Ubuntu 18.04 LTS – Ajustar definições avançadas do GNOME 3

30 Comentários

Foi no passado mês de abril que a Canonical lançou a versão final do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que está disponível nas versões Desktop, Server, Cloud e outras variantes, sendo que são várias as novidades que fazem desta versão uma das melhores lançadas pela Canonical.

A interface Unity já era e agora o Ubuntu vem com o maravilhoso ambiente gráfico GNOME. Hoje vamos mostrar como o podem personalizar.


Se já instalou o Ubuntu 18.04 LTS e quer fazer algumas personalizações ao nível do ambiente gráfico então a melhor ferramenta para o fazer é o Tweaks (anteriormente designada de Gnome Tweak Tool). Esta ferramenta já vem com o sistema e, em português, tem o nome Ajustes.

Depois de executarem esta ferramenta, irão reparar que são várias as opções disponíveis, que se encontram organizadas por diversas categorias:

  • Ambiente de trabalho
  • Aparência
  • Aplicações de arranque
  • Barra de topo
  • Energia
  • Espaços de trabalho
  • Extensões
  • Janelas
  • Letras
  • Teclado & mouse

Ambiente de trabalho

Dentro de Ambiente de trabalho podemos, por exemplo, indicar se pretendemos ícones no ambiente de trabalho ou então selecionar individualmente alguns atalhos que são apresentados.

Aparência

Na categoria Aparência podemos escolher qual o tema a usar, ícones para o cursor, imagem de fundo, etc.

Aplicações de arranque

Tal como o nome sugere, nesta opção podemos indicar quais as aplicações que devem arrancar aquando do arranque do sistema.

Barra de topo

A barra de topo também pode ser personalizada. Podemos, por exemplo, apresentar a percentagem da bateria, o número das semana, a data, etc.

Espaços de trabalho

Em espaços de trabalho podemos definir quantas áreas de trabalho virtual temos.

Janelas

Dentro da opção janelas é possível personalizar um conjunto de ações que certamente o permitirão a ter uma melhor produtividade e experiência de utilização.

Letras

Ao nível das letras podemos indicar qual o tipo de letra que pretendemos ao nível do título da janela, shell, etc.

Teclado & mouse

Por fim, ao nível do Teclado & mouse, é possível definir vários tipos de ações. Podemos, por exemplo, definir um perfil de aceleração do rato, ter um atalho para localizar o ponteiro do rato, desativar o touchpad enquanto digita, etc.

Esta ferramenta é sem dúvida bastante completa e funcional. Num próximo artigo iremos apresentar outras funcionalidades que estão presentes nesta versão do Ubuntu, assim como algumas aplicações.

Já instalaram o novo Ubuntu 18.04 LTS? Qual o feedback?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    GNOME? Agora andam todas nessa onda…e eu ainda vou no meu “velhinho” XFCE!!

    1. Avatar de gui
      gui

      Quem é o ‘velhinho’ aí?

  2. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    isso serve para que?

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Como assim serve pra quê? Manjaro é um sistema operacional como o Windows.
      Vc tem quando anos? 60? Tá por fora das coisas ………

      1. Avatar de luis
        luis

        PARABÉNS AO SITE… Já agora uma resposta ao Lucas.. Desde quando é que a idade não é experiência? e fica por fora das coisas, seria melhor explicar que chamar idoso de burro indiretamente.. Odeio gente do bota a baixo mas infelizmente ja estou habituado na Internet .. são poucos os criativos como o Pedro Pinto em portugal.. Vamos ao Forum mais tráfego parece um ninho de vespas realmente ainda temos muito que aprender e não a velha cultura do bota abaixo… seja velho ou novo é uma pessoa que merece uma explicação culta e não um comentário um pouco infeliz…

  3. Avatar de pia
    pia

    Só a quantidade de serviço inúteis que o Ubuntu deixa ativado é de dar dó. Resource hogger.

    1. Avatar de Cyber
      Cyber

      Basta fazer uma instalação minima e depois vai ativando a medida que quer. É óbvio que por defeito traz muita tralha….

