Ubuntu 9.04 Lançado

133 Comentários

Foi lançada hoje a versão 9.04 do Ubuntu. A popular distribuição de Linux da Canonical, na sua nova encarnação com nome de código “Jaunty Jackalope”, promete-lhe disponibilizar algumas das maiores inovações no software livre. Estas irão dar certamente uma lufada de ar fresco ao seu computador pessoal. Junte-se aos milhões de utilizadores que usam o Ubuntu.

imagem_ubuntujj01

Poderá visualizar uma análise detalhada às novas e principais funcionalidades do Ubuntu, no artigo que lhe apresentamos no final do mês passado.

Além de ter acesso às mais recentes actualizações do seu software favorito, destaco o novo sistema de notificações, maior rapidez na utilização do sistema e outras pequenas surpresas.

Como os programadores da Canonical e da comunidade Ubuntu, querem que assim que você ligue o computador, tenha que esperar o mínimo possível para ter acesso ao seu ambiente de trabalho, a rapidez de arranque foi alvo de bastantes optimizações.

Veja de uma forma incrédula como eu vi pela primeira vez, o seguinte video de um utilizador de Ubuntu, que decidiu testar o seu novo disco SSD com a beta da versão 9.04:

Já ficou convencido? Então não perca mais tempo, os links para download são já a seguir.

NOTA:
Para o seu conforto todos os links, excluindo o Xubuntu, são tráfego nacional. Tentaremos actualizar os respectivos links de download do Xubuntu, assim que esteja disponível um mirror nacional. Todos os links de download são tráfego nacional.

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu 9.04 (i386) [699MB]
Download: Ubuntu 9.04 (amd64) [697MB]
Download: Kubuntu 9.04 (i386) [696MB]
Download: Kubuntu 9.04 (amd64) [695MB]
Download: Xubuntu 9.04 (i386) [617MB]
Download: Xubuntu 9.04 (amd64) [632MB]
Homepage: Ubuntu

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

133

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mind
    mind

    Opa que bacana, já vou atualizar. 🙂

      1. Avatar de Morbus

        Eu cá prefiro mandar vir por CD. Fico com o CD original e com umas etiquetas todas fixes. DE BORLA!!!

        —–
        http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de t0ze
    t0ze

    Como ? lol No site oficial n diz nada :f

    pplware com mtas connections… estou a ver 😀

    1. Avatar de t0ze
      t0ze

      btw; Downloading 😛

  3. Avatar de Alex C.
    Alex C.

    WoW! Downloading now!

  4. Avatar de NT
    NT

    Updating ….

    Porreiro. 🙂

  5. Avatar de Rafael

    E aqui no Brasil nem é dia 23 ainda, e já estou instalando.

    Obrigado 🙂

  6. Avatar de Stênio
    Stênio

    Até que fim, tava ansioso já. Downloading…

  7. Avatar de Stênio
    Stênio

    A só mais uma coisa. Agora o animal de estimação é um veado é?

    1. Avatar de cheat2win
      cheat2win

      “O Jackalope, no folclore, diz-se ser um cruzamento entre uma lebre e um antílope que viveria na Califórnia e é normalmente retratado como um coelho com hastes.”

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Jackalope
      http://en.wikipedia.org/wiki/Jackalope

      1. Avatar de Stênio
        Stênio

        Brigadão em! eu sabia que o ubuntu era especial, hehe.

    2. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      no site ainda diz que é RC, e ai ?

      1. Avatar de carlos rajas
        carlos rajas

        será que o amigo Rui pode mostrar no site oficial onde diz que é a versão final ?

        1. Avatar de carlos rajas
          carlos rajas

          insisto , a versão oficial ainda é a 8.10, no site que voce, amigo Rui, nos mostra.
          Neste momento às 12:42 gmt Brasilia, 4:42 Portugal, sua noticia não procede.

          1. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            O pessoal aqui em Portugal tb dorme!

  8. Avatar de Lucas Mezêncio

    Só faltou o link para torrent! =/

    1. Avatar de Raul
      Raul

      Opa, no site tem dizendo q ainda não saiu a oficial.

    2. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      não ha torrent e nem versão final oficial ainda, conforme o proprio site que o amigo Rui aponta. A versão oficial, neste momento, é a 8.10….lamentavel.

