Ubuntu 11.04 consome mais energia que versões anteriores

60 Comentários

Ora aqui está um excelente assunto para debatermos em próximos artigos: Vocês sabem quanto gasta o vosso PC ligado e em modo standby? E no valor final da factura, quanto do valor final está associado ao vosso PC?

Teoricamente, quando sai uma nova versão de um sistema operativo, o utilizador espera que existam melhorias a nível de performance, funcionalidades e de interface. Mas será que há cuidado por parte da equipa que desenvolve em criar um sistema operativo que seja eficiente em termos energéticos?

 

Segundo testes levados a cabo pelo site phoronix.com em portáteis Thinkpad T60 com processador Intel Core Duo e placa gráfica ATI Mobility Radeon, o  Ubuntu 11.04 consome mais energia que versão anteriores. Mas calma…a culpa não é do Ubuntu mas sim do kernel kernel 2.6.38 que vem por omissão com esta última versão do Ubuntu (e que também está presente em outras distribuições). Segundo informação, o consumo adicional está entre os 10% e os 30%.

O gráfico abaixo mostra o consumo de energia da bateria de um dos portáteis Lenovo ThinkPad com os seguintes kernels: Linux 2.6.35, 2.6.36, 2.6.37, 2.6.38 e 2.6.39 kernels.

graph_kernel

O gráfico seguinte apresenta o consumo de energia quando o sistema não está a fazer nada de especial, estando apenas os recursos básicos do sistema.kernel_graph_2

Apesar de normalmente se apontar o processador com “culpado” principal do consumo de energia num PC, até ao momento ainda não foi identificado o problema que causa  tal situação. Vamos continuar atentos a este assunto e esperar por novidades.

Homepage: Mobile Users Beware: Linux Has Major Power Regression

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Eu antes tinha a sensação que o meu portátil poupava bateria quando usava o Ubuntu vs usar o Windows. Mas isso era mais no Vista. Desde que tenho o Windows 7, acho que a gestão de energia está muito melhor.

    Um aumento de 10% a 30% parece-me bastante grave! Principalmente quando se tem um portátil já velhinho com uma bateria de vida curta.

    1. Avatar de Gustavo Santos
      Gustavo Santos

      Isto já não é de agora. O meu portátil aguenta nas calmas 3 horinhas em Windows 7 com os drivers do fabricante instalados e quando em Poupança de Energia e WiFi desligado.
      Em Ubuntu se chegar às 2horas já é uma sorte.

      Mas a culpa não é do kernel Linux. Aliás, a comunidade Open Source até faz um esforço muito grande, dado que os fabricantes podiam muito bem lançar drivers específicos para Linux de forma a optimizar o sistema. =(

  2. Avatar de Sight
    Sight

    Há distribuições apontadas ao máximo performance, com gestores gráficos apropriados(XFCE). Não quero com isto dizer que é completamente aceitável o aumento drástico de consumo de recursos, mas compreende-se com a inclusão de várias novas funcionalidades, sendo a principal(penso eu) a do gestor Unity, que já seria de esperar que fosse mais pesado graficamente.

    1. Avatar de R o B
      R o B

      O problema esta no kernel, nao no Ubuntu ou Uity

  3. Avatar de peter

    Pois claro. Uma coisa que já notei é que o Ubuntu está cheio de miniaplicações e programas no startup.

  4. Avatar de peter
    peter

    O ubuntu neste momento está cheio de miniaplicações e programas no startup…

  5. Avatar de Abel Figueiredo
    Abel Figueiredo

    Sight e Peter, o problema parece estar no Kernel e não no GUI ou em qualquer outra aplicação. Apesar de ter sido identificado no Ubuntu, o problema irá afectar qualquer distribuição que use a versão 2.6.38.

  6. Avatar de Dr.Estranho
    Dr.Estranho

    Mais um defeito a apontar a este Ubuntu! 🙁

    Espero que o Mint Katia saia depressa ou que pelo menos resolvam os problemas com os controladores das gráficas ATI para poder passar rapidamente para o Gnome 3. Parece-me francamente melhor que o Unity que detestei. Desta vez o Ubuntu desiludiu-me.

