Ubuntu 8.04 LTS Final (Hardy Heron)

78 Comentários

Após seis longos meses, seis versões alfa, uma versão beta e uma release candidate, foi lançada a versão final do Ubuntu 8.04 LTS, também conhecida como Hardy Heron.
Esta versão é LTS (Long Term Support), ou seja, terá suporte oficial durante três anos para a versão Desktop e cinco anos para a versão Server (em vez dos habituais dezoito meses).

imagem_hardyheron.jpeg

Tenho estado a testá-lo desde o alfa 6 e posso garantir-vos que se trata, para não variar, do melhor Ubuntu de sempre, com um aumento significativo na velocidade de boot, maior fluidez a executar as aplicações, um Compiz muito mais afinado e não menos importante o facto de ter um repositório recheado de aplicações “novinhas”.

imagem_hardydesktop_small.jpeg

Aqui fica um resumo das principais novidades do Ubuntu Hardy Heron:

  • GNOME 2.22
  • Linux Kernel 2.6.24
  • OpenOffice 2.4
  • PolicyKit
  • PulseAudio – Servidor de som
  • X.org 7.3
  • Firefox 3 Beta 5
  • Brasero – Gravador de cds/dvds
  • Transmission – Cliente de Bittorrent
  • World Clock Applet
  • Vinagre – Cliente de VNC
  • Firewall “Descomplicada”
  • Plugin para pesquisar e ver vídeos do youtube no Totem
  • Inkscape nos repositórios oficiais
  • Wubi (Podemos instalar / desinstalar o Ubuntu através do Windows como se tratasse de uma aplicação qualquer)

imagem_hardyprog_small.jpeg

Mais tarde penso fazer uma análise ao Hardy Heron do mesmo género da que fiz ao Feisty, Gutsy e Linux Mint. Fiquem atentos.

NOTA: Os links para os downloads em tráfego nacional serão aqui colocados assim que estejam disponíveis.

Licença: GPL
Download Internacional: Ubuntu 8.04 Final [699.11MB]
Download Internacional: Ubuntu 8.04 x64 Final [697.29MB]
Download Nacional: Ubuntu 8.04 Final [699.11MB]
Download Nacional: Ubuntu 8.04 x64 Final [697.29MB]
Homepage: Ubuntu

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jouze
    jouze

    @Help!!!

    Instalei o Ubunto já a algum tempo em dual-boot com o XP, no entanto sempre que sai uma versão nova do Ubunto gosto de instala-la de raiz. Para isso formato a partição que tem o ubunto, mas quando reinicio, dá erro porque o Grub não encontra o ubunto, como é lógico. Será que alguém me consegue ajudar a remover o grub e ficar o boot do XP? É que nao tenho boot-cd para reparação do windows e sempre que entro em linha de comandos ele não reconhece os comandos FDISK/MBE nem FIXBOOT nem FIXMBR.
    Obrigado

  2. Avatar de mpf
    mpf

    como fazer dual boot com o xp?? Ou instalando através do Wubi ficamos com o Ubuntu perfeitamente funcional, com todos os recursos?? Gostava de experimentar sem ser em máquina virtual mas tenho receio de ficar sem o xp e sem o ubuntu…

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    @jouze

    O Fixmbr é um comando do windows. Como tal, deves arrancar com o cd do windows, escolhes a opção de reparação e em seguida, a opção de reparação por consola.

    Em seguida, passas para a janela do dos, onde então, podes executar o Fixmbr.

    Depois disso, já podes instalar o Ubuntu normalmente.

  4. Avatar de Radnor
    Radnor

    Ja esta a rolar na minha sucatinha !! O compiz esta muito bom, mas ainda nao pude perder muito tempo. Melhor que a versao 7.10, dado que essa versao nao rolava no meu PC graças à ATI X850 XT que tenho. Tinha que fazer uns “calambaches” para o instalar. Pelo pouco que vi esta mais rapido (x64) e tem sim mais algumas aplicacoes. Vem tambem com uma versao nova do WINE que eu ainda nao tive tempo para testar.

    Um Abraço!!

  5. Avatar de Radnor
    Radnor

    @mpf

    tens varias maneiras de fazer isso. Uma delas (se so tens um disco) é usar um programa tipo partition magic e “reaproveitares” espaco livre. Uns 10gb Chegam e sobram. ou entao arranja un disco antigo que alguem tenha “quase” parado en casa. Eu por acaso tenho 2 discos.

