Ubuntu 20.04 Beta já está disponível! Conheçam as novidades

80 Comentários

Para os fãs do Linux Ubuntu, eis que chegou uma boa novidade. O novo Ubuntu 20.04, versão beta, está agora disponível para todos que pretendam testar já as novidades.

A versão final está agendada para dia 23 de abril e as diferenças para esta versão não devem ser muitas.

Ubuntu 20.04 Beta já está disponível! Conheçam as novidades


Depois de uma espera longa chegou finalmente a versão quase final do Ubuntu 20.04. Como referido, as diferenças para a versão final não serão muitas, sendo que esta versão serve para os utilizadores reportarem algum tipo de bug de última hora.

Das várias novidades, destaque para o facto do Ubuntu 20.04 Beta vir com:

  • Kernel Linux 5.4
  • GNOME 3.36
  • Novo Lock Screen
  • Novo “Dark Mode”
  • Temas renovados

Ubuntu 20.04 Beta já está disponível! Conheçam as novidades

Quem instalar a versão beta, vai depois ter a possibilidade de atualizar para a versão final do Ubuntu 20.04.

(em atualização)

Ubuntu 20.04 Beta

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de De Quarentena
    De Quarentena

    Já está bem porreiro.
    Tenho uma variante “Server” em testes e estou a gostar.
    E tenho usado o Lubuntu (LXQt) num Magalhães 2. Gosto.

    1. Avatar de De Quarentena
      De Quarentena

      “Tenho uma variante “Server” em testes…” a correr o Cacti.

      (a instalação do SO (variante Server) está um bocado mais estranha…)

  2. Avatar de Pereira
    Pereira

    Estou a gostar bastante. Esta nova versão é mais responsiva/rápida que a anterior e visualmente muito mais consistente. ZFS é top! Nunca foi tão fácil fazer um rollback no Linux. Canonical a mostrar mais uma vez o porquê do Ubuntu ser o Linux mais utilizado no desktop.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    As melhorias a nível de performance nesta nova versão são realmente notórias, muito bom mesmo! Muito também graças à nova versão do Gnome. Dou os meus parabéns a toda a equipa do Ubuntu.
    O facto de se poder altear entre as variantes do tema pelas definiçõe do sistema também é um excelente toque. Esta será certamente uma das melhores LTS dos últimos anos.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Peço desculpa pelas gralhas no meu comentário acima. Faz falta uma opção que permita editar os comentários.

    2. Avatar de Jorge Almeida
      Jorge Almeida

      Sem dúvida que a nova versão do Ubuntu está muito boas, mas eu diria mais, principalmente graças às nova versão do GNOME. Trabalho brilhante por parte dos desenvolvedores do GNOME

  4. Avatar de Rizzo
    Rizzo

    Quem e que usa linux em 2020. Deixem de ser totos e evoluam para windows ou mac. Linux nem mobile tem, 0 ecossistema

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Mas alguma vez o usaste sequer ou nem sabes do que estás a falar?

      1. Avatar de Rizzo
        Rizzo

        Para que vou usar um SO limitado sem office, adobe, ecossistema com tlm, não serve para gaming? O que faz o linux que um mac ou windows não faz? Ate um ipad faz mais! Continuem a ser totos

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Então estás a dar a “tua” opinião sobre uma coisa que nunca usaste?
          Tudo depende do tipo de utilização que a pessoa dá ao sistema. Software da Adobe não vou falar pois não necessito de usar, uso office, tenho o meu telemóvel emparelhado com o sistema e ainda jogo nele! Já viste que interessante!

          1. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Tudo isso que fazes podes fazer no windows ou mac logo não vejo vantagem. Office no linux não existe o da microsoft que e o mais usado logo vale 0. Gaming em linux? Essa deve ser para rir. Continuas toto.

          2. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Tudo isso que fazes podes fazer no windows ou mac logo não vejo vantagem.

