Ubuntu 15.04 bate o Windows 10 no Dota 2

84 Comentários

Apesar dos vários esforços por parte da Canonical e até da Valve, a verdade é que o Windows continua a ser o melhor sistema operativo para o gaming. Além disso há também o esforço dos fabricantes, como por exemplo a Nvidia ou AMD,  que disponibilizam constantemente drivers actualizados para Windows, para as respectivas  placas gráficas.

Mas, será que o GNU/Linux perde sempre para o Windows? Veja o Ubuntu 15.04 a bater o Windows 10 no Dota 2 Reborn.

ubuntu_Windows


O video que mostramos a seguir foi publicado pelo canal Penguin Recordings e mete lado a lado o Ubuntu 15.04 e o Windows 10 PRO num teste com o jogo Dota 2 Reborn.

Para tal, foi usado um PC com o hardware seguinte:

  • CPU – Intel i7-4770 3.4Ghz
  • GPU – NVIDIA GTX 680 2GB
  • RAM – 8GB DDR3 Corsair 1333MHz
  • Sistema Operativo: Ubuntu 15.04 64Bit/Windows 10 Pro 64Bit (Dual Boot)

Para a realização dos benchmarks, os responsáveis pelo canal usaram o FRAPS para Windows e o GLXOSD no Ubuntu. Relativamente a drivers, no Windows 10 Pro foram usados os  drivers da NVIDI e o Ubuntu 15.04 com Mesa 11.1 RadeonSI. Os resultados são bastante surpreendentes….ora veja!

Tal como foi possível ver, o Dota 2 apresenta sempre melhores resultados no Ubuntu do que no Windows 10, conseguindo normalmente mais 30 fps nas mesmas condições. Como podemos ver no vídeo, a fluidez do jogo de um sistema operativo para o outro é notável.

ubuntu-vs-windows-10-fps.png

Os testers referem que os resultados foram de facto uma surpresa e é pena que os fabricantes não apostem muito no GNU/Linux, até porque, como se pode ver, a arquitectura do Linux parece ter bons resultados também no gaming.

Fonte: Penguin Recordings | via diolinux.com

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lino Lisboa
    Lino Lisboa

    O Vídeo não aponta para o que devia. É este link https://youtu.be/YM8qXbJqMvs.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        placa gráfica com 3 anos.. qualquer coisa serve ne..

        1. Avatar de Maestro Frederico
          Maestro Frederico

          Para ambos né!?

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Oh cares??!!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      oh cares? ou “who cares?”

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Oh! cares!! Tudo bem por aí!?!?
      LOL..
      nos postes a falar bem de Windows não deves de certeza meter esses oh cares!

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        So para verem a credibilidade deste pessoal vai cegamente falar mal de Android e bem do windows para todos os posts relacionados :p

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Problemas no teclado com Ubuntu. Obrigado pela correção.

  3. Avatar de Pedro Coutinho
    Pedro Coutinho

    Resultado completamente surpreendente realmente.
    Um reparo: a placa gráfica não é a que referem. Já que os drivers usados foram Catalyst tem necessariamente de ser uma ATI

  4. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    é a velha historia,as pessoas apostam nas grandes marcas em vez de na qualidade de artigos *brancos*ora seja por desconhecimento ou por pseudo fiabilidade.Acontece com os iphones e samsungs.Ha tantos telefones a 300 euros a fazer literalmente o dobro do que estes.No sistema operativo com a qualidade e quantidade de developers existentes um SO open source é atualmente uma das melhores opcoes.

  5. Avatar de Fontinhas
    Fontinhas

    Surpreendente e impressionante. Não estava à espera de uma diferença tão grande.

    Gostava de ver esta comparação com gráficas da Nvidia. A AMD deixa muito a desejar nas drivers gráficas para Windows.

    Há um erro no artigo relativamente às specs do Sistema de Testes. A gráfica usada foi uma AMD R9 390 8GB e não uma GTX 680 conforme indicado.

    Cumprimentos

  6. Avatar de Lino Lisboa
    Lino Lisboa

    A minha pergunta é: No windows tenho o Geforce Experience, que procura os jogos que tenho e aplica as melhores definições vídeo (No Dota 2 aplicou-me uma resolução automaticamente que nem aparecia nas opções do jogo). Existe o Geforce Experience ou algo semelhante se eu jogar em Linux?