      1. Avatar de pia
        pia

        Continua cheio de coisa. Onde a canonical toca fica inchado e gordo. É muito lixo tóxico junto

        1. Avatar de Jorge Gabriel Azevedo
          Jorge Gabriel Azevedo

          Instala o Ubuntu Minimal, não confundir com a minimal install. É uma ISO que tras por defeito so a base do SO e tu instalas apenas o que queres

          https://www.youtube.com/watch?v=zIbJh7xtCGI

          1. Avatar de pia
            pia

            Prefiro instalar gentoo se for assim

    2. Avatar de Clodoaldo
      Clodoaldo

      Eu acho que Ubuntu não tem o foco em usuários avançados que optam por uma instalação “mais limpa” e que por isso podem optar por uma outra distribuição com Slackware, Gentoo e até mesmo Debian.

      1. Avatar de pia
        pia

        Eles podem muito bem oferecer um ambiente limpo para usuários novos. É questão de ter bom gosto, veja por exemplo as distros KDE Neon e Manjaro. Conseguem entrar muito melhor, o Ubuntu é inchado de porcarias que estão ali sem motivo algum. Só a quantidade de serviço inútil é de dar dó! Uma distro do nível do Ubuntu passar por isso é vergonhoso.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Pia, o problema do Ubuntu é que eles querem facilitar demais pros novatos. Tem que dificultar, nós (não sei teu caso) que iniciamos a usar Linux na decáda de 90 ou início de 2000 sabemos a dificuldade que era e mesmo assim nos esforçamos pra aprender. Essa galera de hoje, tem tudo na mão e ficam reclamando de barriga cheia. O problema desse Ubuntu é querer facilitar demais pros novatos transformando o Linux (no caso o Ubuntu) em um Windows do linux. Linux não é Windows, se a pessoa quer tanto algo parecido com o Windows, por que diabos não usa o Windows? O que foi? Tá com medo da Microsoft publicar os sues segredos pra todo mundo ver? kkkkkkkkkkkkkk Telemetria 24hrs no Ruindows, né!?

          1. Avatar de pia
            pia

            Querido, a maioria desse povo só sua linux pq são um bando de pé rapado, não tem nem pra comer, quanto mais pra comprar um licença a vista da Microsoft, ou então comprar um Macbook ou iMac novinho com dinheiro vivo. A maioria dos usuários de linux são esquerdistas, comunistas e contra empresas. Não gostam do capitalismo, não gostam que empresas possam vender seus SO’s. Querem tudo de graça ao máximo, só usam Linux ou porque foram tapeados pela filosofia do bebado hippie do Stallman ou porque não tem como pagar por algo melhor. Já vi um monte de usuário do linux quando conseguiu uma graninha ir pro MacOS pra ficar.

          2. Avatar de Romualdo
            Romualdo

            A pia (ou seria latrina?) começou bem para terminar mal. Quer estender as críticas ao Ubuntu para desqualificar o Linux e promover o ruindous. Senhora Latrina, digo, pia: o Ubuntu, ainda que carregado de coisas sem importância é uma lebre comparada à tartaruga da (mico)soft e não deve nada a apple. Todos eles, enriquecidos às custas do roubo, puro e simples, da grande obra dos professores Dennis Ritchie e Ken Thompson: o Unix e a linguagem de programação C. Base de todos os SO’s e programas que vieram depois.

  4. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Mais um artigo brilhante, Pedro Pinto. Parabéns!

    1. Avatar de Clodoaldo
      Clodoaldo

      Também gostei. Muito bom p/ quem está começando usar Gnome. Belo Trabalho.

  5. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Após tantos anos continuo no Ubuntu mas após 2 ou 3 anos de luta rendi-me de vez no KDE.
    Admiro o trabalho da equipa do Gnome mas… aquilo não tem ponta por onde se pegue.
    O ppl podia fazer um pequeno artigo de opinião a abordar o KDE. Quando as pessoas experimentarem não vão querer voltar ao Gnome.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      GNOME não é pra todos usarem, só os que tem um computador de alto padrão podem usá-lo, enquanto isso seguem criticando o GNOME e endeusando o Xfce como a solução mágica para todas as tarefas.
      KDE é só uma cópia do Windows! GNOME é diferente de tudo, é autêntico, por isso os utilizadores de Windows e Mac não conseguem usá-lo, porque no fundo, estão querendo que as interfaces gráfica se adaptem ao modus operandi do Windows e/ou Mac. O bom do GNOME é sua autenticidade e nem todos tem massa cinzenta o suficiente para usar. A maioria vai preferir uma distro Windows-like como Kubuntu, Solus, Mint ou Mac-like como elementaryOS, Deepin ou algum Xfce modificado pra parecer o Mac.