  6. Avatar de aver
    aver

    Se me puderem esclarecer o que está nesta entrevista da BBC ao responsável pelo lançamento da nova versão do Ubuntu:

    “É a primeira versão que se pode instalar sob o Windows”.

    “Em vez de re-particionar o disco e dar alguns passos com algum risco, efectivamente você poderá instalá-la sob o Windows sem modificar o seu sistema”.

    É que se for assim vou experimentar.

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7358483.stm

  7. Avatar de jouze
    jouze

    @Hugo

    Eu tenho um portatil asus, como tal o cd que veio com ele permite-me entrar em modo ms-dos, mas quando intruduzo o comando Fixmbr ele diz que nao conhece o comando…. o problema deve ser meu porque em todos os foruns que consultei referem esse mesmo processo.
    De qualquer forma obrigado..

  8. Avatar de kendimen

    Já está a descarregar!!! 🙂

  9. Avatar de a2502485
    a2502485

    Vou testar!! mas gostaria de criar um dual boot, para experimentar!! alguém sabe os requisitos mínimos recomendáveis!! 1.8 x2 AMD, 2 giga ram e 128 dedicada chega??

  10. Avatar de aver
    aver

    Acho que já percebi como se resolve a questão que suscitei no comentário 6. Consegue-se instalar o Ubuntu sob o Windows, sem mexer com as partições , usando o Wubi-Ubuntu Installer para utilizadores do Windows.

    Se alguém quizer dizer qualquer coisa sobre o Wubi agradecia.

    http://wubi-installer.org/

  11. Avatar de aver
    aver

    … já não é preciso. Graças ao “master” Google está aqui o guia para usar o Wabi para instalar o Ubuntu 8.04 “Hardy Heron” sob o Windows.

    http://blogs.zdnet.com/hardware/?p=1570

  12. Avatar de David Andre

    Alguem me sabe explicar esta parte:

    Wubi (Podemos instalar / desinstalar o Ubuntu através do Windows como se tratasse de uma aplicação qualquer)

  13. Avatar de David
    David

    instalei o ubuntu com o wubi em 20 minutos e está tudo funcional! é perfeito para quem não ter o trabalho de criar uma nova partição ou quem simplesmente não percebe muito do assunto. O wubi acaba por ser como um programa que se instala ou desinstala do windows mas o ubuntu fica a correr de forma completamente nativa! E o dual boot é configurado automaticamente também 🙂
    O único problema é a impossibilidade de fazer “Hibernar”
    Recomendo o wubi a todos! é lindo 😀

  14. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    As actualizações automáticas do 7.10 fazem o update para esta versão 8.04??

  15. Avatar de bc
    bc

    alguém consegue ajudar um pobre desgraçado a resolver a ausencia de qualquer som com este SO ?
    cumprimentos,
    bc

  16. Avatar de valerio

    @a2502485

    A correr num PIII a 1.0 com 256megas de ram. O teu PC até dava para fazer de servidor… Quando instalares (e instala-o) notas diferença na velocidade de processamento de dados…

  17. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Mirrors oficiais Nacionais (retirado do site do Ubuntu)

    http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/8.04/
    http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/ (este comigo, não abriu)

  18. Avatar de bc
    bc

    ps: instalado com o wubi, confirmo que mais facil é impossivel 🙂
    falta-me é o som…(acer 5929G)

  19. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Mirrors oficiais Nacionais (retirado do site do Ubuntu)

    http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/8.04/
    http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/ (este comigo não abriu)

  20. Avatar de David
    David

    bc sou muito noob nisto mas experimenta duas coisas:
    -brincar com o alsamixer aka editor de preferências de som que tá no canto superior direito
    -pesquisar por drivers da tua placa de som na net ou problemas possiveis de drivers de som para o ubuntu

  21. Avatar de bc
    bc

    David,

    mais noob que eu será impossivel 😉
    tenho procurado pela net, mas devido à minha ignorancia, nao encontro nada que me resolva o problema a nao ser solucoes demasiado complicadas para as entender..
    curiosamente, ja mexi no alsamixer e nada…
    ja tive este problema quando tentei instalar a versao anterior do ubuntu e acabei por desistir..
    mas obrigado na mesma 🙂

