Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) RC acaba de sair..

94 Comentários

A versão RC do Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) acabou de sair e encontra-se disponível para download. Aproveitando este anúncio, além de disponibilizarmos os links para download vamos fazer uma retroperspectiva do sistema operativo que veio mudar muita coisa.

O Ubuntu fez no passado dia 20 de Outubro 5 anos de existência e contou já com 10 lançamentos oficiais e a verdade é que veio mudar muita coisa no mundo dos sistemas Operativos. O Linux nunca foi um sistema operativo ao alcance de todos pois necessitava um grande conhecimento por parte do utilizadores e este espírito de partilha de conhecimento cada vez é mais comum. No entanto, com o aparecimento do Ubuntu o conceito user-friendly foi uma das principais características que contribuíram para que o Ubuntu seja nos dias de hoje um sistema operativo de eleição.

A apenas 7 dias do lançamento oficial do Karmic Koala, é vamos ver o que já passou:

Mozilla Firefox.lnk

Datas dos lançamentos e respectivos I:

  • Ubuntu 4.10 (Warty Warthog) – Lançado em 20 de Setembro, 2004
  • Ubuntu 5.04 (Hoary Hedgehog) – Lançado em 8 de Abril, 2005
  • Ubuntu 5.10 (Breezy Badger) – Lançado em 13 de Setembro, 2005
  • Ubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake) – Lançado a Junho, 2006
  • Ubuntu 6.10 (Edgy Eft) – Lançado em 26 de Setembro, 2006
  • Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn) – Lançado em 19 de Abril, 2007
  • Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) – Lançado em 18 de Setembro, 2007
  • Ubuntu 8.04 LTS (Hardy Heron) – Lançado em 24 de Abril, 2008
  • Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) – Lançado em 30 de Setembro, 2008
  • Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) – Lançado em 23 de Abril, 2009
  • Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) – Planeado para 29 de Outubro, 2009
  • Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) – Planeado para 29 de Abril, 2010

Ubuntu 4.10 (Warty Warthog)

ubuntutimeline-large_001

Ubuntu 5.04 (Hoary Hedgehog)

ubuntutimeline-large_002

Ubuntu 5.10 (Breezy Badger)

ubuntutimeline-large_003

Ubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake)

ubuntutimeline-large_004

Ubuntu 6.10 (Edgy Eft)

ubuntutimeline-large_005

Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn)

ubuntutimeline-large_006

Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)

ubuntutimeline-large_007

Ubuntu 8.04 LTS (Hardy Heron)

ubuntutimeline-large_008

Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)

ubuntutimeline-large_009

Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope)

ubuntutimeline-large_010

Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)

ubuntutimeline-large_011

Este post foi baseado no seguinte artigo aqui

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu 9.10 RC (i386) [697MB]
Download: Ubuntu 9.10 RC (amd64) [697.63MB]
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    Acho que não é para: Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) – Planeado para 29 de Setembro, 2009 mas sim para:
    Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) – Planeado para 29 de Outubro, 2009

    1. Avatar de Vítor M.

      Corrigido. Obrigado pelo reparo, o Pinto está tão animado e ansioso com esta release que até nem viu esta data errada. 😀

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eu tava era a comer o bolo 🙂

        1. Avatar de avlis rotiv
          avlis rotiv

          😛

          Já agora a frase “São os Votos do PPLWARE” não estava no bolo pois não?
          Parece fake 😀 mesmo assim não deixa de ser apetitoso 😛

  2. Avatar de 3biz
    3biz

    curioso. é por isso que linux no desktop falha tanto.
    De 2004 a 2009 mudaram o wallpaper.
    lol

    1. Avatar de viperbruno
    2. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      só quem não sabe o que diz, profere algo deste género, mas pronto fica a chalaça para a posteridade …

      Quanto ao tópico, bons melhoramentos de performance, fazem desta release algo a manter debaixo de olho.

