Transforme o Raspberry PI numa emissora FM em 1 minuto

54 Comentários

Vejam como realmente é muito simples, e sem equipamento adicional

Ter um Raspberry Pi e uma ideia diferente é meio caminho ando para criar um projecto interessante. Na Internet podemos encontrar muitos os projectos que assentam neste popular mini PC e algumas ideias que procuram financiamento para poderem avançar.

Sabia que pode transformar o seu Raspberry PI num autêntico emissor da rádio?

pifm_01

Hoje, o Pplware, em parceria com a INMotion, vamos ensinar como transformarem o vosso Raspberry Pi  num emissor de rádio FM. Além da interfaces de Audio, Ethernet, HDMI e USB o PI possui outras portas para se ligarem outros dispositivos. Falamos da interface GPIO (General purpose Input/Output), com 26 pinos (2 x 13):

gpio_01

Como começar…?

Para começar é importante ligar um cabo/fio (+/- 20 cms) ao GPIO 4, para que este funcione como uma antena.  De referir que podemos fazer broadcast do sinal entre os 88 MHz e 108 MHz (a frequência pode ser definida através do sinal)

gpio_00

Como controlar o GPIO 4 vamos instalar pifm, que permite fazer broadcast de sinais e definir que em frequência é emitido o sinal. Para isso devem seguir os seguintes passos:

mkdir ~/pifm
cd pifm 
wget http://omattos.com/pifm.tar.gz 
tar zxvf pifm.tar.gz

Para testar (usando o ficheiro sound.wav)e considerando que pretende transmitir nos 100.0 Mhz, basta que execute o seguinte comando:

sudo ./pifm sound.wav 100.0

pifm_02

O sinal pode ser transmitido na frequência de 1Mhz até 250Mhz. No entanto, na banda FM é normal transmitir entre os 88 Mhz a 108 Mhz.

Veja este projecto em funcionamento

Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NeTtle
    NeTtle

    Muito interessante, obrigado por este e por todos os tuturiais que partilhas com a comunidade PPWare.

    Será possível em vez de broadcast fazer de receptor?
    A minha ideia era aproveitar uns microfones sem fios cujo receptor está avariado…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hummm…

      penso que não, porque o sinal recebido é muito fraco…

      terias que ter usar mesmo um receptor de radio…tipo SI4735-D60

      1. Avatar de ddouble
        ddouble

        Não entendo muito disto, mas o sinal recebido é muito fraco?
        Daquela forma o RB transmite na freq. escolhida o que se quer, mas para receber e ouvires pelo Audio dele (por ex) não daria ou teria que se fazer de outra forma? Isto porque ele vai até aos 250 Mhz.
        Se estou a baralhar tudo então expliquem-me sff 🙂

    2. Avatar de int3
      int3

      acho que a palavra “receptor” está a dizer tudo.

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    É pah, no meu tempo de escola fiz prai uns 30 circuitos impressos para fazer um emissor fm, e nunca consegui fazer um que fica-se mesmo bom… e voces agora mostram-me isto, vou ter de testar. Tem ideia de alcance? E como incorporar um microfone, como se faz?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Com o “cabozito” ja li que pode ir aos 100 m em espaço aberto. Isto foi o que li, não testei

    2. Avatar de lmx
      lmx

      heheh, pois eu também… 🙂

      dei uma vista de olhos pela net e olhem o que encontrei 😀

      O sapo.pt a disponiblizar em broadcast streaming em angola, moçambique, etc…usando o quê???

      Exacto raspberry pi’s 😀

      http://artica.cc/blog/2013/11/07/fm-stream-tech-report.html

      Brutal 😉

  3. Avatar de KrusherPT

    E o range disto, gostaria de saber que are comsegue cobrir o sinal….

  4. Avatar de KrusherPT

    Hmm vou ver se consigo arranjar maneira de aumentar o sinal.
    Uma coisa alguem sabe onde comprar um raspi atravez de bitcoins? dava muito jeito…
    E thanks pela info 🙂

  5. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    O rádio transmissor que se mete em causa é um Baofeng UV-5r (acho eu).
    Tem potência de 5w e numa banda de VHF pode ser muito e num raio vários km’s…

    Quero alertar para a ilegalidade disto!!!!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Obrigado Senhore Doutore!

    2. Avatar de CS7AEL
      CS7AEL

      Pelo que me pareceu Gonçalo, ali o baofeng só está para já a fazer de escuta FM…

      Já leste as reviews sobre o UV-82?

      Abraço, Garcia

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas, sou novo nisto mas gosto de experiencias.
    Tenho uma pergunta,como se muda o ficheiro sound.wav para outra musica?
    Posso ter o ficheiro em qualquer lado do rasp e depois fazer o comando?:
    sudo ./pifm meusom.wav 100.0

    Cumprimentos

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Brigado, já tenho isto a funcionar, só tenho uma pergunta:
        Existe algum comando para parar a musica ou é necessário fechar mesmo LXterminal?

        E só mais uma coisa:
        Como faço para ter um ficheiro tipo .bat (no windows) mas no rasp com os comandos
        “cd pifm
        sudo ./pifm meusom.wav 100.0”
        ? e qual é a extensão do ficheiro?

