Ubuntu 13.04 de costas voltadas para o Windows

59 Comentários

…Wubi não estará disponível no Ubuntu 13.04

Um dos receios que os utilizadores do Windows sempre têm, aquando da mudança para o Linux, é perder a informação que têm nos discos. O processo de particionar os discos  têm a sofrer melhorias significativas, e hoje podemos facilmente dispor de uma interface simple, intuitiva e inteligente.

Mas, para os utilizadores do windows que nem assim estão seguros, o melhor processo é mesmo o Wubi. No entanto, segundo informações oficiais da Canonical, o Ubuntu 13.04 não terá suporte para o Wubi.

ubuntu_00

Wubi é um instalador livre e oficial da distribuição do Ubuntu Linux para sistemas operativos Windows, sob a licença GNU/GPL. Através do WUBI, um utilizador pode proceder facilmente à instalação de um Linux (Ubuntu, Kubuntu, etc) de forma bastante facilitada.

Por forma a ultrapassar esse “medo” na criação de partições e perder toda a informação do disco por causa de uma configuração mal efectuada, foi criado o Wubi. A grande vantagem deste software é mesmo a possibilidade de instalar uma distro Linux, numa partição Windows pré-existente, sem a necessidade de criar qualquer tipo de partições.

No entanto, numa mensagem divulgada na mailing list do Ubuntu Devel, a Canonical, através de Steve Langasek, referiu que “…não há planos para que o Wubi esteja incluído no Ubuntu 13.04..”. Mas Langasek vai mais longe e diz mesmo que “…actualmente o Wubi não estar em perfeitas condições para ser incluido no Ubuntu 13.04”.

Tirando o Wubi ao Windows, especialmente ao Windows 8… e com o “problema” chamado UEFI, muitos utilizadores terão mesmo de instalar “à maneira”, o Ubuntu ou então recorrer à tecnologia de virtualização.

Consideram esta uma decisão acertada da Canonical?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Sim.

  2. Avatar de Jorge Gabriel Azevedo
    Jorge Gabriel Azevedo

    muito estúpida porque o ubuntu é usado por muito utilizadores windows e isto vai influenciar muito as suas vidas

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      não posso falar pessoalmente do assunto porque não uso nem nunca utilizei, mas pelo que dizem a performance era horrível em comparação com instalar de raiz, e para experimentar podem sempre usar uma maquina virtual.

      1. Avatar de Chico Silva
        Chico Silva

        Isto foi nos primórdios, nas ultimas versões estava rapidíssimo e, se instalarmos num SSD a performance é praticamente a mesma da instalação raiz.

        1. Avatar de Jo§e
          Jo§e

          Nunca pode ser a mesma.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Dai o praticamente… Eu usei durante mais de um ano e meio, e digo por experiência própria que era “praticamente” como ter de raiz, alem disso, muito mais estável que ter uma virtualização.

          2. Avatar de André Lopes
            André Lopes

            Correto.. mas acretida, é muito semelhante 🙂 eu confirmo.

  3. Avatar de Fidbeck
    Fidbeck

    Juntamente com o Wubi a Canonical poderia largar a politica de privacidade que tem. Ao que parece tudo o que é procurado no dash vai parar à Canonical. So much for privacy!

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      nas definições de privacidade podes desligar tudo o que quiseres.

      1. Avatar de Fidbeck
        Fidbeck

        Sim mas isso deveria ser dado a escolher a quando da instalação. Eu por acaso sei que posso desligar e tu também,mas há pessoas que não sabem.

        1. Avatar de marcos
          marcos

          Eu acho que as pessoas que usam ubuntu provavelmente já deve ter algum conhecimento disso

      2. Avatar de gandara
        gandara

        E já agora como se faz?

        Obg!

        1. Avatar de Paulo Ferreira
          Paulo Ferreira

          System Settings > Privacy e desligas lá
          https://www.eff.org/sites/default/files/images_insert/privacy_settings.png

          Podes também ir a /etc/hosts e adicionar isto. 127.0.0.1 product product.canonical.com

          Assim, em principio, a Canonical já não cheira o que procuras no dash

          também dá para desinstalar as lens

          1. Avatar de gandara
            gandara

            Obg!!! Realmente achava mais linuxiano isto vir por omissão desligado.. Quem quiser e tem o direito que ligue.

