Tutorial – Crie o seu próprio servidor de mensagens (Parte I)

11 Comentários

…com o OpenFire e Linux

Hoje em dia são muitas as plataformas de comunicação que estão disponíveis para  utilizadores. Temos o skype, o Facebook Messenger, o viber, G+ com hangouts, etc, etc. Estes são serviços públicos, que assentam na Internet, nos quais os utilizadores não têm quaisquer privilégios de administração e gestão. Tudo é controlado por uma entidade que define as politicas e as regras de comunicações.

Hoje iremos ensinar a criarem o vosso próprio serviço de IM (Instant Messaging), que poderá ser facilmente implementado como um serviço interno numa empresa, organização/instituição.

openfire_00

Para a implementação de um serviço de mensagens vamos recorrer ao popular OpenFire, que assenta no XMPP (também conhecido como  Jabber), um protocolo amplamente usado para comunicação. O OpenFire é uma plataforma gratuita, open source, dotado de várias e interessantes funcionalidades e está disponível para Windows , MacOS e Linux. Este serviço é muito simples de instalar e configurar e oferece uma plataforma de gestão, onde o administrador poderá controlar todo o serviço (ex. numero de utilizadores ligados, tráfego, permissões, sessões, etc).

Hoje vamos aprender como instalar e configurar no Ubuntu.

openfire_01

Instalação do OpenFire

Para a instalação do OpenFire no Ubuntu, devem seguir os seguintes passos

Passo 1) Remover o OpenJDK  (caso o tenham instalado)

sudo apt-get remove --purge openjdk*

Passo 2) A instalação do SUN JDK não pode ser realizado oficialmente via PPA. No entanto, o site webupd8 disponibilizou um PPA que permite facilmente instalar o Java 7 – Saber mais aqui. Para isso, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo apt-get install python-software-properties
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer

Passo 3) Instalar o MySQL

Para instalar a ultima versão do MySQL basta executar o seguinte comando

sudo apt-get install mysql-server

Para criarem a base de dados para o openfire e utilizador, basta que entrem no MySQL

sudo mysql -u root -p
e insiram os seguinte comandos
mysql> CREATE DATABASE dbopenfire CHARACTER SET='utf8';
mysql> CREATE USER 'pplware'@'localhost' IDENTIFIED BY 'pplware123pw';
mysql> GRANT ALL PRIVILEGES ON dbopenfire.* TO pplware@localhost WITH GRANT OPTION;
mysql> FLUSH PRIVILEGES;
mysql> quit

Passo 4) Vamos agora instalar o OpenFire

Para isso descarregamos a ultima versão usando o seguinte comando:

wget http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=openfire/openfire_3.8.2_all.deb

e procedemos à instalação usando o comando

sudo dpkg -i openfire_3.8.2_all.deb

Passo 5) Feita a instalação, basta correr o serviço usando o comando

sudo service openfire start

E está feita a instalação do servidor. Num próximo tutorial iremos ensinar a configurar o openfire e também aprender como os clientes (ex. pidgin ou outros que suportem o protocolo XMPP ) se podem registar no serviço. Até lá aguardamos a vossas questões, duvidas e sugestões.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jefferson
    Jefferson

    Aqui na empresa já usamos essa ferramenta tem uns 1 ano eu recomendo ele pra qualquer empresa que tenha mais de 100 funcionário muito bom.

  2. Avatar de Dlencastre
    Dlencastre

    TOP 🙂

  3. Avatar de jpng81
    jpng81

    Eu até tenho medo de fazer updates no openfire, em termos de updates é muito mau… mesmo.
    Funciona, mas estou sempre com um pé atrás.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    No aguardo do restante do tuto!!

  5. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Quero saber porque é que o pplware não acompanhou o lançamento do Nokia Lumia 1020.

    1. Avatar de hdm
      hdm

      porque não é android nem ios

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Gonçalo o que é que isso tem a ver com o tópico deste artigo?

      1. Avatar de Gonçalo Damas
        Gonçalo Damas

        Porque se fosse num de WP ninguém ia ver porque o último foi postado à séculos.

  6. Avatar de PapiMigas

    Viva
    Já uso na empresa há mt tempo, 5*. Faltou falar de portas a abrir na firewall 🙂
    De salientar que se forem poucos utilizadores nem é necessário o MySQL.

    Cump

  7. Avatar de Jonatan da Cunha
    Jonatan da Cunha

    Só esperando a segunda parte!

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Para quando a segunda parte? 😉