Chegou o Ubuntu 19.04 “Disco Dingo” Beta! Será que vai ser desta?

33 Comentários

O Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares do mundo! Tendo servido de inspiração para muitas outras, a distribuição da Canonical tem vindo a perder popularidade para o Manjaro, Mint, MX Linux, entre outras.

Com o lançamento da nova versão, a Canonical espera que o Ubuntu consiga finalmente afirmar-se como uma alternativa ao poderoso Windows! Será que  vai ser desta?


A Canonical lançou recentemente o novo Ubuntu 19.04 Beta. A versão final chegará apenas a 18 de abril, mas até lá os utilizadores poderão experimentar grande parte das novidades desta versão. Mais uma vez não haverá uma versão alpha!

 

Novidades do Ubuntu 19.04 “Disco Dingo” Beta

Esta nova versão do Ubuntu incluiu várias novidades interessantes das quais se destacam o ambiente gráfico GNOME 3.32Mesa 19.0 e o Linux Kernel 5.0. Esta versão inclui também suporte para a GPU AMD Radeon RX Vega M e suporte total para o Raspberry Pi 3B e 3B+ e também suporte para o SoC Qualcomm Snapdragon 845.

Ubuntu 19.04 inclui também suporte para a integração com Android via GSConnect. O O GSConnect é uma ferramenta gratuita que permite que um utilizador com um dispositivo Android controle o seu PC com Linux.

Esta ferramenta foi desenvolvida para quem usa sistemas Linux com ambiente gráfico Gnome. Para que tudo funcione, o Linux e o dispositivo Android devem estar ligados à mesma rede de dados. Esta ferramenta não vem por omissão, mas estará disponível nos repositórios.

GSConnect: Controle o seu Linux com o Android

Como referido, por agora só está disponível a versão beta sendo que a versão final chegará a 18 de abril. Nesse sentido, é aconselhado que não devem colocar esta versão numa máquina em produção.

De acordo com alguns feedbacks, esta versão será provavelmente uma das melhores dos últimos anos, pois, a distribuição está mais leve e otimizada. Experimentem!

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Nunca “vai ser desta”…

    Eu usei o Ubuntu durante largos anos, desde 2005, até que me fartei do mesmo e migrei para o Debian.

    Instalar um Ubuntu que acabou de ser lançado, é sempre má ideia… Pois, para cumprir os prazos fixos, acontece muitas vezes as versões desta distribuição ainda não estarem propriamente maduras, aquando do seu dia de lançamento. E, mesmo seguindo a metodologia que eu seguia, de apenas instalar versões LTS, que já tivessem entre 6 meses e 1 ano de maturidade (durante os quais já se tivessem presumivelmente corrigido os mais importantes “bugs”, desde o lançamento de tais versões) ainda assim, podemos apanhar com sérios “bugs” nesta distribuição.

    Se, tal como eu, se fartarem do “Buguntu”, sugiro a alternativa (muito) mais estável do Debian – ou, para quem não gosta do “systemd” e não use um portátil, do Devuan.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      O problema do Debian é que os pacotes são muito, mais muitos antigos, mesmo na versão Unstable.
      Sem contar no fato dos drivers.
      Debian é péssimo pra jogos e para quem quer ter acesso fácil as últimas tecnologias.
      Debian só é bom pra quem quer estabilidade e/ou viver no passado porque tem medo de lidar com problemas.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Em, termos profissionais, e em clientes, usamos debian em servidores, em postos de trabalho que não sejam exigentes, e ubuntu para os demais. Pois, o debian para alguns utilizadores é pouco amigável… instalação de drivers, nvidia, steam e é necessário meter a «mão na massa» muitas vezes. Gostava que o debian fosse mais orientado para uma experiência amiga do utilizador na instalação de aplicações.

  2. Avatar de Master_B
    Master_B

    Tenho usado o Ubuntu por alguns anos e tenho gostado, apesar que há uns meses meti mais uma participação com Mint e gostei e estou a ponderar mudar, mas… O que é certo é que não me consigo desligar o Windows.