      Se bem que esta (9.10) não é uma LTS, isso apenas a 10.04 o será, e virá em Abril do próximo ano

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Não é uma chalaça, é o que se conclui dos screens postados… Se reparares bem, na MS, a cada windows o desktop muda consideravelmente de versão em versão, e quem não sabe o que está por trás dirá que mudou algo. Já no Ubuntu… O screen está muito parecido de versão para versão, e realmente o que se vê mudar é o wallpaper.

        Já agora acho curioso que os tons se tenham sempre mantido nas cores quentes, alaranjadas… Pessoalmente gosto mais dos azuis, talvez por estar mais habituado ao windows, mas gostei tb do verde do mint que aqui foi colocado à uns meses atrás.

        1. Avatar de JPedrosa
          JPedrosa

          O desktop mantêm-se porque o querem manter, é a filosofia pá.

          a mesma razão para a manutenção das cores.

          Não confundir features com vontades e direcção de um projecto.

          O facto de o desktop mudar no windows, em alguns casos não passa de mudar por mudar para aumentar a lista de “novidades”.

          fizeram uma task bar maior do XP para o vista … parabéns
          meteram gadgets … parabéns

          No ubuntu, adicionas se quiseres.

          pelo teu ponto de vista, se por default metessem um widget ligado ao Weather.com ou um widget com a utilização de RAM e CPU tu achavas que tinha havido mais inovação … boa 🙂

          1. Avatar de kinato
            kinato

            A Microsoft deveria-se preocupar mais em melhorar o sistema do que em criar wallpaper’s. Cada utilizador é livre de escolher o wallpaper / tema que pretender. Se no ubuntu não tens ideias, é só procurar na net, por exemplo em http://www.gnome-look.org/

          2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            Qual filosofia? O desprezo à evolução?

            Na verdade acho que na canonical faltam os Designers.

          3. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            De facto não uso widgets. Não gosto de ter aplicações inúteis a comer recursos do PC. Mesmo quando usei o Vista, a primeira coisa que fiz for tirar aquela barra inútil com os widgets.
            Mas de facto gosto das inovações introduzidas no windows7 relativamente a taskbar, dá de facto imenso jeito podermos colocar as janelas onde a queremos, principalmente quando temos sempre muitas janelas abertas como eu.

            Continuando com o tema, acho, do meu ponto de vista de user principiante de Ubuntu, que só teria a ganhar ao investir algum do desenvolvimento na interacção com o utilizador. Não é apenas estética…

        2. Avatar de Nuno José

          HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

          isto é a gozar contigo só para saberes. Então em linux podes por o desktop como quiseres tens gnome KDE (aquele q a M$ copiou para usar no windows7) enligthmen xfce etc etc etc dá pra por igualzinho ao windows xp 95 3.11 macOS o que quiseres é só pedir e vens dizer que o que muda é o wallpapper. sabes ficava bem dizeres que realmente estavas enganado né pois vê-se que és ignorante.

          1. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            Em vês de vires para aqui chamar ignorante ao outros que tal leres os comentários? Ou não percebes português? E viste bem as imagens acima? Tal como disse acima “o que se conclui dos screens postados” é que só muda o wallpaper de versão para versão!

          2. Avatar de JPedrosa
            JPedrosa

            Pedro A.
            se vires as imagens com atenção, na maior parte delas nem o Ubuntu está instalado, são as imagens do Live CD.

            Podes tirar-me uns printsreens de Live CD do windows por favor? só para ver o que têm evoluído …

            hã? não tem live cd? então? pois 🙂

          3. Avatar de Nuno José

            Como é difícil admitir erros aiiiiii vá deixemos o rapaz em paz que ele não sabe o que se há-de fazer ainda se tenta justificar 🙂

          4. Avatar de Nuno José

            Olha queres ver como se faz

            Acabei de dar um erro de português, ERREI

  3. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    @offtopic

    Pedia a atençao do pplware para este problema. O site esta um pouco lento mas no meu caso acontece uma coisa estranha. É que so consigo entrar no pplware com o OpenDNS. Sem ele o vosso servidor parece que nao responde. O que pode ser?

    P.S: Isto apenas acontece com o vosso site.

