TOP 5 – Editores de texto Open Source

45 Comentários

Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação. Por norma os sistemas operativos têm sempre nativamente um editor de texto mas há muitas alternativas.

Aqui fica um TOP 5 dos editores de texto Open Source.

open


1. vi

O vi é provavelmente o editor de texto Open Source mais popular do mundo. Este é sem duvida um dos mais usados entre programadores e administradores de sistema apesar de apenas possuir as funcionalidades básicas.

vi_00

2. gedit

Quando se fala em editores de texto com interface gráfica o gedit é um dos mais conhecidos. Este editor vem normalmente instalado nas distribuições GNU/Linux, é simples de usar e oferece as funcionalidades básicas de um editor.

Principais características

  • Suporte para UTF-8
  • Possibilidade de configurar o tamanho das letras e cores
  • Syntax highlighting
  • Suporte para pesquisa e substituição

gedit

3. nano

O Nano é um estilo de concorrente do vi! É simples de usar e disponibiliza, de uma forma simplificada, várias funcionalidades que ajudam o utilizador a ser mais produtivo.

Principais características

  • Syntax highlighting
  • Opções de desfazer/refazer (undo/redo)
  • Funções de pesquisa

nano

4. geany

O Geany é um editor de texto multiplataforma desenvolvido em GTK+ que possui funções básicas para um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).

Principais características

  • Syntax highlighting
  • Suporte para vários tipos de ficheiros
  • Suporte para auto-closing de tags XML e código HTML
  • Interface gráfica

geany

5. blueFish

O Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners.
Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl,  JSP, Python, entre outros.

O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.

bluefish

E são estes as nossas cinco sugestões para editores de texto Open Source. Gostaríamos agora de saber qual o vosso editor favorito e qual a característica que lhe destacam. Fica lançado o desafio! Algumas ideias aqui.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zee
    zee

    E o sublime text? E o atom? 🙂

    1. Avatar de Daniel Almeida
      Daniel Almeida

      sublime tambem e bom

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      O Sublime Text é automaticamente excluído porque não é open source.

      1. Avatar de zee
        zee

        Tens razão. Fiz confusão. É free (a versão 2) mas não open source. Já o atom sim, é open source. E é espetacular 🙂 pena ser um pouco pesado.

  2. Avatar de Daniel M.
    Daniel M.

    E o melhor de todos, apesar de não ser apenas um editor de texto, para mim de momento é o code da MS. Logo de seguida, o sublime. Confesso não entender os amores pelo Vi. O bluefish não conhecia.

    1. Avatar de Daniel Almeida
      Daniel Almeida

      estabelece uma ligação ssh com o putty e usa o sublime entao
      nao vez que o vi funciona com ou sem ambiente grafico

      1. Avatar de Daniel M.
        Daniel M.

        E diz-me lá onde os outros têm essa mesma funcionalidade? É o único, porque foi desenhado para funcionar assim. Mas a trabalhar na máquina local, nunca o Vi seria a minha escolha. Santinha… Parece-me que te esforçaste para não perceber o que escrevi.

        1. Avatar de MaRIA
          MaRIA

          Claro que para um utilizador “normal”, o vi nunca será a primeira escolha. mas para um administrador de sistemas que trabalhe com linux o vi é a ferramenta mais poderosa que existe.

          Se dominares o vi fazes tudo que fazes com outro editor de texto.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          se é o único que tem essa funcionalidade ai tens a resposta a tua própria pergunta “confesso não entender os amores pelo vi”
          o único que funciona em todos os SO com ou sem GUI

        3. Avatar de Zaark
          Zaark

          O nano também funciona em linha de comandos – é assim que configuro o meu Raspberry Pi via SSH.

      2. Avatar de MN
        MN

        experimenta com o gedit

  3. Avatar de André
    André

    Também existe o Atom, bastante bom no que toca a modularidade.

    https://github.com/atom/atom

  4. Avatar de Daniel Almeida
    Daniel Almeida

    vim o sucessor do vi
    cumprimentos

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Hahahaha ainda bem que neste site só têm que escrever artigos e não têm que programar.

    Estava despedido se apresentasse codigo com a estrutura do exemplo 5.

    Continuem a escrever artigos! Abraço 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…és um campeão 😀 Isso foi apenas para tirar um screenshot!

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Não duvides. Sou mesmo um campeão!

        Boas entradas 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Ninguém tem dúvidas. É irrevogável essa qualidade.

