Elastix 2.3.0 – Transforme um PC numa Central Telefónica

70 Comentários

O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.

Para quem pretender montar o seu próprio servidor VoIP, o Elastix é sem dúvida a melhor opção.

elastix_00

O VoIP (voz sobre IP), é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante.

O elastix é uma distribuição baseada no CentOS e integra as melhoras ferramentas gráficas implementar uma central telefónica digital (PBX).

elastix_01

Principais características/funcionalidades do elastix:

  • Suporte para vídeo chamadas.
  • Suporte para Virtualização, possibilita correr em múltiplas máquinas virtuais sobre a mesma máquina.
  • Interface Web para o utilizador.
  • “Fax e e-mail” para faxes de entrada. Também se pode enviar algum documento digital a um número de fax através de una impressora virtual.
  • Interface para taxação
  • Configuração gráfica de parâmetros da rede.
  • Relatórios de utilização dos recursos.
  • Opções para reiniciar/desligar remotamente.
  • Relatórios de chamadas de entrada/saída e utilização dos canais.
  • Módulo de Voicemail integrado.
  • Interface Web para Voicemail.
  • Módulo integrado com painel de Operador.
  • Módulos incluídos SugarCRM e Calling Card.
  • Secção de download e acessórios mais utilizados.
  • Interface de ajuda integrado.
  • Servidor de mensagens instantâneas (Openfire) integrado.
  • Suporte multi-idioma. Os idiomas suportados são:
    • Inglês, Espanhol, Russo, Coreano, Grego, Chinês, Polaco, Alemão, Francês, Romeno, Esloveno,Português, Dinamarquês, Italiano
  • Servidor de correio electrónico integrado incluindo suporte multi-domínio.
  • Interface Web para e-mail.

elastix_02

Novidades do Elastix 2.3.0

Recentemente foi disponibilizada o Elastix 2.3.0, uma nova versão que com várias melhorias ao nível da  interface Web, performance, optimização e usabilidade em tablets. Nesta versão, o modulo de addons foi completamente redesenhado, tornando assim mais simples a actualização/instalação de pacotes de software.  Nesta versão foi também actualizado o seguinte software:

  • Asterisk 1.8.11.0-0
  • CentOS 5.7
  • Dadhi 2.4.1.2-10
  • Wanpipe 3.5.25-0
  • jquery 1.7.1

elastix_03

Esta é sem duvida uma boa solução para quem pretende ter uma central telefónica IP baseada em Asterisk e a custo zero.Fica prometido para breve, um artigo sobre a instalação do elastix no VirtualBox.

Download: Elastix 2.3.0 (32 bits) [692 MB]
Download: Elastix 2.3.0 (64 bits) [697 MB]
Homepage: Elastix

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Boas..
    Uma pergunta. Como funcionariam os telefones? Por rede?

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Exactamente.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, isso mesmo. Têm de ser telefones VoIP

      1. Avatar de Wykzl
        Wykzl

        Também pode usar conversor analógico-digital e ligar telefones analógicos à central.
        Mas é uma solução apenas para quando não há alternativa (tipo… a campainha do analógico é mais forte ou tens ligado uma campainha externa em ambiente industrial).
        Mas é apenas como referência e como última hipótese…é uma treta de solução e muitas vezes tens de fazer reset ao conversor…

        1. Avatar de felgueiras
          felgueiras

          podes-me dizer o que entendes por fazer reset ao conversor?

  2. Avatar de Francisco Neto
    Francisco Neto

    Boa solução
    fico á espera do tutorial

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vou fazer um tutorial de instalação com esta ultima versão. Depois pode ser que venham tutorial de como criar extensões e afins 🙂

  3. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    No fundo, isto é semelhante ao serviço pbxes.org mas completamente gratuito não é?

    Tem também suporte para o codec g729?

    Obrigado!

    1. Avatar de Márcio Araújo
      Márcio Araújo

      Sim ele suporta sim o codev g729. Apenas lembrando, o codec G729 é um codec pago, ou seja, você precisa comprar a licença para instalar em seu servidor de telefônia IP.

  4. Avatar de nunes
    nunes

    Alguém tem instalado, gostava da opinião, custos, etc.

