Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn Final beta já está disponível

97 Comentários

Poderá ser o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn ser o grande rival do Windows 9?

Os últimos dias têm trazido boas novidades ao mundo Linux. OpenSUSE 13.2, Fedora 21 e Ubuntu 14.10 (e variantes) preparam-se para ganhar a versão final mas, enquanto tal não acontece, as equipas de desenvolvimento lançam as últimas versões beta para avaliar a existência de algum bug e procederam à respectiva resolução.

Hoje foi o dia de ser disponibilizado o Ubuntu 14.10 Final Beta – Utopic Unicorn e com ele as respectivas variantes.

Ubuntu-14-10-Utopic-Unicorn-Now-Based-on-Linux-Kernel-3-16-451606-2


Adam Conrad anunciou hoje a disponibilização do Ubuntu 14.10 Beta 2.  Como é sabido a versão final do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn estará disponível dia 23 de Outubro e até lá os utilizadores podem avaliar todo o sistema com estas versões que têm vindo a ser disponibilizadas pela Canonical.

ubuntu_03

Esta versão actualiza um conjunto vasto de pacotes e traz já o Ubuntu Kernel 3.16.0-17 e outras novidades das quais se destacam:

  • Suporte estável para GPU Broadwell
  • Suporte para NVIDIA Tegra PRIME
  • Melhorias em termos de tempo no resumo e hibernação do sistema
  • Suporte para gráfica Intel Cherryview
  • Suporte para EFI (32/64 bits) – é possível arrancar com sistemas de 64 bits em sistemas de 32 bits
  • Systemd está já disponível mas não é usado por omissão
  • entre muitas outras novidades – saber mais aqui

Debate: Poderá ser o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn ser o grande rival do Windows 9?

O Windows 9 será o próximo sistema operativo da gigante Microsoft. Com previsão de lançamento para 2015, este sistema terá a missão de fazer esquecer o Windows 8 (que desapontou milhares de utilizadores) e até o Windows XP que continua a ter uma quota de mercado interessante, mas também conquistar novos utilizadores que “fugiram” para outros sistemas operativos.

No entanto a Microsoft tem vindo a adoptar no seu sistema algumas funcionalidades que são marca de referência no Linux, como é o caso do Ambientes Virtuais.

Num período tecnológico de total mudança, onde o Windows tem vindo a perder adeptos e o Linux tem dado sinais de crescimento, o que falta a uma distribuição com o Ubuntu para fazer frente a um poderoso Windows?

Download das distribuições

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Duvido..eu que nunca utilizei Linux na minha vida mandei me pro Ubuntu e achei assim sem perceber nada um pouco pesado num core I3 com 6G de memoria.mas pronto o futuro dirá 😀

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Se quiseres coisas leves experimenta o Xubuntu ou se é mesmo para performance o Lubuntu.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Aliás, até podes instalá-los sobre o ubuntu:

        sudo apt-get install xubuntu-desktop ou
        sudo apt-get install lubuntu-desktop

        Acho que são estes os comandos, se não forem são parecidos.

        1. Avatar de Carlos Santos
          Carlos Santos

          Esses pacotes vem com aplicações extra que podem não ser desejadas.
          Instala diretamente os Desktop Environments se quiseres mudar (XFCE ou o LXDE):
          sudo apt-get install xfce4
          sudo apt-get install lxde

          Depois reinicias e escolhes o ambiente que queres no login. Dá para definir qual queres por defeito mas isso é mais código 😉

          Eu prefiro o XFCE por ser mais equilibrado mas o mais leve dos dois é o LXDE.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        queres dizer q um i3 com 6gb de ram não chega?
        Algo se passa no ubuntu…

        1. Avatar de Luís Nabais

          Provavelmente é com um disco sem ser SSD. Aí qualquer sistema operativo fica bastante menos rápido.
          E um i3 não é nada de especial, mesmo com 6GB de RAM. Não é “algo se passa no Ubuntu”, pois um Windows irá correr bem pior, a não ser que seja logo após instalação, sem nada, mas mesmo aí não garanto.

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            Tenho um i3 com mint com 4gb e outro com portatil com ubuntu com 3gb e funcionam perfeitamente e sem disco ssd…

          2. Avatar de neokpt
            neokpt

            Uso diversos sistemas oprativos, em relação ao Linux, optei pelo mint.
            Em relação ao comentário do Luis, só te posso dizer uma coisa (e com experiencia própria), o ubunto é muito mais pesado que o Windows 8.1, ponto final, testado na mesma máquina, além de consumir mais bateria.

