TOP 10 – Distribuições GNU/Linux mais populares em 2018

65 Comentários

O ano de 2018 já vai a meio e talvez seja um bom momento para fazer um top 10 das distribuições GNU/Linux.  Comparativamente a 2017 há algumas mudanças, em especial na distribuição que agora lidera o TOP 10 das mais populares.

Conheçam então quais as 10 distribuições Linux mais populares em 2018.


Tal como fizemos em outros anos, o TOP 10 apresentado deste artigo teve como base o parâmetro hits per day disponibilizados no site Distrowatch.

10 – TrueOS

Para quem não conhece, a distro TrueOS é baseada no FreeBSD (estando um pouco desenquadrada deste top) e tem como principal objetivo ser simples de instalar e usar.

Em termos de aplicações, esta distro vem já com várias ferramentas instaladas tal como acontece com outras distribuições que são bastante populares. Destaque ainda para o sistema de ficheiros que é o OpenZFS.

9 – Antergos

O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida como Cinnarch (uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambientes gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.

Em 2017 o Antergos ocupava a quinta posição. Para quem tem “medo” do Arch Linux nada melhor que instalar o Antergos Linux. Veja aqui.

8 – Fedora

O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se veem em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Atualmente, o Fedora encontra-se na versão 28.

Comparativamente a 2017, o Fedora cai uma posição.

7 – MX Linux

Para quem procura uma distribuição Linux leve mas com bom suporte, a nossa sugestão vai para a distribuição MX. A performance é simplesmente fantástica e toda a interface é muito bonita e muito bem organizada. A versão atual da distribuição MX Linux é a 17.1.

De referir que o MX Linux não estava no TOP 10 em 2017.

6 – Solus

O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas.

Esta distribuição, traz como ambiente gráfico o Budgie, várias otimizações ao nível do software integrado e também melhorias na generalidade do sistema, que permitem ter uma boa experiência ao nível dos jogos.

5 – elementary OS

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel e garante um bom desempenho. Das muitas características que possui, destaque para o ambiente gráfico de trabalho (personalizado) denominado de Pantheon e vem também já com várias ferramentas para fotografia, música, vídeo e muito mais.

Ao nível do browser o elementary OS vem com o Epiphany e o cliente de e-mail é um fork do Geary.  Em 2017 o elementary OS ocupava a nona posição.

4 – Debian

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi, sem dúvida, um dos sistemas que marcou o ano de 2017 e que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Esta é uma distribuição muito estável, limpa e bastante fluida.

O Debian caiu da segunda posição, onde estava em 2017, para a quarta.

3 – Ubuntu

Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo. Esta distribuição GNU/Linux já foi a mais popular do mundo e tem ganho nos últimos anos algumas (pequenas) melhorias. Conheça aqui o novo Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Apesar de todas as inovações, o Ubuntu continua a perder terreno para as distribuições concorrentes.

2 – Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade. Recentemente foi lançado o Linux Mint 19 “Tara”.

1 – Manjaro

O Manjaro Linux é o novo líder do TOP 10 das distribuições GNU/Linux. É uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository). Vejam aqui todos os nossos artigos sobre o Manjaro Linux.

E são estas as distribuições GNU/Linux mais populares em 2018. Se o Windows domina no segmento Desktop… o Linux domina o mundo, especialmente na área da Internet das Coisas e até a Microsoft tem apostado forte no Linux.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Malequias
    Malequias

    E qual foi a fonte ?

    1. Avatar de okapi
      okapi

      PPLWARE , só pode.

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        A fonte é a contagem de acessos (ranking de acessos) do site Distrowatch. Essa lista indica apenas a quantidade de consultas que cada distribuição recebeu neste site que corresponde ao interesse despertado pelas distribuições.
        Por ser um site muito conhecido e prestigiado, ele é considerado um bom indicador. Mas não há nenhuma garantia que haja uma relação direta entre esse interesse e um maior número de instalações ou uma importância maior da distro.

        1. Avatar de Henry jr
          Henry jr

          Distrowatch não é site de estatísticas.
          linuxcounter.net sim.

    2. Avatar de Malequias lê bem antes de comentares
      Malequias lê bem antes de comentares

      No inicio do artigo está bem referenciado a fonte e tá puseram o link:
      “Tal como fizemos em outros anos, o TOP 10 apresentado deste artigo teve como base o parâmetro hits per day disponibilizados no site Distrowatch.”