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Tenho, num portátil antigo.
      – Custo zero (aproveitei hardware antigo)
      – Aproveitei tb um router da sapo (dlink) para ligar o telefone analógico (ao invés de comprar um PAP Linksys)
      – Extensões: 1 telf analógico, 1 softphone, 1 android
      Sem queixas, a máquina tem um uptime de aproximadamente 6 meses, o único defeito que lhe encontro, mas não tem a ver com o Elastix, é a falha de registo ocasional com o Voip da Sapo.
      Claro que se optares por ter placas FXS ou FXO já encarece a brincadeira.

      1. Avatar de felgueiras
        felgueiras

        consegues placas chinesas no ebay por +/- 75$

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          E com ecos e lags manhosos. Não obrigado.

    2. Avatar de Márcio Araújo
      Márcio Araújo

      Sim, eu implementei em minha empresa e hoje rodamos 100% telefônia IP e funciona muito bem todos os recursos.

  5. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Eu em tempos tinha instalado este sistema em minha casa , mas com a vulgarização das chamadas gratuitas dos ISPs que são também VOIP acabei por não manter , quanto a custos são mesmo só os telefones e agora tens muito por aonde escolher e com os mais variados preços e funções , a qualidade da chamada depende sempre da largura de banda de que faz a chamada , no meu caso já tinha na altura 30 MB e falava todos os dias com os meus familiares sem atrasos sem ecos etc , este factor depende também da qualidade do telefone , mas para uma empresa a poupança é enorme , eu por vezes nem percebo como é que a PT ainda tem tantos clientes empresariais .

    Alguma duvida estou ao dispor

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Sharp

      Mas com estas centrais podemos receber multiplas chamadas do exterior?

      Exemplo:
      Uma pessoa já está a receber uma chamada de alguem, passado um tempo outra pessoa na mesma rede recebe tb uma chamada exterior.

      Essa segunda pessoa vai conseguir atender a chamada enquanto a outra já está ao telefone?

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Sharp, isso depende da linha telefónica que tiveres. Se tiveres um acesso BRI ou PRI consegues ter várias chamadas em simultâneo. No PRI (Acesso primário) podes ter 30 canais (30 chamadas simultâneas) enquanto que um BRI suporta 4 canais (julgo eu). Podes também ter “meio” acesso primário com 15 canais…
        Posso dizer-te que um acesso PRI custa à volta de 200 euros.

        1. Avatar de Sharp

          Obrigado pela resposta.

          Neste momento temos RDIS, o problema é que com isso ficamos com a internet limitada a 8 megas, que hoje em dia é ridículo!

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Podes sempre pedir uma linha analógica à parte para instalar uma ligação melhor e cancelar a ligação de net actual…. Se bem que com a qualidade medíocre dos cabos…

        2. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Tiago,

          Só uma pequena correcção. Um acesso BRI tem 2 canais. No entanto, penso que o que querias dizer é que a PT pode também alugar meio PRI (15 canais).
          No caso do PRI está tudo ok. 30 canais.

    2. Avatar de felgueiras
      felgueiras

      Eu tou com bastantes duvidas para dimensionar uma maquia para suportar +/- 170 extenções, um maximo de 50 ligações internas em simultanio, e 10 para fora entre contas sip e linha telefonica.
      Alguem com experiencia na area pode-te dar “specs” de situações que exprimentaram? (tanto boas como más,e sempre bom saber o que não funciona 🙂 )

      1. Avatar de Márcio Araújo
        Márcio Araújo

        Felgueiras, antes preciso saber exatamente quantos ramais vão usar atas e telephones IPs, quantas linhas analógicas(troncos) e quantas linhas SIP? No caso das ligações internas não consome tanto recurso no servidor, claro se vc deixar o codec G711 na rede local(interna) onde o mesmo é o mais recomendado para essa sitação. Espero maiores detalhes para pode tentar te ajudar mais.

  6. Avatar de Victorio Martins
    Victorio Martins

    Sem comentarios! tenho 4anos de elastix e recomendo a todos Asterisk made easy is Elastix.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem duvida, é um projecto fantástico.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        +1

  7. Avatar de Rui Costa

    Boa tarde,

    Tenho uma empresa que alem de outras áreas de negócio, explora exatamente esta: Comunicações voip.

    Temos implementado esta solução em alguns clientes empresariais e particulares com sucesso.

    Tarifas para redes móveis e fixas, nacionais e internacionais baixas, utilizando hardware já existente no cliente, tem sido os nossos trunfos.

