Ubuntu 8.04.1 – 1ª actualização do Hardy Heron

34 Comentários

No dia 3 de Julho foi lançado o primeiro update da actual versão estável do Ubuntu, passando-se esta a designar por “Ubuntu 8.04.1 Hardy Heron”.

imagem_ubuntu8041.jpeg

Esta “maintenance release” surge três meses depois do primeiro lançamento e deve-se ao facto do Hardy Heron ser uma versão LTS (Long Term Support). A versão 8.04.2 está prevista para daqui a seis meses.


As novidades desta versão são sobretudo a correcção de bugs e a actualização de mais ou menos 200 pacotes, dos quais há que destacar a versão final do Firefox 3.

O anúncio oficial do Ubuntu 8.04.1 pode ser lido aqui.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás.

Licença: GPL
Download Nacional: Ubuntu 8.04.1 [694MB]
Download Nacional: Kubuntu 8.04.1 [692MB]
Download Nacional: Xubuntu 8.04.1 [544MB]
Download Nacional: Edubuntu 8.04.1 [423MB]
Homepage: Ubuntu

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Me&Me
    Me&Me

    Pena o Ubuntu ser bastante complicado instalar as placas da TMN ZTE’s e afins…senão já tinha imigrado á muito tempo do meu XP! -.-‘

    Bahhhh…:(

    Hug

  2. Avatar de Fluvial100
    Fluvial100

    “Ubuntu”, “Kubuntu”, “Xubuntu”, “Edubuntu”… mas que raio! Isto mais parece uma familia de africanos, chegados ao sul de Espanha.

  3. Avatar de Morbus

    Ubuntu é uma filosofia africana, portanto é normal que soe a tal… penso eu 😛

  4. Avatar de Dark
    Dark

    por acaso a minha e220 kanguru inda n tive sucesso…

    mas tenho de ir tentanto…

    mas estou seriamente a pensar passar a MAC

  5. Avatar de Rui Brás

    @Fluvial100
    Os nomes são giros pá, têm uma “musicalidade” que fica no ouvido.

    Um dia destes, ainda te vou encontrar na rua com uma t-shirt a dizer “I LOVE LINUX” ou “I LOVE UBUNTU” 😉

  6. Avatar de DingoMD
    DingoMD

    @Me&Me

    http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas#Modem_ZTE_MF620_fornecido_pela_TMN
    À primeira vista pode parecer complicado, mas é quase como uma receita =)
    Pega dali, cola ali, e já tá. Não é preciso nenhum tipo de conhecimento técnico.

    @Dark

    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=286789
    Pessoalmente não experimentei este guia, mas suponho que seja como o mencionado em cima: copy -> paste -> press Enter

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ – u-BÚN-tu; IPA: /uˈbuntu/), diretamente traduzido como “humanidade para com os outros” ou “sou o que sou pelo que nós somos”.

    Meu comentário: É parecido com “um por todos e todos por um” mas melhor mais do tipo “todos por todos”

  8. Avatar de LvZito
    LvZito

    Posso fazer um comentário (muito) mal intencionado, mas a brincar?

    A Microsoft levou mais tempo a ter o Service Pack 1 para qualquer software…

    Pronto, agora podem-me malhar (com FORÇA, que eu mereço)!

    Saudações masoquistas 😉 ,
    LvZito

  9. Avatar de Pad
    Pad

    @LvZito

    E isso foi a propósito de…?

  10. Avatar de Me&Me
    Me&Me

    @DingoMD

    Isso eu já experimentei….e sem sucesso! -.-‘

  11. Avatar de LvZito
    LvZito

    @Pad

    – Para demonstrar a todos os que usam Linux (e fazem bem em usar!) que não é só a Microsoft que não acerta à primeira.
    – Para reforçar a ideia de que todos os softwares podem ter bugs
    – Para dizer que em Linux ou Windows há sempre falhas que escapam

    Mas tudo bem, força com o Linux – por enquanto tenho de continuar no Windows, mas o futuro continua a ser uma folha em branco…

    LvZito

  12. Avatar de Paulo Ribeiro

    instalei no portatil o ubunto a mais de um ano, e utilizo diáriamente, tenho vista no boot e nunca usei. no desktop do meu escritorio apenas utilizo windows por obrigação, trabalho em ambiente windows porque tambem programo em .net e basic para clientes nossos. se nao fosse isso à muito que nao queria windows

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    A placa Huawei E220 pode ser usada no Ubuntu recorrendo à instalação de software disponibilizado pela vodafone espanhola :

    https://forge.betavine.net/frs/download.php/119/vodafone-mobile-connect-card-driver-for-linux_2.0.beta1_i386.deb

    Eu uso sem qualquer problema o acesso kanguru.