        2. Avatar de Luís Nabais

          neokpt, discordo quase totalmente. Por experiência própria, também tenho uma máquina com Windows 8.1 e Ubuntu com Unity e só concordo contigo na parte da bateria, mas nenhum Linux faz a gestão da bateria tão bem quanto Windows. Agora dizeres que o Ubuntu com Unity é mais lento discordo totalmente. No meu caso o Windows (e está quase limpo, sem aplicações nenhumas e bem gerido, posso afirmar), não é mais rápido que o Ubuntu (ou outro Linux qualquer, que também já tive Fedora e Arch na mesma máquina).

          1. Avatar de Edmundo Freitas
            Edmundo Freitas

            Na minha máquina, um i3, 6Gb ram também, tenho o Mint, e é muito superior ao windows 8.1, quer em desempenho e duração de bateria

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Tem gráfica dedicada esse PC?
      É um portatil ou um desktop?

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Boas

        Desktop.

        A gráfica é uma Nvidia GT 9600 ddr 3 de 1 giga

        1. Avatar de lmx
          lmx

          penso que essa maquina com essas specs, deve voar, com o ubuntu.

          eu tenho um laptop de 2010 com um processador AMD, mas que é mais fraco que um I3, e a maquina anda que se desunha, e esmaga o meu i5 do trabalho a nivel de performance, desde que não tenha que processar algo complicado!

          Mas eu tenho algumas partições em memoria RAM, para cache, logs, etc, e isso também faz a diferença, de qualquer forma, algo se passa com essa maquina…

          viste o scheduler do processador, tentar ver qual o que estas a usar, muito provavelmente estás a usar o P-state, que é muito bom(apesar de so ter dois niveis, performance e powersave), mas que em alguns processadores intel mais antigos, não funciona muito bem, e a maquina acaba lenta…

          Não sei se é esse o teu caso, se for não sei se existe muito por onde te possas safar…

      2. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Com essa placa gráfica isso não devia dar problemas.
        De que geração é o teu i3? Já tem gŕafica integrada? O conflito pode estar aí porque o Linux não gere bem as 2 gráficas e, basicamente, tem a NVidia sempre ligada a fazer nada, porque é tudo renderizado pela placa integrada.
        Instalar o Bumblebee pode ajudar, mas é só no caso de o teu i3 ter uma gráfica integrada. Caso contrário, pode ser um problema com os drivers da placa gráfica. Instala os drivers do nouveau que devem resolver o problema.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Deves ter instalado isso de forma errada. Tenho o ubuntu instalado e o CPU nem mexe e ocupa-me 700 MB de memoria.
      O windows no minimo ocupa logo de arranque 1.5G de memoria e o CPU mexe muito mais com as tretas da microsoft que correm em background.

      1. Avatar de João
        João

        Isso do Windows ocupar 1.5GB de RAM é muito relativo. O Windows coloca os programas mais utilizados em RAM para que não seja necessário andar a ler do disco quando são carregados. Nas distribuições de linux por omissão isso não acontece.

        1. Avatar de Bruno Jesus
          Bruno Jesus

          http://www.linuxatemyram.com/

          E isso que tu disseste faz-se facilmente com o Preload.

    4. Avatar de Camilo

      por acaso ele e meio pesadinho. mas nao a ponto de se reclamar.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Como disse inicialmente foi a 1ª vez que toquei neste tipo de sistema 😀

    5. Avatar de andre
      andre

      pesado? pesado é o saco de batatas k tenho na dispensa

    6. Avatar de Tux
      Tux

      Utilizas Linux todos os dias da tua vida que le ligas à internet…

    7. Avatar de Jeromo
      Jeromo

      Realmente o Ubuntu desde a adoção da interface Unity se tornou bastante pesado… Sugiro tentar o Kubuntu, embora não seja tão leve quanto o LXDE ou XFCE é bem mais leve que o Ubuntu e muito bonito.

  2. Avatar de Diogo

    O Mint é o verdadeiro adversário do W9 😀

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Sim, e a crise acaba amanhã e vamos todos ficar muito ricos…

  3. Avatar de Carlos Santos

    Acho que precisa de uma maneira de mostrar aos utilizadores que nada conhecem sobre ele de como as coisas são feitas.

    Odeio aquelas pessoas que nunca utilizaram mas que simplesmente não querem mudar porque usam a expressão “não sei mexer nisso!”