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Nop… mas também não precisas.

  7. Avatar de PGS
    PGS

    Gostei do facto de usar drivers AMD/ATI com uma suposta GPU da NVIDIA.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Está errado no artigo. O Correcto será:
      My main computer rig specs:
      CPU – Intel i7-4770 3.4Ghz
      GPU – AMD R9 390 8GB <————————-
      RAM – 8GB DDR3 Corsair 1333MHz
      OS – Ubuntu 15.04 64Bit/Windows 10 Pro 64Bit (Dual Boot)

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Exactamente o que eu estava a pensar…
      Como é que usaram os drivers Catalyst 15 e Radeon SI com uma placa gráfica NVidia?!?!
      O quê que está errado aqui?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Estou a tentar validar com o autor. Pois no video tem a mesma indicaçao.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Confirmada a GPU: Nvidia GTX 680 2GB DirectCU II OC from Asus. Os drivers é que ele se enganou, são obviamente da Nvidia.

  8. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    É treta!
    Já não é a primeira vez que a Valve faz isto. quando passaram o TF2 e L4D2 para Linux optimizaram e ficou melhor nesse sistema.
    Depois lançaram updates com as otimizações para o win e o win é melhor outra vez… mesma história,…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sorry, mas podes continuar a viver na tua ilusao a vontade, isto não é treta, é bem verdadeiro. OpenGL é muito melhor que directX para jogos..

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      O pessoal que não comece a olhar a sério para linux como plataforma de jogos que não é preciso…. 😉

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Jogos esses mesmo jogos em Linux (Ubuntu 14.04) e tenho muitos mais fps do que quando jogava em Windows…

  9. Avatar de int3
    int3

    OpenGL magic 😀

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Nem mais.. +1

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Em vez de usarem opengl em windows, podiam usar o DirectX 12.
      A mim parece-me que este teste foi feito de forma a dar vantagem ao Ubuntu.

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Tens noção que isso só está disponível em Windows 10, em gráficas GeForce 9XX, e que o motor do jogo tem que suportar certo?

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Não tenho bem a certeza, mas penso que não são só as 9xx que suportam o directx 12.

          1. Avatar de Carlos Silva
            Carlos Silva

            900 e 800 my bad…

          2. Avatar de Miguel Horta
            Miguel Horta

            Não há placas nvidia que suportem o Dx12 em condições.
            De qualquer das formas o linux tem o equivalente ao D3D 12, o Vulkan.
            Uma Api de baixo nivel assim como o DX12.

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Surpreendente!

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto é perfeitamente normal e nao é surpreendente. Surpreendente seria se fosse ao contrario, isto tudo porque OpenGL > DirectX, e a comparação devia ser essa, em vez de linux> windows 🙂

  12. Avatar de Hugo
    Hugo

    Sou leitor assíduo do pplware desde 2015… apesar de nem sempre comentar as noticias…
    Porquê que os meus comentários continuam a precisar der moderados antes de serem publicados?!
    Obrigado e continuem com o bom trabalho…

    1. Avatar de jafOsteS! :D
      jafOsteS! 😀

      Devido à suspensão temporária do acordo de Schengen :p

      1. Avatar de Bernardo
        Bernardo

        hahaha 😀

        1. Avatar de ArTuRiX
          ArTuRiX

          hahahahaaaa

  13. Avatar de Mikes
    Mikes

    Qual o resultado dessa ndivia no windows 10 com os drivers correctos e com o Experience optimizado?
    Assim sim, só tendo este resultado é que se pode comparar.
    Comparar performance com drivers errados e sem acesso às optimizações da marca é falsear resultados.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      pois, mas eles é que sabem… a comparação também é estupida pois o win10 é novo e os drivers não trabalham a 100% e por não falar no DirectX 12 que poucos jogos oferecem o directx12. Quero ver também uma comparação real com um jogo em que esteja a 100% no windows e 100% no Linux, querendo dizer, drivers corretos, e utilização dos periféricos gpu/cpu a 100% . Dizer que se utiliza “the latest drivers” não significa que sejam os melhores. Como disse o jogo utiliza directx11 e não o 12 portanto não é so em drivers o problema mas sim no jogo

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Portanto está a usar o melhor que o jogo oferece… sinceramente não sei qual é a dúvida…

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Se estão a usar drivers errados como podes tirar todo o potencial do gpu?