  3. Avatar de Lucas
    Lucas

    Enquanto continuarem forçando snaps e tratando-o com a solução mágica ao problema, essa distro inchada nunca vai ter sucesso.
    É quase um Windows 2.0 lotado de lixo.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      O Ubuntu não força a nada. O snap é apenas mais uma alternativa. Se não gostas, podes continuar a instalar a versão .deb dos repositórios.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Prefiro usar o Manjaro e ter acesso a um repositório enorme e mais a AUR como brinde.
        E claro, ter pacotes novos, drivers novos, kernels idem e também ter um sistema que não precisa de flatpak, snap e appimage pra distribuir o básico do básico.

    2. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Eu uso Ubuntu já ha vários anos, actualmente no 18.04 LTS, até a nível profissional (uma workstation e dois ou três servidores) e nunca tive ou precisei de instalar um snap…

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Sorte tua, como sou usuário hardcore, tenho apps que nem existem no Ubuntu, quanto mais em snap (bugados) ou flatpak. No entanto existem no Manjaro e são facilmente instaláveis.
        Mil vezes o Manjaro ao Ubuntu com seus “snaps mágicos”.

        1. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          Se és um usuário “hardcore”, devias estar à vontade em sacar o código fonte e compilares o programa que quiseres 😉

  4. Avatar de Vanderlei Lizi
    Vanderlei Lizi

    Utilizo há quase sete anos, para trabalho e estudo. Não tenho do que reclamar.

  5. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    Que artigo mais pobre…

      1. Avatar de Tiago Marques
        Tiago Marques

        Resumindo o que vem de novo no Ubuntu 19.04 é a atualização de alguns pacotes e a integração do GSConnect.
        O ubuntu que testei vem muito mais que isso.

  6. Avatar de Murilo
    Murilo

    Esse GSConnect seria uma espécie de KDE Connect?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sim, basicamente a mesma coisa. É como se fosse uma versão em GTK do KDE Connect

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Por mim o Ubuntu já substitui o win10 há muito. Uso LTS desde do ano 2012 e sempre satisfeito com a rapidez e disponibilidade do sistema.

    1. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Percebe-se o teu conhecimento na área, quando dizes que o Ubuntu substitui o W10 desde 2012.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Verdade. Na real substitui desde 2005.

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    “Com o lançamento da nova versão, a Canonical espera que o Ubuntu consiga finalmente afirmar-se como uma alternativa ao poderoso Windows! Será que vai ser desta?”
    Obviamente que NÃO!!!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Já é uma alternativa, exceto para os preguiçosos. Fale por voce.

      1. Avatar de Pensamento Positivo
        Pensamento Positivo

        Caro: Para ser uma verdadeira alternativa no Desktop tem que ser orientado ao Desktop! é certo que Ubuntu continua a ser a base mais sólida em termos de detecção de software, estabilidade e facilidade de uso “out of the box” para utilizadores normais de Desktop… Mas, infelizmente o Ubuntu está longe de ser uma distribuição orientada ao Desktop por vários motivos que nem teria tempo aqui de enumerar todos; desde logo o Desktop Environment principal que suportam; o GNOME; que é para servidores, desenvolvimento e Tablets. Querem uma distribuição essa sim orientada ao Desktop, usando a base Ubuntu? Têm o Linux Mint Cinnamon que continua a ser a mais indicada para o regular utilizador doméstico que apenas quer um computador que funcione desde o minuto 0!… Digamos que o Mint é aquilo que o Ubuntu sempre deveria ter sido! Infelizmente a equipa do Mint não tem o dinheiro da Canonical, muito menos o de uma IBM! Mas, produzem dentro do que podem, talvez o melhor SO disponível no mercado! Feiote (o que também se muda com facilidade…) mas bom que é o que importa!…

        Agora há aí um tal de Manjaro… Simpático… Mas falta o nível de atenção ao detalhe de um Mint. Há por lá actualizações que ainda precisam de linha de comandos, tanto quanto sei… E de vez em quando ainda há esta ou aquela actualização que encrava tudo… Mas, acredito que dentro de uns 2 ou 3 anos estejam ao nível de um Mint se crescerem em qualidade como têm crescido de há 1 ou dois anos para cá!… Mas, terão de dar mais atenção aos detalhes…

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Nossa, o mint acabou pra mim quando começou a usar flatpak,
          Bom que o Manjaro nao usa nada disso e mesmo assim tem pacote de sobra.

