UbuDSL 1.0

29 Comentários

Todos os novos utilizadores de Linux, que possuam um modem ADSL via porta USB, têm geralmente dificuldades em configurar estes dispositivos. E quando o conseguem as “receitas” de sucesso que por vezes implicam a utilização do terminal, tornam-se penosas.


O UbuDSL pretende resolver este problema, disponibilizando uma aplicação gráfica bastante fácil e intuitiva de usar, para configurar este tipo de modems em Linux, trazendo com esta aplicação todos os driver que por vezes o Ubuntu ou outras distribuições não possuem.

Para conforto do utilizador, os autores do UbuDSL, disponibilizam um ficheiro deb para a versão 8.04 e 8.10 do Ubuntu, bem como o correspondente ficheiro rpm para OpenSuse 11, e para PCLinux.

Assumindo a versão do Ubuntu 8.10 como base para este artigo, depois de fazer download do ficheiro apropriado à versão instalada no sistema, é necessário clicar duas vezes sobre o ficheiro de modo a lançar o gestor de pacotes do Ubuntu, de seguida clicando sobre “Instalar Pacote”, irá se dar início ao processo de instalação .

Depois da instalação, do UbuDSL, este encontra-se em Sistema > Administração > UbuDSL Connection Configuration

Depois de lançar a aplicação de configuração do UbuDSL, o utilizador deve se certificar que não tem o modem a detectar ligado, assim que a verificação for feita e de modo a continuar para o passo seguinte, deve-se carregar no canto inferior direito na opção “Next

De seguida, o utilizador deve escolher o campo país para Portugal, e configurar a opção “Service” para o serviço ADSL que usufrui, para serviços não listados, o utilizador pode carregar na opção Custom Settings, e configurar opções específicas do provedor ADSL tal como, Protocolo VPI e VCI.

Assumindo que se selecciona um dos serviços já disponíveis o processo de introdução dos dados de acesso é bastante fácil e intuitivo

Seleccionando Next, é altura de ligar o modem respectivo, e esperar que tudo seja devidamente detectado e configurado.

Caso seja esse o caso, será apresentado um ecrã de conclusão do processo. Depois deste passo final é aconselhável reiniciar a máquina, de modo a que alguns drivers de modem instalado sejam recarregados e o deamon (“serviço”) do UbuDSL seja carregado.

Depois de reiniciado o computador, é fácil o utilizador ter controlo do seu modem, o UbuDSL disponibiliza para esse efeito um Applet, acessível em Aplicações > Internet > UbuDSL Applet.

Através desse applet pode-se desligar, ligar, e re-estabelecer a ligação do modem ao provedor ADSL. O applet pode ainda ter as suas funcionalidades estendidas através so sistema de plugins que inclui.

Como nota pessoal, penso que nos casos em que seja difícil de instalar um modem adsl, o melhor é adquirir um router ADSL, que hoje em dia é um tipo de dispositivo fácil de adquirir a um preço acessível. Para todos os utilizadores que não se querem dar ao trabalho de o fazer, por questões financeiras, ou de não terem paciência para andar a tentar seguir instruções à base de “hacks” em consola, esta é sem dúvida a melhor opção.

Licença: Freeware.
Sistema Operativo: GNU/Linux
Download: UbuDSL 1.0 [13.07MB]
Homepage: UbuDSL

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Me&Me
    Me&Me

    Epah, o ubuntu cada vez melhor…

    Um dia há suporte para tudo em Linux sem grandes dificuldades como o Windows! 😀

  2. Avatar de Zarauuu
    Zarauuu

    Boas,
    Precisava de ajuda para, unstalar o ubuntu num pc com discos em raid silicon 3114.
    Obrigado

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    “Todos os novos utilizadores de Linux, que possuam um modem ADSL via porta USB, têm geralmente dificuldades em configurar estes dispositivos. E quando o conseguem as “receitas” de sucesso que por vezes implicam a utilização do terminal, tornam-se penosas.”
    E depois vêm com coisas de que o Linux é melhor do que o windows e a Microsoft é chula, e etc… Pelos vistos não é qualquer pessoa que vai à loja comprar o seu novo acesso ADSL e depois chega a casa ao seu PC linux e o instala. Já no windows é só ligar, colocar o CD para instalar os drivers e usar…

    Aviso desde já que não quero começar outra guerra Linux vs Windows vx MacOs, como costuma acontecer com comentários destes…

  4. Avatar de CáVai
    CáVai

    @Pedro.