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Se quer esperar que diga no site oficial é fácil, só tem de esperar! Esperar é uma virtude!

  9. Avatar de Raul
  10. Avatar de Rodrigo Gomoso
    Rodrigo Gomoso

    Patético. Esta versão é o RC. Não saiu ainda a final.
    O Rui deveria ser mais cuidadoso. Qual foi o problema? Pressa???

  11. Avatar de Almada

    já tá é sacado e pronto a ser utilizado para a minha máquina virtual VMware Server 2

  12. Avatar de Filipao
    Filipao

    Por favor alguem me pode dizer qual a diferença que existe entre o Xubuntu Kububtu e o Ubuntu.

    1. Avatar de João Duarte
      João Duarte

      Apenas o ambiente gráfico. Ubuntu usa gnome, Kubuntu usa KDE 4 e Xubuntu usa XFCE.

      Agora é escolheres qual o ambiente gráfico que mais gostas.

  13. Avatar de Marcio Melo
    Marcio Melo

    Fico revoltado com essa palhaçada que ronda o universo Ubuntu. Tinha instalado o Beta do 9.04 em meu notebook Itautec, tudo estava funcionando perfeitamente e estava com o Compiz e tudo ativado sem problemas. Agora, com essa suposta versão final não tem santo que me faça ativar os efeitos.
    Revoltante!

  14. Avatar de nome
    nome

    no canal #ubuntu na Freenode ainda têm isto no topico:
    “Ubuntu 9.04 is not out yet, please don’t ask when it will be”

    estranho

  15. Avatar de Gota
    Gota

    wwwwwwoooooooooooowwwwwwwwwoooooooooooooo……

  16. Avatar de Renato Peneda
    Renato Peneda

    Ora bem, as notícias no site do Ubuntu dizem que a versão 9.04 estará disponível a partir de 23 de Abril. Tendo em conta que são 8h35, acho perfeitamente normal que ainda não tenha ido lá ninguém alterar os links de download 😛 claro que podia ser automático, mas pelos vistos não é…

  17. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Estou com um pequeno problema. Instalei o UBUNTU em dual-boot com o XP graças ao WUBI (que vem integrado com esta versão do UBUNTU) tendo mais tarde desinstalado o mesmo (não me crucifiquem… teve mesmo que ser 😉 ). O problema é que no menu da BIOS da escolha do sistema operativo continua a aparecer o UBUNTU e, claro está, se escolher essa opção dá-me erro. Como faço para retirar a opção UBUNTU da escolha do SO?

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      boas manuel!
      olha podes abrir o ficheiro boot.ini e apagar a linha onde aparece a dizer ubuntu ou entao abres a linha d comando(windos button + R) e escreve msconfig…deve aparecer uma caixinha e nas tabs em cima procura BOOT.INI e la fazer um “verificar todos os linhas de comandos”.
      a ver se assim apaga de vez

      1. Avatar de Manuel  Costa
        Manuel Costa

        Humm… não sei como dizer isto mas… não existe no meu computador (estranho…) nem o msconfig nem o boot.ini

        Pelo menos não consigo aceder aos mesmos…

        1. Avatar de toze
          toze

          para acederes ao boot.ini, vai ao iniciar e depois executar e é só escrever msconfig e dar ok

        2. Avatar de carlos rajas
          carlos rajas

          não sei se solucionaste o problema, mas podes proceder da seguinte maneira :
          coloca o cd do xp, da boot pelo cd, deixa carregar, nas opçoes escolha R de reparar, espera a tela preta tipo DOS, digite fixboot e depois fixmbr e de sim a tudo, mesmo que ameaçe de problema e pronto… valeu !

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    olá pessoal alguém me pode esclarecer qual e a diferença entre o Ubunto, Kubunto, e Xubunto ?

    Obrigado!

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Tem a ver com o ambiente gráfico.

      Ubuntu = Debian. Kubuntu = KDE. Xubuntu = Xfce. É veres o que mais gostas e usa. Eu gosto mais de Debian mas o Xfce é melhor para computadores mais antigos.