    Outras usando a mesma expressão mas que foram capazes de mudar para o mac os… poupem-me

  4. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Sim o Mint é muito bom e estável, mas mesmo assim e devido a vários factores o Windows em certos aspectos está muito acima.

    Em muitas drivers de fabricantes que nem sequer as fazem para Linux, em muitos programas que não existem para Linux. A nivel corporativo então nem se fala com a integraçao com a AD.

    1. Avatar de Diogo

      O linux só está atrás do windows em drivers e coisas assim porque as pessoas que precisam disso estão maioritariamente com windows. À medida que as pessoas começarem a migrar para linux, esse software de que falas vai começar a aparecer para linux também 😀 Just a matter of time!

      1. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        Sabes á quanto tempo anda a ouvir a historia do: “Just a matter of time!” Anos…

      2. Avatar de Marco
        Marco

        excepto a implementação na AD….

        1. Avatar de Bruno Jesus
          Bruno Jesus

          Já implementei um sistema com Zentyal e até que faz bem o trabalho, mas claro que não se pode comparar com o Windows Server a nivél de funcionalidades.

          Quanto á integração na AD claro que nunca vai ser perfeito, claro que um sistema Ubuntu nunca vai poder obedecer a uma GPO por exemplo.

      3. Avatar de RJCA
        RJCA

        A sério? Juras?

    2. Avatar de Marco
      Marco

      n digas isso, q daqui a pouco está a levar na cabeça.

      cada um tem o seu eco sistema, uns sao windows outros sao linux.

    3. Avatar de billgates
      billgates

      Da mesma forma o linux, em certos aspectos está muito acima do windows.

    4. Avatar de andre
      andre

      corporativo? jovem 70% dos servidores e workstation do planeta são linux

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        A nível de servidores sim, mas a nível de workstations já não.
        Penso que isso se explica porque a nível de servidores a sua gestão tem de ser feita por entendidos/profissionais na área, e aí o linux leva vantagem por ser mais robusto e tanto faz pagar a um técnico windows ou técnico linux. O dinheiro sai da carteira na mesma.
        A nível de workstations já é diferente. Tem de ser usado por todo o tipo de pessoas e claramente aí é pior opção do que o windows.
        O que quero dizer é que uma workstation depois de totalmente configurada tanto faz ser linux ou windows uma vez que a sua utilização é praticamente igual. No entanto para configurar, instalar, drivers etc, o Windows é sem sombra de duvida mais simples e fiável.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          lol…
          não percebes nada disto…

          ehehh, tu gostas é de andar a mexer com o rato xD

          não existe potencial como o terminal no linux, o “cmd.exe” não … digamos… é uma vergonha 🙂

          quem trabalha nisso a sério precisa muito de usar scripts e quanto menos rato melhor pois menos atrite de pulso e mais rápido é. Em relação aos gráficos bonitos atrás e botões e janelas e coisas lindas… lá está é só isso e parte do processamento da máquina é usado para renderizar isso… perdes cpu, ram, etc…

          agora pensa 😀

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Em relação às workstations…. acho que é como quem fuma Marlboro e não fuma mais marca nenhuma.

          2 meses a fumar outra marca pq não havia Marlboro e já não quer Marlboro para nada.

          ps- não sou afiliado da Marlboro

    5. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Sendo o linux tradicionalmente utilizado em servidores, a nível de AD (supondo que te querias referir a Active Directory) o Linux já faz um bom trabalho…

      O SAMBA desde a versão 4 que pode ser servidor de Active Directory com todas as funcionalidades do AD do windows server.

      É claro que nem tudo é perfeito, porque para implementar e manter é necessário “mexer naquela caixa preta” que faz confusão a muita gente.

      Como servidor AD, o SAMBA só tem uma falha: a navegação dentro da rede. Não existe ainda uma implementação Open Source para Netbios browsing para SAMBA 4.

  5. Avatar de BMJ
    BMJ

    Pela primeira vez, este ubuntu é só uma actualização de alguns componentes, não trás nada de novo. É uma distro de fixes!!
    Mas claramente vou instalar! Os fixes que trás são a nivel de kernel, unity e nvidia! O que para mim até é vantajoso.

    A nível de concorrente do Windows, nota se a Cannonical tem feito um bom trabalho, pois a Microsoft tem copiado muitas funcionalidades do Ubuntu. Mas só com grande apoio da Steam é que se consegue competir com o Windows.
    Se a Microsoft lançar uma versão do Office para Linux vai ter muitos problemas em continuar a vender Windows!!!

