Ubuntu 15.04 vai chamar-se Vivid Vervet

22 Comentários

A versão final do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn está prevista chegar dia 23 de Outubro. Mas, sem perder tempo, a Canonical já anunciou a versão sucessora do Ubuntu que terá o nome Vivid Vervet.

Como sempre, foi escolhido ùm animal para a nova versão e neste caso em particular um animal muito rápido…Será que o Ubuntu 15.04 vai ter uma super performance?

vervet

O anúncio da nova versão foi hoje feito por Mark Shuttleworth no seu blog. Shuttleworth  referiu que o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn está pronto para “saltar para os torrentes” e diz-se satisfeito pela ansiedade e grupos de trabalho que foram criados em volta da versão que chega já no próximo Domingo.

Mas o fundador da Canonical referiu também que este é o momento de pensar na Internet das Coisas…e adaptar a plataforma:

This is a time when every electronic thing can be an Internet thing, and that’s a chance for us to bring our platform, with its security and its long term support, to a vast and important field. In a world where almost any device can be smart, and also subverted, our shared efforts to make trusted and trustworthy systems might find fertile ground.

O lançamento do Ubuntu 15.04  está previsto para Abril de 2015. Não é esperado que venha com o Mir ou Unity 8 por omissão mas, quem sabe, à velocidade que a tecnologia evolui tudo pode acontecer.

O que é que a Canonical devia mudar no Ubuntu 15.04 Vivid Vervet?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Bem, ainda nem o 14.10 saiu e já falam no 15.04. Sempre a bombar.
    “Não é esperado que venha com o Mir ou Unity 8 por omissão mas”, então traz o quê por omissão…?
    Penso que faz agora 10 anos que foi lançado o Ubuntu, o 4.10. Que tal o pplware assinalar a data…! 😉
    (se estiver enganado, que me corrijam…)

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      alguém sabe o porquê das versões serem sempre x.04 e x.10
      é só para complicar?

      1. Avatar de la_marca
        la_marca

        talvez por sairem nos meses Abril (mês 4) e Outubro (mês 10)?

      2. Avatar de Roque Gol
        Roque Gol

        É a data de lançamento. A versão que vai ser lançada este mês é a 14.10 = Outubro de 2014.
        A 15.04 vai ser lançada em Abril de 2015.

        1. Avatar de ptpedropt
    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Apenas foi escolhido o nome para a versão 15.04. A Canonical divulga o nome das suas distribuições desta forma já à muitos anos.

      O Mir e o Unity 8 só vão passar a ser por omissão a partir da versão 16.04 LTS. Até lá quem quiser utilizar o Mir e o Unity 8 têm a versão Desktop Next.

  2. Avatar de Carlos Santos

    Na minha experiência como utilizador de Linux, acho que o Ubuntu tornou-se um sistema muito bom ao longo dos anos. Apesar da época da troca de interface, causa um impacto negativo, penso que foi bem superado e têm se mostrado uma mais valia em muitas tarefas (segundo a minha utilização).
    Se for como esse primata, sim acho que se devem virar agora para a performance e tornar ou tentar criar um sistema tão rápido que coloque os Sistemas proprietário com aquele brilho nos olhos de que só daqui a 10 anos é que vão ter.

    Acho que estão num bom caminho!

    1. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      Concordo plenamente, acho que deviam apostar na performance e, na minha opinião, mudar um pouco o tema que já parece um pouco ultrapassado..

