Ubuntu 7.10 Release Candidate | Está quase!

22 Comentários

Já se encontra disponível a release candidate do Ubuntu 7.10 (aka Gutsy Gibbon). Após vários meses de testes com cinco versões alfa e uma versão beta, surge-nos agora esta versão que será o último teste ao Gutsy Gibbon antes da versão final.

A release candidate tem a missão de antecipar o produto final para que se possam corrigir os últimos bugs ( somente os mais críticos), mas também para no geral testar a performance do estado actual da versão. Para aqueles que não testaram a versão Beta, aconselho-vos a fazer o download e a instalação da RC para terem a certeza de que está a funcionar a 100% com o vosso hardware.


Tinha-vos prometido um review da versão Beta mas infelizmente isso não foi possível devido à minha falta de tempo para me dedicar ao peopleware (e não só).

Assim sendo, e na esperança de nesta vez poder cumprir, farei um review à versão final do Gutsy nos dias seguintes ao seu lançamento. Posso desde já adiantar-vos que esta versão é uma bela evolução do Feisty, trouxe uma mão cheia de novas funcionalidades e teve uma fase de testes com muito menos bugs do que as versões anteriores.

Fiquem atentos à contagem decrescente porque o próximo post já terá no titulo a tão esperada palavra “FINAL”.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu 7.10 RC [695MB]
Homepage: Ubuntu

Download em tráfego nacional:
Download: Ubuntu 7.10 RC [695MB]

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Master Bruno

    Oi… Por acaso alguém sabe onde encontro o Change log da versão?

  2. Avatar de Urbano
    Urbano

    É desta vez, que vou remeter o Windows XP para uma máquina virtual e instalar o Ubuntu no portátil. Pois no desktop o Ubuntu já é rei 😉

  3. Avatar de camexias
    camexias

    eu gostaria de saber o k esta versao tem de tao importante?

  4. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    Do 7.10, só testei a última que tinha saída, a versão Beta, mas não me funcionou lá muito bem…

    Sem a placa wireless (Surecom pcmciaa) funciona bem, mas quando arranco com ele, ou meto depois de iniciado, tudo bloqueia, desde o rato ao teclado e ficam a piscar os leds do Num Lock e o Scroll Lock.

    Espero que na versão final isto esteja corrigido…

  5. Avatar de Diogo Alves

    Pedi 2 CD’s do ubunto 7.10 para andar na mala do portatil… esta versão esta excelente para portateis, corre muito mais fluidamente que o normal….

    Ja so faltam 5 Dias 😀

    Espero que a microsoft não volte a copiar as coisas q o linux tem e as coloque no vista como tem feito ate agora… Já irrita tanta imitação ao Linux e ao OSX…

  6. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Alguem me sabe explicar como se processa a actualização? Basta correr por cima da 7.04 e ele actualiza a versão e reconhece as definições anteriores?
    E as configurações do Grub? Vão ficar as que tenho? Ou volta às que vem por defeito??

  7. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Diogo Alves
    Epah, com o teu último parágrafo podias muito bem estar caladinho. Desculpa lá estar a ser menos respeitador, mas isso é criar um conflito propositadamente, já houve outros tópicos em que muito se falou da novela windows/linux, acho que se devia guardar as opiniões de cada um, quer dizer, as críticas. Fala-se bem do que se gosta, tudo bem. Do que não se gosta, arruma-se na gaveta e não se diz mais nada. 😉

  8. Avatar de Diogo Alves

    @Trollitio

    se não é para discutir, para que é que aqui estamos.

  9. Avatar de whyunt
    whyunt

    gostava de saber o que o camexias perguntou; o que tem de especial esta versão?

  10. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Alguém já instalou? podem-me responder à dúvida que expus atrás? Thanks

  11. Avatar de Preto
    Preto

    Amigos eu ando com a ideia de instalar no portátil tb, so que de linux ainda sou pior que de windows, se alguém me puder dizer onde saber o mínimo que me diga que eu vou lá ver para aprender. Tipo uma duvida ao instalar linux tenho de instalar os drivers do hareware igual ao windows??? e onde posso arranja-los??
    Obrigado e desculpem as duvidas.