      1. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Qualquer Ubuntu e derivações é tudo Debian. A grande diferença está do ambiente de trabalho
        Ubuntu=Gnome o resto tá correcto
        mas tem mais diferenças

        http://www.ubuntu-pt.org/KXUbuntu/

      2. Avatar de Ana
        Ana

        Correcção:

        Ubuntu – Gnome
        Kubuntu – KDE
        Xubuntu – Xfce

        Gnome, KDE e Xfce são desktop environments e Debian é o sistema operativo no qual o Ubuntu é baseado.

  19. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Diferenças entre Ubuntu, Kubuntu e Xubuntu
    http://www.ubuntu-pt.org/KXUbuntu/
    Ambiente de Trabalho, Navegador, cliente de email e aplicaçãod e escritório

  20. Avatar de Maximusss2008
    Maximusss2008

    Ola Bom dia a todos!!!
    Venho aqui fazer uma perguntinha:
    É possivel instalar o ubuntu ou outra versao da linux em sistema “Raid 0” ???

  21. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Pessoal é assim. Sempre que sai um Ubuntu, os mirrors recebem umas horas antes entendem. Por norma no site do Ubuntu os mirros que já têm a versão disponível saem de lá até ser oficial mas claro há sempre alguém que descobre. Sim esta versão é mesmo a final e claro os mirros que foram descobertos já estão à pinha :).

    Vou esperar por torrent. Agora tenho muito que fazer até á hora do almoço.

  22. Avatar de PJviana
    PJviana

    Eu penso que esta não é a versão final…mas vocês é que sabem! Mais valia esperar mais um pouco e sair no site oficial.

    1. Avatar de Vítor M.

      PJviana mas pensas que não é baseado em quê?

      Calma… antes de falaremos temos de nos certificar 😉 das nossas incertezas!

      1. Avatar de PJviana
        PJviana

        Eu acho estranho porque se não me engano estes linkes já lá estavam ontem! O que é muito cedo antes da versão oficial.

  23. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    A rapidez do arranque no vídeo é impressionante!
    De certeza que vou experimentar esta versão o mais rapidamente que possa 😀

  24. Avatar de DarkGhost
    DarkGhost

    Bem, realmente a sigla RC não aparece nos nomes dos ficheiros. Se esses forem servidores oficiais, é quase certo que seja a versão final.

  25. Avatar de Gota
    Gota

    opa esta é a versão final pa!

    “LONDON, April 20, 2009 – Canonical, the commercial sponsor of Ubuntu, announced today that Ubuntu 9.04 Desktop Edition is free to download from Thursday 23 April. Also announced were the simultaneous releases of Ubuntu 9.04 Server Edition and Ubuntu 9.04 Netbook Remix (UNR)”

    No site é que ainda está a versão 8.10 para fazer download ainda não sei porquê…

  26. Avatar de DarkGhost
    DarkGhost

    Eu pessoalmente não consigo sacar através desses links. O servidores devem estar sobrecarregados.

    Encontrei estes links da versão final em outro site num post com a data de hoje.

    Nota: Tráfego Internacional

    Ubuntu 9.04 (i386)
    http://releases.ubuntu.com/.pool/ubuntu-9.04-desktop-i386.iso

    Ubuntu 9.04 (amd64)
    http://releases.ubuntu.com/.pool/ubuntu-9.04-desktop-amd64.iso

  27. Avatar de Marcelo Jordão
    Marcelo Jordão

    Boas,

    Sim! Para mim, se a ditribuição estiver no repositório darkstar do Técnico é definitivamente oficial. Qual site da Canonical qual carapuça. Os gajos que actualizem a webpage 🙂

    Vou apenas fazer o upgrade dos packages, pois tenho release candidate instalada à algum tempo.

    Um abraço
    Marcelo

  28. Avatar de Tomania
    Tomania

    So umas perguntinhas …

    Este e o original ?? Pois o site oficial do ubuntu ainda nao lançou nada ???? isto e fiavel ???

  29. Avatar de Ice-Zero
    Ice-Zero

    já agora… ubunto ou mint ?

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      eu prefiro ubuntu. mas estive a ver xubuntu e tem um aspecto gráfico que me chamou bastante à atenção.

      se tiver vontade experimento.

  30. Avatar de Vítor M.

    Não está no site oficial mas isso é grande problema deles 😉

    Sim, esses links são tráfego nacional da versão final.