  22. Avatar de Sergio
    Sergio

    Eu tb queria testar esta versão mas acho que vou ter probs. Tenho dual boot com XP e Vista com o MBR do Vista a mandar. Mesmo que instale o ubuntu a partir do win, deverei instalar a partir de qual?? E depois como fica o MBR? Fica o Grub a mandar. Tenho algum receio que dê para o torto. Alguém já testou esta fórmula??
    Um abraço

  23. Avatar de ALL
    ALL

    Tks a lot aver, os teus post deram-me jeito 😉

  24. Avatar de jouze
    jouze

    @ Zé
    Obrigado, no então lá me consegui desenrascar…. depois de mover mares e montanhas, reiniciar e desligar X vezes lá consegui, recorrendo ao nosso maior amigo PPLWARE, e usei o Hiren’s.BootCD.9.5 que possui ferramentas para “mexer” no MBR.
    De qualquer foram obrigado!
    Cumos 😉

  25. Avatar de D. Carreira

    Quando tiver tempo, vou logo testá-lo! 😛

    Cumprimentos, David Carreira

  26. Avatar de abc
    abc

    podem sempre fazer “sudo update-manager -d” 😀

  27. Avatar de Fluvial100
    Fluvial100

    Vou testar quando estiver bebado!
    O que leio quando se trata do Ubuntu ou lá o que é, parece mais confuso e irritante que estar numa fila de atendimento publico. Pobre desgraçado sou eu quando vou à loja do cidadão.
    XIÇA!

  28. Avatar de ozie
    ozie

    algum sabe do link para download do

    kubuntu versao kde 4.03

    abraços

  29. Avatar de Vítor M.

    Fluvial100 faltavas tu para eu dar uma gargalhada, sim senhor. 😛

    Por onde andas homem?
    Grande abraço.

  30. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    @ bc

    Boas, tenta efectuar estes passos:

    gksudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base e edita-se a seguinte linha:

    options snd-hda-intel model=z71v position_fix=1

    PS- Faz uma copia ao ficheiro original 😀

    Cumptz

  31. Avatar de aver
    aver

    Só para dizer que o Ubuntu 8.04 “Hardy Heron” instalado sob o Vista – ou ao lado, como queiram, sendo certo que foi instalado na mesma partição – funciona bem. O guia simples, está no comentário 13.

    Escrito em ambiente Linux, utilizando o Firefox 3 Beta 5, em português (que vem por defeito) , enquanto corre um filme (com som) reproduzido com o Totem 2.22.1, depois de instalar os codecs GStreames.

    Para quem nunca tinha passado de um Live-CD do Linux é um “grande” feito.

    Penso que o Ubuntu encontrou a forma certa de chegar a um número muito maior de utilizadores – os do Windows, que somos quase todos, mas que não se sentem à vontade com a criação de partições e de sistemas dual-boot.

    Estão de parabéns todos os que gostam/precisam da informática.

    P.S. Ao definir o nome de utilizador e a password, o Ubuntu propõe para utilizador o mesmo nome que está no windows mas em minúsculas. Se não derem por isso vão patinar com a password (senha) pensando que o nome de utilizador está certo.

  32. Avatar de Bruno Bernardino

    Já o tenho vindo a utilizar há uns tempos (versões beta) e realmente está fantástico 🙂

  33. Avatar de ALL
    ALL

    Realmente a implementação do Wubi no Ubuntu ira ser uma gd vantagem para ainda mais utilizadores utilizarem o Ubuntu, já n temos q correr 5 menos p escolher o teclado, fuso horario e etc, é dito e feito, agora chega a ser estupidamente facil instala-lo 😀

  34. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Sergio
    Sim, eu já, não é nada de grave, é bastante simples. Ao instalares o Ubuntu, fica o grub a mandar. Vou dar um exemplo de como isso te fica: tendo os 3 SO’s, ao arrancares, aparece-te um menu (grub) com as escolhas, o normal seria uma “Ubuntu” e outra “outras versões”; Escolhendo outras versões (não me recordo se é este nome que fica, mas isso não é importante também) vais para o menu do Vista em que te aparece o “Vista” e “outras versões”; Escolhendo novamente outras versões, aparece-te o XP. Se calhar confundi na explicação, mas é muito básico, é uma decadência começando no Ubuntu, passa pelo “menu” do Vista e acaba no do XP. 😉

  35. Avatar de Ismael
    Ismael

    Como foi dito o Wubi no ubuntu é uma mais valia, sempre achei o linux um OS interessante e já tentei mudar algumas vezes para o linux, mas sempre sem êxito, porque nunca consegui instalar o modem da sapo. [ Modem IceData500 ]:S

    cumps.