    1. Avatar de Street Racer
      Street Racer

      Sim está muuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiito lento… deve ser da sapo 😀

      1. Avatar de zl
        zl

        é desde que foi para o sapo, as vezes temos disto..

    2. Avatar de Vítor M.

      Hoje a coisa este brava :S mas desta vez são os servidores do Sapo e o WordPress que nãos e entendem… isto porque o tráfego não se sabe bem de onde vem, mas tem uns picos… 🙂

      Neste momento está melhor?

      1. Avatar de Street Racer
        Street Racer

        Sim está, deve ser tudo a ir ao Pplware, e depois dá break!

      2. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Lá esta Vitor, a velocidade de abertura do website só voltou ao normal com o OpenDNS. Como é que queres que faça a experiencia, sem o OpenDNS?

    3. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Não, a esta hora (entre as 17 e as 1:30) o pplware fica relativamente mais lento, principalmente hoje pelos motivos óbvios.

      Daí o porquê de ficar mais lento.

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        *dai o porque de ficar mais lento é o de ter muitos acessos a esta hora.

    4. Avatar de a friend
      a friend

      Eu bem tinha dito.. o Sapo não se ia aguentar com a pressão de trafego do Pplware! :D…

      Também tenho tido dificuldades no acesso…

  4. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) – Planeado para 29 de Setembro, 2009???

    Ou será:
    Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) – Planeado para 29 de Outubro, 2009?

    😀

    1. Avatar de kinato
      kinato

      Acalma-te lá, ja sabemos que é 29 de Outubro…
      Em apenas 5 anos de vida, há que salientar o progresso que teve.
      Em pouco tempo de vida está a altura do windows, por isso não vale a pena desviar as atenções para o wallpaper.

  5. Avatar de mmick
    mmick

    Ora bem, criticam a Microsoft que lança updates AUTOMÁTICOS sem o utilizador sequer ter que mexer palha que não ser ligar á net (se não for net 24/24h) mas lançam um SO com diferenças mínimas cada “meia-dúzia” de meses… lol, é a lógica da batata.
    Gosto de ver os updates e parece-me muito bem que a comunidade linux esteja viva.

    1. Avatar de kinato
      kinato

      A vantagem do lançamento a cada ““meia-dúzia” de meses” é que o utilizador pode disfrutar das mais recentes evoluções do SO, contudo para quem vai começar em linux vai-se sentir baralhado com tantas versões.
      Enfim, não dá para agradar a todos, mas devemos dar os parabens á equipa do ubuntu pelo esforço que fazem!

  6. Avatar de Rodas
    Rodas

    Sim, Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) – Planeado para 29 de Outubro, 2009
    Foi o Pedro que se enganou,mas ele não costuma falhar, antes mantém-se na hora certa no momento certo, mas é normal no meio de tanta novidade.
    Parabéns e bom trabalho.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois ele estava ansioso 😀 e errar é humano… hmm o Pinto é humano? 😛

      1. Avatar de Hawk

        Aqui no Brasil, fazemos a seguinte brincadeira: “herrar é umano”. 😀

        1. Avatar de JPedrosa
          JPedrosa

          aqui em Portugal tb temos essa “linha”.

          haja semelhanças entre nós 😉

  7. Avatar de Rodas
    Rodas

    Há já esta reparado esta equipa não falha.

  8. Avatar de irlm

    ESPERO QUE ESTA VERSAO CORRIJA O ARRANQUE DO EXT4 COM O NOVO KERNEL 2.6.31RC6 PORQUE QUANDO ACTUALIZEI O KERNEL A MAQUINA NÃO ARRANCOU, POR ISSO PERFIRO USAR O FILESYSTEM XFS OU RAISERFS PORQUE ATÉ AGORA SÃO MAIS ESTAVEIS NESSE ASPECTO.

    1. Avatar de kinato
      kinato

      Tive um problema similar. Ao actualizar da versão 9.04 para a beta 6, não consegui reiniciar… Além disso esta versão não reconheçe as placas de internet 3G, o que é pena. Espero que a RC corrija estes problemas!