          1. Avatar de Carlos Silva
            Carlos Silva

            como é k o driver mais recente é o errado? Isto deve ser manias do pessoal do windows :X

      2. Avatar de Taveira
        Taveira

        Acho mal não esperar mais uns anos e utilizar o DirextX13.
        Vê-se claramente que o teste foi influenciado para dar vantagem ao ubuntu que também poderia beneficiar do Vulkan e de uma melhor optimização de drivers que comprado com o Windows e muito pior.

  14. Avatar de alkjsdlkajsd
    alkjsdlkajsd

    esses resultados mudam consoante a maquina(jogo), estar a dizer que linux bate windows independentemente do jogo ou specs é um bocado absurdo :p

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Era o mesmo pc, com dual boot se nao me engano

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Acho tudo isto relativo. Em outros jogos os resultados podem ser diferentes. Dependendo dos controladores e do hardware.

  15. Avatar de mr
    mr

    É sempre difícil para as pessoas aceitarem estes tipos de testes porque com facilidade podem ser manipulados. De qualquer forma gostava de ver o benchmark no GTAV a 4k ou jogos q puxem bem pelo pc. Para saber se a diferença é assim tão notória. E continuo a achar q o trunfo do novo win é o directx 12. N tenho nada contra linux. Para nós users maior rivalidade é igual a melhor qualidade:)

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Nem mais, é como nos smartphones quanto mais opções o utilizador é que ganha, mas aqui não sei se se ganha ou perde, pois a comparação é um pouco não muito “real”, não muito real porque os drivers da gráfica para win10 não são os melhores mesmo sendo os mais atualizados, pois como o win10 é novo ha sempre problemas, mas esse não é muito grande o problema, o maior é a maioria dos jogos ainda não suportarem o directx12 que é ai que acho que vai fazer a diferença toda! E a comparação devia ser mais do tipo : opengl vs DirectX não Linux vs windows. quero ver um jogo que suporta o directx12 a ser comparado com directx12 e Linux/opengl aí sim vai ser um teste mais “real”

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Para testares o DX12 em Win10, tens que testar em Vulkan no Linux…. Mas melhor ainda, é testar em Vulkan nos 2. Isso sim, era equilibrado.

        1. Avatar de leonardo
          leonardo

          Equilibrado onde? Se o Vulkan é feito mais para linux é óbvio que ira ser melhor optimizado para essa plataforma e não terá o mesmo desempenho que no windows. Justo seria fazer o mesmo jogo um com linux e Vulkan outro wind 10 e DX12, tudo quando ambos tivessem maduros.

          1. Avatar de João
            João

            O Vulkan não é feito mais para o linux, o vulkan é uma nova versão do OpenGL, que é um conjunto de bibliotecas gráficas que são um standart da industria. O OpenGL pode ser usado tanto no windows como no linux.

          2. Avatar de Carlos Silva
            Carlos Silva

            Equilibrado em todo o lado já que o Vulkan é multiplataforma, portanto é o mais equilibrado possível.

  16. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Já joguei durante algum tempo Dota2 tanto em linux como em windows na altura era a mesma maquina com Mint KDE/Win 7 e não havia nenhuma diferença, pelo menos aos meus olhos… Só deixei de jogar em linux porque a ATI não dá mais suporte para a minha placa de video que já é velhinha. Mas sim é uma boa noticia para o pessoal que gosta de outras opções que não windows.

  17. Avatar de Jose
    Jose

    Surpreende apenas para quem anda a dormir no sector gaming.

    Os jogos Source sempre tiveram melhor performance no Linux que no Windows.

    O mesmo não pode ser dito nos outros jogos que não usam o Source.

  18. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    sao apenas resultados …. os drivers no win 10 ainda podem n tar ainda mto maduros e tb o jogo pode ainda n tar mto optimizado po win 10. em qq dos casos é sempre bom ver que o ubuntu mesmo neste caso consegue ultrapassar o win 10 e impressionar as produtoras de jogos.

    1. Avatar de dedo maroto
      dedo maroto

      São apenas resultados !

  19. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    sao apenas resultados …. os drivers no win 10 ainda podem n tar ainda mto maduros e tb o jogo pode ainda n tar mto optimizado po win 10. em qq dos casos é sempre bom ver que o ubuntu mesmo neste caso consegue ultrapassar o win 10 e impressionar as produtoras de jogos.