  31. Avatar de Gerardo

    hehehe tanta agitação, eu vou esperar sossegadinho pelo Mint. Para o pessoal que já usa não se esqueçam que para aproveitar umas das grandes vantagens, o EXT4, vão ter de formatar ou converter o actual File Sistem.

    Agúem tem experiência na conversão? é Fiável?

  32. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    ainda não há o Wubi para esta nova versão?

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      O WUBI já vem integrado no próprio ISO

  33. Avatar de iGama

    Está é a versão final.
    Horas antes de ser anunciado, é feita a distribuição pelos vários servidores. Só quando isso tiver feito é que é anunciado, para terem a certeza que está disponivel em todo o lado.

    Se virem o processo de release, o sync internacional do ISO é sempre antes do lançamento oficial.

  34. Avatar de RF
    RF

    SSD é batota! 😛

  35. Avatar de Kiev

    Grande dia para a comunidade do Software Livre, ou melhor, para a humanidade.

    Ubuntu 4 Ever

  36. Avatar de Ozyart

    Upgrading from Ubuntu 8.10

    To upgrade from Ubuntu 8.10 on a desktop system, press Alt+F2 and type in “update-manager -d” (without the quotes) into the command box. Update Manager should open up and tell you: New distribution release ‘9.04’ is available. Click Upgrade and follow the on-screen instructions.

    To upgrade from Ubuntu 8.10 on a server system: install the update-manager-core package if it is not already installed; edit /etc/update-manager/release-upgrades and set Prompt=normal; launch the upgrade tool with the command sudo do-release-upgrade; and follow the on-screen instructions.

  37. Avatar de sandro - xCiRe
    sandro – xCiRe

    Claro que é a final!!!

    Eles já estão a enviar pela shipit a mais de 2 semanas, claro que pode haver sempre updates, mas isso é mais do que normal.

    O Ubuntu está a aprender com a Apple a criar “Hype” em relação as novas distribuições, e isso só faz bem ao open source…

  38. Avatar de JP
    JP

    Nos servidores nacionais parece ainda não existir mas aqui vai um ftp com diversos ISO e torrents.

    ftp://ftpserv.tudelft.nl/pub/Linux/releases.ubuntu.com/jaunty/

    1. Avatar de anjodefogo
      anjodefogo

      Aqui link de sitio nacional a funcionar…

      http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/9.04/ubuntu-9.04-desktop-i386.iso

      quem é amigo… quem é!?

      😉

  39. Avatar de A friend
    A friend

    Versão RC…mas que para a final pouco muda e com actualizações fica na mesma…

    SSD depende, se for num Acer Aspire com o SSD da Intel é uma…
    … … . . .da

    No boot, rápido, leitura, rápido… na escrita.. é lento e cada pagina que se abre por exemplo… fica uns 3 a 5 segundos a “pensar..”

  40. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não vejo nada de impressionante no video! depende da maquina que esta a ser utilizada ficarei impressionado ou não! Agora que na anterior versão o tempo de arranque xegava até a ser vergonhoso em alguns casos, espero que esse problema esteje corrigido!

    1. Avatar de Alexandre pinto
      Alexandre pinto

      Tens toda a razão. E neste caso com um disco SSD a vantagem é enorme. De qq das formas eu ja exprimentei a versao beta e é realmente muito rápido.

  41. Avatar de Maximusss2008
    Maximusss2008

    Ola Bom dia a todos!!!
    Venho aqui fazer uma perguntinha:
    É possivel instalar o ubuntu ou outra versao da linux em sistema “Raid 0″ ???

    1. Avatar de Gerardo

      Depende. Queres fazer raid 0 por software ou a maquina já tem raid 0 por hardware?

      se for por software o Linux faz. se for por hardware depende se o hardware é compatível ou não. é como o Windows, depende se existem drivers ou não

  42. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Já tou a sacar em torrent rapidíssimo

    http://mirror.muntinternet.net/pub/ubuntu/releases/9.04/ubuntu-9.04-desktop-i386.iso.torrent

    é a versão desktop 32bits

    tirei daqui foi o 1º que encontrei

  43. Avatar de Rui Oliveira

    Caros

    É lamentável e para ser sincero estou muito desiludido com alguns comentários que vi aqui.

    Não vou acrescentar mais nada ao que Nuno José, iGama e outros disseram (que é certo).