  6. Avatar de BMJ
    BMJ

    Saquei a versão, criei a pen de arranque, mas diz Ubuntu 14.10 Alpha!!!

  7. Avatar de Osvander
    Osvander

    Eu não abro mão do meu PCLINUXOS KDE e, acho que é ele que vai competir com o win9. Fácil de instalar e atualizar.

    1. Avatar de naoliveira

      A mesma distro que uso, com KDE e tudo ;).

      O problema é que com o PCLinuxOS não há muito a falar é instalar e atualizar, não há cá novos update de X em X tempo, novas versões que tornam as anteriores obsoletas, etc,etc.
      É uma distro muito monótona… como eu gosto 🙂

    2. Avatar de RJCA
      RJCA

      Por varias vezes eu tenho referido que num portátil que eu tenho com chip SIS 671 o PCLinuxOS MimiMe KDE é a única distro que consigo ter uma resolução de 1024×800 o que me agrada bastante, isto num SO que me faz esta instalação de base ao contrario das restantes que tentei instalar com resoluções de 640×480. Confesso ser utilizador Windows e nunca consegui apesar das vossas ajudas ter a resolução certa (SIS sucks Big Time)…

      Até ver PCLinuxOS é para mim a distro perfeita. O resto vai-se tentando aprender e melgar o pessoal amigo por ajudas… 😈

  8. Avatar de Fábio
    Fábio

    Todo poderoso windows? isso era uma piada certo?

    1. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      + de 90% de mercado… Sim sem duvida todo poderoso…

      fonte: http://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=10&qpcustomd=0

      P.S. Uso OSX

    2. Avatar de RJCA
      RJCA

      Não sei se será o “todo poderoso” mas muitos de vocês ficam com dor de corno quando se fala em Windows… 😈

      1. Avatar de Manuel Campos
        Manuel Campos

        Muito bem respondido,”RJCA”. 🙂 🙂 Eu pessoalmente detesto qualquer sistema operativo derivado ou baseado no Lunix!!Só me fazem é perder tempo!!Vocês lembram-se daquela Câmara Municipal na Alemanha que pura e simplesmente desistiu do Linux,devido ao enorme tempo perdido que os funcionários levavam para fazer uma simples tarefa??E os custos daí resultantes que foram astronómicos??O utilizador comum,assim como eu,não tem conhecimentos(nem paciência !!),para trabalhar em ambiente Linux!!O pessoal quer é coisas simples,e aí o Windows é imbatível!!Esperem então quando vier a versão final do próximo Windows(o Windows 9),e vocês até vão ficar admirados com a simplicidade e o júbilo que é trabalhar/divertir/operar num sistema operativo,como é o Windows.E falo do Windows como poderia falar também do sistema operativo da Apple,o OS X.São dois excelentes sistemas operativos.Para mim,o Linux e derivados correm por fora.É a minha opinião,simplesmente.Tenho dito.Já agora,excelente artigo,como sempre,Pedro Pinto.Muito bom mesmo.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Boa Noite Sr. Manuel Campos.
          A meu ver, a eficacia e rapidez de aprendizagem de utilização com um programa, não depende de um sistema operativo, mas sim da estrutura em que é construido o “tal” programa.
          Eu como programador, sei que apesar de parecer simples e rápido para mim, não chega para os demais clientes que necessitam de carregar num botão e está tudo feito.
          Faço aplicações para clientes utilizando apenas java… e que por mais impressionante que pareça, seja em Windows, OSX ou Linux, funciona perfeitamente.
          O problema está nas pessoas que fazem a aplicação e não num sistema operativo, seja ele Windows, Linux ou OSX.
          Como pode observar, o Linux deixou de ser um bicho de 7 cabeças á muito tempo, para passar a ser um concorrente directo ao Windows em termos de utilização na ponto de vista do utilizador, claro que me pode dizer que maior parte das aplicações são direccionadas para o Windows mas, existe também uma panóplia de aplicações idênticas para o Linux, e a um preço muito mais apelativo. Caso tenha conhecimento, enumere-me uma aplicação, em que não exista uma solução para Linux (isto sem falar em Jogos). Desde já, gostaria de deixar explicito que a minha intenção não é gozar/implicar consigo, mas sim expor o meu ponto de vista.

          O resto de uma boa noite.

        2. Avatar de Nome
          Nome

          “Câmara Municipal na Alemanha que pura e simplesmente desistiu do Linux”

          Mentira. Continuam a usar GNU/Linux.