  20. Avatar de Miguel Gomes
    Miguel Gomes

    Depois das declarações da Valve em relação ao Windows acho estes testes um pouco suspeitos.

    Mas gostaria de ver outros comparativos e outros jogos a correr em OpenGL @ Linux

    Btw, optimização de drivers não é desculpa nenhuma para o Windows 10, seria mais depressa uma desculpa para linux visto ter sido sempre o underdog no mundo dos computadores pessoais.

  21. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Who plays Dota anyway?

    1. Avatar de Pencilvester
      Pencilvester

      Só a maioria dos utilizadores da Steam…

  22. Avatar de Daniel
    Daniel

    Hummm… nos tempos do quake também conseguia mais fps (frames per second) no linux do que em Windows (e no QW bem que era preciso ter fps para fazer bunny hop).

  23. Avatar de José
    José

    Linux está muito á frente

  24. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não fico supreendido com este artigo. Fala-se muitas vezes nas grandes potencialidades do Linux para os mais diversos fins. Ainda por cima o Ubuntu, que tem merecido uma super atenção da comunidade Linux e que lidera, junto com o Linux Mint (Ubuntu based distro), o mercado de PC’s do universo Linux.

  25. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Who plays Dota anyway?

  26. Avatar de censo
    censo

    “fluidez do jogo de um sistema operativo para o outro é notável” … pelo que vi…fazer esta afirmação parece-me forçado, ou sou só eu ? E alem do mais…como se podem tirar conclusões sobre um ou outro sistema quando o software usado para os benchmarks são diferentes ?

  27. Avatar de david.pt
    david.pt

    Lindo.
    Pena os fabricantes não ajudarem mais um pouco.
    Não se esqueçam que o SO da PS4 corre linux 😉

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Antes disso, não se esqueçam que os jogos são feitos em PCs (normalmente Windows).

      Logo, quando uma qualquer consola tiver o melhor desempenho de um verdadeiro PC Gamer, podes fazer esse tipo de analise.

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        É verdade!

    2. Avatar de karter
      karter

      Não é linux mas sim FreeBSD.

  28. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Na minha opinião Linux por um lado é melhor que windows e eu já há 1 mês que ando a pensar fazer Dual Boot com Ubuntu e hoje vai ser o dia pois já estou farto dos BSOD e dos problemas de “not responding” entre outros para mim linux é uma plataforma muito mais estável em termos de performance do que windows

  29. Avatar de Review!!!
    Review!!!

    Podiam fazer uma review do apricty os (:

  30. Avatar de Censo
    Censo

    Benchmarks diferentes dão resultados diferentes. E mais não digo, porque senão censuram-me…

  31. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    Isso é porque os caramelos não testaram num Windows Phone, que aquilo é só fluidez sem lags e um telelé de 100€ até corre o GTA V e o Fallout IV ao mesmo tempo.

    Ah pois é!

    P.S.: Tive que substituir os papagaios do WP, pois já não faz sentido um artigo do pplware sem essas besteiras nos comentários, nem digno de ser chamado artigo é.

  32. Avatar de A.
    A.

    Penso que é bom finalmente se começar a ver as coisas, de um modo diferente é óbvio que o DirectX, nunca poderá entrar ou favorecer um sistema linux, nem preciso de dizer porquê, até hoje as Marcas ATI-AMD ou Nvidia davam as desculpas de não desenvolveram mais drivers openGL, por falta de procura no mercado especialmente em jogos, que são para os utilizadores residencias e não empresas, é bóm ver que começa a haver procura por este mercado e vai ficar mais apetícivel, para mim, acho que o windows tinha muitas coisas a favor deste, neste mercado, algo começa a mudar independetemente de mais um fps ou não… para mim é o que retenho desta noticia, e isso é um bem já por si só…

    1. Avatar de Wandscheer
      Wandscheer

      Tem muito chão para isso mudar. Estamos falando de um jogo, de um caso isolado.
      Ainda a maioria dos jogos são otimizados e feitos para Windows e os fabricantes ganham muito mais vantagem ($) vendendo seus produtos com Windows. Pergunte a um usuário leigo se ele teria coragem de usar Linux? A maioria nem sabe o que é. Minha prima comprou um notebook que veio com uma distribuição Linux, na mesma semana ela pediu para eu instalar o Windows 7 por que ela achou o sistema ruim e sem programas. Enfim, Windows é popular e as pessoas o preferem. Gamers são minoria no mercado.