    Eu não tive pressa em lançar nada porque lancei de facto os links para a versão Final, apenas quis servir melhor os nossos leitores, sem qualquer sensacionalismos nem nada que se pareça. Causa confusão a certas pessoas de termos sido de facto o primeiro site de língua portuguesa a lançar os links finais do Ubuntu. E desafio alguém a provar o contrário!

    Espero também um pedido de desculpa de quem pôs o meu “profissionalismo” em causa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Rui não te aborreças… a grande maioria sabe que não nos precipitamos nem cometemos esses erros 😉

      Há sempre alguém que quer chamar a atenção…. e diz asneiras!

      Fiquei admirado com o Carlos Rajas, 🙂 sempre por cá e não se habituou ao nosso modus operandi??? Haverá dívidas meu caro?

      1. Avatar de carlos rajas
        carlos rajas

        Vitor, Vitor, Vitor, amigo, e Rui. Em nenhum momento coloquei em dúvida o seu profissionalismo. Somente questionei e pedí para que me mostrasse que esse realmente era o momento do release da versão final. Isso foi às GMT Portugal 4:40 aprox gmt Brasil 12:40 APROX. NAQUELE MOMENTO, a versão ainda não era a final.
        Vitor, claro que eu falo asneiras sim, como você as fala e qualquer ser humano normal, pode falar, mas neste caso, eu desafio qualquer um a me provar que NAQUELE HORARIO, a versão era a final.

        Rui, somente questionei o link e não você, mas se isso não foi entendido assim, nem por você nem por outros, peço-te sinceras desculpas e a vida continua.

        Vitor, amigo, notei uma certa raiva no seu comentario, mas de minha parte, esta tudo bem e continuo a admirar o seu sitio e a todos que nele frequentam.
        Cabeça de gelo, como dizemos aqui ! 🙂
        ]

        http://www.delaorden9.com

    2. Avatar de Luis Belo
      Luis Belo

      Penso o mesmo que tu… Eu nem queria acreditar o que certos users estavam para aqui a escrever.

      Pobres e mal agradecidos… 3/4 do pessoal não se dá ao trabalho de ver/informar realmente que versão é esta!

      Bom trabalho Rui e força nisso.

    3. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Só te tenho de mostrar todo o meu apoio e que continues o bom trabalho. Tu só tens de te alegrar quando todos eles se aperceberem que no fim tu estavas certo!

      Keep the good work! 🙂

    4. Avatar de Pjviana
      Pjviana

      Pronto camarada, também não quero que fiques triste! 😀

      Desculpa lá e continuação de bom trabalho! 😉

  44. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    AHAHAHAHAH!!!

    Voltando à notícia do ubuntu. O darkstar está lentissimo. E estou aqui a 30 metros dele…

    1. Avatar de Toin J.

      lol para o ist. assim que tiver melhor sako de lá

  45. Avatar de mind
    mind

    Po, os caras deveriam mandar além dos adesivos comuns, aqueles pequenos estilo Windows que vem colado nos notebooks e desks.. seria bacana..

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      @mind

      Fogo, uma ideia tão simples e nunca ninguém se lembrou. Estiveste em grande mind.

      Eu mandava vir desses autocolantes para colar nos meus portáteis. E esta campanha ficava bem mais barata à Canonical.

      Mas eu gosto mesmo é de menta :d

  46. Avatar de dl
    dl

    alguem me explica porque que arrancar do cd qd reinicio o pc ?

    tou a usar o vista, faco reiniciar, arrancar atraves do leitor de cd, faco clicar em qq tecla para arrancar o cd ( isto no dos ) mas nada, de nada.

    tou a comecar a ficar tao F***** q ainda desisto disto 😀

    1. Avatar de Rui Oliveira

      dl

      Tens que ter a bios do teu PC por defeito a apontar para arranque do leitor de CD/DVD.

      Caso não tenhas tenta carregar na tecla F8, se a tua bios for minimamente moder deve aparecer um menu de opções onde podes selecionar o teu leitor de CD/DVD para arranque.

      1. Avatar de dl
        dl

        sim é.
        sim está
        boot e selecionei a drive de cd´s.

        mas mm assim nada o pc inicia le o cd e nada, vai po vista.

        o meu pc é moderno 1 quadcore, etc…

        ja uso pcs a mtos anos, mas ubuntu seria a primeira x

        simplesmente nao arranca do cd.

        e atraves do windows instalar como aplicacao é que nao.

        alguem sabe pq ?