  36. Avatar de Andrius
    Andrius

    Pessoal tenho algumas duvidas… Ora bem o tipo de ficheiros do Linux é o ext3.. Portanto se instalar o Ubuntu com Wubi como fica?! Ele cria uma partição para ele próprio ou usa a do windows?! E os ficheiros de utilizador?! não se vão confundido com os do Windows?! E estilo se ele não criar uma partição isto é usar a do Win como fica em termos de espaço reservado?! ficamos com X Gb reservado para linux dentro do disco do Win ou à medida que vamos enchendo ele vai ocupando no disco?! Estou tentado a instalar no Desktop esta versão com Wubi visto que no antigo nunca consegui ter acesso ao GRUB, instalava tudo e depois quando bootava abria me sempre o Boot Manager do Vista… =/

    Equipa pplware alguma vez pensaram fazer um artigo com a instalação de Mac OS X num “pc comum”?! =)

    Eu vou testar este fim de semana se tudo correr bem =)

    cumps

  37. Avatar de aver
    aver

    Andrius

    Como ficou a instalação do Ubuntu no Windows:

    – Criou em C:\, a mesma partição onde já tinha instalado o Windows, uma pasta com o nome “ubuntu” com o espaço que eu indiquei (10 GB). Em termos de espaço é como se fosse uma máquina virtual – vai-se enchendo até atingir o volume máximo.
    – A partir do SO Windows acedo ao conteúdo da pasta “ubuntu” e a partir do SO Ubuntu às pastas criadas em Windows.
    – O dual-boot no arranque (escolha do sistema operativo) é do mais fácil que há.

    Em termos de concepção e operacionalidade está excelente.

  38. Avatar de Carlos MC
    Carlos MC

    Até funcionar sobre biosraid, é para esquecer… :/

  39. Avatar de Paulo
    Paulo

    Como é que eu faço para invocar o cubo?? Os efeitos estão todos aplicados.. as janelas estão “elasticas”, mas cubos .. nada 🙂 .. já vi nas configurações a sequencia de teclas para o chamar, mas não funciona.. simplesmente nao aparece

  40. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Ontem fiz o update automatico. Correu tudo bem.

    A unica coisa que aconteceu, que não estava à espera, foi que o novo Ubuntu, retirou o Firefox que tinha e instalou a versão 3b05. Mas pq é que instala uma Beta???
    Bom.. aparte disso, ele instalou a versão Beta, mas no idioma PT-BR.
    Alguem me sabe dizer como é que posso mudar para a versão PT-PT do Firefox, no Ubuntu?
    Obrigado

  41. Avatar de aver
    aver

    BlinZK

    Por esta não esperava, dar “bitates” sobre o Firefox em Ubuntu – como mudar a língua para pt-PT. Sucede que tinha escrito este comentário
    http://www.pplware.com/2008/04/18/portable-firefox-20014/#comment-129746

    Então é assim:
    No ponto 2 desse comentário, selecciona-se a versão 3.0b5 (em vez de 2.0.014) > linux-i686 (em vez de win32) > xpi > PT-pt e instala-se a língua como qualquer extensão do Firefox. É mais fácil que no Windows que são precisos os pontos 4 e 5.

    LOL.

  42. Avatar de Ricardo

    Caro Aver:
    Instalei o Ubuntu 8.04 pelo wubi. Cria um Ubuntu no C e tudo o mais que escrevestes mas com uma diferença: O boot é gerenciado pelo Windows que no meu caso é o Vista Ultimate e no meno aparecem os SO instalados inclusive o ubuntu mas quando clico no ubuntu aparecem uns comandos do DOS mas acaba sempre retornando ao meno do boot e só dá boot pelo windows vista, ou seja, só funciona o vista.

  43. Avatar de Ricardo

    Prezado Aver:
    Ato falho. quando escreví meno quis escrever menu.

  44. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Bem… isto a mim deu-me cabo do sistema… Tenho 2 discos em raid 0 e isto simplesmente me desfez o raid… Computador pro galheiro!! 🙁

  45. Avatar de meira

    Acabei de passar seis horas a actualizar o distribuição. Estavam concorridos os servidores (cheguei a ter velocidades de 2000b/s, som bs, não kbs). Mas sem espinhas. Tudo a funcionar e para já noto mais rapidez no meu Athlon a 800Mhz, 2gb ram, com 128mb dedicada. Optimo não? Imagino num pc novinho em folha, até voava.

