Ubuntu 10.04 LTS – Sai Google entra YAHOO

21 Comentários

Segundo Rick Spencer, um dos gestores da equipa que desenvolve o Ubuntu Desktop, o Ubuntu 10.04 LTS – Lucid Lynx terá por omissão o motor de busca YAHOO. O anuncio foi realizado através de um pequeno artigo na lista de desenvolvimento do Ubuntu (ver aqui). Tal escolha tem como base um acordo de partilha de receitas entre a gigante YAHOO e a Canonical,permitindo à Canonical contratar programadores a tempo inteiro para o projecto ainda melhor desenvolvimento do Ubuntu, segundo afirmou Rick Spencer.

imagem_ubuntu_yahoo

No entanto, esta alteração não significa que a Google não poderá fazer parte das escolhas do utilizador. A diferença apenas se reflecte na pagina definida por omissão no browser Firefox, ou seja, passara a ser a da YAHOO, sendo que qualquer utilizador poderá alterar essa configuração.

Será esta uma escolha acertada? Quem ganhará com esta parceria: YAHOO ou Canonical?

 

Artigos Relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiseac
    Tiseac

    Desde que seja para melhorar ainda mais o Ubuntu tudo bem!

  2. Avatar de 3biz
    3biz

    é bom que nao seja tudo amén à google.

  3. Avatar de DockMe
    DockMe

    Nada de mais! Apenas perdemos uns segundos a configurar o google como página principal do firefox. xD
    Mas isso é somente para firefox no linux?

  4. Avatar de DockMe
    DockMe

    Ou melhor, no ubuntu. Pelos vistos é so em ubuntu!

  5. Avatar de Glink
    Glink

    isso muda-se, não há crise 😛
    e é a tal cena, se for para melhorar o ubuntu, ando desejoso por ter o meu ubuntu instalado outra vez…

  6. Avatar de Marisa Pinto

    A google também não podia ter tudo não é, eheh 🙂

  7. Avatar de Ryan
    Ryan

    Como motor de busca…. a monopolista google é a melhor.

  8. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Tendo em consideração de que o Ubuntu mesmo sendo um dos SO linux mais usados, não atinge nem de longe nem de perto uma taxa de utilização que se aproxime da apple ou microsoft, acho que é obvio quem ganha com este acordo.

    No entanto é nas pequenas coisas que se chega longe e é uma excelente estratégia esta da Yahoo. As guerras ganham-se nas pequenas batalhas.

  9. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    é obvio q isto é positivo.. é sempre mais algum € q entra para a canonical.. n custa nada dps o user alterar a homepage para o google se assim o quiser.. no final quem beneficia sao os utilizadores desta distro q tiram ao dispor um SO com uma equipe de devs mais recheada.

    cumps!

  10. Avatar de Psychok7
    Psychok7

    tou a usar o google chrome no ubuntu k e mng rápido e estavel.. por isso a mim nao me afecta

  11. Avatar de DoContra
    DoContra

    A mim não me “aquenta” nem “arrefenta”. Rapidamente se configura o browser que queremos para usar o motor de busca que preferimos.

    Nunca fui fã do Yahoo, mesmo desde os velhos tempos em que havia 3 ou 4 opções. Nessa altura era fiel ao Altavista. Lembram-se? 😉

  12. Avatar de DFC
    DFC

    a yahoo deve ter pago para isto acontecer 😛

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Está bastante claro no texto: «Tal escolha tem como base um acordo de partilha de receitas entre a gigante YAHOO e a Canonical, permitindo à Canonical contratar programadores a tempo inteiro para o projecto ainda melhor desenvolvimento do Ubuntu, segundo afirmou Rick Spencer.»

      Mas não me causa qualquer repulsa. Só para lembrar que a Canonical OFERECE 100% de borla os CDs do Ubuntu, nem portes do correio cobra! Chegam a nossa casa totalmente gratuitos (tenho quase todos). E isso é obra, enviar para todo o mundo!!!

  13. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Tão linda a garota da foto, quase esqueci de ler o artigo.

  14. Avatar de sight

    uhm..n percebi como se aplica um motor de pesquisa por default a um sistema operativo…

  15. Avatar de Ana Narciso

    É-me indiferente. Agora uso o Chrome no Ubuntu, pois o Firefox é uma lentidão!…

    Além disso, se isso irá beneficiar o desenvolvimento do Ubuntu, força!

  16. Avatar de Vítor M.

    Mas é interessante…. no Ubuntu o Firefox introduz como motor predefinido o parceiro comercial da Microsoft… ainda vamos ver a Microsoft como principal financiadora do Firefox!!!!

    Mais tarde ou mais cedo, o Firefox em Windows introduz o Bing como motor principal para as pesquisas 😀

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Visto desse prisma, até estou interessado em ver no que consiste mesmo o acordo entre estas entidades.

      Temos a Yahoo a “patrocinar” o Ubuntu, o que leva a contratação de novos programadores…E a Microsoft com acordo com a Yahoo…

      Mas o Firefox é um mero programa no meio disto…Penso eu de que…

  17. Avatar de carlos
    carlos

    vamos la ver agora como o yahoo vai se comportar.

  18. Avatar de Henrique Picanço

    Eu escrevi um artigo sobre os 3 maiores motores de busca (Bing, Yahoo! e Google) sobre a melhor busca. o Yahoo! fica em 2º lugar, a frente do Google e atrás do Bing. Ou seja, essa mudança, mesmo que não seja significativa para mutios, vai ser uma melhor escolha. Mais aqui no Brasil, o Yahoo! tem dois buscadores, o Search e o Cadê?. Alguém sabe com qual dos doois vão vir na versão PT/BR?

    1. Avatar de Raphaek Souza Freitas

      Henrique estou com essa duvida também, se esse acordo se concretizar e o 10.04 vir com o Yahoo! como buscador padrão do firefox, acho que será o search mesmo (pelo menos no começo).

      Agora outra duvida, o Google paga muito bem para a Fundação Mozilla para deixar o google como buscador padrão, se a Canonical mudar do Google para o Yahoo!, será não tem problema não?? ou não tem nada a ver?