        1. Avatar de Rui Oliveira

          Eventualmente o CD / DVD que estás a usar, poderá estar mal gravado ou a ISO corrumpida. Podes tentar gravar de novo o CD ou se continuar na mesma testa noutro PC a ver se arranca. Caso não arranque podes sempre descarregar novamente a imagem ISO.

  47. Avatar de Rui Oliveira

    Actualizado os links para os mirrors da UC que estão mais descongestionados.

    1. Avatar de R. Campachi

      + Mirrors:

      Portugal NEACM – University of Porto (Europe)
      http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/

      Portugal DEI-FCTUC, University of Coimbra (Europe)
      http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/

      Complete Download Mirror List:
      http://www.ubuntu.com/getubuntu/downloadmirrors#mirrors

  48. Avatar de Anderson
    Anderson

    Cade o md5?

    1. Avatar de R. Campachi

      Aqui:
      http://noncdn.releases.ubuntu.com/releases/9.04/

      3b5e9861910463374bb0d4ba9025bbb1 *ubuntu-9.04-alternate-amd64.iso
      c564ae16dffb51a922aef74a07250473 *ubuntu-9.04-alternate-i386.iso
      cace6ea9dde8dc158174e345aabe3fae *ubuntu-9.04-desktop-amd64.iso
      66fa77789c7b8ff63130e5d5a272d67b *ubuntu-9.04-desktop-i386.iso
      8f921e001aebc3e98e8e8e7d29ee1dd4 *ubuntu-9.04-netbook-remix-i386.img
      78cf52114804f80576b0bfc8f5984339 *ubuntu-9.04-server-amd64.iso
      20480057590ff8b80ad9094f40698030 *ubuntu-9.04-server-i386.iso
      5e6f6acf2105c366db2f9727e2a65d03 *wubi.exe

  49. Avatar de marasmo
    marasmo

    É pena as pessoas não reflitirem sobre o trabalho dos outros, é fácil criticar quando os que o fazem nem sequer sabem o quanto custa a pesquisa e o ter de fazer experiências com programas antes de os lançar.

    Parabens Rui, pelo teu trabalho e não ligues aos maus dizentes. Repara mais naqueles que mais te apreciam o teu trabalho.

    Cumps

  50. Avatar de R. Campachi

    All Ubuntu:
    http://noncdn.releases.ubuntu.com/releases/9.04/

    Ubuntu 9.04 is also the basis for new 9.04 releases of Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu, UbuntuStudio, and Mythbuntu:

    Kubuntu http://kubuntu.org/news/9.04-release
    Xubuntu http://xubuntu.org/news/9.04-release
    Edubuntu http://edubuntu.org/news/9.04-release
    Mythbuntu http://mythbuntu.org/9.04/release
    Ubuntu Studio http://ubuntustudio.org/downloads

    Read more about the features of Ubuntu 9.04 in the following press releases:

    * Desktop edition
    http://www.ubuntu.com/news/ubuntu-9.04-desktop

    * Server edition
    http://www.ubuntu.com/news/ubuntu-9.04-server

    * Netbook Remix
    http://www.ubuntu.com/news/ubuntu-9.04-unr

    To download Ubuntu 9.04, or obtain CDs, visit:
    http://www.ubuntu.com/getubuntu

    From: ubuntu-announce mailing list

  51. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Esta versao do ubuntu ja chega aos calcanhares do Windows ou ainda nao e desta?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sinceramente, por aqui, tenho usado a BETA, e dá 20-0 ao windows, e não, não sou fanático, nem defensor do open-source, nem nada, sou um simples utilizador com um sistema dual-boot, e que ja quase ha um mês que não faz boot ao windows.

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      A pergunta está ao contrário a sério, quem disser o contrário ou só o diz por habituação.

  52. Avatar de Anderson
    Anderson

    Obrigado R. Campachi!