  46. Avatar de mpf
    mpf

    uauuu!!!!
    depois de 3 horas a sacar é que percebi que no orbit se pode adicionar vários links para descarregar (ex: o link do ubuntu+ link da Universidade de Coimbra+link da …), depois de várias horas à porrada por causa do driver da Atheros wi-fi, já está tudo a bombar, compiz, firefox em pt, icones, janelas e dock à lá Mac…
    simplesmente lindo….

  47. Avatar de coubacias
    coubacias

    boas!!

    tenho o ubuntu em dual boot com o vista!ontem a noite actualizei o ubuntu 7.10 para o 8.04!mas nao tou muito satisfeito e queria instalar o ubuntu 8.04 de raiz!mas tenho uma duvida!se eu formatar a particao do ubuntu para instalar o ubuntu 8.04,quando iniciar o pc, nao m vai dar um erro do grub,por ter formatado a partiçao do ubuntu 7.10??

    cumps

  48. Avatar de aver
    aver

    Helder Pinto

    “Isto deu-me cabo do raid 0” suponho que te estejas a referir a teres instalado o Ubuntu sob o Windows – ou seja, foi instalado usando o Wubi, mesmo que de forma automática.

    Experimentas-te desisntalar o Ubuntu usando também Wubi ? (Executar o ficheiro wubi.exe que está no disco de instalação do Ubuntu > opção desinstalar)

  49. Avatar de aver
    aver

    Ricardo

    Seguindo os passos do guia do ZDNet que estão no comentário 13 chego a um écran, do tipo MS-DOS, parecido com a imagem 6 desse guia.
    – Seleccionando Windows Vista – arranca o Windows Vista
    – Seleccionando Ubuntu – arranca o Ubuntu
    – Com Tab (barra de espaços) aparecem mais opções de arranque.

    Mais não sei. Já agora deixo um link sobre aplicações de segurança para Windows, Mac OSX e Linux – pois, parece que o Linux também precisa. As do Windows conheço quase todas (e recomendo), as outras não conheço.

    http://arstechnica.com/guides/tweaks/five-security-apps-linux-osx-windows.ars

  50. Avatar de rui melga
    rui melga

    Instalei o 8.04 com o wubi: 5* a instalação muito simples. O som funcionou, logo à primeira, a rede wireless logo à primeira sem alterar qualquer parametro. Ainda é mais simples que instalar o xp! Só tive os problemas habituais com as bibliotecas do complilador de c. Para resolver a situação, basta dar o comando de consola:

    sudo apt-get install build-essential

    Para quem quiser testar, o instalador wupi cria um dual boot. O ambiente é muito bom e é muito melhor que trabalhar sobre uma maquina virtual ou um live CD

  51. Avatar de thesubsidal
    thesubsidal

    Instalei esta versão o ubuntu, e deu-me o problema que mais detesto. Na versão 7.04 e 7.10 não tive este problema, mas nas anteriores tive:

    a resolução nã dá para aumentar!!! Não consigo colocar a 1280X1024! Desinstalei logo!
    Agora se alguma alma caridosa me ajudar ainda lhe ou nova oportunidade.

    Já agora o compiz também me estava a dar problemas com a minha nvidia mas lá consegui resolver.

  52. Avatar de Fluvial100
    Fluvial100

    Vítor!
    Nessa madrugada apeteceu-me entrar, estava de saída (6:45) para o Posto de Saúde da minha freguesia, para a fila dos infelizes. Esperava ser o primeiro da fila, mas quando lá cheguei encontrei já dois marmanjos sem tecto, que dormiram debaixo do coberto da entrada. E depois de mim chegaram 10 “velhinhos/as”…. tás a ver que dei logo a vez aos ditos idosos e fiquei em 13 lugar. mesmo assim cheio de esperanças (porra) para o “reforço” de um/uma ou assim-assim profissional da saúde! Cerca das 14:00 , cheio de fome, saí, na mesma como cheguei! E lá tive de ir tratar do “cockburn” ao ex Toninho da Reboleira, que para além da consulta ainda tive de pagar o medicamento: uma boa martelada no “coiso” que me fez cantar o HINO do PORTO, mas na versão do Blank and Jones! Hoje já entrei no convexo e a felicidade é grande 😉
    Quanto ao “onde tens andado, Homem”, vai-se indo! Tive um desgosto com um “blogueiro bitaiteiro”… mas já casei outra vez.
    De vez em quando passo por aqui, mas uso camisinha.
    Um enorme abração, de azul e branco vestido…

  53. Avatar de Graziano
    Graziano

    Para mim o melhor post desde que existe o PPLWARE. Agora com UBUNTU correndo ao lado do meu VISTA coexistindo pacificamente o que nunca pensei ser possível. Para alguns pode parecer estúpido, mas isto deixa-me radiante de felicidade. Bem Haja toda a Equipa do PPLWARE.