      1. Avatar de Hawk

        Também passei por este problema.

        Estou com a versão 9.04 do Kubuntu instalada em uma VM, então fiz uma instalação limpa do 9.10 beta para testar, mas não consegui entrar no sistema, ele não passa da tela de boot.

        Testei algumas dicas, mas nenhuma surtiu efeito.

        Agora vou baixar e instalar esta 9.10 RC para testar.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      e corrigir o problema no caps lock fica para quando?

  9. Avatar de delaorden9

    error 5 input output error

  10. Avatar de Simões

    Não estou a par dos detalhes desta versão, mas pela falta de publicidade a novas “features” suponho que esta versão seja uma versão “mais limpa” do 9.04.
    Estou muito tentado em mudar para esta versão, para comparar performance, mas acho que vou continuar com a 8.04. Ultima onde consigui colocar os drivers proprietários Ati a funcionar decentemente. . .

  11. Avatar de monux
    monux

    – Os links estão informando Ubuntu 9.04 RC,
    mas são para Ubuntu 9.10 RC.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado @monux
      O estar em cima do acontecimento tem destas coisas 🙂

  12. Avatar de Ana Narciso

    Ubuntu since 2005, por aqui. 🙂

    Umas alturas ando mais em Linux, outras mais em Windows, à medida do que a minha vida académica/tempo/disposição exige. Mas o Ubuntu foi a 2ª distribuição de Linux que experimentei (a primeira foi o Caixa Mágica, trágica na altura), e depois de ter experimentado várias, acabei por estabilizar no Ubuntu.

    Tens bastantes defeitos é certo, mas tem um grande ponto a seu favor: além de grátis tem uma enorme comunidade pronta a ajudar.

    1. Avatar de Wolverine
      Wolverine

      Eu tive o primeiro contacto com linux através do Suse 6. Foi um colega que mo instalou no meu Pentium MMX 166Mhz com disco Bigfoot 2.1Gb (uma boa máquina na altura) e eu estava maravilhado a vê-lo configurar a gráfica e o monitor “à unha” e a dizer-me que depois de entrar era só escrever startx para arrancar o modo gráfico…

      Ainda continuo a achar o Suse uma boa distribuição, mas o Ubuntu ainda dá cartas…

  13. Avatar de a friend
    a friend

    Parabéns ao Ubuntu, sem duvida que os merece…

    Pelo menos para mim é o melhor distro Linux que conheço,
    e há mesmo quem diga, Ubuntu não é Linux 😀

    Mas vá, vamos ao que interessa.. qual é a morada pra ir buscar uma fatia? 😀

    Ps. O bolo ficou mesmo engraçado, o photoshop tem uma coisa boa que permite ajustar as letras sobrepostas e faze-las com que tenham a mesma perspectiva que o bolo. ( Exemplo )

  14. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Será que esta release ja permitirá a instalação do avr32program? humm… se sim, vou finalmente deixar o 8.04 😛

  15. Avatar de UKN
    UKN

    Já agora … o que me recomendam para instalar num Celeron 500 com 3×128 de Ram e placa grafica … ?!

    Experimentei o Mint 7 instalado lá e fica lentooooooo …

    Damn Small Linux ?! Slax !? Queria algo com ambiente gráfico … nada de linhas de comandos … que pra isso meto lá o Dos. O WinXP corre lá mais rápido que o Mint …

    Sugestões …

    Outra coisa … não tenho som com o Mint (placa de som Sound Blaster PCI 128) no painel de “contróis” aquilo tem as opções de som mais ou menos certinhas … como raio vejo se a placa foi detectada e instalada … ? É que supostamente aquilo dá som pois os players tocam o media e posso ajustar o som … mas do jack pra fora … nada …

    Qualquer coisa, o meu obrigado em avanço.