  4. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    É uma decisão acertada. Hoje a instalação do ubuntu é muito fácil, mesmo tendo que se fazer particionamento do HD. E quem não quiser instalá-lo no HD, pode corrê-lo numa máquina virtual.

  5. Avatar de jackdatsparrow

    Não faz diferença, visto que 99% dos utilizadores que utilizam Linux são pessoas que têm conhecimento avançado e sabem pelo menos formatar e instalar sistemas operativos e como é óbvio que nem sequer utilizam o wubi. O wubi pode ate ser mais pratico mas é menos viável a utilizadores com conhecimentos mais avançados. E mesmo assim qualquer pessoa que queria instalar o Ubuntu e souber minimamente como fazer o boot através de media ou usb, basta seguir os passos de instalação. Quem sabe instalar utilizar o guia de instalação do windows também sabe instalar linux.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      ^ Concordo 100%

    2. Avatar de Raul
      Raul

      Concordo em tudo com você.. Nunca utilizei Wubi, nem iria utilizar; e a instalação do Ubuntu chega a ser mais fácil que a do Windows. Se alguém sabe instalar Windows, porque não saberia instalar um Linux?

  6. Avatar de pixar
    pixar

    Como sempre achei má política não criar partições separadas para cada SO, parece-me uma boa decisão. Afinal de contas, criar uma partição nova, não é nada de outro mundo.

  7. Avatar de Paulo Jaime Silva
    Paulo Jaime Silva

    Sr. Jorge Gabriel , não tem nada de estúpido , pois pode instalar os dois sistemas em regime de dualboot e garanto-lhe que a estabilidade e perfomance são muito maiores . O wubi faz instalação virtual e consome mais ram ….recomendado só para testar novas distros , mas nada como fazer instalação real .

  8. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    “Ubuntu 13.04 de costas voltadas para o Windows”
    Windows, o que é isso? rsrsrs

    1. Avatar de samuel
      samuel

      Talvez (ou mesmo) o SO mais usado no mundo…
      Update you brain…

  9. Avatar de Ricardo Barbosa
    Ricardo Barbosa

    Uma decisão correcta. O wubi era um problema, a performance do mesmo deixava muito a desejar e, um novo utilizador, ficaria com a ideia errada das potencialidades do Ubuntu. A solução passa por dois pontos: 1- Investir fundos e tempo em corrigir os problemas e melhorar a ferramenta, 2 – abandonar a ferramenta

    E creio que foi a decisão mais acertada, como muitos disseram, para experimentar uma distro o virtualbox é sem duvida a escolha mais acertada

  10. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa noite ,

    Eu acho má ideia , e recuso a ideia formatada que quem usa Linux sabe mais que outros utilizadores que usam outros SOs , isto é uma falácia , eu criei o meu canal no youtube para demonstrar que o Linux com a distribuição certa é muito friendly e diria é até mais fácil de usar que o Windows .

    Concluo o meu raciocinio dizendo que tudo o que seja para dificultar o acesso é mau , acho que a Canonical nos últimos tempos tem estado mal nas suas decisões , algumas delas tomadas completamente a revelia da comunidade Linux .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de DanielC
      DanielC

      podias disponibilizar o teu canal?

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Daniel C ,

        Bom dia aqui o tens , link :http://www.youtube.com/user/1960serva

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

  11. Avatar de JP (djlinux)

    Partindo do principio que o Wubi atrapalhava mais do que ajudava, é uma boa decisão deixar ele de lado. Eram mais as pessoas que reclamavam do seu mau funcionamento do que diziam bem dele.

    E se formos a ver, instalar o Ubuntu é tão básico, o Ubuntu pergunta : “Quer formatar o disco e instalar o Ubuntu?” – “Você tem X Sistema Operativo instalado, pretende instalar lado a lado?” e depois temos as opções avançadas…Onde esta a dificuldade disto?

    E depois existem formas bem mais fiáveis do que o Wubi. Maquinas virtuais, Pens…

    Mas atenção que o Wubi não foi completamente abandonado, não esta posta de parte a sua continuação, se alguém quiser pegar no Wubi e por ele a funcionar sem Bugs no janelas 8 é só ir buscar o código :

    “If someone is interested in taking over the maintenance of Wubi so that it can be released with 13.04 (or if not with 13.04, then with a future release), I would encourage them to start by looking at the abovementioned bugs and preparing patches, then talking to the release team.”