    Temos instalações em tablets, smartphones e pc.

    É uma solução espantosa.

    Obrigado pelo post.

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Que custos tem um sistema destes na minha empresa feito por vcs ?

      1. Avatar de Rui Costa

        Bom dia António,

        Pode fornecer-me o seu e-mail enviando um e-mail para ruicosta@dourodigital.pt

        A aplicação poderá ser implementada num computador alojado na sua empresa. O computador em si não precisa de nada extraordinario. Ja tivemos a funcionar num Pentium III com 2GB RAM. Ou pode uma pretender ter um servidor virtual alojado no datacenter.

        O valor da proposta será o nosso serviço de instalação e configuração do servidor de elastix e respetivos postos e contrato de manutenção que engloba monitorização do servidor, backups regulares, etc. Quantos mais postos, mais caro fica, mas não estamos a falar de fortunas!

      2. Avatar de Rui Costa

        Partindo do princípio que irão utilizar aplicações gratuitas para fazer as chamadas e não irão necessitar de obter numeração voip (tipo 30x xxx xxx) que requer o pagamento mensal.

      3. Avatar de Fred
        Fred

        Caro antonio não caia no erro de comprar uma coisa destas para a sua empresa, com a info que existe sobre isso voce uma semana de pesquisas e de leituras tem uma central destas a funcionar em pleno sem precisar de pagar qualquer tipo de contrato de manutenção, bastando apenas gastar dinheiro no harware, se tiver duvidas existem comunidades de elastix com foruns onde pode por as suas duvidas.

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Se fosse para casa, até podia concordar. Para uma empresa vai andar a inventar? com tutoriais da net?
          Tem noção do que é uma empresa sem telefone, fax, multibanco ou e-mail nos dias que correm?
          Nem todos são auto-didactas, e nem sempre se pode estar 1 semana à espera por uma resposta num fórum (como já me aconteceu no fórum oficial do Elastix).
          Você quando faz uma casa, coloca o tijolo, desenha o projecto, instala a rede eléctrica, faz a canalização?! Imagino/(espero) que não. Contrata serviços especializados. Pequenas reparações, acredito que sim 😉
          Obviamente, que alguém com boas bases de informática e tempo para pesquisar, monta um sistema destes num fim-de-semana, mas em casa, para umas brincadeiras ou poupar uns trocos.

          1. Avatar de Rui Costa

            Cada macaco no seu galho. Quando o meu carro avaria não me ponho a desmonata-lo peça a peça a ver qual o problema e colocando perguntas em foruns. 🙂

  8. Avatar de nuno
    nuno

    Boas,
    Este assunto precisava de mais conteúdo:
    Preços de chamadas, fixo e móvel?
    Preços de telefones?
    Ao instalar num pc da para usar através de outro?
    Entre outros…
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Dat55
      Dat55

      por acaso tambem gostava de saber preços

      1. Avatar de Rui Costa

        0,050 € por minuto para números moveis nacionais
        0,013 € por minuto para números fixos nacionais (começados por 2 ou por 3)

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Depende do operador. Para fixo uso o da Sapo ADSL, 2 numeros voip, sem mensalidade, e com chamadas grátis para fixo em .pt
      Mas nada te impede de ter 10 operadores diferentes configurados, e criar routes para cada um dos casos tipo:
      Espanha – voipbuster
      Portugal fixo – sapo
      Portugal móvel – módulo gsm
      etc…

  9. Avatar de josé
    josé

    Sim era bom ver os tarifarios, e como se pagam!!!!

    abc

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas José, Aqui os tarifários é à escolha dos freguês. Dependo dos trunks que tens. Por exemplo, até podes colocar o serviço voipbuster com trunk

  10. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Apesar do meu desconhecimento nesta área, levantou-me algum interesse a leitura deste artigo e dos comentários de quem já implementou/usou…uma pergunta, é possível aproveitar uma infraestrutura de cablagem estruturada e os telefones ditos convencionais aliados a esta solução?

    A pergunta é porque tenho uma central telefónica da Alcatel em fim de vida com problemas no software de taxação e seria bom implementar uma solução que fosse ‘transparente’ para os utilizadores bem como para a carteira!

    1. Avatar de Rui Costa

      Sim,

      Pode utilizar toda a sua estrutura de cablagem bem como telefones convencionais.