  14. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Recomendo aos que querem saber mais sobre o termo “Ubuntu” que assistam ao filme “Em minha Terra” (tem 2 títulos em inglês: “In my land” e “Land of my skull”. Acho que o segundo é usado na distribuição para a Europa e o primeiro nos EUA, ou vice-versa).
    Lá vocês verão a força do ubuntu (o conceito, não o software) na prática. Vale a pena.
    Quanto a esta atualização, pergunto aos sábios oráculos do pplware: é necessário fazer este download aqui oferecido (cd de instalação) ou basta, tendo o ubuntu instalado, fazer as atualizações?

  15. Avatar de Rui Brás

    @ Felipe Reis

    Não sou sábio mas posso responder-te: Não é necessário fazer o download desta nova imagem de cd, basta teres as actualizações dos pacotes em dia (podes ver no grub se a opção para iniciar o Ubuntu já contém ou não a designação 8.04.1).

  16. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    Para o pessoal que queira pedir o cd original e grátis do Ubuntu (o meu demorou uma semanita a chegar) podem seguir o link:

    https://shipit.ubuntu.com/

    Abraço

    BisMarques

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Então a versão 8.10 final não sai em Outubro? Sendo assim como é que a versão 8.04.2 sai daqui a 6 meses??

  18. Avatar de Psycho
    Psycho

    pra kem nao sabe a Cannonical (empresa que faz o ubuntu) é uma empresa SUL-AFRICANA, localizada em CapeTown se nao tou em erro. Penso que também tem um filial no Reino Unido..De qualquer forma, o presidente da cannonical é sul africano também e ja foi a lua(ja nao me lembro bem mas acho que pagou 30milhoes de dolares) 😛

  19. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Espero que este seja um tópico mais adequado para a minha questão…

    Off-Topic

    HELP – Alguém me ajude, please! 🙂
    É o seguinte… comprei um disco externo, um WD 500GB USB/Firewire/SATA
    Não trazia o cabo eSATA e por isso liguei-o por USB. Funcionou bem.
    Mas hoje comprei o cabo eSATA. Cheguei a casa e liguei-o.
    Agora o problema que se segue é que ao reiniciar, o GRUB está a dar erro.
    Tenho WinXP Pro e Ubuntu em dual boot. Ao que parece, ao ligar o WD eSATA ele fica em Raid 0 e o GRUB tenta arrancar por lá.. certo?
    Alguem me sabe explicar o que devo fazer para evitar este erro?
    Já andei a espreitar a BIOS, mas não consegui perceber como se resolve.

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Psycho

    O homem foi ao espaço, nao foi a lua.

  21. Avatar de Rui Brás

    @ Ricardo
    A versão 8.04 é LTS (Long Term Support), por isso tem “maintenance releases” que são lançadas por esta ordem:
    8.04.1 –> 3 meses depois do lançamento original
    8.04.2 –> 6 meses depois do 8.04.1
    8.04.3 –> 6 meses depois do 8.04.2
    8.04.4 –> 6 meses depois do 8.04.3

    As restantes versões, como é o caso do 8.10 Intrepid Ibex que sai em Outubro, são independentes dos lançamentos de manutenção das versões LTS, por isso não há qualquer interferência nos habituais lançamentos de Abril e Outubro.

  22. Avatar de Psycho
    Psycho

    Pois é nuno tens razao, ja nao me lembrava bem disso, anyways isso era mais para as pessoas ficarem a saber que ubuntu tem esse nome pq foi feito por uma empresa africana, por isso nao se queixem dos nomes

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ok, Rui Brás, muito obrigado pela informação.

  24. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Fui à página do Ubuntu procurar por esta versão e não a localizei. Gostaria do link para baixar o cd de instalação da 8.04.1 para 64 bits.

  25. Avatar de Marcelo Squeff

    Srs.

    Este mundo Linux é maravilhoso. Vejo com muita alegria uma Distribuição como UBUNTU crescer e fazer sucesso como está acontecendo. Isso é fruto de muito trabalho!!!

    Marcelo Squeff.

  26. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    @Rui Brás: grato, gratíssimo!

