Totem – Multimédia livre…

14 Comentários

A maioria dos utilizadores de GNOME já deve conhecer este excelente leitor multimédia, é especialmente desenhado para ler vídeos mas também podem usa-lo para músicas, claro que para estas existem programas mais bem dotados. Também é um programa pertencente ao projecto GNOME, e este já é largamente utilizado em muitas distribuições.

Tipicamente como um programa do projecto GNOME é muito simples, mas isso não quer dizer que seja básico! No meio de tanta treta o que faz este programa? Por exemplo:

  • Leitura como programa integrado no Firefox e no Epiphany e integração com o Nautilus
  • Suporta todos os ficheiros suportados pelo Xine e GStreamer.
  • Leitura de DVDs
  • Controlo de volume integrado
  • Suporta teclas de atalho do teclado
  • Modo de repetição de ficheiro e de lista de reprodução
  • Controlo de Contraste, Luz, Cor e Saturação.
  • Arrastamento de ficheiros
  • Entre outros…

Este bom programa pode ser encontrado quase de certeza absoluta em todos as distribuições que tenham o GNOME, por isso verifiquem se já não se encontra instalado, e claro comecem já a ver um bom filme, pois com este programa não têm razão para não o fazer.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.

Homepage: Totem

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    Conheço muito mal o Gnome.. .prefiro o KDE 1000 vezes ao Gnome. Não sei porquê o gnome nunca me “entrou”. Sei que há muita gente a sentir o mesmo em relação ao Kde.. ainda bem que há os 2!
    🙂

  2. Avatar de Miguel Guerreiro

    KaiserSoze, os dois e muitos mais…

  3. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    Prefiro de longe o SMPlayer e o VLC, como leitores de vídeo e audio (para ficheiros pontuais) e do Amarok para audio (playlists e colecções de música).

    KDE é de longe muito superior ao Gnome. O Gnome é simplista, mas é simplista demais e ocupa tantos recursos quanto o KDE. O Gnome é perfeito para quem quer algo simples e funcional e não se preocupa com o aspecto das coisas (vamos ser sinceros, o Gnome e GTK são feios à brava, mesmo com themes e icones novos, nada ao nível da beleza do KDE e Qt). O KDE é para quem quer algo mais, para quem quer controle do visual todo e gosta do aspecto das coisas, principalmente quando o principal rival do KDE (Gnome) não tem melhorias de recursos, algo que já foi provado inúmeras vezes, apesar de muitas pessoas continuarem a pensar que não (mitos urbanos).

  4. Avatar de StAnger
    StAnger

    @KaiserSoze e @Luís Nabais

    Usando as palavras do KaiserSoze “Conheço muito mal o Gnome” resultam os vossos comentarios.

    “Tipicamente como um programa do projecto GNOME é muito simples, mas isso não quer dizer que seja básico!”

    Gnome: Simples mas eficiente, pouco abonecado.

    Totem – Bom, mas podia trazer mais codecs, no entanto é só instalar os que faltam.

    Para quem não gosta há alternativas.

    Cumps

    StAnger

  5. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Peço desculpas de estar a desviar os comentários, mas alguém se lembra (ou será que fui eu que sonhei) dum software já aqui apresentado que servia para gerir a gravação de grandes quantidades de ficheiros. O SW geria as conjugações de ficheiros para a utilização do menor numero de cd’s possíveis. Espero ter-me feito entender!

  6. Avatar de sLUGo

    GTK é feio? QT é bonito?

    Por amor à Santa.

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Luis Nabais

    Discordo de ti. O KDE é mais pesado mas nem é nada por aí além, até o luna do XP é mais pesado que o KDE por assim dizer. Nota-se bem. E está mais que provado, não é nenhum mito.

    Quanto ao ser feio, também discordo, acho o GNOME mt mais bonito e prático.

    Quanto ao Totem não gosto muito dele, uso sempre outros que vou experimentando, coisa boas do linux é só lá ir ao repositório e “vou exp este agora”

  8. Avatar de Nastase

    Eu tive que deixar de usar o Totem… depois de instalar os drivers da ATI fiquei com os vídeos a passarem em “negativo”: tons de pele em azul, verdes que passaram a ser amarelos, etc…

    Assim sendo tive de mudar para o VLC mas sinceramente, do que me foi possível ver, achei o Totem + codecs com melhor imagem que o VLC…

    ————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  9. Avatar de luis
    luis

    Para responder as criticas ao gnome.. Eu usei kde durante anos e agora uso gnome. Porque? Faz o mesmo trabalho com menos confusão. Acho o gnome simplesmente mais prático, não é isso que se quer de um ambiente de trabalho? Mas sim, aceito que o Qt é um toolkit (de longe) mais poderoso que o GTK. Cumps

  10. Avatar de António Pedro
    António Pedro

    O toolkit QT em si tem mais possibilidades que o GTK… mas o GTK é mais simples… o GNOME é muito mais amigável que o KDE (mas mesmo de longe).

    Quanto à melhor opção, eu diria que é não usar nenhum Desktop Environment :p Usa-se Openbox + Apps GTK e tá a andar.

  11. Avatar de Miguel Guerreiro

    Tenho de descordar meus caros, o KDE é mais amigavél porem mais complexo, logo menos simples. No outro lado o GNOME é muito mais simples o que lhe confere uma aparente facilidade.

  12. Avatar de Pensador

    E que tal o Xfce, hein?

  13. Avatar de iPoRn
    iPoRn

    Nao comecem com as tangas normais, que o KDE e’ melhor que o Gnome, ou que o XFCE, e’ melhor que os restantes, porque e’ tudo pontos de vista.

    Muito sinceramente, so uso Gnome, acho o KDE muito windows alike…mas sao gostos.

    Ou Gnome, ou nada… 😉

    Se quiser coisas para embelezar, nao iria usar Linux, ou se usa-se, iria activar o Compiz, e restante familia.

    Para comentar o que realmente interessa, ja usei o programa Totem, e acho bastante bom, embora tambem use o xine, e ate prefira.

    Cump’s

  14. Avatar de Walter

    O problema que tenho percebido no Totem é que ele às vezes congela quando ouvindo uma rádio online em format ogg vorbis. Isso dificilmente acontece com o VLC, por exemplo. Uso os dois, porque gosto de acompanhar o desenvolvimento de software no Linux, mas o VLC tem se mostrado mais eficiente.