    1. Avatar de a friend
      a friend

      Bem isso é que é uma maquina!
      Não pela velocidade, mas pelo facto de ainda funcionar! ehehe 😀

      Segundo dizem, o Arch Linux é a distro (ou das) mais leve que existem, talvez seja o ideal para ai… 😉

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Ou Debian
      Tens ambientes gráficos leves como o enlightment, fluxbox, openbox, etc

      1. Avatar de kinato
        kinato

        O Debian é mais indicado para programadores, pelo que o recurso ao terminal/consola é frequente.

    3. Avatar de UKN
      UKN

      Obrigadão pelas respostas,

      Quanto ao PC, felizmente não é o meu principal 😉

      Tinha aqui este encalhado e decidi andar a inventar. Como na caixa já lhe removi todas as inutilidades, ficando apenas o essencial para arrancar ando à procura dum linux leve. Só pra testes 🙂

      Eu ainda sou amador nestas coisas de linux, mas se um gajo na vái à descoberta com certeza na aprende 🙂

    4. Avatar de Amigo Brasileiro
      Amigo Brasileiro

      Tu conheces o Biglinx 4.2 ? deverias.(muito bom)
      Em português.

      Em desenvolvimento:

      Bigliux 5.0 alpha-2(kde)muito bom, melhor do que o seven, porém o projeto kde ainda é beta. Se estivesse pronto bateria de frente com o seven.
      e alpha-3 (gnome) o gnome é mais leve atualmente.
      Em português e inglês (procure no forum)
      http://www.biglinux.com.br

  16. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    É assim pah! =D a grande diferença entre a última versão de linux ubuntu em comparação com as outras versões é que a ultima versão está em low-resolution! =D =D

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O linux pa n ser monotono, lançam carragadas de versoes seguidas! assim o pessoal anda tão entretido a atualizar e a resolver problemas que nem usa o computador!
    ja deviam ter começado a pensar em arranjar certas soluções para linux antes de andarem sempre a brincar com o nucleo do mesmo
    A anos que ouço dizer k o linux e super rapido super estavel super mega ultra melhor que os outros, mas dp sai uma nova versão de meio em meio ano, em k os pontos fortes são, mais estavel, mais rapido, mais compativel, mas o k se faz agora num linux ja se fazia a uns anos, pode estar melhor faz-se pouco mais k o k se fazia (talvez ja tenha net, pk ja ha drivers po modem, talvez ja funcione bem grafica pk tb ja ha drivers :P)

    1. Avatar de kinato
      kinato

      Há anos que a Microsoft vem dizendo que tem o melhor sistema operativo de sempre (mais seguro, fiável, …)

      No Ubuntu se quiseres actualizar a versão, não precisas de formatar o PC.
      Em Windows? Ou percebes do artigo, ou então formatas e ainda tens de pagar para o fazer.

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Isso não só são desculpas inventadas como ninguém com 50-60 anos que conheço tem a mínima dificuldade com Windows (XP e agora 7) o que está LONGE de acontecer (depois da instalação) na grande maioria das distros.
        Se por um lado é uma verdade que o Linux merecia a atenção de TODOS os fabricantes como merece o Windows, as distros ainda têm imensos passos em consola e scripts que estragam toda e qualquer experiência para o ppl que não seja barra em Linux ou estudante da matéria.
        Um dia…

    2. Avatar de kinato
      kinato

      Ainda te digo mais. Tenho 2 licenças de Windows XP (pagas) e não utilizo nenhuma. Comecei a utilizar Ubuntu à cerca de 7 meses e agora não pretendo voltar atrás.
      Só de saber que me livrei de virus já é um grande alívio. E além disso para os trabalhos que realizo tenho boas ferramentas, que em Windows teria de pagar.

  18. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    É a brincar, claro. Acho ubuntu muito melhor que Windows apesar de achar que a organização das pastas e ficheiros é melhor no Windows. E também acho que um design mais atractivo não fazia mal à ninguem. ( eu sei que dá para configurar como quisermos. )

    Se ubuntu tivesse compatibilidade com extensões de windows e mac sem usar programas do género “Wine”, seria um sistema operativo perfeito.

