição Linux.

No entanto, como referi isto não são decisões finais e podem mudar durante o período de desenvolvimento dos sistemas. A inclusão do Pitivi no Ubuntu é para mim uma boa decisão pois o SO ganha assim uma ferramenta em falta.

Os sistemas Linux possuíam algumas “barreiras” relativamente a existência de aplicações que trabalhem com dados multimédia (Vídeo/áudio). Actualmente começam a aparecer alguns projectos interessantes como é o caso do Openshot que já aqui apresentamos e agora o PiTivi.

O PiTiVi um excelente editor de vídeo gratuito para Linux. É código aberto e baseado na framework multimedia GStreamer.

O PiTiVi possui uma característica que falha em algumas aplicações deste tipo, que é a usabilidade. A usabilidade tem grande prioridade no desenvolvimento deste projecto que é mantido por 3 programadores a tempo inteiro. O projecto é baseado na linguagem de programação Python sendo que todo o processamento de áudio e vídeo é realizado com base na framework GStreamer.

Como instalar

A instalação do PiTiVi é muito simples pois basta ir ao terminal e escrever o comando:

sudo apt-get install pitivi

Depois ir a Applications->Sound & Video e escolher Pitivi Video Editor

24-11-2009 14-44-56

pitivi

Para verem graficamente mais sobre o PiTiVi sigam este link onde encontrarão mais imagens. Já agora fica o repto para um utilizadores Linux: o que vos parece esta “hipotética” inclusão do PiTiVi, traz melhorias ou não acrescenta nada de positivo. E quem será o substituto do GIMP? F-SPOT????

Licença: OpenSource
Sistemas Operativos: Linux
Homepage: PiTiVi

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Olly

    Sou da opinião que traz melhorias significativas.
    Um programa de edição de video faz falta no Ubuntu… pelo menos para mim.
    Remover o Gimp é que pode ser um pouco mais chato, está bem que é uma ferramenta um pouco mais profissional, que para o utilizador comum um “paint” era capaz de ser suficiente mas já nos habituámos a ele 🙂
    É fofo e simpático LOL.

  2. Avatar de Nelinho das Lagostas
    Nelinho das Lagostas

    Deviam era incluir o OpenShot e não essa bosta do PiTiVi. Por altura do lançamento do Lucid Lynx, já o OpenShot deve estar um projecto mais estável. E nesta versão em que se encontra, é de longe o editor de vídeo mais ‘user-friendly’ e que suporta vários formatos.

  3. Avatar de PM
    PM

    alguem sabe um progrma para programar em html tipo dreamwaver ?

    1. Avatar de Jorge Encarnação
      Jorge Encarnação

      Aptana, Quanta, Bluefish, são algumas…

      Também podes tentar o Eclipse com plugin para html.

      1. Avatar de PM
        PM

        Muiito Obrigada 😀

    2. Avatar de Mario Cesar
      Mario Cesar

      Eu uso o Netbeans tanto em Linux como Windows para programação web. É para mim MUITO melhor que o dreamweaver perdendo apenas na falta de preview, nada de muito grave quando se tem Xampp ou Wamp a correr.

    3. Avatar de speedy
      speedy

      eu usava o vim xD pelo menus, enquanto mexia no linux pelo putty. depois descobri o WinSCP, abria directamente com o dreamweaver, sem ter de copiar para o windows. expectaculo!

    4. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Mais soft k o dreamweaver, ms costuma dar pro gasto 🙂

      http://kompozer.net/

  4. Avatar de Bruno Bernardino

    @PM tens o Geany, o Screamer, o Bluefish, o Quanta, e muitos mais, escolhe o que te mais convier.

  5. Avatar de PM
    PM

    Muiito Obrigada !

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Porque raio pões o link do site no comentário. Nunca percebi as pessoas que fazem isso…

      O Pitivi é muito bom e Gimp era bom que continuasse.

    2. Avatar de Almeno Rocha

      E ainda por cima não tens vergonha de publicitar o teu site quando tens artigos que são verdadeiros “copy/paste” de alguns dos melhores Blogs Portugueses.
      Entre eles o PPLWARE dos quais tens cópias integrais de artigos incluindo as imagens de Download,etc.
      Tem vergonha…

    3. Avatar de Vítor M.

      Homem, eu já nem preciso dizer nada o povo já te faz a folha… acho que foste catado…

    4. Avatar de Almeno Rocha

      Vejam este artigo aqui do mestre Pedro: http:// inftecnologia. blogspot.com/ 2009/11 /google-translate-ja-traduz-em-tempo.html
      Nem a inteligência teve de alterar as imagens e acabou por ficar com as imagens do Krdics…
      Santa ignorância…
      🙂