          3. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Vai aprender a mexer no windows palerma em linux não tens ms office sequer logo esquece

        2. Avatar de cabania
          cabania

          O Linux é (em regra geral) gratis, mentras que Windows ou Mac não. MS Office pode ser usado também no Linux: ou via Wine ou via Office Web

        3. Avatar de Marco
          Marco

          Não tem office??? Não sabes o que dizesSe queres jogar compra uma playstation.

        4. Avatar de decode
          decode

          Para desenvolvimento de software ele é excelente.

    2. Avatar de Macgyver Freitas
      Macgyver Freitas

      Assino o Office 365, funciona muito bem via navegador, os jogos funcionam muito bem pelo recurso SteamPlay e alguns outros via Lutris, inclusive consigo rodar jogos feitos para windows 95/98 que não funcionam no Win10. Não uso Pacote Adobe e também tem outros softwares profissionais como Blender e Lightwork que funcionam muito bem. Android é uma distro Linux, tem várias diferenças em relação as de desktop, mas o kernel é o mesmo. Sendo assim da pra adaptar apps de Android pra Linux, atualmente tem dois projetos q se propõe a fazer isso, SPURV e Anbox. De maneira similar o ChromeOS que tbm é Linux, roda tanto os apps de desktop quanto de Android. E a grande diferença entre Linux e Windows é q no Linux vc pode fazer oq quiser, várias interfaces, várias opções modo de atualização, Rolling Release, a casa 2 anos, a cada 5 anos, etc… No Win10 é oq a M$ escolher e pronto. No MacOS tbm é oq a Apple escolher e pronto, e ainda tem as restrições de hardware

      1. Avatar de Rizzo
        Rizzo

        Tudo o que fazes o windows faz melhor. Jogador em emuladores limitados para que quando tens melhor fluidez no windows. Linux e so pa ter a mania que es diferente mas um palerma

        1. Avatar de Jorge Almeida
          Jorge Almeida

          Não , Linux é para quem lhe apetecer usar. Apetece-me usar, uso: fácil. Não te apetece, não uses, parabéns. Agora, chamar palerma por escolhermos usar um sistema operativo diferente é que é ridiculo

          1. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Para que usares um SO limitado que nem para jogar nem para trabalhar? Deixa de ser toto e aprende a usar windows pois toda a gente usa

          2. Avatar de Jorge Almeida
            Jorge Almeida

            Porque quero

          3. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Jorge cresce. Não arranjas nenhum argumento em como linux e mais limitado e não faz nada que windows não faca. Mania de ser diferente, espero que o virus nos limpe de pessoas como tu

          4. Avatar de Macgyver Freitas
            Macgyver Freitas

            Não adianta discutir com quem quer apenar estar certo. Deixando isso de lado, acabei de instalar esse beta, ta funcionando muito bem

          5. Avatar de Jorge Almeida
            Jorge Almeida

            Não arranjo nenhum argumento? Eu podia argumentar, mas não preciso. Eu uso Linux porque quero, sou livre de querer e de usar. Em relação à última parte do seu comentário chamo a atenção aos moderadores do Pplware, porque o que disse é extremamente grave.

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          só menciono uma coisa, tens tanto gente contra ti… aqui vai um facto, se o universo está contra ti, não vai ser o universo que está errado. Office, Adobe, Jogar… são opiniões. Eu uso Windows, mac e Linux, quase diaritamente. E adivinha, prefiro Linux. Como já disseram aqui, chamar de palerma a quem tem uma opinião diferente… pff isso diz tudo do teu nível de inteligência. Quando chegares aos calcanhares daqueles que chamas-te palerma, já nós estamos em 2030. Até logo e beijinhos à prima 😉

          1. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Universo contra? 99% usa windows ou mac, linux e so 1%. Parece quem anda contra es tu e os palermas que usam esse lixo limitado

          2. Avatar de Luís
            Luís

            Burn!