      1. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        !?! Isso é ridículo. Gnome está overbloated, lento e guloso por recursos. Mesmo em equipamentos top. Quem usa portátil como eu vê as coisas deixarem de funcionar, com o passar dos dias. Isto quando se lembra de acordar. E não é causado pela distribuição ou pelo hardware. São anos de teste ao nível pessoal e empresarial e sei bem do que falo.
        Se preferes usar a massa cinzenta para o DE por mim tudo bem. Eu prefiro usar a massa cinzenta para o que o DE me pode fazer.
        KDE é um DE completo e sofria do mesmo mal que o Gnome agora sofre. Mas a equipa que desenvolve o KDE tem feito um trabalho soberbo e em vez de tentar inventar algo diferente só porque sim, fez algo que funciona. Cumprimentos

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Falas isso porque é Ubunteiro e nunca deve ter usado Gnome em outra distro. Todos sabemos que o Ubuntu estraga todas as interfaces que toca. Não me admira que rode consumindo tantos recursos.

  6. Avatar de ct4er
    ct4er

    Olá boa tarde,
    Já instalei o ubuntu 18.04 mas não consigo ter scroll on border só com um dedo.
    Por exemplo no ubuntu 16.04 era possível fazer o ajuste nas configuraçoes que no 18.04 não está disponível
    nem nos Ajustes nem nas Configurações. Também já tentei o Dbconf Editor sem resultados.
    Agradeço opinião.

    1. Avatar de Duartcore
      Duartcore

      Isso é possível modificar no pequeno menu no canto superior direito (aquele em que está o botão de desligar) em que existe um logotipo de uma chave de fendas na qual tem a opção “Rato e Touchpad”. O seu comentário é antigo, mas espero ter ajudado 🙂

  7. Avatar de Mário Santos
    Mário Santos

    Se o Ubuntu com Unity era pesado e nem sempre funcional, agora ainda ficou pior com o Gnome. Estou de regresso para o meu velho debian com Mate e XFCE.

  8. Avatar de Linda Sita
    Linda Sita

    Olá!
    Eu tenho um problema aqui: alguém usou uma drive no meu pc, e, após reiniciar a sessão, a área de trabalho desapareceu, parece ter sido eliminada T_T agora não sei como restaurar. Preciso de ajuda! Desde já, agradeço!

  9. Avatar de Antonio Almeida
    Antonio Almeida

    Está muito instável, o LibreOffice não funciona direito, as vezes não permite abrir e executar um arquivo texto..
    vou retornar ao 16.04.

  10. Avatar de luis
    luis

    Eu estou a gostar muito estou a usar à 3 dias o Ubuntu 18.4 ja virei tudo ate ja aprendi a lidar com comandos iniciais claro com alguma experiência desde win 95 ate win 10 tenho alguma bagagem para brincar com isto aconselho o Ubuntu vocês se não for de hábitos porque aqui o mundo linux é outra coisa pode usar comandos mas também pode usar install deixei de usar carros completo (windows) mas sim montar o meu carro com o motor linux + carroçaria Ubuntu..

    Quero deixar aqui um conselho vamos a deixa a preguiça e estudar mais…. O facebook é uma ferramenta não um modo de estar online na Internet, conheço muita gente que usa o facebook e não sabe fazer uma pesquisa no google isto deixa me triste quando a Internet nao tem limites simplesmente fascinaste.. Não consigo mudar um mundo mas deixo um conselho “faça favor de ser feliz” com os estudos.. (Raul Solnado) Aqui o conta com 52 anos faço agora dia 23 Fevereiro não para… Abraço a comunidade do Pedro Pinto…

  11. Avatar de luis
    luis

    OLa bom domingo Pergunto ao Pedro ou a quem souber responder como colocar icon pesquisa nos favoritos ele tem o formato icon ubuntu mas pesquisa de aplicativos vejo muitos a usar mas n sei colocar nem há tutorias a explicar uso Ubunto 18.4 TLS… Obrigado pela ajuda aguardo resposta…

  12. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Alguém sabe de que forma podemos ter a barra superior em 2 ecrãs?

  13. Avatar de Antonio Caser
    Antonio Caser

    Essa é a PIOR versão do Linux, onde existe uma “área de trabalho” que foi SUPRIMIDA para uso, essa área que não se consegue adicionar um ícone, pois é PROIBIDO pelos Nerds, esses caras mais atrapalham do que ajudam, estão DESTRUINDO o Linux, e que muitos estão odiando…