    Abraço a todos

    1. Avatar de JP
      JP

      Se o problema é do kernel não há muito que o Mint possa fazer, dado que usa o mesmo….

    2. Avatar de Pedro Gaspar
      Pedro Gaspar

      tambem estas co problemas com a tua ati ? e bom saber que nao sou o unico… lol

      1. Avatar de R o B
        R o B

        Ora cá esta um elemento de peso que sempre pondero na altura de comprar um novo equipamento, ATI nunca mais, prefiro pagar mais e ter suporte.

    3. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Eu sei que não devia fazer isto… não é correcto 😀

      as distros Linux também têm problemas?!

      Não sabia… 😛

      Oh JPNG81, onde andas tu? usa Windows!!
      lolol

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        lololololol… goza goza… o porreiro deste tipo de problemas é que eles são resolvidos e existe pessoas a relatar que o problema existe e existem pessoas que estão a tratar do problema. 😉 capiche??? Aliás Prefiro ter problemas de gestão de consumos de energia que sei que daqui a uns dias ou semanas se encontra resolvido do que ter falhas de segurança que NUNCA foram resolvidas. Agora pensa um bocadinho e vê o que vale apena, pagar para não resolverem os problemas ou ter uma comunidade a resolver problemas?
        Se os problemas existem em distros de linux, bem podes agradecer aos fabricantes e á microsoft por não disponibilizar código para os periféricos funcionarem como deve de ser.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Boas…
          subscrevo inteiramente…

          cmps

        2. Avatar de pfbatista
          pfbatista

          estava a ver que não… tu deixas saudades! 😀

          No teu último paragrafo dizes para agradecer aos fabricantes e à Microsoft… não agradeço porque não subscrevo esse tipo de atitudes… essas atitudes são tomadas pelos fabricantes porque devem ter chegado à conclusão que não “compensa” o fabrico de drivers…
          …mas lembra-te que a responsabilidade de tal acto é unica e inteiramente dos FABRICANTES

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            Mas deixo saudades pq?

  7. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Acho que e bem natural que assim seja. Como tem uma GUI mais pesada estavam a espera que fosse menos gastadora de recursos? Devem estar a brincar comigo. Acho que este passo pode ter sido bom para a Canonical mas nao sei se a medio prazo foi a melhor escoha. Nao espero que o consumo dimunua ate porque para produzir efeitos visual “a la Mac” e necessario fazer correr mais processos.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Lê o artigo.. O problema é do kernel e nao da GUI.
      Quando se comenta um artigo, é esperado que se leia o mesmo primeiro.

      cumps

      1. Avatar de SAmmBoga
        SAmmBoga

        Pois o problema deve ter sido por nao ter lido… carago… deveria ter lido. Obviamente que o problema primeiro vem da kernel mas se o GUI e mais exigente em termos de recursos e processos estamos a espera do que. Como ja cheguei a dizer aqui mais vale se-lo do que parece-lo. Andar a apregoar nos cantos do mundo que querem ter um GUI mais bonito que o MAC e qualquer coisa de ambicioso. Continuem que vao longe… mas acho que o Unity saiu cedo demais apra estar numa distro… Enfim eles e que sabem o que fazem… O Ubuntu para mim passou a historia.

  8. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    A todos os que andam a apontar o dedo ao ubuntu tenham em atenção isto:

    “Mas calma…a culpa não é do Ubuntu mas sim do kernel kernel 2.6.38”

    Para quem não sabe o que e leiam mais aqui:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh..Falta-te a referência ao autor dessa excelente frase. Podes colocar [1], Pinto, Pedro in pplware.com, Maio 2011.

      Abraço

      1. Avatar de Kingdra
        Kingdra

        Ora ai esta algo importante, esqueci-me desculpa Pedro.

        Como não consigo editar o que escrevi ponho como resposta ao meu próprio post.

    2. Avatar de Kingdra
      Kingdra

      A frase:

      “Mas calma…a culpa não é do Ubuntu mas sim do kernel kernel 2.6.38″

      A da autoria de Pinto, Pedro in pplware.com, Maio 2011.

  9. Avatar de PM
    PM

    O artigo é para LER TODO. Quem fala da GUI e processos e não sei que mais, tem que ler melhor o artigo.

