Ubuntu 13.04 Raring Ringtail – Desktop Perfeito (III)

41 Comentários

+ 5 Dicas para ter o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail perfeito

No dia 25 de Abril (Dia da Liberdade em Portugal), a Canonical disponibilizou a versão final do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail. Ao contrário de outras versões (e de outros tempos), foram poucas as novidades introduzidas .  A versão beta final desvendou de certa forma a maioria das novidades, sendo que a versão final apenas incorporou algumas correções/melhorias. A grande novidade foi sem duvida a melhoria significativa de performance do Unity.

Agora que já temos a  versão final do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail , o Pplware deixa mais 10 dicas para que tenha um Desktop Perfeito.

ubuntu_rr

Depois da excelente participação no artigo Ubuntu 13.04 Raring Ringtail – Desktop Perfeito (I) e Ubuntu 13.04 Raring Ringtail – Desktop Perfeito (II) aqui ficam mais 5 dicas.

21) WINE – Aplicações do Windows no Linux

Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows.~

wine_02

Como instalar o Wine?

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine1.5
sudo apt-get install winetricks
22) GIMP – Uma alternativa ao Photoshop para Linux

O GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, no âmbito de um projecto para a Universidade, como sendo uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Actualmente o GIMP é mantido por um grupo de voluntários por todo mundo e é disponibilizado sob a  licença GPL.

gimp_02

Como instalar o GIMP?

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-get update
sudo apt-get install gimp
23)  Shutter – A melhor app para screenshots

O Shutter (anteriormente designado de Gscrot) é como um canivete suíço no que se refere à captura de ecrãs em ambientes Linux. Com o Shutter é possível criar screenshots a partir de uma área específica, de uma janela activa, de todo o ecrã, etc. Depois de obter a captura, é possível aplicar um conjunto de fantásticos efeitos que se encontram já definidos.

shutter

Como instalar o Shutter?

sudo add-apt-repository ppa:shutter/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install shutter
24) Hotot – Um cliente para Twitter

O Hotot tem conquistado os utilizadores do twitter graças ao seu fantástico interface mas também pela rapidez de resposta das funcionalidades que disponibiliza. Segundo os responsáveis da aplicação, tal facto deve-se  ao facto da aplicação ter sido desenvolvida em Python, linguagem essa que tem demonstrado as sua potencialidade.

hotot

Como instalar o Hotot?

sudo add-apt-repository ppa:jimmyxu/hotot
sudo apt-get update
sudo apt-get install hotot
25) Skype

Skype é para mim um dos melhores IM pois além de funcionar como um vulgar Instant Messaging, permite ainda realizar chamadas gratuitamente sobre a Internet. O Skype é um dos precursores da tecnologia de comunicação VoIP (voz sobre IP – o tempo médio de uso do skype é de 13 minutos), oferecendo várias funcionalidades e sendo, provavelmente, a plataforma mais usado para videoconferência. Apesar de recentemente ter sido anunciado que iriam ser colocados anúncios durante as chamadas de VoIP gratuitas, essa medida não irá afectar os clientes em Linux e MacOS.

sudo add-apt-repository “deb http://archive.canonical.com/ $(lsb_release -sc) partner”
sudo apt-get update
sudo apt-get install skype

skype_06

A parte IV deste tutorial será realizada também com base nas vossas dicas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Ubuntu e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Um complemento ao Skype será o Skype Wrapper pois permite que a aplicação base tenha uma total integração com o unity, é bastante bom sem duvida…aconselho a experimentarem.

    Deixo o link:
    http://www.omgubuntu.co.uk/2012/09/skype-wrapper-for-ubuntu-gets-updated

  2. Avatar de Luna Sibe

    Olá! Desculpem perguntar sobre isto aqui, mas sempre tive problemas com o som quando uso linux ubuntu. Acontece que nas colunas do portátil o som funciona bem mas assim que ligo outras colunas ou auscultadores pelo jack de audio, não há qualquer sinal de som quer seja das colunas do portátil como nos auscultadores ou colunas externas. Alguém me consegue ajudar a resolver isto? Gosto bastante de usar o novo Ubuntu mas com o som assim é uma chatice :\

  3. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Sugiro programas de segurança (ex. GUFW, Clamav+Clamtk, TrueCrypt), e já agora porque não, um cheirinho de SELINUX. É que a velha história de que linux não precisa de nada disto, é a maior barbaridade que eu já ouvi.

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      seria um bom artigo futuro, quanto à necessidade de o ter, o truecrypt não sei se é grande necessidade, visto que a maioria das pessoas não encripta nada e o gufw, corrijam-me se estiver enganado mas acho que quem está atrás de um router já tem proteção que chegue de firewall, não?
      gostava de saber mais sobre o SELINUX, nunca tinha ouvido falar.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Alguém quer colaborar?