        3. Avatar de Sam
          Sam

          Pronto rapaz força.. Tu é que me pareces ser o limitado aqui, mas tudo bem, limita-te então ao windows porque a microsoft é tão boa com as falhas todas de segurança que têm. E se estão a ficar melhores é simplesmente pelo facto de que agora estão a dar partes dar partes do seu codigo para as pessoas desenvolverem… coisa que já é feita pela linux quando provavelmente nem nascido eras. Mas pronto tu so quere jogar. Força, agora evitas vir para aqui falar mal do que nao sabes ou do uso que os outros dao a certas ferramentas

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Vai te informar Rizzo!! Usar windows para deixar de ter acesso a internet como aconteceu a muitos a semana passada!!!

      1. Avatar de Rizzo
        Rizzo

        Nunca tive problemas no meu mac. Ja linux sem drivers de wifi de jeito isso acontece muito

        1. Avatar de Jorge Almeida
          Jorge Almeida

          Ahhhh ok então isso explica tudo!!! A última vez que usaste Linux foi nos anos 90!! Ok, boa noite então

    4. Avatar de AM
      AM

      hehehe q tipo engraçado. pelos teus comments claramente que tás só a trollar. xD tiveste piada, continua assim! 😀 😀 😀 😀

    5. Avatar de Diogo
      Diogo

      Claramente não sabe o que está a dizer, mal ele sabe que o Windows é baseado em Linux…

    6. Avatar de Ml
      Ml

      Vestes que você não tem ideia do que fala, a ignorância falando.

    7. Avatar de luisweb
      luisweb

      Rizzo eu pensava que fosses mais bem informado, diz o que é o Android o que suporta 80% dos sites online afinal queremos evoluir mas estamos bem informados e tu pareces papagaio de janela..

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Mas eu quero fazer isso tudo em Linux, e agora, não posso? É com cada um…
    Só não consigo entender o teu ódio por uma coisa que nunca usante nem por quem o usa, mas alguma razão deves ter de certeza.

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Aprende a usar windows palerma

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Já percebi que tens problemas graves, não vale a pena argumentar contigo. Mas foi bom, gostei sim senhora.

        1. Avatar de Rizzo
          Rizzo

          Tens a mania que es diferente mas windows faz tudo o que precisas. Linux limitado so para totos nerds

          1. Avatar de Jorge Almeida
            Jorge Almeida

            Discordo que seja só para “totós nerds”, mas e se for? Esses não têm o direito de usar o que querem?

          2. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Claro que nao. Os totos nerds fazem mais no windows que no linux logo tem de ser obrigados pelas pessoas normais a optar pelo melhor. Precisam de ser ajudados

          3. Avatar de Jorge Almeida
            Jorge Almeida

            Claro que não? Mas quem é você para decidir? Impressionante as coisas que se lêem. Eu uso Linux, porque quero! Liberdade de escolha é uma coisa fantástica, é chocante que alguém defenda o seu contrário

          4. Avatar de joao
            joao

            falso

          5. Avatar de joao
            joao

            falso,o windows 10 ,é dos piores sitemas operativos que eu já vi.
            Em termos de exigência de recursos é mesmo do piorio,
            E os updates por vezes são castratroficos,drivers para perifericos, um pouco antigos simplesmente não existem.

      2. Avatar de Jorge Almeida
        Jorge Almeida

        ‍♂️‍♂️ ouça usa Windows? Muitos parabéns para si, ninguém quer saber

      3. Avatar de Marco
        Marco

        Não sei porque tás a comentar uma notícia sobre Linux. Se fosses inteligente comentavas notícias sobre Windows não achas rizzo?

  6. Avatar de Bento
    Bento

    O Rizzo tá aí a Rir bem alto com esta TrOLICE que escreveu , usa as trolices de um jeito mais inteligente rapazinho Rizzo…….

  7. Avatar de None
    None

    No 18.04 tive enormes problemas de memoria, saltei para o mint, foi estranho mas agora habituei me.
    Sou developer, e não há melhor que linux para programar (estou a falar sem nunca ter usado MAC 🙂 )
    Não entendo porque sai o linux com kernel 5.4 no meu mint já uso 5.6 e noto diferenças.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Alguem ja testou com as placas de video da Nvidia ?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Funciona sem stresses, podes instalar o diver pelos drivers adicionais no menu.

