Tutorial: Aprenda a instalar o novo elementary OS 0.4 Loki

29 Comentários

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direccionada para desktops. A versão final do elementary OS 0.4 Loki foi disponibilizada este fim de semana e o feedback dos utilizadores tem sido muito positiva. Além de muito estável e fluída, esta nova versão continua a ser uma das mais bonitas.

Hoje vamos mostrar, passo a passo, como é fácil instalar esta versão.

loki_11


Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação.

Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VMWare com as seguintes configurações:

  • Disco: 20 GB
  • Memória RAM: 2 GB

Passo 1 – Depois da maquina virtual arrancar com o elementary OS 0.4 Loki , devem carregar em Instapara dar inicio à instalação do sistema no disco.

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do elementary OS 0.4 Loki, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

loki_01

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do elementary OS 0.4 Loki.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.

loki_02

Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

loki_03

Passo 5 – Indicamos agora o layout do nosso teclado

loki_04

Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

loki_05

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)

loki_06

Depois de instalado é só reiniciar.

loki_07

Depois de reiniciar , basta introduzir as credenciais para autenticação definidas no passo 6.

loki_08

Agora é só usar e explorar!

loki_10

Destaque das principais novidades
  • Novos indicadores na barra superior
  • Melhorias no centro de notificações
  • Interface das Definições do sistema foi redesenhada
  • Nova interface relativa às configurações de rede
  • Melhorias ao nível do controlo parental
  • Novo browser: Epiphany
  • Cliente de e-mail passa a ser a app Mail (que “substitui” o Geary, que na prática mudou de nome)
  • Nova loja de aplicações
  • Várias melhorias gráficas

Todas as novidades podem ser consultadas aqui.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Wilton
    Wilton

    …Realmente o Elementary 0.4 Loki, está óptimo por enquanto!!

  2. Avatar de Luigi
    Luigi

    Dependendo da utilização deve estar até muito bom, tenho a versão anterior instalada,já há uns meses largos, num portatil para uma das miúdas lá de casa e ainda não teve queixas… para ir à internet, ver videos no youtube, séries na internet, facebooks e essas tretas todas do dia a dia de muita gente serve perfeitamente.
    habituou-se bem, até achou piada ao design, e melhor de tudo mais sossego para mim que não dá problemas hehe 😛

  3. Avatar de P
    P

    Esta versão surpreendeu pela positiva, muito mais leve e fluida que a anterior 🙂

    Pplware, dêm uma vista de olhos no Solus project, se calhar merece um artigo!

      1. Avatar de P
        P

        Esse passou-me ao lado, 😉

      2. Avatar de Macgyver
        Macgyver

        Era bom que o PPlware fizesse um artigo sobre a instalação das novas gráficas da Nvidia gtx 1060 e seguintes em Linux pois segundo experiência pessoal é um bocadinho complicado mas não deixa de ser divertido as “dores de cabeça” que o processo dá

      3. Avatar de nunomgsantos
        nunomgsantos

        Boas,

        Mudei do eOS para o Solus e estou muito contente. A comunidade, pouca ainda,é brutal.

  4. Avatar de utuga
    utuga

    é possivél fazer upgrade da versão anterior ou tem de se instalr de raíz ?

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Não é possível, infelizmente. Tens de instalar de raiz, o que eu também irei fazer mas não tão cedo.

      1. Avatar de utuga
        utuga

        isso é que está mal, n devia ser necessário reformatar se na verdade é so um upgrade

        1. Avatar de Jakuti
          Jakuti

          Não é necessário “reformatar” a não ser que alteres as partições. Se mantiveres a partição /home intacta os ficheiros não são alterados. Apenas tens que indicar que partição queres com o mount point em /home

          1. Avatar de Marcos
            Marcos

            Inclusive se tiveres uma partição /opt as configurações dos programas já instalados estão lá.
            Em relação ao upgrade tal não é possível pois como é uma distro baseado em uUbuntu tem de usar os instalador deste logo este não reconhece a versão do Elementary OS que já tens.

  5. Avatar de osvander
    osvander

    É uma cópia do IOS.

    1. Avatar de P
      P

      Do ios? wow, já há disso para o mac? :O

    2. Avatar de JonnyKid
      JonnyKid

      Do IOS ou do Mac OS X (atualmente MacOS)?

    3. Avatar de Marcos
      Marcos

      Só porque tem a barra de tarefas em cima e uma dock em baixo? Que mal tem de os sistemas operativos usarem as boas ideias uns dos outros. As pessoas só têm de escolher o sistema operativo que mais se adequa às suas necessidades.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    mais do mesmo !! até parece os produtos da Apple !!

    1. Avatar de P
      P

      É uma distro de linux, querias que a cada versão mudassem o interface?

      1. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Seja que OS for xD

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Oi? O Windows mudou a sua interface, não presta. Outros OSes são consistentes na interface, é porque não mudam… Mas vocês algum dia se vão decidir? É suposto a cada lançamento mudar a interface de forma radical?

  7. Avatar de joao
    joao

    seria interessante um tutorial par quem tem mac, era uma boa maneira de aproveitar máquinas mais antigas, com Dual boot

  8. Avatar de Acelock
    Acelock

    Tenho em Dual-boot com o Windows o deepin OS, tem alguns bugs menores, mas gosto muito so “istile” que dá, será que recompensa a mudança para esse?

  9. Avatar de Jakuti
    Jakuti

    É a melhor distribuição para utilizar como “estação de trabalho”. Usei o Freya durante bastante tempo e já alterei para o Loki. Aconselho. No entanto para quem não se mexe bem na bash pode ser um pouco complicado para personalizar o básico como instalar gdebi e algumas tweaks..

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Sabes se o elementary tweaks funciona nesta versão e já agora alguma informação em termos de drivers AMD? Obrigado.

      1. Avatar de Jakuti
        Jakuti

        Sim funciona. Podes instalar deste repositório:

        sudo add-apt-repository ppa:philip.scott/elementary-tweaks
        sudo apt-get update

        Tenho processador AMD e funciona sem qualquer problema.

  10. Avatar de Carlos C
    Carlos C

    Instalei de raiz esta versão assim que ficou disponível.
    Até ao momento o que me parece instável é o AppCenter – existem vários utilizadores que não têm nenhumas aplicações para instalar, e aconteceu-me em 2 PCs que estava a instalar ficar com a lista de produtos instalados completamente vazia…
    Para além disso diversas aplicações não estão disponíveis no repositório do AppCenter, ou então estão em versões desactualizadas – lá tem que se recorrer a outros processos.
    Em termos de utilização é bastante amigável – e a tradução para PT-pt não está má.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Para quem quer os botoes de minimixar, maximizar e fechar as janelas do lado direito no canto superior é instalar:

    # Para instalar o add-apt-repository
    sudo apt install software-properties-common

    #Instalar o elementary-tweaks
    sudo add-apt-repository ppa:philip.scott/elementary-tweaks
    sudo apt update
    sudo apt install elementary-tweaks

    Para quem tem monitor secundário, para activar o alterar de workspace em ambos ecrãs
    # Veridicar se tem a propriedade activa apenas no primeiro ecrã
    gsettings get org.gnome.mutter workspaces-only-on-primary
    # desactivar propriedade
    gsettings set org.gnome.mutter workspaces-only-on-primary false

    Ainda não consegui que ao mudar de workspace, me mostre as aplicações que estão no segundo ecrã.

  12. Avatar de Crow-
    Crow-

    Distro interessante, mas tem um processo de desenvolvimento muito lentooooo e sem grandes novidades. Seria muito melhor se fosse um projeto maior estilo o Mint.