    “Mas calma… a culpa não é do Ubuntu mas sim do kernel kernel 2.6.38…”

    Bom trabalho

  10. Avatar de Mário_Cardoso
    Mário_Cardoso

    Penso que o título do artigo induz em erro o pessoal que não se dá ao trabalho de ler todo o artigo. Anda tudo a falar mal do Ubuntu e da sua interface quando afinal o problema é generalizado a várias distribuições. Enfim…

    Estou convencido que a curto prazo este aumento excessivo de consumo de recursos irá ser corrigido. Não há milagres, pois um sistema mais poderoso, geralmente consome mais. Mas como disse, julgo que existe espaço para melhorar.

  11. Avatar de The STK
    The STK

    O Ubuntu tem ficado realmente mais pesado, muito bloated… Não acho que um SO mais bonito e funcional tenha que ser mais pesado. O unity parece-me demasado pesado para o que oferece, continuo a dizer que para mim agora é xubuntu, cumpre os 3 Bs: Bom, Bonito e Barato 🙂

    1. Avatar de Antonio Antunes
      Antonio Antunes

      Eu continuo com o gmome nesta versão 11.04 e estou bastante satisfeito. Pois..

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, é bastante estável

  12. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    É normal, pelo que testei até agora o PC usa mais o hardware que versões as anteriores, eu como uso num desktop tanto me faz, mas está muito mais atractivo que verões anteriores.

  13. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Por acaso descobri o contrário, No meu AMD e no ATOM gasta menos :S

  14. Avatar de AlfaBoy
    AlfaBoy

    Na minha opinião e fundamento a minha opinião só em caso de portáteis, num Tecra M1 e um Sony Vaio com core i3, o sistema operativo ubuntu sempre fez aquecer muito mais os portáteis em relação ao Windows XP no Tecra M1 e o windows 7 no Vaio.

    Outra coisa que constato é que no Tecra a bateria com o ubuntu dura-me menos, pelo menos uma hora a menos, sempre achei que o linux nunca fez tão bem a gestão dos recurso a nível de hardware e um sintoma é o aquecimento dos próprio portáteis mas isto já não é de agora. Eu no Tecra consigo autonomias a cima das 6 horas já com ubuntu dificilmente chega ás 5 horas isto com a bateria 100%.

    Tenho a versão 11.04 no Vaio e de facto noto que a ventoinhas trabalha muito mais que com o Windows 7 agora em relação ao versão anterior do ubuntu 10.10 não consigo ter opinião porque a diferença parece-me pouca.

    1. Avatar de Mário_Cardoso
      Mário_Cardoso

      Posso dizer-te que com o Ubuntu 9.09 a bateria do meu portátil Asus F3SV durava mais 30 min que com o Win XP.
      No entanto as ventoinhas estavam sempre a trabalhar ao máximo. Era uma “bug” ou falta de drivers. Tive de fazer umas configurações manualmente e as ventoinhas lá voltaram ao normal. Ou seja, com o Ubuntu 9 sempre achei o sistema mais leve, mais fresco e com mais autonomia.
      Agora com o Ubuntu 10 e 11 não testei.

  15. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Continuo a dizer, gasta mais e não é compatível com a minha placa gráfica.

  16. Avatar de user
    user

    “a culpa não é do Ubuntu mas sim do kernel kernel 2.6.38 que vem por omissão com esta última versão do Ubuntu”

    Mas entao pq raio e que escreveram a noticia com o titulo: “Ubuntu 11.04 consome mais energia que versões anteriores” ??

    Isto e um bocado “a la Correio da Manha” ou TVI…!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @user
      Esse teu comentário já é um bocado “gasto” para estes lados. Mas atenção, ser comparado a TVI ou Correio da Manha é um orgulho, pois são dois excelentes meios de comunicação …e líders!