  53. Avatar de JCarvalho
    JCarvalho

    Rui mais uma vez um óptimo trabalho.
    Como já disse antes, és dos mais capazes para falar sobre open source por estas bandas.
    Um abraço e bom trabalho

  54. Avatar de Tijó
    Tijó

    Caramba…os servidores estão atolhados e nem sequer consigo actualizar o Firefox,porra….nem vale a pena pensar em fazer o upgrade,vou aguardar um par de dias para o fazer.
    Não dará problemas se optar pelo upgrade,ou ficará melhor se fizer uma instalação de raiz? É que do 8.04 para o 8.10 fiquei com o sistema um pouco mais lento.

    Rui Oliveira,não é por haver por aqui alguns em que a ignorância lhes assenta bem, que vais desistir agora,tens feito um óptimo trabalho e sou uma daquelas pessoas que agradecem pela a ajuda em conhecer melhor o Linux e afastar de uma vez por todas o monstro papão que tanto dizem.
    Continuo á espera de mais posts.

    Cumps,
    Tijó

    1. Avatar de Aptenodytes Tuxus
      Aptenodytes Tuxus

      Tens sempre uma solução, que é encontrar um mirror menos entupido ou então fazeres o download por torrent.

      🙂

  55. Avatar de Bug Killer 03
    Bug Killer 03

    Parece-me bom, mas no entanto vou esperar pelo novo Mint 🙂

    Cumpz

  56. Avatar de grifo74
    grifo74

    Ja ca mora,migrei de mandriva para ubunto no meu eee pc 900 esta muito bom.

  57. Avatar de Carlos Lobo
    Carlos Lobo

    Alguém sabe-me dizer se a abobe está pelo menos a pensar fazer a sua suite (photoshop, dreamweaver, etc) para Linux?

    Não estou interessado em ter wine nem nada do género.. queria saber se há alguma hipótese de eles fazerem software nativo.

    E jogos.. sabem se as empresas estão a considerar meter os jogos a rodar em Linux nativamente?

    1. Avatar de Tijó
      Tijó

      Só posso dizer isto: Hope…Hope…e mais Hope.

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Isso roda tudo pelo WINE só tens de pesquisar no google como fazer.

  58. Avatar de aver
    aver

    O download pelo link do post (darkstar.ist.utl.pt) anda pelos 800KB/s e chega a 1,3 MB/s 😀

  59. Avatar de manuel
    manuel

    Já está no repositório para actualização.

    Acontece que nas duas últimas actualizações sempre tive problemas e acabei por ter de fazer instalação nova. Teno o 8.10 todo configurado e tal, será que me vai acontecer o mesmo desta vez? O que devo fazer para não perder as minhas configurações e software instalado?

  60. Avatar de Almeno Rocha

    Este novo tema anda a passar-se. Ja pela terceira vez que não aparecem os comentarios embora diga que tem 106…
    E já agora, achava o anterior mais bonito…
    🙂

  61. Avatar de Helder
    Helder

    Rui mais uma vez obrigado e continuação de bom trabalho.

    Cumps,
    Helder

  62. Avatar de Umbundo
    Umbundo

    Ola a todos.
    Eu uso o Ubuntu 8.10 e nao quero baixar o 9.04, entao gostaria de saber se actualizando o 8.10 ele transforma-se em 9.04?
    se nao caso eu baixe o 9.04 tem como ~instalar sem perder as defeniçoes e docs do ubuntu 8.10?
    obg

    1. Avatar de SATO
      SATO

      Ele no meu caso perguntou se queria importar as defeniçoes do sistema antigo, mas como nao tinha deve ter sido por isso que nao encontrou nada. lol

    2. Avatar de R. Campachi

      Para fazer upgrade de uma versão anterior, basta pressionar ALT+F2 e digitar:

      update-manager -d

      O instalador fará algumas atualizações e aparecerá o upgrade para a versão 9.04.

      Fonte:
      http://info.abril.com.br/blog/zonalivre/20090413_listar.shtml?160236

  63. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Boas,

    Acabei de instalar esta versão no meu portátil. Aliás, este comentário está a ser escrito enquanto estou no UBUNTU. Não posso deixar o Windows (“amarras” profissionais e algum gosto por ele, tenho que ser sincero) mas estou a gostar bastante desta versão do UBUNTU.