  27. Avatar de Lookez
    Lookez

    Como gosto do Ubuntu, a única coisa que ainda me entristece é a dificuldade de configuração de algumas coisas, como por exemplo rede wireless ad-hoc, atualização e instalação de drivers (quando não integrados ao sistema) e o uso do terminal pra resolver problemas.

    Isto para mim não é problema, mas para milhões de usuários que não sabem nem o que é o terminal mas tem linux instalados em seus computadores.

  28. Avatar de Ubuntued

    Olá pessoal,

    tenho a dizer que desde que conheci o Ubuntu, não o deixei, e inclusive formatei o XP. Desde então é uma alegria: sem qualquer preocupações de virus, trojans, spywares, etc.

    Gostaria de responder a alguns comentários:
    #Dark
    Quanto ás placas E220, e tal como disseram acima existe uma solução MUITO simples, que resolve esse problema:
    http://ubuntued.blogspot.com/2008/02/soluo-para-modem-huawei-e220.html

    #DingoMD
    Obrigado pelas dicas, vou ver se faço um script facilitar a instalação dessa placa 😛

    #Paulo Ribeiro
    Como usas UbuntU e não sabes escrever o nome dele? :p

    #Lookez
    Dizes isso, porque compraste Hardware de empresas de deviam ir à falência por só produzirem drivers para Windows. Se repares, Hardware feito por empresas que têm os drivers linux, é MUITO mais simples a instalar que no Windows. Nem reparas nem instalação automática.

    Abraços a todos

  29. Avatar de balsagoth

    Usem uma distro de jeito: Debian.
    Linux não é sinonimo de Ubuntu, nem de Gnome! Linux não é castanho! Linux não tem janelas, nem rato, nem synaptic, bla bla!
    Linux é o Kernel amigos. http://www.linux.org

    Nunca um forum de uma distro ouviu tanto disparate como a de Ubuntu.
    Sim é preferivel ao windowze e muito user-friendly. Enfim tem as suas virtudes e defeitos.

  30. Avatar de Ubuntued

    Parabéns por seres um geek que não sai de casa só para perceber o LINUX por completo por de forma a saber compilar cada módulo necessário ao teu hardware.

    Peço desculpa pela maioria do pessoal não se importar em perder um pouco de rendimento e não ser nerd e perder o tempo todo á frente de um pc, por minimalismos.

    Abraços a toda a comunidade Debian, mais particularmente á comunidade UBUNTU.

  31. Avatar de Penguin Community

    é só falar mal do Linux, [windows scum]. LOL

    agora assério, eu acho que o Ubuntu está melhor que nunca, até para estas placas de banda larga wireless. O pessoal não consegue porque não procura o suficiente… na Internet e nas comunidades Linux que existem “ás carradas”.

    Penso que o Ubuntu deu um grande contributo para espalhar o nome Linux e toda a filosofia OpenSource, embora algumas pessoas pensem que o Ubuntu está a ‘roubar protagonismo’ a outras distribuições. Talvez agora sim, mas daqui a um tempo o pessoal que se iniciou com o Ubuntu irá ter curiosidade em experimentar outras coisas diferentes e verificar que não precisa de perder tudo o que tem (basta fazer uma partição à parte para a pasta /home )
    Mas o pessoal não se interessa por procurar, apenas por encontrar respostas do dia para a noite. Assim não se cresce nem se evolui.

    Pessoalmente sinto-me melhor com o Ubuntu do que com o Windows Vista.

    http://www.penguincommunity.wordpress.com

  32. Avatar de Penguin Community

    @ bizMarques

    ‘o cd original e grátis do Ubuntu’

    existem Cds pirateados do Ubuntu?
    ou melhor, CDs, não Genuinos do Ubuntu?

    tou farto de ouvir essa expressão. o pessoal tem de meter na cabeça que um Cd gravado de uma .iso tirada de um servidor do Ubuntu é a mesma coisa que pedir esses CDs… a única diferença é que se pedirem estão a fazer essa empresa gastar dinheiro…

  33. Avatar de Victor77
    Victor77

    Boas pessoal aqui deixo o meu comentario, nao falando mal da Microsoft! Mas dizendo que tenho UBUNTU “LINUX” no meu laptop e estou bastante satisfeito e que para mim é muito melhor em tudo, embora ainda ande a tentar ter som no laptop, pois pq so tenho som atraves de auriculares, mas isso nao me impede de dizer que UBUNTU é 5 estrelas e que para mim arrasa com a Microsoft. UBUNTU É PARA TODOS