Tutorial: Como aceder ao terminal Linux via browser

14 Comentários

Quem não conhece o terminal do GNU/Linux? Uma janela (normalmente) preta , onde está  “escondido” o poder dos sistemas GNU/Linux e a partir do qual conseguimos comandar todo o sistema (localmente ou remotamente).

Mas sabia que pode aceder ao terminal do Linux usando simplesmente um browser?

Wetty_02


O acesso ao terminal Linux é normalmente feito usando programas como o GNOME Terminal ou remotamente usando o popular SSH. Mas o acesso ao terminal pode também ser feito via browser usando para isso uma pequena ferramenta que se chama Wetty (Web + tty).

Como instalar o Wetty no Debian 8 e derivados?

A instalação do Wetty é bastante simples, bastando para isso executar apenas os seguintes comandos para a instalação da versão final.

aptitude install curl
curl --silent --location https://deb.nodesource.com/setup_0.12 | bash -
aptitude update && aptitude install -y git nodejs npm

git clone https://github.com/krishnasrinivas/wetty
cd wetty
npm install

Depois de instalado basta que corram o wetty e associem, por exemplo, a porta 8080 ao serviço.

node app.js -p 8080

Por fim basta abrir o browser e abrir o seguinte endereço: http://localhost:8080.

Wetty_01

Depois de se terem autenticado no terminal, este está funcional para executarem qualquer comando.

Wetty_00

O Wetty não é uma ferramenta fundamental num sistema Linux no entanto para quem trabalhar bastante com o terminal e browser talvez possa ser uma mais valia. Experimentem!

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    isso é para rede local, já agora como fazer para rede remota?

    1. Avatar de Ivan Teixeira
      Ivan Teixeira

      Usa o no-ip para teres um “ip” fixo e abres a porta 8080 redireccionada ao ip que tem este servico instalado 🙂

  2. Avatar de Ivan Teixeira
    Ivan Teixeira

    nao conhecia, mas vou testar.
    Eu uso o shellindabox que funciona muito bem em centOS 7.

    1. Avatar de Paulo Coelgo
      Paulo Coelgo

      Também uso o Shell in a Box para aceder ao meu Banana Pi. Impecável!

  3. Avatar de Zaark
    Zaark

    “localmente ou remotamente” – uma pequena dica: o correcto é “local ou remotamente”. Só se usa o sufixo no último advérbio 😉 | Acerca da ferramenta, mesmo não sendo de uma utilidade tremenda para muitas pessoas, mostra um conceito interessante e eu vou sem dúvida experimentar.

  4. Avatar de rui
    rui

    Por falar em terminal, alguém sabe como se simula um comando?
    Sei que há uma forma de o fazer mas já não me lembro.
    Por exemplo, se eu quiser fazer update-grub ou dist-upgrade, com a simulação ele apenas mostra o que muda mas sem realmente alterar nada.

  5. Avatar de irlm
    irlm

    Assim como o Cockpit também tem o teminal konsole pelo browser e mais funções administrativas do sistema e pode ser utilizado tanto remotamente como numa localhost:8080.

  6. Avatar de Antonio
    Antonio

    linux é muito á frente

  7. Avatar de João
    João

    Para quem usa FireFox experimente usar a ‘extension’ FireSSH 😉

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu uso o meu Linux com o Deluge como Seedbox 🙂 Lol , Funciona na boa 😛 e dá um jeitão

  9. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    curl -G pplware.sapo.pt!:)

  10. Avatar de Modem
    Modem

    Não faria mais sentido ter uma extensão no browser para SSH do que ter de instalar outro serviço no linux para fazer o mesmo que já existe?