  12. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    O wubi há já algum tempo que tinha problemas no Windows. Acredito que foi a decisão mais correta – tanto para bem do Linux, como do Windows, que muita vez ficava com os ficheiros de arranque estragados etc.

  13. Avatar de João
    João

    Já há muito tempo que tenho instalado no meu pc os dois sistemas em dois discos (separado) e ao arrancar escolho qual quero. Já tive muitos problemas com o “grub” e esta foi uma forma de resolver de vez esses problemasl.

  14. Avatar de João Dias
    João Dias

    Então mas em vez da aposta em tornar o Wubi uma funcionalidade mais estável e com melhor performance, preferem dar uma de Google e abandonar o projecto?

    É que é muito mais fácil ensinar às pessoas que estão no Windows que podem instalar o Ubuntu como se fosse um programa no Windows, que lhes tirar o tapete.

    Não sei, se calhar até está relacionado com o Ubuntu Phone, digo eu…

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Correto e afirmativo “Combined with the fact that Wubi has not been updated to work with Windows 8 (bug #1125604), and the focus on mobile client over desktop, the Foundations team does not expect Wubi to be in a releasable state for 13.04.”

      Mas atenção, o Wubi não é da Canonical, eles apenas tem vindo a ajudar no seu desenvolvimento, nada impede que outros peguem no Wubi e continuem o trabalho…

    2. Avatar de Luís Resende
      Luís Resende

      Dias vai mazé dormir xD

    3. Avatar de Ricardo Barbosa
      Ricardo Barbosa

      “como se fosse um programa no Windows”

      poderá também para eliminar um pouco essa mentalidade de que é mais um programa do windows quando na verdade é um SO completo.
      Mas penso que os problemas principais estão relacionados com a performance

      1. Avatar de Paulo Ferreira
        Paulo Ferreira

        Wubi um SO?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Lê mais acima: “É que é muito mais fácil ensinar às pessoas que estão no Windows que podem instalar o Ubuntu como se fosse um programa no Windows, que lhes tirar o tapete.”
          “quando na verdade é um SO completo.”
          O Ubuntu.

  15. Avatar de DM
    DM

    Ok, tudo bem, criar uma partição não é nada de outro mundo… Mas e quem não tem experiência? E quem gostava de experimentar antes de se aventurar e talvez até ficasse então a gostar, e talvez até se decidisse a passar usar Linux depois da experiência. Este não é o passo certo para o crescimento…

    1. Avatar de Jo§e
      Jo§e

      Para isso existem as máquinas virtuais 🙂

    2. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Estou de acordo

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Estou de acordo com o @DM

  16. Avatar de JFF
    JFF

    Sempre usei o Wubi para ter o Ubuntu primeiro com o XP e depois com o Windows 7, pela facilidade de instalação (de quem pouco percebe de partições e tal…).
    A confirmar-se a notícia, só resta citar uma certa personagem do Nilton: “Canonical, estás a fazer uma bela m***” 🙂

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      E já agora, esse “primeiro com o XP e depois com o Windows 7” a máquina é a mesma? Ou trocaste de máquina?

  17. Avatar de Vitor
    Vitor

    Sou utilizador de Linux à umas dezenas de anos ( red hat 5 ou 6 ) e nunca na minha vida, na instalação, apaguei uma partição de windows sem querer. Isto de se apagar as partições do windows durante a instalação do windows é um MITO (ou então as pessoas não sabem ler). Acontece coisas mais estranhas nas instalações do windows…

  18. Avatar de lunatico
    lunatico

    alguém me explica o que é instalar “à maneira”?

    “muitos utilizadores terão mesmo de instalar “à maneira”,”

    quanto à pergunta, acho errado. instalar o ubuntu com o wubi era uma tarefa muito simples e prática. sem wubi só vejo instalar o ubuntu em virtual machine (o que é horrivel. o desempenho cai drasticamente) ou então instalar em modo nativo (eu chamo instalação nativa a uma instalação sem recurso a ferramentas externas e diretamente sobre um disco vazio)

  19. Avatar de 1dólitá
    1dólitá

    Quem vai perder mais com esta medida é o Ubuntu. Os utilizadores, entre Windows 8 com uma uefi nazi, ou Linux sem wubi, preferem continuar nos seus windows 7 e com outra distro linux.

    Só espero que a minha distro preferida, Mint, que é baseada no Ubuntu, mas alterada para ser melhor, não repita o erro.