      Quando ao uso do Ubuntu e não o uso do termo Kernel, parece-nos mais correcto alertar dessa forma, até porque os testes foram realizados no Ubuntu. No entanto, como referimos ao longo do texto “a culpa não é do Ubuntu mas sim do kernel kernel 2.6.38 que vem por omissão com esta última versão do Ubuntu”

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        @ Pedro Pinto

        Concordo com tudo o que dizes, mas por favor n leves como um elogio ser comparado ao Correio da Manha ou TVI,pq apesar de serem lideres…n sao fontes crediveis e sao sensalionalistas e só sao lideres pq a malta quanto mais sangue ve mais facilmente compra =P

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Esse titulo “Ubuntu 11.04 consome mais energia que versões anteriores” não é nenhuma mentira, independentemente do culpado desse aumento de consumo, a verdade é que o Ubuntu 11.04 consome mais do que as versões anteriores. O que deves criticar é os comentários que relacionam o Ubuntu ser pesado com o consumo do mesmo quando na noticia dizem que a culpa é do kernel 2.6.38.

  17. Avatar de Foo
    Foo

    Há vários Thinkpads que, actualmente, têm problemas de energy management no Ubuntu – desde não conseguir entrar em sleep e ficar sempre a 100%, a desligar a ventoínha para entrar em sleep mas depois deixar o CPU a 100%, a simplesmente reportar a bateria restante com erros.

    Alguns destes problemas já foram corrigidos, outros não.

    Dado que o teste foi feito num Thinkpad o problema não virá daqui? Não há testes com portáteis de outras marcas?

  18. Avatar de BG

    Para linux usem esta aplicação, especialmente útil nos eee pc suporta o super hybrid engine. http://www.omgubuntu.co.uk/2010/02/jupiter-awesome-netbook-powerconfig-applet/

  19. Avatar de dockme
    dockme

    Eu sou utilizador de arch linux e notei um grande aumento no gasto de energia. Normalmente trabalho com a bateria e dura mais no arch do que no windows 7. Desde a versão 2.6.38 do kernel e da versão 11.1 do driver ati que notei uma descida de 20% no tempo de duração da bateria. Ainda não exprimentei o gnome-shell, quero ver o consumo de recursos.

  20. Avatar de sLiD
    sLiD

    Tenho um Toshiba com pouco mais de 5 anos, e quando instalei a minha primeira versão do Ubuntu 9.04, de facto vi um aumento de autonomia de aproximadamente 30 minutos em relação ao Windows XP. É pena esta versão ter estes consumos anormais (seja porque fazão for) pois era uma das vantagens sobre o XP.

  21. Avatar de pedro caetano
    pedro caetano

    Boa tarde,

    Mais um artigo com utilidade dúbia, mais um ‘ripanço’ da phoronix, que por via nenhuma pode ser considerada uma fonte fiável…
    Será que vão surgir artigos em que o autor realmente faz mais do que copy/paste de outro site ?

    Cumprimentos,

    Pedro Caetano

    1. Avatar de DASA
      DASA

      Acabei de ver o artigo no phoronix e assim por alto, nao reparei em nada que justificasse o ‘Ripanço’ que acusas o site de fazer. cuidado com os comentários negativos.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        DASA, pois parece-me que o comentário do nosso amigo pedro caetano é injusto e sem fundamento. Mandam-se as papaias para o ar….e depois nao se justifica. Esperamos por uma resposta à altura!

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois isso do justificar é para gente séria 😉 e quem manda determinadas “bocas” não pode ser sério ó Pedro!!!!

          Enfim é a tal mentalidade que deixa este país como está!

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Hum…deves andar enganado. Aliás o teu comentário nem sequer é consistente.
      Primeiro e como referiste o teste foi realizado pela phoronix. Depois não há qualquer copy/paste.

      E em terceiro ….a que blog pertences tu rapaz? Com um comentário tão infeliz e infantil acho que nem resposta merecias…mas pronto, como te chamas Pedro tens uma segunda oportunidade.

  22. Avatar de Daikoni

    Por acaso este novo ubuntu desiludiu-me um pouco… Pessoalmente não gosto do Unity. Mas isso pode ser uma questão de hábito/gosto pessoal, não sei. Prefiro Gnome.