  9. Avatar de José SImões
    José SImões

    Elementary OS

  10. Avatar de watt
    watt

    “Num período tecnológico de total mudança, onde o Windows tem vindo a perder adeptos e o Linux tem dado sinais de crescimento, o que falta a uma distribuição com o Ubuntu para fazer frente a um poderoso Windows?”

    Não concordo… acho que é mais algo do estilo, “O Windows 8 não tem tantos adeptos esperados, porque optaram pelo Windows 7”.

  11. Avatar de weslley
    weslley

    A única coisa ruim do Ubuntu é que o Unity (sistema gráfico do Ubuntu) é muito pesado, não sei se essa versão vai melhorar isso.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O problema do “peso” do unity já foi resolvido com o 14.04.

  12. Avatar de Tenrinho
    Tenrinho

    A solução para mim até é fácil… metam as aplicações do office a correr em ubunto e todo o mundo vai mudar para ubunto. Até agora os problemas na adopção do ubunto são incompatibilidades entre quem usa e os restantes (ex: doc no microsoft word vs libreoffice). Se as ferramentas que usas no windows puderem ser utilizadas no ubunto n vai demorar nada até se trocar. A principal vantagem é que fica mt mais barato.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      O office de forma extensiva…ferramentas para abrir e fazer checkout do share point, lync entre outras coisas corporativas

  13. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Muito resumidamente: Ubuntu: sim! Unity: Não, obrigado!

  14. Avatar de Andre
    Andre

    Peço desculpa pela minha ignorância mas estou a iniciar me no linux.

    Alguém me sabe dizer as diferenças entre as diversas distribuições postadas?

    Cumps.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      kernel, e numeros dos pacotes atualizados.

    2. Avatar de Diogo

      Eu diria que é uma diferença de filosofias. Algumas distros tentam ser mais rápidas, outras mais user-friendly, outras correm bem em pcs antigos…

      Mint é o melhor para começar, continuar e acabar 😀

  15. Avatar de Mike
    Mike

    Falta a leveza de outrora, e um ambiente gráfico mais parecido com WinXP. Também falta o Office para linux, a evolução do Libroffice.

    1. Avatar de Luís Nabais

      É só escolher, Xubuntu ou Lubuntu. Office, pode-se usar LibreOffice, AbiWord + Gnumeric ou até mesmo o Office 365 Online da Microsoft, que é gratuito.

  16. Avatar de eu
    eu

    Ja usei o ubuntu por uns 2 anos e gostei..
    A pouco tempo conheci o manjaro Linux que tem como base o arch, e agora não quero outra coisa.. Exelente distro

    1. Avatar de Luís Nabais

      Concordo plenamente, mas infelizmente há coisas que não funcionam bem no AUR e há coisas que são lançadas especificamente para Ubuntu/Fedora (deb/rpm) ou pelo menos algum tempo antes, pelas empresas grandes, o que me fez voltar a usar Ubuntu, tanto no portátil da empresa, onde usava Manjaro, como no pessoal, onde usava Arch.

  17. Avatar de Filipão
    Filipão

    Uma duvida básica: é possível passar a barra de menu vertical esquerda para baixo, ficando horizontal?

    1. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Em tempos era possível com algumas modificações, o que se pode fazer é ocultar a barra automaticamente.

      Se não estiver contente com o Ambiente Gráfico não lhe faltam alternativas.

  18. Avatar de Rúben
    Rúben

    Eu muito queria mudar para Linux, mas quem trabalha constantemente com Office, com Photoshop, é quase impossível mudar.

    Por isso queria fazer duas perguntas, o Libroffice tem compatibilidade de ficheiros com o Office?

    Qual a melhor solução para substituir, a nível profissional, o Photoshop ?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      a nivel profissional tens varias opções, mas tens que as pagar…

      o photoshop acho que não existe para linux…

      de borla?talvez o gimp e para 3d o blemder

    2. Avatar de Rúben
      Rúben

      E em relação ao Office? Os ficheiros do Libroffice têm compatibilidade com o Office?

      1. Avatar de Miguel

        o LibreOffice grava em vários formatos
        entre os quais .doc e .xls

        a última versão
        a 4.3.2 lançada esta semana
        teve como foco melhorias relacionadas com .docx e .xlsx
        mas ainda não testei
        [ que fujo desses formatos quanto posso ]

        mas..
        é gratuito e fácil de instalar…
        http://libreoffice.org
        testa tu 😉

  19. Avatar de joao
    joao

    Já consegue gerir duas gráficas (intel + nvidia) ?