          Bom ano.

        2. Avatar de David
          David

          Então partilha lá alguma coisa para nós apreciarmos… mas alguma coisa feita por ti não vale copiar 😉

    2. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Hum.. que te faz dizer isso?
      Devia estar indentado?

    1. Avatar de Mariana
      Mariana

      +1 (pode não ser o melhor do mundo mas é free e tem plugins muito bons)

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      num ambiente Server não dá…

  6. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Uma pergunta que gostaria de colocar:
    Qual seriam as vantagens que teria se mudasse do Geany para Bluefish?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      sitio errado pra fazer essa pergunta, penso eu 😉

  7. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    E o brackets, e o notepadd++? São o que?

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Neste caso é o Notepadqq porque o Notepad++ não existe para linux.

  8. Avatar de daiquiri2
    daiquiri2

    lol? bluefish?
    Brackets, Atom, VI, Nano, Notepad++

  9. Avatar de José Antonio Maria
    José Antonio Maria

    Atom, Visual studio code não sei como não fazem a lista
    e ignorando o open source: tem sublime text e o text mate.

  10. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Em Windows uso o Notepad++. Em linux o vi, que de vez em quando uso também na versão Windows (sim, existe). É simplesmente um editor fabuloso, e na sua versão “improved” também suporta syntax highlight. Não conheço mais nenhum editor de texto com tantas opções avançadas de pesquisa, substituição e edição com base em atalhos como o vi.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Que a guerra comece, emacs, até faz de cliente de e-mail

  11. Avatar de João
    João

    Por aqui…

    Notepadqq (clone do notepad++ para linux)
    Kate (by KDE )

  12. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    VIM é o melhor editor por ser um editor do tipo VI melhorado, muito bom de se usar.

  13. Avatar de donthertzme
    donthertzme

    Vi apenas tem funcionalidades básica? Até sem plugins tem bastante opções (tudo com atalhos de teclado, claro).

    Juntem-lhes uns plugins (tantos que há, por exemplo: http://vimawesome.com/) e é fantástico.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O problema é que o artigo menciona o vi e não o vim. Os plugins são para o vim. O vi nem sequer tem syntax highlight… O artigo faria muito mais sentido se dissesse vim em vez de vi (e mesmo assim, faltam o emacs, o notepad++)

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    Parecem-me bons, nunca utilizei nenhum destes listados.

    Agora, para editor de texto? não há nada melhor que o bom e velho bloco de notas/notepad que vem no windows, sempre que preciso de algo, seja notas, html, ou algo do género, uso sempre o notepad, o meu melhor amigo desde sempre LOL xD
    Mas também acho o notpad++ bastante bom para programação.

    1. Avatar de pentestbox
      pentestbox

      Brother, qualquer um dos citados consegue substituir tranquilamente o bloco de notas, o gedit por exemplo parece ser a mesma coisa, tão tranquilo quanto o notepad do windows pra usar, so não tem a mesma fama, mas e tanquilão

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa tarde, peço que seja feita uma correcção, pois está ao contrário.

    O editor Vi tem mais funcionalidades que qualquer outro editor, em parte pela sua natureza de comandos (no Vi não há menus, queres fazer um replace de um texto, fazes num comando, como tudo o que é feito no Vi).

    É de tal forma potente que consegue-se fazer absolutamente tudo imaginável com recurso a wildcards, subtitutes, etc, etc,. etc, Em qualquer outro não é possível usar esquemas assim.

    Por último, abram um ficheiro de 200 Mb no Vi, nem contem o tempo, abre que é um instante. Abram em qualquer outro editor, e rezem para que não encrave.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é verdade. Mas não tem mais funcionalidades que os outros 🙂 (Os outros até são mais recentes).
      Os 200 MB já confirmei em tempos…não “crasha” 😀

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Não é preciso tantos megas

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    nano e vi.
    Notepad++ em ambiente Windows.

  17. Avatar de Luís Duarte
    Luís Duarte

    Ui, não meteram o Emacs? Este artigo vai começar uma Flame war.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estava em 6º….mas depois ficou de fora pois é um TOP 5 😀

    2. Avatar de Marco
      Marco

      ja tentei la em cima, mas esta audiencia é mais sublimetext e coisas do género.

  18. Avatar de David
    David

    Eu uso o blueFish. Estou muito satisfeito.

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Atom e Brackets. Ambos Open Source e muito bons.