  20. Avatar de Hugo
    Hugo

    Penso que não vai alterar nada. Bjs e abraços.

  21. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Hugo ,

    Bom dia é provável que não altere , mas sabes o que me chateia á seria , é existirem pessoas que estão identificadas que querem agora querer deitar a baixo o espírito da comunidade opensource e de facto existem muitos tiques que se estão a formar neste mundo que a mim me preocupam e não sou o único , basta verificar os hanghouts aonde se repetem (já participei em alguns) as preocupações acerca do rumo que poucos estão a levar e que pode criar problemas a todos que gostam deste Kernel .

    É sabido que existem algumas tendências dentro do Linux , algumas distribuições ainda são alimentadas pelos chamados puristas , que acham que ainda tudo se passa no monitor monocromático e são absolutamente contra o desenvolvimento gráfico que se tem dado no Linux , mas esses não chateiam estão no seu canto e não causam qualquer dano , o pior é mesmo agora outras tendências que se estão a criar em surdina , o próprio Linus já se manifestou e mostrou preocupação , mas acima de tudo mostrou determinação em fazer valer os valores das licenças GNU / GPL e foi seguido pelo Richard Stallman .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  22. Avatar de Adriano
    Adriano

    (Disco particionado) Não vai ser por isso que vou deixar de usar UBUNTU e posso sempre usar outro sistema numa segunda partição… os meus pcs ainda não tem essa tal de uefi.

  23. Avatar de Fernando Andrade
    Fernando Andrade

    podem sempre usar o mint4 windows ou la como se chama, não estou a ver o mint que cada vez mais é o Linux preferencial para iniciantes a abandonar uma ferramenta destas 😉

  24. Avatar de Yeah right
    Yeah right

    Virtual machine ou dual boot parecem ambas melhores soluções.

  25. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    Radicalismo vai de contra os idealismos de espirito live…

  26. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Vergonhoso! Começa a parecer uma google…!

  27. Avatar de Alex
    Alex

    Ubuntu é um bom começo para entrar no Linux, e depois procurar uma distro decente rs.

    Uma bobagem evitar o Wubi, não causava nenhum problema e era ótimo para quem quer testar.

  28. Avatar de Pedro
    Pedro

    A wubi pedia sempre o disco de instalação e no final fiquei sem windows.
    Passo 1: Usar o wubi
    Passo 2: Encerrar o computador
    Passo 3: Ligar o computador para ver a opção do Ubuntu
    Passo 4: Clica na opção Ubuntu para utilizar esse sistema operativo

    “Por favor insira o disco de instalação do Ubuntu”

    Passo 5: Criar o disco de instalação
    Passo 6: Instalar(o disco de instalação não reconheceu que eu tinha Windows e apagou-me tudo)
    Fiquei com um Ubuntu que estava sempre a parar e não era suave mesmo depois de instalar interfaces mais leves.

    Por isso concordo em tirar essa porcaria do wubi

  29. Avatar de gwyra bebe pimentel

    Rwindows é vacilão, Gnu/Linux/Ubuntu não, ubuntu?

  30. Avatar de Luciano

    Bom não sei se foi hoje ou ontem, mas eu baixei sim i Wubi.exe para Windows 7 com suporte a Ubunto 13.04 e pode ser baixado pelo seguinte link:

    http://releases.ubuntu.com/13.04/wubi.exe e ele tem 2,4mb

    Abração a todos.

  31. Avatar de Luciano

    Bom não sei se foi hoje ou ontem, mas eu baixei sim o Wubi.exe para Windows 7 com suporte a Ubuntu 13.04 e pode ser baixado pelo seguinte link:

    http://releases.ubuntu.com/13.04/wubi.exe

    E ele tem 2,4 Mb

    Abração a todos.

  32. Avatar de gwyra bebe pimentel

    Baixei o Wubi no Ruindows 7 e….(eh, eh, eh! Liberdade, Gnu/Linux Ubuntu 13,04) Funfou de prima! Download:http://releases.ubuntu.com/13.04/ubuntu-13.04-beta2-desktop-i386.iso, só fico triste pois o Debian 7, não funfa no pc positivo, alguém sabe prq?

  33. Avatar de Pedro
    Pedro

    Podiam fazer uma instalação pronta de máquina virtual e o ubuntu chamavam “Instalação Ubuntu no Windows”…