    1. Avatar de kinato
      kinato

      Isso não convém, senão vais levar com virus e spywares também:)

      1. Avatar de a friend
        a friend

        Not true 🙂

        O facto de se correr nativamente executaveis Windows, mesmo que estes tenham virus não quer dizer que o Linux seja infectado. Unix – Arquitectura de sistema diferente 😉

        @Arcadiy Kulchinskiy

        WINE não é mau de todo, até o proprio nome indica “Wine Is Not a Emulator” … precisa é ainda muito trabalho pela frente, mas pelo que tenho testado não está nada mal mesmo… 😉

        1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
          Arcadiy Kulchinskiy

          Ai é? Então tenho uma pergunta, os programas da Adobe (Premiere, Flash, DreamWeaver, Photoshop, After Effects) vão correr bem usando a partir do Wine? (E 3ds max tmb.)

          É que eu sou o designer gráfico e trabalho com estes programas.

          =\

          1. Avatar de a friend
            a friend

            Também sou designer 😉

            Nunca os experimentei no Linux, mas pelo que dizem correm todos bem, ve-se muitos desses videos no Youtube e este é um exemplo:

            http://www.youtube.com/watch?v=FhFQhv54tYw

            Por exemplo, certos jogos para Windows correm bem sobre Wine, e requerem DirectX, etc… a partida se eles conseguem, os restantes programas irão dar bem igualmente 😉

          2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            Mas o importante não é que dê, mas sim que funcione bem e que seja rápido. Já ouvi a dizer que alguns jogos do windows em linux com wine ficam ainda mais rápidos, queria saber ao que ponto isto é verdade. Porque eu por exemplo a trabalhar com 3ds max, aquilo crava tanto no rendering…

          3. Avatar de a friend
            a friend

            Jogos correr mais rapido do que no Windows nunca ouvi tal coisa e acho estranho acontecer. A unica coisa qeu ouvi falar foi de jogos feitos em OpenGL que fizeram o port para Linux e esses sim corriam melhor no Linux do que no Windows.

            Quanto ao 3D Max, é provavelmente um caso complicado, não pelo programa em si, mas pelo rendering que este programa requer… mas nada como fazeres o teste 😉

      2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Boa! =D Mas mesmo assim também dava jeito. Eu ainda só estou a usar o Windows porcausa dos alguns comandos do ms-dos que me dão jeito e a organização de ficheiros.

      3. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Boa! =D Mas mesmo assim também dava jeito. Eu ainda só estou a usar o Windows porcausa dos alguns comandos do ms-dos que me dão jeito e a organização de ficheiros. Se não já estava no ubuntu há ******* (décadas) 😉

    2. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      e o windows correr executaveis de linux .. isso é que era 😉

      se existe sistema que tem a perna aberta para os outros é o linux.

      Se existe sistema que não tolera coisa nenhuma é o windows.

      o que entendes por “organização de ficheiros”?
      honestamente não percebi.

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Estou a falar de:
        Pasta dos Programas: C:\Program Files\*.*
        Pasta do sistema: C:\Ubuntu\
        Pasta do utilizador: C:\Users\

        É que linux é muito confuso, nunca cheguei a saber ao certo onde está instalado o programa…

        Já percebeste?

        1. Avatar de a friend
          a friend

          Por acaso tinha percebido a tua ideia, e especialmente para um Windows user (Old School) tem certa dificuldade em entender como funciona os caminhos do UNIX..

          Espero que isto ajude 😉
          http://www.cyberciti.biz/tips/understanding-unixlinux-file-system-part-i.html

          Um breve exemplo, se quiseres correr o Firefox com linha de comandos Windows, terias que fazer algo como:

          c:\programas\firefox\firefox.exe

          No UNIX (neste caso Linux) bastaria abrires a consola e escrever “Firefox” 😉

          1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            Obrigadão! Mas mesmo assim, acho que em termos disso o windows é mais simples.

            Espero brevemente mudar para linux.

          2. Avatar de JPedrosa
            JPedrosa

            Hum, isto para o windows parecer mais simples, é preciso ignorar a cache, a application data, a cache das dll’s, … 😉

            entre outras.