    5. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      O melhor de tudo no blogue do nosso “amigo” é o famoso “©Template by Pedro Santiago” quando apenas fazendo o tão saboroso CTRL+U utilizado pelos web designers, programadores ou web*whatever* ( e não só 😀 ) vê-se nas primeiras linhas do template do Blogger isto:

      Blogger Template Style
      Name: iNove
      Author: Klodian
      URL: http://www.deluxetemplates.net

      Ora em: http://www.deluxetemplates.net/2009/06/inove-blogger-template.html vê-se algo, digamos, parecido? Ou semelhante? Mas para quem quiser ver a demo, aqui vai o link: http://inove-blogger-template.blogspot.com/

      Aqui fica a brincadeira para quem quiser:

      Então, está parecido? Ou semelhante? Ou outro? 😛

      1. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Já não está lá… Afinal o moço até sabe mudar o codigo fonte

        Acho k escolheste o sitio errado pra fazer spam

        🙂

  6. Avatar de PJviana
    PJviana

    Já vi por vezes pessoas a dizer que o ubuntu está cada vez a ficar maior e que ocupa muito espaço! Não sei se a retirada de alguns programas é a causa disso mas se for então acho uma estupidez andarem preocupados em diminuir o SO para caber num formato CD que já desactualizado ainda para mais agora que só se fala em gigabytes e terabytes e internet de 100 mg´s!!

    1. Avatar de A friend
      A friend

      O interessante do Ubuntu é isso mesmo..

      Para quê incluir programas se estes são facilmente retirados via internet pelos repositórios? Não vale a pena te-los a ocupar espaço no CD..

      Por mim até nem valia a pena ter grande parte deles e a escolha ser feita pelos repositórios e passar apenas a ter mais uma aba com as recomendações, em vez de as ter directamente a ocupar espaço na instalação. 😉

      1. Avatar de PJviana
        PJviana

        Concordo que se deva simplificar mas muita gente não conhece muitos programas existentes! Eu acho que o ubuntu tem de ter vários programas para várias tarefas e o Gimp é excelente e não tem nada a ver com o f-spot! Não se pode continuar a pensar que o ubuntu no futuro tem de ocupar apenas 700mb e este tem de evoluir e para isso tem de ocupar mais espaço! Faz lembrar a mania das disketes! 😉

  7. Avatar de Rui Brás

    O F-Spot não só já está incluído no Ubuntu como também tem um âmbito de aplicação que nada tem a ver com o do Gimp (nada mesmo). Esses rumores devem ter vindo de jornalistas da categoria dos do 24 horas. 😉

    Quanto ao editor de vídeo, será muito bem vindo.

    1. Avatar de Rui Brás

      Já estive à procura e realmente isso foi discutido entre os programadores.

      Com toda a sinceridade acho que só têm a perder porque o Gimp não é utilizado só por profissionais, tal como o Photoshop também não o é. Eu próprio o utilizo para as minhas fotos pessoais e para os artigos que escrevo.

      Vamos ver qual será a decisão final.

    2. Avatar de Vítor M.

      Falar sem saber por vezes dá nisso… enfim estás a perder qualidades homem 😉

  8. Avatar de iGama

    O F-Spot dá para a maioria das operações simples para fotos ( resize, cut , etc) e tal como em windows, o que acontece quando o Paint não chega? instala-se um programa melhor.

    apt-get install gimp.

    Não vejo problema, porque vejo que a maior parte dos utilizadores “assusta-se” com o GIMP e nem o usa, procuram uma solução mais simples para as coisas simples.

  9. Avatar de Ezequiel (Brasil)
    Ezequiel (Brasil)

    O F-Spot e o Gimp são completamente diferentes.
    Acredito que o Gimp no Ubuntu cria uma cultura de desenvolvimento do programa. Deve mante-lo junto à distribuição, sem a necessidade de instala-lo via repositório.
    Não conhecia o OpenShot e PiTiVi. Vou testa-los…

  10. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Eu vou continuar a usar o GIMP, principalmente porque os tut’s aqui do pplware são para o GIMP 😛

    e cromo como sou para as imagens, tem que ser tipo “receita de culinária” com os passinhos todos 😉

  11. Avatar de EuMesmo
    EuMesmo

    Não estou a ver nada que possa substituir o Gimp, ainda por cima agora que o Gimp vai ganhar uma nova interface… Será um erro retirá-lo das distribuições, até porque há bastante gente que trabalha com ele exactamente porque é instalado por defeito…

  12. Avatar de PJviana
    PJviana

    Depois desta noticia fui procurar a verdadeira fonte:

    Neste momento está em discussão quais as aplicações por defeito! Entre elas está como foi referido a inclusão do pitivi e saber se deve ser retirado o Gimp principalmente para libertar espaço para outras aplicações! Outro dos assuntos muito falado foi em relação aos jogos que vem pré-instalados!