  12. Avatar de LemoN
    LemoN

    BlinZk: dá uma vista de olhos aqui:

    http://wiki.ubuntubrasil.org/Gutsy/GutsyUpgrades

    À partida será só isso…

  13. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    @LemoN
    Obrigado.
    Já tinha visto esse link, mas já não me lembrava onde era lol
    Em principio, parece ser simples… a ver vamos.

  14. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    @Diogo Alves
    Expormos as nossas duvidas e comentários tudo bem, mas isto é como já referiram, vai dar ao mesmo que falarmos de futebol, política, de antivírus, cada um vai defender o seu lado e não se chega a nenhuma conclusão concreta. Acho que há coisas bem melhores pela qual falar e dar opiniões. 🙂

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu tenho como questume usar o MSN e nao sei se é possivel termos o MSN no ubunto ou algum soft. que faça o mesmo, até pq eu nao tenho o Vista instalado porque não encontro dreivers para a minha webcam, e gostaria mesmo de ter instalado um Sistema operativo diferente que o da microsoft, e é claro que por exemplo tenha programas tipo Microsoft Office para que possa abrir, ler e modificar arquivos do windows.
    Então por aí ha alguém que me possa ajudar nestas duvidas, agradecia.
    E AO PPLWARE, CONTINUEM COM O VOSSO OTIMO TRABALHO

  16. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    Ricardo, com o AMSN, o msn funciona com webcam. Nesta versão do Ubuntu ainda não testei, mas nas anteriores funcionava bem.
    Só tinha de abrir uma porta que ele lá indica na firewall do meu router e já tá!

    A minha webcam para funcionar no XP, tenho de recorrer aos drivers que a acompanhavam, no Linux (tanto no Ubuntu como no Fresh) bastou liga-la que ele reconheceu-a.

    Actualmente, não sei se há mais programas para msn com webcam para linux, mas o AMSN, tem muitas opções que vão bem alem das capacidades do Live Messenger!

  17. Avatar de Shenmue
    Shenmue

    E assim camarada: Para poderes continuar a utilizar o msn no ubuntu tens vários programas que o fazem sem qualquer problema. Então tens: O amsn que é uma copia do msn, tens o emesene que é outra copia, tens o kopete…
    Se utilizas o skype no Windows, também há skype para o Linux ubuntu. Tens o reprodutor de filmes o totem…
    Quanto a drivers no ubuntu, em principio o ubuntu assim como os mais variados sistemas Linux já vem com drivers que normalmente reconhece todo o hardware do pc.
    Em caso de duvidas não há como experimentares o live cd sem teres de instalares no disco

  18. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    @Ricardo:
    Pelo que sei, o messenger para Linux mais próximo do MSN da Microsoft, é o aMSN.
    Podes obtê-lo aqui: http://www.amsn-project.net/linux-downloads.php

    Podes também instalá-lo a partir do repositório do próprio Ubuntu.

  19. Avatar de UKN
    UKN

    Já pedi os … 2 cds … (que miséria 😉 ), já descarreguei ontem o RC … já testei e só estou à espera do final pra instalar ali ao lado. Alem disso tenho um disco com cenas de windows corrompidas para ser arranjado via linux (foi a unica maneira que tive de aceder ao disco , via ubuntu, o que é no minimo irónico).

  20. Avatar de Urbano
    Urbano

    @whyunt & camexias

    Podem ver o que é que a nova versão do Ubuntu traz de especial em:
    http://www.ubuntu.com/testing/710rc

    E:
    http://fridge.ubuntu.com

    As características que posso salientar e que mais diferenciam de outros são os Desktops Effects:
    http://youtube.com/watch?v=sutayxiAw-0

    Existem outras! Mas esta é que causa mais impacto devido aos seus espectacularidade visual.

  21. Avatar de csamexias
    csamexias

    Ricardo, axo que se instalares o wine, podes ter varias aplicaçoes para linux do windows.