        1. Avatar de Ze
          Ze

          crias um ficheiro .sh

    1. Avatar de Tiago 'Tix' Carvalho

      Exatamente Tiago. Escolhes o teu .wav e em principio funciona 🙂

  7. Avatar de Hmm
    Hmm

    Hmmm, agora tb já ensinam a fazer ilegalidades no pplware?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      ilegalidades? só se ligares o teu PI a uma Mega antena…:)

      1. Avatar de Hmm
        Hmm

        Sugiro que leia o QNAF na Anacom, antes de colocar este tipo de artigos aqui.

        Até uma pequena emissão de 100mw numa banda estatuto primário pode causar perturbações, e como tal ilegal.

        Este artigo devia ser retirado!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Hmm eu conheço bem a legislação da Anacom. A questão dos 100 mw ou 20 dBs é o limite para redes wireless. Neste caso estamos a falar em cenários “minúsculos”

        2. Avatar de Miguel Rodrigues
          Miguel Rodrigues

          Isso não está correto, primeiro porque isto não é WIFI que esse sim tem o limite de 100mw e segundo tens por exemplo os radios de PMR que nem necessitas de licença para operar e transmitem LEGALMENTE a 500mw, depende sempre da frequencia em que estás a transmitir, no caso dos PMR’s 446Mhz.

          Esse comentario devia ser retirado!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Lê la bem a legislação e adapta ao cenário que temos aqui

          1. Avatar de Alguem
            Alguem

            lol Pinto estava a dar-te razão e não o contrário 😉

    2. Avatar de Não interessa
      Não interessa

      eles estão ensinando, se a pessoa vai usar isso para o bem ou para o mal o problema é dela, não teu.
      e outra, acho que você não soube ler a palavra Wireless na legislação na Anacom.

    3. Avatar de Aquele
      Aquele

      Só falta dizer que vai derrubar avião com um transmissor desses… kkkkkkk

  8. Avatar de Miguel Rodrigues
    Miguel Rodrigues

    Com 5W’s faz na boa mais de 50km’s, mas depende muito da altitude a que estiverem e obstaculos, até fazem mais de 100km’s se estiverem em pontos mais elevados como serras.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, deve ser isso, eu como estou na cidade mais alta do país tenho melhores resultados

      1. Avatar de Miguel Rodrigues
        Miguel Rodrigues

        Uma ideia para um proximo post.. Utilizar um radio de PMR(www.pmr446.org), o Raspberry Pi e fazer um link com o FRN 😉

        1. Avatar de lmx
          lmx

          hummm…não sei se é legal 🙁

          porque acho que esta gama esta destinada apenas a equipamentos moveis e usando apenas a propria antena do equipamento comprado :S

          cps

  9. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    tenho a certeza que o pplware realiza os testes dentro de um bunker a vários metros de profundidade. Assim não há o minimo risco de interferências. lol true Story!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tas engraçado hoje… Arlindo 🙂

  10. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    heheh

  11. Avatar de tiago
    tiago

    New! Now with stereo

    sudo ./pifm left_right.wav 103.3 22050 stereo

    # Example command lines
    # play an MP3
    ffmpeg -i input.mp3 -f s16le -ar 22.05k -ac 1 – | sudo ./pifm –

    # Broadcast from a usb microphone (see arecord manual page for config)
    arecord -d0 -c2 -f S16_LE -r 22050 -twav -D copy | sudo ./pifm –

  12. Avatar de Everpi

    Old but gold, se quiserem ler um post mais técnico: http://everpi.tsar.in/2013/12/transmitindo-rf-com-o-raspberry-pi.html

    Lembrando que é possível transmitir não só modulação FM, basta adaptar e também é possível transmitir além dos 250Mhz utilizando harmônicas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito bom, obrigado Everpi

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Com 20cm de cabo, provavelmente nem conseguem ouvir a emissão fora da divisão onde estão.
    É que, ao contrário do que muita gente pensa, 85% da força da emissão é proveniente da Antena e não do aparelho emissor.

    Com isso dito, a maneira de aumentar o alcance de emissão é agarrarem num cabo (qualquer fio de cobre serve mas, os melhores são os fios de cobre mais grossos), usarem o cartão que segura o papel higiénico e enrolarem o fio em volta sem se sobrepôr (ao estilo resistência mas só com 1 volta)
    Com essa pequena operação, conseguem aumentar a potência de emissão em 50 a 100 vezes o original.

    Não se esqueçam é que não devem usar frequências FM que já estejam em uso no local onde estão a realizar os vossos testes. (emissões longas e que não paguem a taxa anual à anacom, são ilegais e podem levar a multas bastante elevadas)

    1. Avatar de CS7AEL
      CS7AEL

      Discordo parcialente.

      Não é o acrescentar metros á antena que vai aumentar o ganho.