      Para cada telefone convencional será necessária uma placa que converta o seu telefone analógico num telefone digital, com IP, para se poder atribuir os dados da extensão da nova “central telefonica voip” (elastix).

      Pode insclusivamente utilizar um computador sem grande capacidade para alojar o elastix.

      1. Avatar de Nuno Silva
        Nuno Silva

        Que tipo de placas são essas? Gostava de investigar valores…

        1. Avatar de Rui Costa

          http://www.americanas.com.br/produto/5560346/adaptador-ip-p/-telefone-analogico-ht286-grandstream

          Algo deste género. Não sei ao certo o preço que consigo arranjar esta placa ou semelhante. Se me fornecer o seu email consigo mais logo informa-lo sobre preços.

      2. Avatar de MIlhafre
        MIlhafre

        Que tipo de placa é esta? podia mostrar uma imagem (link)? Obrigado

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Estou em situação semelhante, RDIS + central alcatel + 8 telefones internos. Sendo que a central está velha e pouco fiável, além de ser algo perfeitamente fechado e não configurável sem ser pelos senhores que a montaram, o que me chateia.

      1. Avatar de Rui Costa

        A minha empresa fornece estas soluções e o nosso objetivo é ajudar empresas a reduzir custos em várias áreas.

        Todos os nossos parceiros tem acesso total ás aplicações.

        Se pretenderem ajuda para implementarem estas ou outras soluções voip, com ou sem hardware entrem em contacto comigo, via site para analisarmos o seu caso.

        Obrigado
        Rui Costa

      2. Avatar de Filipe YaBa Polido

        Já implementei uma solução deste tipo, e com multibancos à mistura.
        Entre em contacto comigo para preços e disponibilidade.

  11. Avatar de Visitante
    Visitante

    Boas,

    Já percebi que com linha analógica não dá 🙁

    É possível à noite com o pc desligado continuar a receber a poder fazer e receber chamadas através da forma tradicional, ou seja, sem a linha/telefone ligados à aplicação?

    Obrigado.

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Penso que sim. Chama-se ATA. Há um da Linksys (PAP 2T). Mas não domino este tema…

    2. Avatar de Fred
      Fred

      Sim com linhas analogicas tb dá basta ter uma placa com uma porta FX0 onde liga a linha analogica

  12. Avatar de ZEN
    ZEN

    Boas tardes;
    Aconselho vivamente sou comsumidor compulsivo na minha empresa ja à 3 anos,(IPbrick), pois tive que pagar licença, na altura para pena minha não existia o elastix. Quanto a tarifarios de chamadas voip, basta ir a betamax e lá tem todos os provedores voip free, basta so carregar com € e depois telefonar com força…
    Abraço;

  13. Avatar de Gonçalo Carvalho
    Gonçalo Carvalho

    Boas,
    Alguém me pode explicar melhor como funciona o Elastix?

    Obrigado

  14. Avatar de F
    F

    Boas pessoal.

    O elastix já tem uma comunidade portuguesa (http://elastix.com.pt/)

    Quanto a tutoriais sugiro o elastix without tears.Bastante simples de entender.

    Deixo aqui o meu aviso aos leitores que pretendem um sistemas destes para casa ou para a empresa: sugiro que percam tempo a ler e a pesquisar sobre isto, para fazerem voces mesmo, porque há por ai algumas empresas a vender esta solução que para eles é de borla visto isto ser opensource e a fazer bom dinheiro a custa dos menos experientes e atentos. Soube de uma historia em que uma empresa pagou uma fortuna por um sistema supostamente VOIP da CISCO e a unica coisa que era voip era os telefones porque a central era o elaxtix. CUmps

    1. Avatar de Rui Costa

      Em todas as áreas há os chicos-espertos que vendem gato por lebre. Informática não será excepção á regra.

      É preciso sempre tirar todas as dúvidas e se possível não ir no primeiro barco que aparece.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Boas!
      Sou IT Admin numa empresa mas relativamente a “Voz” ainda estou um pouco “verde”.
      O que se passa é que temos uma central Alcatel OXO ainda com R 2.0 e de facto actualizando para a R8 ficaria a suportar Voip mas o custo alcança quase os 1000€.
      Seria uma boa solução integrar o Elastix com a OXO?
      O conceito seria mais para os utilizadores móveis, colocando uma App num Smartphone para que via Voip pudessem comunicar diretamente com o escritório.
      É possível?
      Obrigado!