    Também não quero nenhuma guerra, apenas achei que devias ficar a saber que se não consegues acesso ADSL em linux é porque os ISP’s não fornecem drivers.

    Aconteceu comigo com a Sapo: fornecem drivers para windows e mac mas não para linux e nem quando me sujeitei a telefonar, para pedir auxilio, me souberam dizer nada.

    Fica também a saber que, se possuires um router, o linux tem melhor suporte que o windows, sendo que detecta automaticamente a rede sem necessitar de qualquer tipo de software alternativo.

  5. Avatar de amarante
    amarante

    Este programa dá para configurar uma pen usb da tmn no Ubuntu 8.10? Alguém me sabe dizer isso?

    Abraço

  6. Avatar de racoq
    racoq

    @Pedro

    Para a proxima informa-te. Os modems usb adsl, fornecidos pelos provedores de net, são conhecidos por Winmodems. E porquê winmodems? Porque só funcionam e foram apenas feitos para Windows, nem em Mac sequer correm.

    Corrê-los em Linux e através de um interface gráfico como este, é um exclente processo de engenharia.

    No dia em que qualquer versão do Windows, detectar tanto hardware como o Linux, sem instalar drivers eu dou-te razão.

  7. Avatar de César Lopes
    César Lopes

    off

    existe alguma aplicação ou serviço tipo logmein.com para ubuntu?

    obg

  8. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Pedro

    Não querias mas começas-te.

    Dizes isso porque não entendes que quem faz drivers para o windows não é a Microsoft e pasma-te quem os faz para linux são muitas vezes os seus utilizadores. Agora vê que mesmo assim é raro o dispositivo que não funciona em linux mesmo sem os fabricantes a trabalharem para este, imagina se dessem um mínimo de atenção. Por norma ligar um dispositivo em linux sabes o que é preciso fazer??? Nada fica a funcionar nem aparecem mensagem nenhuma. Fica pronto e já está.

  9. Avatar de Pad
    Pad

    @Pedro

    Agora é que disseste bem: “Já no windows é só ligar, colocar o CD para instalar os drivers e usar…”

    A palavra chave é CD. Oh instala um modem USB no Windows sem o tal CD e vem-me dizer se tens net alguma. 😉

  10. Avatar de UKN
    UKN

    Muito bom post. Thumbs up.

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    Que cena muito porreira!

    Por acaso uso router já há alguns anos, mas muito porreiro mesmo.

    Parabéns Rui.

  12. Avatar de Rafael Kassner

    Tem suporte aos ISP’s brasileiros? (Estou sem ubuntu instalado para testar)

    Grato.

  13. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Acho normal eles compilarem o programa para OpenSUSE mas, é estranho fazerem-no para PCLinuxOS e não para Fedora que é das distros mais usadas no mundo. Cumps

  14. Avatar de Spulva
    Spulva

    so uma coisa na exsite algo assim mas para internets moveis e que o modem que eu tenhoo e um valente bosta e na consigo instalar no linux, na e que me tenha dado muito ao trabalho, mas se resolver por vezes da jeito

  15. Avatar de racoq
    racoq

    @Rafael Kassner

    Penso que tem para uma boa maioria dos paises. Se não tiver podes configurar o protocolo , o VCI e o VPI do teu provedor, dá na mesma 😉

  16. Avatar de George (Pernambuco - Brasil)
    George (Pernambuco – Brasil)

    Caramba! vocês parecem que adivinham.
    Esta eu justamente a rodar pela primeira vez o Kurumim e vim aqui exatamente procurar por um aplicativo como esse.
    Parabéns galera! Show de bola.

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    “depois de fazer download do ficheiro apropriado” è muito bonito isso!
    Pensem um pouco e tirem as vossas conclusões.
    Se instalado o Ubuntu e quero configurar o modem UBS para ter acesso á net como é que posso fazer o download do ficheiro apropriado?????? Para isso tenho que ter NET no ubuntu!

  18. Avatar de SOD
    SOD

    Fernando a isso nem te respondo…
    Pessoal se alguem precisar de ajuda para configurar modems da huawei, mandem-me um mail.