    Abraços

  64. Avatar de André T.
    André T.

    Será desta vez que irei experimentar a fundo o Ubuntu, com a sua nova versão 9.04? 😀

    Mas a versão oficial já está no site do Ubuntu. 😉

  65. Avatar de Tomania
    Tomania

    E verdade que muitos comentarios forao precipitados e umm deles tambem foi o meu. Pois a procura foi tanta e a informaçao foi tao pouca que deu no que deu. Desde ja agradesso-te toda a dedicaçao e empenho para informar todos os visitantes .

  66. Avatar de SATO
    SATO

    Olá a todos.
    Também decidi instalar esta versão no portatil que costumo utilizar.
    Instalei removendo a partição que tinha para o windows 7 e que tinha cerca de 42 gigas. Agora está com 38 para o OS e 4 para o swap. Instalei utizindo o sistema de ficheiros Ext4. A ver vamos se corre tudo bem. Irá ser a primeira vez que vou instalar o linux.

  67. Avatar de NYyankee
    NYyankee

    Desculpem a pergunta ao mais estilo de um verdadeiro noob…

    …mas como formato uma pen no ubuntu?

    Já andei às cabeçadas com aquilo e não ato nem desato, procuro na net por algum tutorial que o exemplifique mas sempre sem sucesso, acabo por desistir e formatar no Win.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Eu não diria que está é uma ‘pergunta de noob’, afinal, ninguém tem que saber tudo…
      Eu sei que pelo ubuntu, depois de instalado, tem um opção em ‘System->Administration-> USB Startup Disk Creator’ que instala como se fosse o live-cd na pendrive, e se vc permitir, ele grava as alterações feitas quando vc usar esse ‘livecd’ na pen. É um opção legal (acho que dá pra instalar ele na pendrive atraves do Ubuntu carregado pelo Live-CD também).

      Há opção de instalar outros Linux’s na pendrive, como o DMS (Damn Small Linux), e outros. Mas já tentei algumas vezes, e nao foram todas que funcionou. Com o ubuntu funcinou de boa. 😉

  68. Avatar de Afrsa
    Afrsa

    Peço uma ajuda…

    Tentei instalar o Ubuntu com o Wubi mas não consigo instalar de forma alguma. Ele inicia, chega à parte do instalar kernel e a janela fecha. O Ubuntu não chega a instalar.

    Tenho o Vista 64bits!

    Obrigado!

  69. Avatar de Antunes Varela
    Antunes Varela

    Venho agradecer porque foi o 1º e na altura único site que tinha o link para baixar o 9.04. Instalei imediatamente de raiz e está ok.

    Muito obrigado

  70. Avatar de José Pires
    José Pires

    Tá sakado…. falta instalar….
    mas já testei a versão live e está… ESPECTACULAR

  71. Avatar de assisoliveira
    assisoliveira

    O melhor foi a solução definitiva de configurar conexão (fio) ADSL, basta sudo pppoeconf e resolve-se o problema. Agora fico com o UBUNTU em definitivo

  72. Avatar de IceCube
    IceCube

    Alguém sabe como fazer upgrade (se possível claro!) da versão de 32-bits para 64-bits do Ubuntu?

    A versão de 32 bits foi instalada por defeito pelo wubi porque tenho o windows a correr a 32-bits!

  73. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Os drivers da ATI para o o novo Ubuntu não funcionam e agora não posso fazer o upgrade =( e segundo parece nunca mais vão dar o suporta para a minha placa X1250

    Estou farto da ATI que sempre me deu problemas com o linux… Nunca mas nunca mais mesmo compro uma placa ATI na vida!!! Que desilusão total!!

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      Estou solidario cnt, tenho os msm problemas. 🙂

  74. Avatar de Shogun
    Shogun

    Instalei hj esta versao do ubuntu e deixem-me k vos diga, esta de facto muito superior as outras, em termos de optimizacao esta perfeito, drivers apenas o problema da ati de resto ta porreiro.Aproveitei para fazer umas modificacoes a nivel do aspecto grafico e ficou quase tao bom como o meu windows vista 😛

  75. Avatar de António Pereira

    Vou partir nessa carruagem em busca de outras paragens.

  76. Avatar de Diogo

    UBUNTU é o melhor S.O que ja existiu !

    1. Avatar de IceCube
      IceCube

      Existiu ou existe … eis a questão!

  77. Avatar de elias
    elias

    oi olha nâo cosigo baixar do cd o ubunto como fazer ?
    posso baixar junto com windos xp?
    obrigado.