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Esqueci-me de referir que também temos um gateway móvel com 2 cartões GSM e suporte BRI com 2 canais em simultânio PT.
        Obrigado!

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas!
    É possivel ter o Elastix as funcionar com Acesso Basico RDIS.
    Se sim que tipo de placa tem de se ter instalada?
    Obrigado!

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Podes,
      Há diversas placas.
      Procura por Asterisk ISDN BRI PCI Board.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      E qual compensará mais:
      – Linha RDIS
      – Ou 2 linhas normais, neste caso da PT ou ZON.
      É que para as linhas normais teria de ser uma placa FXO e para rdis seria então ISDN BRI. Neste momento não sei por onde optar. Da vossa experiencia qual será a melhor opção?
      Obrigado.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Depende muito do objectivo.
        Diz por alto o que pretendes e posso aconselhar melhor.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      O senário seria o seguinte:
      -5 extenções.
      Possibilidade realizar chamadas de voz atraves de voip (minimizar custos nas chamadas para movel.).
      -Possibilidade de receber 1 ou mais chamadas em simultaneo na mesma linha (i.e. para o mesmo nº de tlf fixo)
      -1 Linha para fax analogico (poderá eventualmente ser usada tb para realizar chamadas).
      -Possibilidade de poder fazer várias chamadas em simultâneo (estava a pensar em poder usar ora a linha que tem o nº fixo da empresa ora o fornecedor voip, isto porque pelo que li consigo configurar no elastix essa possibilidade).

      Em termos de preços tanto rdis/linhas analogicas(2) + internet o preço anda ela por ela(pelo menos durante 24 meses!).

      Obrigado.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Boas

        -5 extensões analogicas?
        Saída via Gateway GSM ou serviço VoIP da operadora?
        (Sapo e Telepac têm até 2 numeros sem custo mensal)
        – Receber chamada no mesmo número, tem que se obrigatoriamente RDIS.
        – 1 Linha para FAX, ok, se estiver livre serve para saída.
        – Saída via Voip ou PSTN, ok, são apenas configurações.

        Agora…
        Internet, é mais fiavel e barata? por linha analógica.
        De resto, recomendo mesmo RDIS simplesmente pelo nº de canais que podes ter e eventualmente aumentar de futuro.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Obrigado pela ajuda!
          5 extenções (no elastix, para 5 telf ip)
          A internet é por fibra.
          Pois RDIS será a melhor opção. Já agora seria para um acesso rdis basico a placa teria de ser de quantas entradas?
          Obrigado.

          1. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            Tens por módulos, podes comprar 1 placa e 1 módulo ISDN e futuramente acrescentar mais consoante os casos.
            Varia muito de preço etc.
            Até podes querer um módulo adicional para funcionar como NT e ligar lá um telf digital etc…
            Procura pelo meu nick/nome e manda-me um mail para tirar mais duvidas ao pormenor que podem não interessar ao pplware.

  16. Avatar de Bruno Chaves
    Bruno Chaves

    olá amigos, tenho uma dúvida…
    E para realizar ligações para telefones celulares? é preciso adicionar troncos no Elastix certo? como se faz isso?

  17. Avatar de Felipe
    Felipe

    “O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”!”
    2012 não foi um ano de crise.
    Que mania de brasileiro que acha que vive nos anos 90, nas épocas de FHC e etc que sempre está em crise.
    2012 foi um ano de crescimento.

  18. Avatar de karolin
    karolin

    Posso usar o Elastix em uma empresa física ?

    Quero desenvolver um projeto utilizando voip entre duas filiais.

    1. Avatar de da Silva
  19. Avatar de yuzina Milisse
    yuzina Milisse

    bom dia, eu preciso de informacoes sobre CPA (central de programa armazenado).
    espero a ajuda e compreensao de todos

  20. Avatar de da Silva
    da Silva

    Ola amigos,

    Preciso de uma ajuda urgente,

    Estou a realizar um trabalho da escola, e preciso montar uma central elastik na maquina virtual

    ja fiz a instalação da iso no site oficial , e instalou o debian 9, mas não consigo aceder via web, estou a usar o ip que a maquina pega para tentar conectar-me via Web