    Mas o Xorg (ficheiro de definições gráficas) já me crashou umas quantas vezes, sorte eu saber minimamente corrigi-lo e recuperá-lo, caso contrário a maneira mais óbvio de resolver seria com format+reinstall…

    E está-me sempre a ocorrer Kernel Panic’s durante o boot do SO…
    Para quem não sabe, é a versão do Blue Screen of Death no linux. xD

  23. Avatar de Telmo
    Telmo

    Acho que o título seria melhor “Última versão do Linux consome mais energia que as anteriores”.
    É que quem só ler o título pode ficar a pensar que é do Ubuntu xD

  24. Avatar de Mike
    Mike

    Boas,
    epah agora um off topic (que com esta história fiquei baralhado)
    Para um Atom o que recomendam como distro?? de preferencia com aspecto win ou mac, pois nao gosto deste novo aspecto.

    Obrigado 🙂
    Sorry pelo off topic

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      se queres parecido..porque não igual???win 7 ou mac os é a minha resposta…

      cmps

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Pois… epah mas mais leve… é que só tem 1gb de ram. e depois parece uma arrastadeira… 🙂

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Boas…
          o ubuntu corre bem…sem unity…porque não instalas fluxbox??não sei se podes continuar a usar montes de coisas do gnome ou não ainda não testei, mas para mim e tendo em conta que o gnome classic esta a morrer infelizmente,para mim talvez va numa mistura de gnome com fluxbox e muito trabalho de configuração infelizmente, mas..

          cmps

  25. Avatar de Rúben Lopes [Lopesmaio]
    Rúben Lopes [Lopesmaio]

    Mas se o problema é do kernel, e como o kernel está sempre a ser actualizado… dentro de pouco deve estar tudo melhor 😀

  26. Avatar de Serva
    Serva

    Boas , fico muito satisfeito que nós users de Linux possamos fazer as nossas criticas e que não estejamos todos a embandeirar em arco que o Ubuntu 11,04 está a 5ª maravilha do mundo e tal .

    Gosto da forma como as criticas são expostas e com isenção , esta é uma resposta para uns bons posts anteriores .

    Eu sempre fui um critico do Unity uso Gnome mas a sheel 3 também está muito mal estruturada essa é que é a verdade , nesta última versão do Ubunto escolhi o Gnome classico ou seja a Gnome 2,32 e o sistema após alguns updates crashou , numca me tinha acontecido numa instalação de raiz , este Ubuntu pareçe-me mal acabado , eu tenho optadp pelo Kde na minha maquina de experiencias , nesta última versão a 4,6.2 até que me convence temos de fazer muita coisa manualmente coisa que no Ubuntu não necessitamos , mas para quem já tem alguma experiencia de LINUX recomendo que experimentem nem que seja numa maquina virtual .

    Gostei muito da atitude dos users Linux .

    CUMPRIMENTOS A TODOS

    Serva

  27. Avatar de Zé

    Este titulo não está nada apropriado ao artigo, não percebo porquê em vez de referir só o kernel, referem o ubuntu, já agora referiam o mandriva, fedora, slackware, gentoo, qualquer um outro sem ser o ubuntu, basta qualquer distribuição com este kernel. Sei que isto não é feito por jornalistas a sério, mas também não é preciso ser muito inteligente para dar um titulo apropriado a um artigo.

    Já agora ao pessoal que refere perdas de autonomia em relação ao windows, primeiro, verifiquem se os drivers estão correctamente instalados e se os mesmos permitem baixar os consumos como os drivers do windows, a autonomia é aumentada, diminuindo a velocidade do processador e da ram da placa gráfica, CPU e de rotação dos discos, entre outras coisas, como luminosidade do ecrã e intensidade do sinal wireless.(Duvido muito que os usuários verifiquem todos estes pontos)

    O principal problema é que as empresas de hardware são incompetentes no que toca a fazer drivers para o linux (até para o windows), até podem lançar uns drivers muito bons e completos, mas basta a versão do kernel mudar ou do X (no caso das gráficas) e os mesmos já não funcionam como deviam, na verdade deviam lançar drivers a cada lançamento de um novo kernel ou um novo Xorg coisa que não fazem.

    Ao menos acho que seria boa politica das empresas de hardware terem pelo menos alguns artigos que tivesse especial cuidado com drivers para linux, ao longo do tempo e não só no inicio. Mesmo que fosse os artigos mais caros, etc.. acho que aumentaria os lucros, já que quem usa linux iria acabar por comprar esses mesmos artigos, claro, isto se comprova-se mesmo que tais artigos não ficariam com os drivers ultrapassados.
    A comunidade opensorce muito tem lutado contra este flagelo e até tem tido sucesso se vermos bem a complexidade envolvida (engenharia reversa) e a diversidade de hardware.