      2. Avatar de Bovidinho
        Bovidinho

        Sobre o TRUECRYPT:
        Com o Ubuntu 12.10, basta fazer o download no site do Truecrypt, extrair e executar que ele instala perfeito. No Ubuntu 13.04 já isso não funciona. Alguém poderia ajudar como instalar o Truecrypt nesta versão do Ubuntu?

  4. Avatar de Pedregulho
    Pedregulho

    Porque é que não tem a alternativa Gnome e nos obriga a usar o Unity?
    Deu uma trabalheira instalar o Gnome e não fiquei satisfeito.

    1. Avatar de clodoaldops
      clodoaldops

      Basta baixar o Ubuntu-Gnome
      http://ubuntugnome.org/

  5. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Tenho uma duvida se desactivar deixo de poder fazer o arranque rápido do windows?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      vê este tutorial, não precisas de desactivar o arranque rápido do windows 8 para aceder à partição NFTS.

      http://www.hecticgeek.com/2013/01/mount-windows-8-partition-ubuntu-hybrid-boot/

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Obrigado, cumprimentos.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    conhecem o ExTiX 13?
    baseado em ubuntu 13.04 x64

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parece interessante. Usas?

      1. Avatar de irlm
        irlm

        instalei mas não arranca no desktop com nvidia gf640 🙁

  7. Avatar de Renathofl
    Renathofl

    Boa noite.

    O grande problema,é que o wirelees śo funciona por alguns minutos .Temos que reiniciar de novo , para cair mais uma vez ,após alguns minutos.

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      isso depende da placa wireless que uses, procura “programas e actualizações” no dash e vê na aba “Controladores adicionais” e vê se estás a usar algum driver relativo ao wireless, e se estiveres a usar carrega “Não utilizar dispositivo” e ele vai utilizar o driver open-source (ou ao contrário).
      comigo ficou a dar melhor

  8. Avatar de neco
    neco

    nossa , me arrependi de instalar esse tróço…

    ja deu problema de cara pra instalar o flash player..

    foi instalar e formatar..

    sai fóra!

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Pura ignorância…é só clicar na instalação para instalar os “softwares adicionais”.

    2. Avatar de luciano
      luciano

      brincadeira hein, vai lá no windows clicar em next, next, next, next….

  9. Avatar de Luis Pinto
    Luis Pinto

    Deixo aqui o top 100 S.O Linux

    1 Mint
    2 Mageia
    3 Ubuntu
    4 Fedora
    5 Debian
    6 openSUSE
    7 Arch
    8 PCLinuxOS
    9 Manjaro
    10 Puppy
    11 CentOS
    12 Zorin
    13 Snowlinux
    14 Bodhi
    15 OS4
    16 SolusOS
    17 Slackware
    18 Lubuntu
    19 FreeBSD
    20 CrunchBang
    21 Sabayon
    22 Slax
    23 Chakra
    24 ROSA
    25 Lite
    26 Pear
    27 Kubuntu
    28 Kali
    29 Cinnarch
    30 Xubuntu
    31 Ultimate
    32 Gentoo
    33 SparkyLinux
    34 antiX
    35 Red Hat
    36 PC-BSD
    37 KNOPPIX
    38 Peppermint
    39 Mandriva
    40 Tails
    41 Scientific
    42 elementary
    43 ArchBang
    44 DreamStudio
    45 ZevenOS
    46 LuninuX
    47 Tiny Core
    48 ClearOS
    49 Porteus
    50 Ubuntu Studio
    51 Elive
    52 OpenELEC
    53 Bridge
    54 GhostBSD
    55 Damn Small
    56 Pinguy
    57 BackBox
    58 siduction
    59 Clonezilla
    60 Descent|OS
    61 Salix
    62 Frugalware
    63 UberStudent
    64 Vector
    65 PureOS
    66 Parted Magic
    67 Netrunner
    68 Slackel
    69 MEPIS
    70 Semplice
    71 Parsix
    72 SystemRescue
    73 Deepin
    74 Calculate
    75 wattOS
    76 NetBSD
    77 OpenBSD
    78 CRUX
    79 aptosid
    80 Absolute
    81 DragonFly
    82 Joli OS
    83 Linpus
    84 FreeNAS
    85 linuX-gamers
    86 Solaris
    87 Zenwalk
    88 SUSE
    89 Unity
    90 Oracle
    91 Trisquel
    92 SliTaz
    93 Super OS
    94 Pardus
    95 Macpup
    96 Swift
    97 2X
    98 GParted
    99 Comfusion
    100 Haiku

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Mais valia teres posto o Link direto para o DistroWatch não achas? Pois esse Top é de lá e não corresponde minimamente as Distribuições mais usadas nem com mais Downloads… 😉

      1. Avatar de Luis Pinto
        Luis Pinto

        poderia, mas não era a mesma coisa…
        sim esse “TOP” é de lá e é um “Page Hit Ranking” dos top 100 mais acedidos pela http://distrowatch.com/.
        Coloquei com base a utilizadores que não conhecem sequer o nome, e com um clique no Google facilmente encontram imagens ou vídeos de cada sistema.