            Mas entendi a tua dificuldade, ok, é razoável.
            Não por achar que tens razão que o windows seja mais simples, mas porque a questão em si é plausível.

  19. Avatar de a friend
    a friend

    Para os amantes de Linux, e que desconheçam este video e para os que acham o Linux demasiado castanho (porque não perceberam que o Linux, nomeadamente o Ubuntu trás apenas isso como definição apenas para manter uma imagem de marca) já que no Ubuntu pode-se personalizar ao maximo o sistema, dar um look mais Windows ou Mac para familiarizar… deixo este video, que já não é nada novo (2007) e vejam se está assim tão atrás dos outros sistemas operativos a nivel estético 😉

    http://www.youtube.com/watch?v=E4Fbk52Mk1w

  20. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    @OFF TOPIC
    Aqui está o que leva o estado actual do Pplware, que fiz neste post 😆

    (Resulta? se sim, obrigado pela ideia “a friend” 😉 )

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      @a friend
      Só tinha de colocar um “rel” qualquer.. 😀
      Certo?

      1. Avatar de a friend
        a friend

        Lol.. acho que tas a tentar comunicar cmg mas eu não estou a captar a mensagem.. sorry.. onde iamos? lol…

        Bem a tua BD está demais… tanto comentário!!!… isto realmente tem andado complicado.. o Sapo só quer limusines e festa e esquece-se que tem aqui o Pplware para cuidar!

        1. Avatar de avlis rotiv
          avlis rotiv

          épá obrigado.. 😛
          E estava a “comunicar” contigo porque desconhecia que os coments podiam conter links…
          E ainda mais “utilizar a gallery” 😉

  21. Avatar de Hawk
    Hawk

    A primeira versão que testei do Kubuntu foi a 5.10. De lá para cá já testei todas e tem melhorado cada vez mais.
    O único senão, é que não é mais tão leve, mas isto é consequência de sua evolução, vide outro SO…

  22. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Pessoal estou com um problema no linux(ubuntu 9.04). Liguei à pouco o linux e fiz as actualizações (normal) pediu para reiniciar o pc e assim fiz. Vou a sistema>preferências>rato e em vez de me mostrar as preferências normais fecha-me a sessão e fica no menu de log in. Também vos acontece?

  23. Avatar de jorjão
    jorjão

    Parabéns ao Ubuntu pelos 5 anos e pela forma como tem trazido pessoal para o Linux.
    Já usei Ubuntu,Mint mas desde que surgiu o novo KDE 4 que preferi passar a usá-lo e no KDE 4 não há melhor que Mandriva, mesmo para quem vem de Windows, porque tem o Mandriva Control Center que é um espectáculo.
    Aguardo ansiosamente pela versão final do Mandriva 2010 que sai no dia 03 de Novembro e promete muito ( é que estou farto de viroses, spywares e afins rsrsrsrsr).
    Parabéns também ao pplware pelo excelente trabalho em especial a divulgar Linux.
    Abraço, Jorjão

  24. Avatar de naoliveira

    Pedro
    Nãp concordo quando escreves que o que levou ao sucesso do Ubuntu foi a facilidade de utilização (não é que não seja fácil de utilizar), porque se fosse esse o motivo o sucesso do Linux tinha sido anterior ao Ubuntu, pois o Mandriva (na altura Mandrake) é superior em termos de facilidade de uso. O que levou ao sucesso ao Ubuntu foi a publicidade, pois eu só me lembro de ler sobre Linux em Portugal (sem contar com a imprensa especializada e mesmo esta não fala tanto como devia) com o aparecimento do Ubuntu. E o que focavam mais era o poderes encomendar o CD e eles enviavam sem encargos. É por isso que estou “ansioso” com a saida do ChromeOS, que com a chancela da Google pode ser que seja o passo definitivo para o Linux alcançar patamares superiores, e como isso seria excelente para o consumidor final.