  54. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu tinha u beta mas agora o problema é o mesmo também na versão final.
    Sei lá.. Acho que vou desistir desa m.

  55. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Boas. Eu instalei o Ubuntu pelo Wubi, inseri a password k ele pedia. Entre na boa com os dados que pus, só que tenho um problema. Não faço a mínima ideia qual é a password do root. ja tentei com a mesma pass com que ele me pedia pa autenticar a entrada do S.O. e não dá. Alguém sabe como resolver este problema?

  56. Avatar de aver
    aver

    Cientista

    Vê se o problema é o mesmo que eu tive e escrevi no último parágrafo do comentário 35 😉

    (Escreve o nome de utilizador em minúsculas porque a password está certa)

  57. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    aver o problema não é esse. Eu entro no linux normalmente só que quando eu vou a consola e digito e comando “su” para entrar como root ele pede-me uma password e eu não sei qual é porque no Wubi não me pediu para definir. Já tentei com a mesma password do meu login e até pus como password o meu nome de utilizador mas ele diz sempre “Falha de Auntenticação”. Gostava que alguem me pudesse esclarecer a situação.

    P.S.: Já agr alguem me recomenda um bom pacote de codecs de som para este novo Ubuntu? 😉

    Cumps

  58. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Esqueçam as minhas questões anteriores em principio já estao resolvidas. Instalei o Pacote de codec GStreames e até agora funciona tudo bastante bem. Quanto a password, isto continua um bocado “estúpido” porque quando eu quero instalar software insiro um password e funciona bem ate mesmo quando eu vou a consola e insiro “sudo apt-get…”, mas quando eu vou a consola e coloco o comando “su” e coloco a password essa mesma já não funciona. Se calhar o problema é meu (sou um novato em Linux), mas d qualquer das maneiras os problemas essenciais estão resolvidos. Agradeço a quem me tentou ajudar 😉

  59. Avatar de aver
    aver

    Cientista

    Pois também sou novo nisto. Quando se executa na consola “sudo (seguido de comando)” e tem que se entrar a password de administrador – a password é invisível.
    Tirando o facto de ser invisível, se não tiver mudado de utilizador, comigo funciona.

    Já agora se quiseres “estoirar” com a instalação do Ubuntu, o Lifehacker trás umas dicas. Comigo estoirou já num estado avançado, por qualquer razão – ao criar uma Virtualbox – a resolução 1240×900 foi-se e não consegui voltar a uma resolução aproximada. Também não à driver para a minha placa gráfica (Nvidia 8800). Tive que instalar tudo de novo.
    Cumps

    http://lifehacker.com/383769/hardy-heron-makes-linux-worth-another-look

  60. Avatar de aver
    aver

    —não há (em vez de não à)

  61. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @CientistaMaluco

    O ubuntu trás o su desligado por norma mas é fácil só tens de criar uma pass para ele e voilá. Maneira mais fácil é ires ao user e pores lá ou então na consola

    já agora uns qts extras http://victor-ruas.blogspot.com/2008/04/instalar-multimdia-no-ubuntu-hardy.html

  62. Avatar de aver
    aver

    Deixem cá ver se eu percebi o que li por aí:
    ” – su pede a password de root
    – sudo pede a password de user.
    – quando, por exemplo synaptic pede uma password é executado com sudo e não su.
    Por defeito Ubuntu não cria uma password para root, uma vez que se espera que tudo seja feito através de sudo. “sudo su” fará actualmente o que se quer fazer com su.”

    Com mais uns links como o do Nuno José (e um driver para a minha placa gráfica) o Ubuntu fica interessante.

  63. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    confesso : sou analfabeto em linux……olha só…”Boas, tenta efectuar estes passos:

    gksudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base e edita-se a seguinte linha:

    options snd-hda-intel model=z71v position_fix=1

    PS- Faz uma copia ao ficheiro original 😀 “.