    1. Avatar de andre
      1. Avatar de David Mendes
        David Mendes

        lol antes assim fosse! sempre gostei do Ubuntu mas não dava para continuar não reconhecia a placa e aquecia demais…tenho um I7 com uma nvidia geforce gt 540m. Ainda tentei o bumblebee mas o desempenho deixou mt a desejar

        1. Avatar de Luís Nabais

          A mim foi o contrário, tive melhor performance com Bumblebee do que em Windows.

  20. Avatar de Cesar
    Cesar

    Mais do mesmo…

  21. Avatar de RDRC
    RDRC

    Sempre fui utilizador de windows, desde que me lembro.. Cresci com o 98/98 second edition, passei para o xp e por aí em diante, mas recentemente instalei o ubuntu em dual boot. Já o tinha feito antes, mas agora resolvi dedicar mais tempo e descobrir realmente o que significa na verdade ter um sistema operativo linux.

    Estes ultimos meses não tenho usado windows, praticamente. É poderoso!
    O único mal que tem é o facto de ele ainda ser pouco virado para o utilizador comum.. E não venham com falinhas de “ahh ele agora é totalmente grafico, é uma questão de habituação e bla bla..” Nem por sombras! Há sempre coisas que só pelo terminal, ou então, mesmo que existam ferramentas gráficas, essas são um verdadeiro labirinto para quem nada percebe. Eu vi-me muitas vezes perdido, principalmente nas primeiras semanas e não me considero tão leigo quanto isso. É verdade que ele de momento já se encontra muito user friendly, sim, mas não o suficiente, ainda.

    A comunidade linux espalhada por toda a internet ajuda a colmatar essa lacuna, já que é de longe a maior (e melhor) comunidade existente, no que toca a sistemas operativos.

    Em suma: O linux é rápido, é poderoso e tem uma família enorme e amiga, mas falta-lhe ser um pouco mais intuitivo, na minha opinião.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      concordo plenamente, eu passei a trabalhar com ubuntu, mas nalgumas actualizações, instalação de drives e afins, perde-se tempo escusadamente. Ainda assim, é óptimo pois num PC antigo, consigo uma perfomance muito agradável.
      Quanto a programas com qualidade, nomeadamente de edição de imagem, há várias opções todas elas muito boas, não há do que queixar.

  22. Avatar de iFernando
    iFernando

    Uma boa alternativa ao Windows XP, para empresas.

  23. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Aquele momento em que nos apercebemos que existem Bronies no meio da Canonical.

    1. Avatar de john
      john

      Huehuehueh! Join the herd!

      1. Avatar de Emanuel Vitorino
        Emanuel Vitorino

        Already in it, mate 😉

  24. Avatar de mjoaom
    mjoaom

    Não, nada será rival ao Windows por todos estes e mais umas dezenas de questões:

    https://pplware.sitedev.pt/linux/munique-mudanca-para-linux-afinal-foi-um-desastre/

    Mais ainda que as licenças do Windows são cada vez mais baratas (o Windows 8 estava a 40€ no inicio) e tende para ser livre (o 9 vai pelo mesmo caminho). É preferível as empresas pagarem do que migrar tudo para Linux.

    1. Avatar de Miguel

      essa ‘notícia’ já foi desmentida

      e já faltou mais para chamar a ASAE a investigar tráfico de papagaios aqui no pplware

  25. Avatar de joel
    joel

    boa noite, sou um bocadinho lerdo em relação a isto, uso pouco o linux, mas se instalar este beta, depois vou ter opção de atualizar para a versão final sem ter que formatar partição e instalar de novo? 🙁

    1. Avatar de RDRC
      RDRC

      Das duas, uma: Ou a notícia aparece aqui e vão dizer como o fazer, ou ele faz o serviço automáticamente.. 😉

  26. Avatar de john
    john

    É impressão minha ou esse Linux tem uma pegada “brony” ?

  27. Avatar de killall
    killall

    é bonito isto e aquilo…
    e o gcc já ouviram falar
    querem é janelinhas e carregar em botões

    sabiam que o kernel tanto do linux como do windows tem milhões de linhas de código para fazer coisas que nem imaginamos que estão a acontecer?

    sabiam que se forem muito curiosos podem descobrir que coisas são essas se utilizarem o linux?

    o linux é muito mais daquilo que se vê no ecrã!
    não sejam burros… com o linux é muito mais fácil perceber como funciona um computador

    divirtam-se
    nice -19 wine