    ps: como estão sempre a pedir para o pessoal participar com artigos, hoje tive um “problema” num cliente que dava um bom artigo, se quiserem indiquem-me para onde posso enviar o mail (não tenho é muito jeito para a escrita)

  25. Avatar de KOISO
    KOISO

    Agora k reparei em todas as versões ate agora, axo k deveriam respeitar as versões: Ubuntu 8.04 LTS (Hardy Heron)
    Heron e Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) pela sua inovação de imagem e dar seguimento ao design do wallpaper oficial pk assim era mais fácil destingui-los juntando o nome com a imagem do bixo ou coisa e se for sempre igual com o ultimo koala “é apenas mais um” para kem nao conhece e nao esta familiarizado ….é apenas uma pequena questao de Markting mas k se calhar ate fazia uma “pequena” diferença para promover este espetacular produto! 😉

  26. Avatar de jagsilva
    jagsilva

    Olá.
    Instalo já esta versão ou aguardo pela versão final?
    Ou depois dá para actualizar sem perder informação?
    Obrigado

    1. Avatar de kinato
      kinato

      Podes instalar a versão RC e posteriormente actualizar a versão sem perderes nenhuma informação.
      Para procederes à actualização posterior, deves pressionar Alt + F2 e escrever “update-manager -d” sem as aspas e seguir as informações indicadas.
      Devo salientar que segundo a canonical, as versões beta e RC não devem ser utilizadas para computadores de trabalho, apenas para se realizar testes.

  27. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Eu tenho pena de quem usa Linux

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      E eu tenho pena de quem comenta assim…

    2. Avatar de PJviana
      PJviana

      Sem ofensa, se queres evoluir abre a mente a todos os sistemas operativos! Se amanhã todos os jogos e principais programas passassem a ser suportados nativamente por Linux a migração era feita aos milhares em apenas poucos dias!

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        nem era preciso tanto, era só as cópias piratas do windows irem com os porcos … 😉

        já falei aqui disso várias vezes.

        Até malta que tem licenças de Windows o pirateia, ás vezes por “cagança”. Compram portateis com a Home Premium, mas aparece o cromo lá da rua com o dvd da Ultimate que é mais cool e lá vai alho.

  28. Avatar de Bassuma
    Bassuma

    Nossa, esta versão ta perfeita , meu driver de vídeo que não funcionava corretamente no 9.04 esta funcionando perfeitamente no Karmic Koala(é uma SIS ¬¬) agora posso assistir meus filmes em HD no ubuntu =), nem possso esperar a versão final!

  29. Avatar de PJviana
    PJviana

    Andam a falar de beleza dos sistemas operativos! Tenho a certeza absoluta que consigo por o meu ubuntu tão o mais bonito que qualquer windows 7!

  30. Avatar de Paulo Ribeiro

    closer to perfection 1 rc at the time

  31. Avatar de amadorjp

    Eu descobri o Linux à uns valentes anos e sempre fui curioso sobre o assunto. Nunca havia instalado por achar que a consola seria um bicho de 7 cabeças, mas à três anos arrisquei ubuntu e deliciei-me com a estabilidade, simplicidade e claro, a segurança. Desde então instalo sempre o Ubuntu nos meus pc’s. No portatil já corre Ubuntu 9.10 RC e por enquanto sem problemas nenhuns tal como o 9.04 que tinha antes. Aliás, linux é igualmente uma ferramenta de salvação de muitas instalações windows com problemas!

  32. Avatar de Manuel Carlos
    Manuel Carlos

    O bolo conseguiu-me fazer rir. 🙂 Parabéns pela iniciativa, também estava entusiasmado por este Ubuntu.

    Mas há dois problemas, com o Wine e UrbanTerror. O primeiro simplesmente não instala. Vou a Software Sources, 3rd party software e adicionar: “apt get…” e nada, dá erro no fim. O UrbanTerror é um jogo grátis que tem versão para Linux. Fiz o download via wget e quanto tento executar o jogo, também dá erro.

    Desculpem a noobice 🙂 Mas todos nós já fomos iniciantes xD