      Existe um balanço ideal á saida do amplificador operacional que dá a portadora, cujo valor em ohms terá de estar balanceado com a antena, ou seja, a antena terá de estar ressonante (balanceada) com a saida do amplificador operacional da portadora para a respectiva frequência, ou comprimento de onda da portadora. No meio da banda de frequência comercial FM, digamos os 93 mhz, o comprimento de onda completa da frequencia seria por volta de 3 metros, sendo que se usarmos um dipolo de meia onda teriamos em cada tramo mais ou menos metro e meio. Para alem disto podemos conbinar varios tipos de antena, até com mais comprimento, ou menos (yagi), mas ai já teriamos que efectuar várias transformações á antena, porque a mesma deixaria de estar ressonante porque ficaria desbalanceada, e seria necessário recorrer a bobines ou traps para transformar a impedância para ficar semelhante á do valor em ohms da portadora, e ai sim atingirmos ganhos superiores correspondentes ao comprimento de onda *x . Mas, para a potência que vai sair do amplificador ou integrado, é preciso não esquecer que se a potência vai ser minuscula, é possivel que a mesma não consiga vencer a passagem pelo elemento radiante ( Corrente de Foucault )ou a mesma acabe por não ser irradiada devido á antenuação causada por uma antena desproporcional.

      73,

      CS7AEL

      1. Avatar de Megabyte
        Megabyte

        De acrescentar que no caso do pi, existem harmónicas que se espalham pelo espectro rádioeléctrico, pois o sinal que sai não está filtrado. Resumindo, embora ele esteja sintonizado para 100Mhz, existem numerosas frequências secundárias que ele também transmite e que dependendo da vossa localização, podem provocar interferências em equipamentos ou serviços.

  14. Avatar de Rafael
    Rafael

    Há hipóteses de tornar um raspberry num servidor de webradio?
    Como se eu do meu pc, atraves de um software por exemplo SamBroadcaster, emitisse para o ip do raspberry, e este, emitisse para uma radio online?

    //nao sei se me expliquei bem…

    1. Avatar de Nico
      Nico

      Sim, é possivel, eu com este tutorial consegui meter o raspberry a receber um stream do virtual dj e a emiti-lo numa frequencia FM. (isto implica um delay de uns segundos)

      tenta este tutorial:
      http://www.weedpi.com/how-to/create-an-internet-radio-fm-transmitter/

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Obrigado!
        Mas permite para frequencia fm e para stream online para um site por exemplo?
        E depois outra pessoa consegue emitir para o raspberry (quando tiver a minha stream desligada)?

        Eu uso por vezes o Virtual DJ também…

    2. Avatar de lmx
      lmx

      haver claro que há…

      asapo.pt criou o contrario do que pretendes…para angola , moçambique a timroe leste…

      http://artica.cc/blog/2013/11/07/fm-stream-tech-report.html

      colhem o sinal fm broadcast radio, e fazem streaming dele para a net….

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        O que eu pretendia mesmo era apenas fazer um servidor de webradio com o raspberry, para emitir para um site (radio). Simplesmente eu atraves do meu pc com o Virtual DJ emitisse para o IP do raspberry, e este emitisse para o site… Quando a minha transmissao tivesse desligada, possibilitar a outra pessoa, noutra rede, emitir para o raspberry tambem…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          eu penso que sim…não conheço os servidores de streaming que existem ,mas penso que isso é mesmo que eles fazem…

          Ou seja …tens uma maquina que faz o encoding da musica(o teu portatil…ou desktop, ou que seja)…

          este emite para o servidor de Streming(rPi)…

          Os clientes ligam-se ao servidor de streaming(qualquer maquina)…

          tens o icecast por exemplo…

          olha..
          http://www.icecast.org/docs.php

          em Português e tudo 😉

  15. Avatar de SewOnaSal
    SewOnaSal

    Boas, hoje tive a fazer este tuto (https://pplware.sitedev.pt/linux/raspberry-pi/aceda-ao-raspberry-pi-mesmo-sem-monitortv/) e até agora está a funcionar, mas uma coisa que achei curiosa, é que as janelas que abro no desktop (remotamente) nao aparecem na tv e vice-versa

    é normal?

    Cumps!

  16. Avatar de Pedro Pacheco
    Pedro Pacheco

    É possível fazer isto com um arduino ou só com o Raspberry Pi?

  17. Avatar de José Patrão
    José Patrão

    Petaculo xD
    Adorei funciona 5 estrelas

  18. Avatar de Ruan Rocha
    Ruan Rocha

    Olá, gostaria de saber se é possível transmitir o som do Pi (sem ser em ficheiro) por FM, pois pretendo fazer com que saia o som do XBMC e seja transmitido via FM, é possível? Obrigado!

  19. Avatar de Ewler
    Ewler

    Olá, muito interessante o post, estas de parabéns. Tem algum método de fazer transmissão ao vivo?(devo esclarecer que tenho como fim comunicação empresarial e não criação de rádios ilegais)

  20. Avatar de pedro.m
    pedro.m

    olá, como faço para por a reproduzir uma pasta com músicas?

  21. Avatar de CARLOS
    CARLOS

    Como posso transmitir um musica em wav? Pois não executa nenhuma a não ser música padrão.