    Tem aqui o Blueprint:
    https://blueprints.launchpad.net/ubuntu/+spec/desktop-lucid-default-apps

  13. Avatar de Nuno José

    Para organizar fotos gosot mt mais do Gthumb

    O gimp uso mt mt para digitalizar e fazer threshold, pois assim manda doc mt mais peq e mt mais definidos por email. Se o tirarem volto logo a o por. (é uma pena o xsane não fazer threshold se o scanner não fizer por defenição e ainda não vi nenhum que fizesse)

  14. Avatar de BigLord

    Se realmente vão tirar o GIMP, eh pá, é má ideia. É o melhor programa freeware parecido-c’o-fotóshópe que nós temos disponível tanto no Windows como no Linux :\

  15. Avatar de Alessandro Santos
    Alessandro Santos

    Pelo que li se não me engano no slashdot, os motivos são que o GIMP já é considerado um software profissional e que a maioria dos usuários querem apenas rotacionar e em alguns casos cortar e mexer nas cores; também querem que o Ubuntu continue ocupando um CD, e o GIMP está grande demais.
    Também queria que ele viesse por padrão no Ubuntu, mas de qualquer forma está a apenas um sudo apt-get install de distância.

  16. Avatar de Sergio
    Sergio

    OFFTOPIC:

    Engraçado que no fim do post, onde tem a parte dos downloads e pré-requisitos, está escrito “Sistemas Operativos: Linux” e tem o ícone do símbolo do Windows, hahaha!

    😛

  17. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    A retirada do GIMP da instalação padrão implica que o F-Spot desenvolva a sua vertente de edição. Actualmente, não está correcto dizer que “ambos programas fazem a mesma coisa”. O F-Spot é um organizador de imagens (como o Picasa, por exemplo) e o GIMP é um editor de imagem (como o Photoshop, por exemplo).

    Na minha opinião, o F-Spot será sem dúvida uma das aplicações menos utilizadas, de entre as que estão instaladas por defeito, no Ubuntu. Não só pelo grande número de aplicações alternativas existentes como também pela popularidade de sites como o Flickr, Picasa Web ou DeviantArt que, em última análise, substituem a utilização de organizadores de imagem no desktop.

    Por fim, com a introdução do modo de janela única no GIMP, o argumento de que a sua interface é demasiado complexa poderá já não ser verdadeiro aquando do lançamento do Lucid Lynx.

  18. Avatar de MP
    MP

    Hoje foi espolco de uma aula por causa do Linux ! LOL

    1. Avatar de 0LinuxKid0
      0LinuxKid0

      como é que foste expulso xD e que eu no 6º ano já fui expulso uma vez e agora no 7º estava numa aula de Tic DE PCS e o prof tava a falar de Windows eu comecei a mandar umas bocas a falar em voz alta de linux ele mandoume para a rua xD

  19. Avatar de bernardo
    bernardo

    boas, desculpem o talvez comentario infeliz, mas f-spot para gimp? eu nao tirava o gimp..pitivi ou la como é nunca usei nem faço edição de video por isso nem vou comentar. O gimp nao serve apenas para cut e resize nem muito menos apenas para profissionais, eu de longe sou profissional na area de design, sou gestor de redes e programador web, mas quando a necessidade fala mais alto la tenho que fazer uns desenhitos para os clientes mas pessoalmente entendo-me melhor com o inkscape, ou pelo menos consigo criar coisas mais porreiras. Acho uma ferramente muito boa e muito acessivel para quem gostar de criar uns logos/banner, etc aconselho experimentar.

    Cumps

  20. Avatar de 0LinuxKid0
    0LinuxKid0

    nem pensar eu proprio tenho um canal com tutoriais de gimp acho muito mal turarem o gimp sempre foi o editor predefenido e melhor que o Photosho basta verem o canal do Gimpknowhow no youtube

  21. Avatar de Alessandro Santos
    Alessandro Santos

    Tem gente que não está entendendo… o GIMP não vai vir por padrão no Ubuntu 10.04, mas basta abrir a central de programas e instalar ele por lá!

  22. Avatar de Kubric
    Kubric

    O Pitivi não é um programa (minimamente) acabado… certo?!? Com franqueza, acho prematura a sua inclusão na versão final do Ubuntu Lucid Lynx, apesar de apoiar fervorosamente o desenvolvimento desse projecto, pois o Linux bem precisa de um editor de vídeo equivalente ao Windows Media Player (pelo menos tão fácil de manejar e eficaz quanto este último). Custa-me a perceber, também, porque é que o Gimp desta vez ficou de fora, apesar de continuar disponível através dos repositórios. Mas, enfim, se outras aplicações como o Vlc, Adobe Reader, Amsn, Audacity, Kompozer, Gftp, Firestarter, Glipper, Alltray, Sun Java, entre outros, que para mim são essenciais, também ficam de fora, tenho de aceitar a preterição do Gimp…