    2. Avatar de Ricardo Barbosa
      Ricardo Barbosa

      Top 100 de quê? Dum sites que cria esse raking com base no número de views dentro do próprio site nas secções de cada distro?

      Vale o que vale.

      1. Avatar de Luis Pinto
        Luis Pinto

        vale tudo para quem não os conhece.

        1. Avatar de Ricardo Barbosa
          Ricardo Barbosa

          A sério que comentário é esse? “Vale tudo para quem não os conhece.”

          Pura demagogia.

          1. Avatar de Luis Pinto
            Luis Pinto

            Só fazes comentários a criticar os outros e não tenho paciência nem idade para aturar mentalidades que se pensam superiores.
            O meu comentário acima serve para indicar, “para bom entendedor, meia palavra basta”.
            Se não entendeste, não critiques.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Onde foste buscar isso?
      Dá vontade de… lololol

  10. Avatar de dani
    dani

    Parabéns por este conjunto de posts, eu já era fã dos antigos “E depois de instalar o Ubuntu.. “.
    Fixe fixe era um post deste tipo só para ferramentas de desenvolvimento e IDE’s 🙂
    Eclipse, netbeans, geany, mono e sharpdevelop, workbench, etc..

    1. Avatar de Sambas31
      Sambas31

      sudo apt-get install eclipse!lol

  11. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    Boas, o ubuntu é um dos sistemas linux que mais me cativou, talvez por ter sido o primeiro sistema que usei quando decidi aventurar-me neste mundo, só ainda não uso apenas linux por causa de alguns problemas que as vezes me deparo, um deles foi o facto de ao instalar o Draftsight, que na versão 12.10 dava erro por falta de um ficheiro, ao instalar o ficheiro em falta não deixava porque dava conflito com outros programas.

    Por isso era interessante darem uma dica para instalarem sem problema o Draftsight, quem sabe se não seria assim que deixava de vez o windows.

    já agora continuem o bom trabalho com a divulgação de software livre.

  12. Avatar de PBS
    PBS

    Usei o “Ubuntu After Install” 🙂 muito bom!

    1. Avatar de clodoaldops
      clodoaldops

      Usei no QQ-12.10 mas ainda não testei no RR-13.04.

  13. Avatar de Victor Abreu
    Victor Abreu

    Em relação ao cliente Twitter, recomendo, em vez do Hotot (mais adequado a KDE, talvez), o Polly. É similar a clientes como o TweetDeck, com várias colunas, preview reduzida de conteúdos multimédia, etc., só que mais leve.

    Podem também usar uma aplicação de IM capaz (como o Pidgin) de se ligar, mesmo que através de plugins, ao Twitter, se não gostam da ideia de ter um cliente completo e próprio. Só que, neste caso, apenas irão receber texto e possíveis links nos tweets.

  14. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    Skype
    sudo add-apt-repository “deb http://archive.canonical.com/ $(lsb_release -sc) partner”
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install skype

    1. Avatar de luis
      luis

      Eu não consigo instalar o Skype diz-me “Erro: é necessário um repositório como argumento”

      1. Avatar de Andr3ia
        Andr3ia

        O seu comentário aguarda moderação.
        Boa noite, instalei agora a nova versão Ubunto mas ao tentar instalar o skype dá-me o mesmo “Erro: é necessário um repositório como argumento”.

  15. Avatar de fredzzzz
    fredzzzz

    mt boa escolha de software.
    uma pergunta: alguem usa o HOTOT?
    da ultima vez que usei no ubuntu 12.10, tinha um bug qualquer que me mandava a sessão abaixo. ía directo pro user login

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Eu uso e não tenho esse Bug. Tenta o Turpial, não é tão bonito mas pode ser que não apanhes nenhum Bug.

    2. Avatar de Andr3ia
      Andr3ia

      Boa noite, instalei agora a nova versão Ubunto mas ao tentar instalar o skype dá-me o mesmo “Erro: é necessário um repositório como argumento”.

  16. Avatar de jpng81
    jpng81

    Perfeitamente lento. é tudo a que tenho a dizer sobre este 13.04.
    E cada vez mais lento.

  17. Avatar de André Magalhães
    André Magalhães

    Boas,

    Tenho este Ubuntu instalado, e tenho um problema a conexaçao cabeada praticamente nao funciona, alem de lento as vezes encrava na internet, por wifi corre que nem maravilha. so que eu prefiro conexaçao por cabo de rede que tens mais velocidade. Em windows nunca tive problema… pergunto eu, sera algum problema de drivers? Havera soluçao para o problema?

    cumprimentos.