  33. Avatar de João
    João

    Já há alguns anos que faço programação OpenGL e testo os programas em windows / linux na mesma máquina com dual boot (laptops com nvidia com drivers atualizados) e geralmente obtenho sempre melhor performance no linux (derivados de ubuntu). Já cheguei nalguns casos a obter quase o dobro de fps em linux. Já o DirectX nunca usei nem programei nada. O interessante era comparar duas versoes do mesmo programa desenvolvidas em DirectX / OpenGL e compará-las em Windows. O DirectX e o OpenGL são api’s que apesar de serem binariamente incompativeis, estão alinhadas uma com a outra, pois as funções do OpenGL são equivalentes às do directX e vice versa (se bem que em abono da Microsoft, geralmente é o DirectX que apresenta novas funcionalidades e o OpenGL vai atrás). A grande desvantagem do DirectX na minha opinião é que é um sistema fechado e proprietário que só funciona em windows, enquanto que o OpenGL é um standard da industria e que funciona em quase todos os dispositos e sistemas operativos. Os próprios programadores que trabalham nas grandes empresas de jogos prefeririam usar o OpenGL em vez do DirectX pois o OpenGL facilita a migração dos jogos para outras plataformas que não o Windows. Então qual é a razão pela qual quase todos os grandes players do industria dos jogos usam o DirectX em vez do OpenGL ? A razão tem a ver com um lobby praticado pela Microsoft desde há muitos anos, pelo facto de ter “congelado” no Windows o OpenGL a uma versão bastante antiga e arcaica (salvo erro é a versão 1.6, quando atualmente o OpenGL já vai na versão 4.5). A microsoft chegou a afirmar oficialmente que não tem planos para atualizar a versão opengl que vem no windows. Isto quer dizer que todos programas desenvolvidos em versões recentes de OpenGL não funcionam em windows, a não ser que o PC tenha uma placa gráfica decente tipo nVidia ou Ati, com gráficos propritários instalados. De certeza que já viram quando os programas “crasham” aqueles relatórios de erros que o programa pede autorização para enviar via email. A informação recolhida, entre outras, indica o sistema operativo, versão, tipo de placa gráfica, versão dos drivers, tamanho do monitor e resolução, etc. A industria dos jogos, que é multimilionária e não brinca em serviço, sabe perfeitamente que a grande fatia dos utilizadores usa windows e não se pode dar ao luxo de ter utilizadores cujos jogos não funcionam simplesmente porque o utilizador não atualizou os drivers da sua placa gráfica. Por isso é muito mais “seguro” utilizar directx que já vem de raiz instalado no windows. O OpenGL esteve quase a tornar-se irrelevante até que em 2007 aconteceu um fenômeno na industria e as coisas começaram a mudar: foi lançado o iphone cujos jogos mais “gráficos” utilizam precisamente o OpenGL.

    1. Avatar de David.pt
      David.pt

      Gostei do teu comentário. Thanks

  34. Avatar de André Alves

    O teste seria melhor sem os programas de gravação, pelo que eu sei o fraps tira performance no jogo

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Tira performance ? Desde quando… O fraps não está a gravar logo não afecta a performance.

  35. Avatar de Mario Balelas
    Mario Balelas

    nao é novidade nenhuma no team fortress 2 ja se sabia da diferença de desempenho a um bom tempo …. é pena nao sairem muitos jogos para o linux de resto nao é novidade nenhuma

  36. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Um está a correr em DX11 outro esta a correr em OpelGL 3.3 equivalente a DirectX 10.

    OpenGL 3.3 was released alongside version 4.0. It was designed to target hardware capable of supporting Direct3D 10.

    1. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      Não estou a tirar credito ao Poder do Ubuntu, mas isto devia ser comparado com duas APIs equivalentes.

  37. Avatar de Guilherme Cunha
    Guilherme Cunha

    O titulo do teste foi meu sem sentido, oque está sendo testado é OpenGL vs DirectX e se formos levar em consideração que nenhuma placa de vídeo ainda dá suporte completo ao DirectX no Windows 10 posso até dizer que esse teste ficou meio equivocado, mas de fato o OpenGL tem suas vantagens apesar que eu prefiro o DirectX.