    Acho piada quando muitos newbie’s (incluindo muita gente que comenta neste site, não neste artigo em particular) dizem que um sistema operativo está bom quando detectou tudo na instalação, primeiro um pc com tudo a funcionar é só uma pequena parte para saber se de facto tudo está como devia, depois porque não percebem onde está o verdadeiro problema, que não tem nada haver com o sistema operativo em si, mas sim com a empresa de hardware, sem falar que não percebem muitas vezes o que é desenvolver drivers opensource e o sacrifício que é, designando uma distribuição como má, muitas vezes por um pequeno driver que ainda está a ser alterado para a nova versão.
    Depois de uma distribuição sair as vezes demora 2 a 3 meses, até ter determinados drivers completamente resolvidos e com um pacote facilmente instalável. Não é uma falha do sistema operativo em si, simplesmente as vezes só estão dois gajos a tratar daquilo (quando não é menos) porque poucos têm a competência de o fazer e quem devia de resolver (empresas de hardware) muitas vezes nem deixa o código aberto o que dificulta e as vezes impossibilita perfeições.

    Cumprimentos

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      tens algumas empresas a fazer isso como a DELL e a ZAReason, existem mais, mas…

      cmps

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      x2.

      Totalmente de acordo..

      Se querem apontar o dedo não apontem ao kernel, mas sim aos fabricantes que não desenvolvem os drivers.. se por este motivo não conseguirem ter as vossas maquinas a correr de maneira decente, pensem duas vezes antes de dizer ‘linux não presta’, pois quase de certeza absoluta o problema não virá do kernel em si, mas sim dos drivers.

      Quanto ao titulo: não é que tenha alguma mentira.. se o ubuntu 11.04 utiliza o kernel 2.6.38, e este realmente tem maiores consumos energéticos, então isso também se reflectira nesta versão do ubuntu.. no entanto é na minha opinião abuso de linguagem, dado que se esta a apontar o dedo à distribuição que pouco ou nada pode fazer nesta situação. No entanto um pouco fora deste contexto (ou se calhar não tanto assim), a Canonical infelizmente é das companhias ligadas ao opensource que maior dimensão tem, e ao mesmo tempo menos contribui no que toca a verdadeiros avanços.. contribuições para o kernel e afins contam-se pelos dedos, acabando por se ficar apenas pela distribuição.

      cumps

  28. Avatar de Serva
    Serva

    Concordo com o post do Ze , eu já me expressei várias vezes acerca da complexidade de um SO Linux correr em maquinas cujo harware é o mais variado e mesmo assim normalmente temos solução para o problema até pode não ser logo mas de facto ao fim de 2 meses com o esforço da comunidade Linux encontram-se soluções .

    Mas como o Zé diz e bem as empresas que fabricam o Harware que NÓS PAGAMOS deveriam ter a responsabilidade de produzir drives para Linux e actualiza-las em função ds próprios avanços do Kernel , e em relação ao Windows mais uma vez o Zé tem razao a drive está mal feita e frequentemente gera incompatibilidades ou que dão ecrãs azuis ou baralham por completo o sistema operativo .

    Pelo que lemos do post aonde se comparava a penetração do Linux de facto ela é baixa , não me acredito que seja a que foi publicada estou convencido que será uma taxa superior , mas mesmo assim sssa taxa representa Milhões de users de Linux , deveriamos boicotar fortemente e penalizar estes fabricantes ou não comprando os seus produtos ou inundando a cx de correio destes Srs com reclamações .

    Cumprimentos

    Serva

  29. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Muito estranho!
    Usei o Kernel 2.6.38 desde o dia em que a estável foi liberada até o dia do lançamento da 39. Não tive problema nenhum (uso Debian).
    Esse tipo de coisa é característica de Ubuntu. A Canonical contribui com MENOS DE 1% de todos os patches de correção do kernel submetidos, os usuários têm que estar cientes disso (detalhes aqui: http://goo.gl/g6T6S).