    2. Avatar de JCFB
      JCFB

      IMO Compra AMD e sê feliz
      bem pra linux q nvidia

    3. Avatar de decode
      decode

      Está funcionando muito bem.
      Para Notebook híbridos está excelente.

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Acho que o Rizzo é um cachopo de 10 anos!!

    1. Avatar de justme
      justme

      Ainda não percebi é pq lhe estão a dar conversa..

      1. Avatar de Duarte Madeira
        Duarte Madeira

        Depois de ler todos os comentários, fiquei a pensar exactamente o mesmo…

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    Estou a gostar bastante, à excepção do tema. Além do laranja e roxo, que acho muito agressivo nos olhos, demasiado batido e até algo infantil, os ícones das pastas são muito “tuning neon da feira”. Sei que posso mudar o tema e os ícones e fazer desaparecer qualquer vestígio do tema predefinido do Ubuntu, mas dá trabalho, que nem toda a gente sabe fazer nem está disposta a isso. A aparência inicial causa algum impacto aos recém-chegados ao mundo Linux, e acho que pouca gente irá ficar indiferente à intensidade luminosa do tema.

  11. Avatar de Miguel Lima
    Miguel Lima

    Sou a favor da liberdade de expressão mas existem pessoas que nunca deviam ter acesso a um teclado, nem acesso à net fosse de que forma fosse.
    Não dizem nada de útil, não ajudam ninguém e ofendem toda a gente.
    Será que não há moderadores para “bloquear” certos e determinados “iluminados”?

  12. Avatar de ozie
    ozie

    O próximo windows vai usar arquitectura linux

  13. Avatar de JCFB
    JCFB

    inb4 eu uso arch

  14. Avatar de wayne rooney
    wayne rooney

    apostem no futuro e ele e o manjaro ubuntu e uma peça de museu para ser visitado de vez em quando

  15. Avatar de José Almeida
    José Almeida

    Linux x Linux – O próprio sistema briga com ele mesmo, não sai do lugar, não cresce entre as pessoas “comuns” ou designers ou gamers. Me desculpe se ofendo alguém com meu comentário, mas o linux sempre foi e sempre será o mais do mesmo de nada. Ubuntu antes era um sistema leve, rodava em notebooks básicos, mas era um porre configurar, e quando aparecia erros que ninguém sabia resolver, e toca reinstalar tudo de novo… agora virou um sistema pesado, que ao rodar em um i5 de 5° geração, sofre! não o Linux, mas o computador… Passei anos brigando comigo, que era um sistema do futuro, realmente, é um sistema apenas para servidores e Geeks que tem o dom de configurar tudo na unha…
    Depois de já ter testado umas centenas de distros, eu simplesmente cansei de ver o mais do mesmo. Obrigado!
    Por mais que eu não goste do Windows 10, é o que me dá menos trabalho em deixar tudo organizado e funcionando.
    Um detalhe importante: Quando for pensar em algo pra si, pense o quanto isso lhe gasta tempo ou, o quanto isso lhe dá tempo, quando se tem tempo de sobra, podemos pensar em projetos, trabalhos, ideias, um novo aprendizado, etc. Eu só não quero ficar perdendo tempo configurando ou tendo que fazer um curso pra aprender a configurar uma série de coisas no sistema operacional.

    Um abraço aos portugueses e que consigam se manter protegidos! Muita saúde a todos!

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Disse tudo! Quem usa linux usa so porque sim pois não oferece nenhuma vantagem sobre o Windows e sim muitas limitacoes. Drivers piores, não tem office ms, não tem adobe, não serve para gaming, problemas em discos nfts etc. abraco!