  19. Avatar de SOD
  20. Avatar de Bruno Teixeira
    Bruno Teixeira

    bom dia,

    por favor ajudem-me a instalar a minha placa banda larga TMN no ubuntu 8.10, nao consigo faze-lo nem descubrir como…e ja agora como é que eu faço tambem para criar uma ligação 56kbps do tipo clix ou sapo no ubuntu?é que nem sei se o ubuntu detectouo modem… mandem-me dicas par ao meu mail por favor…brunoteix@gmail.com

  21. Avatar de Bruno Bernardino

    @Bruno Teixeira

    Para obteres melhores resultados sugiro-te que coloques o teu problema no fórum, mas depois de pesquisares no mesmo, porque o problema da TMN no Ubuntu já foi lá falado.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isto é mais um passo em grande para o linux…. mas ainda nao chega… o linux têm d ser mais fácil d usar… têm d estar mais familiarizado….
    Tipo um exemplo… mesmo real…. sou tec. d informática e passou-se cmg
    Numa empresa compraram pc’s novos e como o win é pago eles kiseram pc’s com linux para pouparem guito… mas o k aconteceu foi k na semana a seguir compraram logo as lic. do win pk o trabalho dos funcionários baixou e começaram logo a desmotivar-se pk não sabiam usar linux..

  23. Avatar de Pad
    Pad

    @Pedro

    Linux não é difícil de usar, é apenas diferente. Queres algo mais simples que usar que um Ubuntu ou que um Fedora?

    Só por curiosidade, com o que é que essa empresa trabalhava no dia-a-dia?

  24. Avatar de bogas
    bogas

    O linux, é perfeito para quem so queira ir a net, sacar um ou outro torrent, e talvez ver 1 filme.

    Mas o windows, e para todos, e de borla, qq macarico consegue usar o windows, as drivers ja la estao, os jogos correm, as musicas ouvem.se na boa….

    O linux esta a estagnar infelizmente, é verdade, so nao ve quem nao quer, pois se o novo windows for como todos dizem, rapido, e pouco guloso de recursos, que razao terá alguem para nao o adoptar?!?!?1

    Sinceramente, deixem se de coisas, eu gosto do linux e mais limpo, menos porcaria como o msn e defender e uac.

    Mas nao o dava a uma crianca nem am inha mulher, mentira?

  25. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @bogas
    Sim mentira, o meu sobrinho começou agora no magalhães e olha porque perdi 20m a mostrar ele usa-o perfeitamente.
    A minha irmã também
    O meu cunhado também
    O meu pai também
    A minha maẽ também
    a minha mulher também
    queres que continue?????

  26. Avatar de Bruno Bernardino

    @bogas

    Longe de querer entrar em “guerras”, o que disse não é de todo verdade, e tenho de o dizer aqui pois é por comentários desse tipo que as outras pessoas ficam com a ideia de que linux não é bom para usar diariamente mesmo.

    O Linux não está a estagnar de todo, as versões que saem constantemente estão cada vez melhor, com melhor suporte às “tarefas do dia-a-dia”, e cada vez mais está-se a tornar um sistema para o “utilizador comum”.

    Eu já uso há bastante tempo, e nunca preciso do Windows a não ser para fazer testes no IE7 ou a nível académico quando sou obrigado a usar uma dada aplicação que não exista para Linux.

    Como tal, uso diariamente a nível profissional e pessoal.

    Já o instalei em portáteis e computadores de muitos “utilizadores comuns” e os problemas mais comuns que têm são relacionados com a falta de suporte do Microsoft Office (de outras pessoas) para abrir ficheiros criados no OpenOffice, mas a meu ver isso é um problema da Microsoft (que em breve irão corrigir), de não suportar formatos standard e abertos, e não do OpenOffice em convertê-los para formatos proprietários e fechados.

    Linux serve para muito mais do que isso, mas se você só o usa para isso, não diga que é só para isso que serve 🙂

    Se não gosta, não use, se gosta, use, seja verdadeiro, mas não diga mentiras, ok? 😉

  27. Avatar de bogas
    bogas

    mentiras?

    mais um dakeles, fight the power, lololololol

    nem te comento mais…

  28. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Se fizessem drivers para linux em vez de só para Windows poupavam trabalho a quem faz programas excelentes como este… enfim..

    Muitos parabéns a quem cria drivers para linux!!

    Queria ver se passassem a fazer para linux e não para Windows.. o Balmer até se espumava da boca

  29. Avatar de racoq
    racoq

    Porque é que em topicos de funcionalidades, que se equivalem às do windows, aparecem sempre trolls do windows? impressionante.

    bogas o Linux a estagnar? Deixa-me rir 😀