    ..realmente muito simples….o pior que eu tenho muita vontade de domina-lo, mas não consigo………….

    por que é tão complicado ?…olha só os posts, só para definir como instalar…
    os windows são isso ou aquilo, mas são imbatíveis em simplicidade de manuseio…..o linux me atrae mas só para instalar um programinha é uma porra !!!!!!….mas vou continuar tentando………….

  64. Avatar de aver
    aver

    Já aprendi qualquer coisa sobre o Ubuntu. Acho que se deve começar por instalar o AmaroK (jukebox) com:

    sudo apt-get install amarok

    e com o AmaroK ouvir a last.fm 😀

  65. Avatar de aver
    aver

    E não é que acabei por levar o Ubuntu a sério ?.
    Havia uma coisa que me estava a chatear mais do que a conta – como é que encontrava uma resolução aceitável para as letras:

    Sistema > Preferências > Aparência > Fontes > Mudar o tamanho da letra para 9 e pôr o visto em Suavização de Subpixel (LCD) > Avançado > 96 dpi

    Muito bom este tutorial:
    http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-ubuntu-8.04-lts-hardy-heron

  66. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    estou tentando roda-lo no virtual pc mas da erro…será que a maquina virtual da microsoft não roda linux ?

  67. Avatar de ricardo
    ricardo

    Boas!

    Por hábito do uso de windows carreguei em win+M para minimizar as aplicações todas! Em ubuntu (estou a usar o 8.04 LTS) deu um efeito engraçado!
    Era-me desconhecido! Experimentem!

    Abraço

  68. Avatar de Renato
    Renato

    Boas noites, se alguem me puder ajudar agradecia, eu tinha o ubuntu 7.10 instalado no meu portatil e fui fazer o upgrate para 8.04 deu-me um erro no final da instalaçao “dpkg –configure -a” ja fiz manualmente na consla e nada.
    E o outro problema foi no arranque ja nao consigo entrar no win XP pq desapareceu do boot, alguem me pode ajudar?

  69. Avatar de KRUZO

    Aí galera, tô na corda bamba! Chato prá caramba!
    Alguem já compartilhou pasta numa rede compartilhada UNBUNTU 8.04.

  70. Avatar de KRUZO

    Alguem sabe de tutorias para o UBUNTU 8.04, POR FAVOR mandem alguns ou link sobre compartilhamento de pastas e rede . e-mail: KRUZOLEE@HOTMAIL.COM OK.

  71. Avatar de Ubuntu e Raid 0
    Ubuntu e Raid 0

    Ola pessoal.

    Seguinte, tenho 2 HDs sansung de 160GB em Raid 0, neles ja esta instalado o Vista 64 Ultimate e o Windows XP profissional 32bits. Tenho uma terceira particao e um amigo meu me disse que o novo Ubuntu, nunca usei, era muito bom e extremamanete rapido.

    No entanto tenho a seguinte duvida: O Ubunto e compativel com Raid 0, caso seja, como fazer? Minha placa e a M2N SLI DELUXE.

    Para fazer Raid 0 no WIN XP, necessito de um disquete com os arquivos Nvidia, o Vista reconhece o arranjo automaticamente, e o Ubunto?

    Obrigado

  72. Avatar de Max Roberth
    Max Roberth

    Olá, estou començando no universo Linux e de cara fiz besteira, tenho dois hs´s ligados em RAID O, cada um com 160gb, ambos sata, minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-X38-DQ6, cujo chipset é: Northbridge: Intel X38, Southbridge: Intel ICH9R, sendo que o Raid foi feito no último, 1gb de memória RAM e placa de vídeo Gforce 6200 de 512mb. Tentei instalar o Ubuntu 7.0 no meu pc e quando acabou a instalação e o pc foi reiniciado apareceu uma mensagem de falha no GRUB, e não sai dessa tela, gostaria de saber se alguém sabe como resolver esse problema, e também no processo de instalação do Ubuntu o RAID não foi detectado.

  73. Avatar de Max Roberth
    Max Roberth

    Não consigo acessar o Windows, temo tê-lo apagado a partir da instalação do Ubuntu

  74. Avatar de evaldo
    evaldo

    Oi estou precisando qprender o basicão sobre o linux será que alguém poderia me ajudar. Pois nõa consigo apostila em lugar algum.