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        o facto de eu fazer isso tudo melhor que em Windows, das duas uma, ou faz de mim um pessoa super inteligente e de ti um rato de laboratório, que só ssbe fazer o que lhe treinam, ou uma pessoa que não sabe o que diz. passa bem. a cads comentário que fazes é 2 min de divertimento que tenho. Quantos aos insultos de palerma e etc divido que os fizesses na minha presença física, não passavas do “pa..”. Depois no hospital ias poder ver a quantidade fe equipamentos (eletrônica embedded) que usam Linux como base. Aposto que para além de Windows tens um Iphone porque “toda a gente”, e aqui toda a gente significa “marketing” diz que é melhor, faz tudo melhor que toda a gente 🙂 isto é como no Matrix, alguns de nós foram liberados outros vivem na ilusão e falam exatamente aquilo que as empresas “donas disto tudo” querem que tu penses 🙂

    2. Avatar de Miguel Lima
      Miguel Lima

      José Almeida esses testes devem ter sido à muito tempo.
      Actualmente qualquer distro Linux demora 10 a 20 minutos (dependendo da máquina) a ser instalado sendo que fica logo pronto com a maior parte das ferramentas necessárias. Quanto a configurar não sei a que se refere, eu instalo qualquer distro Linux e não é necessário configurar nada nem instalar drivers adicionais.
      Quanto a ser pesado é precisamente o contrário, o Windows consome por exemplo 1,5Gb de memória ram (mínimo), uma distro Linux das mais “pesadas” pode consumir 700, 800 megas, portanto nada comparável. Atenção que eu também uso Windows (no trabalho) e se há SO que dá cabo dos nervos com as suas constantes falhas esse SO é o Win.
      Se o Linux não cresce entre as pessoas comuns? Talvez não seja bem verdade, se for a ter em conta que o Android tem kernel Linux então talvez o “Linux” seja o SO mais usado no mundo.
      Mas a liberdade está aí, cada qual usa o que pode, o que gosta ou o que lhe foi apresentado.
      Tenho a certeza que muitos usuários “básicos” que fazem uso do PC para ver as notícias online ou ir às redes sociais e consultar o email, se lhes vendessem o PC com SO Linux usavam o mesmo como usam o Windows, sem dificuldade.

      Obrigado pelo abraço, retribuo a toda a comunidade brasileira!

      1. Avatar de José Almeida
        José Almeida

        Miguel Lima, concordo em parte com a sua visão, mas deixe-me dizer alguns pontos que não encaixa no que eu falei.

        Eu disse Linux para Desktop, não disse nada relacionado a celulares. A questão que eu coloco é diretamente relacionado ao Ubuntu (pesado) e seus derivados, seja Mint, Debian, etc… Eu já usei Linux por um bom tempo sim, e já tive inúmeros problemas com programas, navegadores, acesso a portais, desempenho, travamentos igual temos com o velho Windows… como disse, eu NÃO gosto do windows, mas é o que me resta.
        Você tem uma instalação fácil e tranquila em um computador novo de 7° ou 8° geração, mas tente rodar esse Ubuntu em um Centrino Dual Core pra ver o que acontece. Já fiz instalações para pessoas de idade que não sabem muito sobre como trabalhar com o computador, precisam de um sistema leve e que funcione o básico e que não pegue vírus de maneira fácil igual o windows. Pessoas de idade tendem a clicar em coisas que nem sonhamos, por isso sempre fui de dar a opção do Linux a essas pessoas.
        Não foi nenhuma surpresa ter que instalar 3 diferentes sistemas do linux para poder rodar no velho notebook de forma razoável, porque as 2 primeiras não conseguiam instalar o driver de vídeo e fora alguns outros bugs que apresentaram.
        Caro Miguel, sei bem das limitações de cada sistema operacional, apenas coloco que o Linux pode, eu disse PODE, ser muito maior do que ele realmente é, mas por enquanto vai se mantendo no mesmo, com seus erros e bugs, igual aos outros sistemas.

        Um abraço.