      1. Avatar de Paulo Horacio
        Paulo Horacio

        O tema mudas tu. facil

  3. Avatar de Mike
    Mike

    Respondendo à questão, a Canonical podia fazer várias coisas para o tornar um estouro no mundo da computação:
    1º Retirar várias funções acessórias e dispensáveis que o tornam pesado (já tirou algumas é certo), tais como buscas Amazon, software recomendado na dash e pesquisas online, etc;
    2º Criar um menu de programas alternativo para computação em PC (a dash decididamente não é nem produtiva nem prática, justificando-se apenas para utilização em ecrans tácteis);
    3º Mudar decididamente os temas. Aquele marron predefinido é no mínimo horrendo;
    4º Torná-lo ainda mais leve;
    5º Melhor compatibilidade com hardware. Bem sei que é das distribuições linux que menos chatices dão neste campo, mas de quando em vez ainda acontece;
    6º Alterar de vez o ciclo de actualizações, de modo a serem disponibilizadas apenas e tão somente quando a estabilidade estiver garantida. Quem é que nunca teve uma dor de cabeça após uma actualização do sistema? E sim, acontece nas versões LTS!
    7º Melhor o gestor de ficheiros. Basta tirar metade das inutilidades que o tornam pesado, e acescentar-lhe a simplicidade de que precisa.
    8º Eliminar o software pré-instalado (lixo) que vem por predifinição e que ninguém usa. Quem necessitar, faz download das alicações. Simples.

    Resumindo, melhor solidez, mais simplicidade, melhor performance e melhor design, é o que lhe falta actualmente.

    1. Avatar de Rapaz Indignado
  4. Avatar de speltas
    speltas

    versao 14.10 é so dia 26? Nao estava previsto chegar dia 23 de outubro?

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O data de lançamento é o dia 23 de Outubro. Devem ter feito confusão por ser lançado na 26 semana após o seu desenvolvimento ter começado em Abril.

  5. Avatar de luislelis
    luislelis

    +1 ubuntu para PC.
    E nunca mais se ouviu falar do ubuntu touch.(2014 ja esta no fim)
    Aquele abraco

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O Ubuntu Touch esteve até agora em versão Beta. Supostamente, a 14.10 vai ser a primeira versão estável do Ubuntu Touch e os aparelhos são esperados antes do final do ano.

    2. Avatar de droid
      droid

      Segundo este site está previsto para Setembro.

      http://www.androidheadlines.com/2014/10/meizu-ubuntu-touch-landing-meizu-mx4-december.html

      Mas penso que a interface deveria ser alterada, pois parece confusa. Fora isso parece um bom sistema para entrar no mercado.

      https://www.youtube.com/watch?v=W4nFupnAKYo

    3. Avatar de Glink
      Glink

      saiu à pouco a versão para fabricantes…

      revê os teus canais de acesso a informação 😉

      eu ando a tratar de voltar a fazer videos no youtube, se houver espaço no meu horario, fazer um noticiário semanal era uma coisa que me interessava vamos ver:)

  6. Avatar de Paulo Horacio
    Paulo Horacio

    O melhor é não mudar nada, cada vez que muda toda a gente reclama.

  7. Avatar de maciel
    maciel

    Penso que o Ubuntu esta a ir num bom caminho, mas a dependencia elevada de Compiz no Unity a mim nao me agrada. O problema e que se removermos o Compiz o Unity e removido como dependencia. Ja no KDE por exemplo e facil desactivar todos os efeitos e ficar com um sistema levinho e cheio de funcionalidades. Para ja estou satisfeito com Ubuntu Gnome e aguardo para ver como sera o Kubuntu com KDE 5 quando estiver pronto, se nao houver falhas graves, provavelmente sera por la que ficarei.

    1. Avatar de Rui Oliveira
      Rui Oliveira

      se tiveres o unity instalado abre a consola e faz:

      nano .xprofile
      depois cola o o seguinte:
      export UNITY_LOW_GFX_MODE=1

      faz ctr+x e grava (diz Y)

      Este comando retira peso das animações do compiz e torna-lo mais rápido!

  8. Avatar de Osvander
    Osvander

    Se for rápido, deveria ser chamado de Guepardo !!

  9. Avatar de Paulo Horacio
    Paulo Horacio

    Se for rápido por mim até se pode chamar caracol, quero lá saber do nome