  9. Avatar de Rodrigo Rocha
    Rodrigo Rocha

    Pra mim, mero usuário leigo, o Ubuntu é o que precisa para o dia a dia. Software pago só sem opção. Ubuntu tem me servido.

  10. Avatar de Marcelo H. Moraes
    Marcelo H. Moraes

    Cada um tem as suas necessidades, tem o Linux terminal para Windows e Wine para Linux, mas a realidade é que ambos estão longe de serem soluções para todos os problemas. Para todas as outras, existe dual boot.
    Algumas pessoas discutem qual S.O. é melhor que o outro, quem prática essas discussões não estão no mundo real. No mundo real, tempo é a única coisa que tem valor, todo o resto é perda de tempo. Gastar horas para resolver um problema ao invés de minutos é burrice, cada sistema foi feito para resolver um problema específico, e o melhor S.O. é aquele que resolve o seu problema no menor tempo possível.
    Prefiro o Windows para utilizar uma implementação de um CAD completo para resolver problemas de engenharia em alguns minutos do que perder três horas utilizando meia dúzia de programas pouco intuitivos para resolver o mesmo problema, da mesma forma que prefiro utilizar uma distribuição com as ferramentas que preciso para criar uma aplicação para um dispositivo e gastar alguns minutos com tempo de compilação e debugging, do que falhar miseravelmente em busca de bibliotecas nem um pouco seguras ou gastar horas criando eu mesmo as ferramentas.
    Qualquer ferramenta vai resolver o seu problema, mas só a ferramenta certa vai resolver o seu problema antes que outros apareçam.

    1. Avatar de Marco Lucas
      Marco Lucas

      Brutal! Obrigado!

  11. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Fogo! Já está disponível o Kernel 5.0?! :O

  12. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Meu primeiro Ubuntu foi o 9- Karmic Koala, aprendi muito com ele pois dava trabalho deixar tudo no jeito. Já naquela época descobri o Mint, muito antes de ser popular, era só instalar e usar e até hoje utilizo ele. O Ubuntu não sabe para que lado vai, ficam muito preocupados em parecer mais bonitinho ao invés de fazer o feijão com arroz. Para substituir o Windows não basta ter melhor gerenciamento de memória, ser bonitinho e fazer campanha, tem que se identificar com alguma coisa, perderam o bonde. O lugar que ele deveria estar ocupando está sendo ocupado pelo Android nas smartvs.

  13. Avatar de Manuel Faria
    Manuel Faria

    Toda a verdade sobre “Munique vai abandonar o Linux e adotar o Windows 10”
    Microsoft-Software: Safe for Europe? (Full Documentary, 2018)
    https://youtu.be/duaYLW7LQvg

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Sabes que este não é um exemplo, porque, claramente existe conflito de interesses porque a M$ vai abrir um centro de trabalho em Munique. És inteligente, é só fazer as contas: $$$ + mãos abertas = o que a gente sabe… E já agora, Barcelona vai migrar para linux, as forças de segurança francesas usam linux, etc, etc

  14. Avatar de guivas
    guivas

    Gostaria de saber quem conhece esta NOVA distribuição.
    Una distribución de GNU/Linux hecha por cubanos y para los cubanos
    Nova no es una alternativa, Nova es el futuro…
    https://www.nova.cu/

  15. Avatar de paulo
    paulo

    a minha distro de eleição