        1. Avatar de Miguel Lima
          Miguel Lima

          Em relação ao Ubuntu tenho que concordar, não gosto pelo “peso”. Neste momento uso Manjaro, mas usei o Mint durante 2 a 3 anos e tive 0 problemas. Quanto ao Linux poder ser maior, também concordo, até porque todos os desenvolvedores que nos brindam com milhares de distros diferentes poderiam unir-se em torno de meia dúzia de distros e o desenvolvimento das mesmas com certeza seria melhor e mais “concentrado”, mas aí está, é uma consequência da liberdade e do movimento Open Source…

          Bem aja, abraço!

  16. Avatar de Hugo
    Hugo

    Não sei o motivo, mas continuo a não gostar do visual do Ubuntu e achei-o muito pesado na versão que o usei (18.04)
    O ambiente em si, não me agrada, inclusive o menu, que na minha opinião não é o mais prático
    Mudei na altura para o Zorin que em termos de design acho bem mais agradável e usa os mesmos diretórios do Ubuntu

  17. Avatar de joao
    joao

    Boas o comentario que fiz era para responder ao utilizador Rizzo, peço desculpa ao utulizador Jorge Almeida,pois eu somente uso distros linux.

    1. Avatar de Jorge Almeida
      Jorge Almeida

      Tudo bem 😉 vamos deixa-lo a falar sozinho

  18. Avatar de joao
    joao

    Boas o comentario que fiz era para responder ao utilizador Rizzo, peço desculpa ao utulizador Miguel Lima,pois eu somente uso distros linux.

  19. Avatar de Porra...
    Porra…

    É impressionante.
    Sempre que há um artigo sobre Linux, a porcaria dos comentários são sempre os mesmos, com os mesmos ataques, com os mesmos insultos, com as mesmas teorias de quem usa o quê e as mesmas acusações de quem não usa o quê.

    Vocês não se cansam?

    1. Avatar de Vítor M.

      É uma espécie de “quem desdenha quer comprar”… mas não é para todos 😉

      1. Avatar de Jorge Almeida
        Jorge Almeida

        Pois é. Mas apelo a que tratem de fazer a moderação dos comentários, porque não há razão nenhuma que justifique insultos

        1. Avatar de Joselito
          Joselito

          Ditador!

          1. Avatar de Jorge Almeida
            Jorge Almeida

            Ahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahah ok, então dizer que não há razão para insultos é ser ditador. Ok, tenha uma boa noite então

  20. Avatar de decode
    decode

    Feliz aquele que conseguir ir muito além do Windows.

  21. Avatar de SO PARA ALGUNS
    SO PARA ALGUNS

    Além das vantagens técnicas obvias do Linux, que após longos anos de o tentar ignorar, devido a fiabilidade e performance dos servidores, a própria MicroSoft teve de se ajoelhar para construir a sua “Nuvem” (o AZUR), a verdadeira questão é se queres viver melhor numa comunidade que partilha e constroi de forma sólida e colaborativa ou se queres vergar-te a um reinado de Marketing e Obsolência tecnologica programada que obriga ao desembolso constante de dinheiro e consumo de recursos em prole de companhias que se tornaram maiores que paises. A diferença está entre o consumismo patético em quem necessita de um computador para que este seja uma extensão da sua inteligência.

  22. Avatar de SO PARA ALGUNS
    SO PARA ALGUNS

    … patético e entre quem necessita de um computador para que este seja uma extensão da sua inteligência.

  23. Avatar de Grave
    Grave

    Utilizando o Obs Studio no Ubuntu, consigo transmitir sem perda de frames, mas no Windows 10 fica instável.

  24. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    O ubuntu está pesado e para trabalho sinto que o Gnome não é user friendly, uso o Mint à dois anos, porque fiquei super surpreendido com o Cinnamon, leve, rapido, bonito. Agora estou a mudar para o Ubuntu Cinnamon Remix, por ser uma distro recente ( ao contrario do Mint, é sempre em cima do ultimo LTS) e com o Cinnamon.