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Como sempre a porcaria do distrowatch

  2. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Já usei todas, menos a TRUEOS.
    Meu destaque vai para distribuição SOLUS, mesmo sendo Rolling release é bem estável. O ambiente Budgie possui fluidez.
    A MX Linux é outra distribuição bem acabada e traz muitas ferrramentas úteis pré-instaladas.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nem uses essa distro, é uma das piores e mais bugadas, feias, horríveis, nem a versão alternativa com Fluxbox funciona.
      Lumina desktop é uma porcaria!

  3. Avatar de Nelson Carvalho de Jesus
    Nelson Carvalho de Jesus

    É uma tabela dinâmica ano após ano, o que domonstra a capacidade de adaptabilidade de cada um dos desenvolvedores de software Open source. Para quando uma matéria do melhor hardware com Linux instalado de raiz (com vista os consumidores portugueses como objetivo), já que as distros Manjaro e Ubuntu já o fazem…

  4. Avatar de Isaque Fernandes
    Isaque Fernandes

    Linux Mint

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quando a Microsoft fizer uma versão para linux eu mudo de OS.
    Até lá estou “preso” ao windows

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O problema não é fazer uma versão, o problema é ter aplicativos compatíveis com Linux…
      MS Office e Wunderlist fazem-me falta. 🙁

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Basta a Microsoft utilizar o kernel Linux para ser uma distro Linux , mas hoje em dia pode-se utilizar o sistema GNU através Bash-GNU ” conhecido como bash linux on windows” no windows 10 ate é possível instalar vários ambientes de trabalho GNU , como gnome , xfce , mate atraves do sistema Bash .
      Mas nada se compara a combinação GNU/Linux , porque o sistema é partilhado por varias empresas , enquanto o Windows é propriedade da Microsoft .

  6. Avatar de arc
    arc

    Se a Distrowatch diz…não se contradiz!

  7. Avatar de arc
    arc

    Mas PPinto, se for assim, “O ano de 2018 já vai a meio e talvez seja um bom momento para fazer um top 10 das distribuições GNU/Linux.”, talvez a pesquisa pelos Last 6 months seja a melhor opção.

  8. Avatar de Idalino
    Idalino

    Deepin Linux, KDE Neon!

  9. Avatar de nkp
    nkp

    porque copiam sempre os mesmo artigos?

  10. Avatar de LnxSlck
    LnxSlck

    Entao e o Nitrux?

  11. Avatar de okapi
    okapi

    ahahaha ! e openSUSE, nem aqui aparece. Ou será por não ser para todos.

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Fonte: Distrowatch.
      O opensuse deixou – voltou agora outra vez – live images para testar se calhar foi por isso.

    2. Avatar de José
      José

      OpenSuse para uso diário desde 2007

      1. Avatar de okapi
        okapi

        E fizestes boa escolha. Eu sou do tempo do SuSE, (1999) muito antes do openSuse, e recordo-me de ter havido nos anos 2004/5 por essa altura uma comunidade muito forte em PT que até foristas do Suse BR colabravam e vinham beber ao Suse PT muito do conhecimento. E havia alguns participantes incríveis, lembro-me de alguns não vou dizer nomes, colaborabam no desenvolvimento, organizaram encontros, (Caldas da Rainha) e outro com a KDE, bons tempos depois acabou tudo. Acredito que se não tivessem parado hoje a Suse em PT estaria noutra posição, felizmente que os verdadeiros user e apaixonados continuaram a utiliza-lo. Nunca mais ouvi falar dessa malta, depois de ter saído de PT em 2007. Saudades desse tempo.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Okapi, eu fazia parte desse SuSEPT. Grandes nomes que por lá passaram! Foi lá que aprendi bastante do que sei. Desde 2007 que usei somente linux e o culpado foi o opensuse

        2. Avatar de Marcus Vinicius
          Marcus Vinicius

          Comecei no Linux nessa época, e lembro do Suse, distribuido em CDs de revistas. Porém nunca instalei. Preferi na época o Conectiva 3 “Guarani”.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      OpenSUSE não é pra todos, só o facto de não ter todos os codecs de áudio e multimídia pré-instalados, ter uma filosofia péssima, e ter alergia a drivers proprietários faz dela o que é hoje. Não popular.

      1. Avatar de Jeferson Alves
        Jeferson Alves

        Concordo contigo Daniel, muitas distros por manter essa ”filosofia”, ficam presas a um tipo de usuário, é preciso mudar e entregar ao usuário comum, um sistema polido, fluido, já com codecs pré instalados, é preciso facilitar. A microsoft, embora eu não seja fã do windows, sabe muito bem fazer isso, no mundo Linux, parabéns para o pessoal do deepin e mint , é minha opinião. É preciso respeitar a todos, pois cada um usa o que acha melhor, afinal LINUX é isso, liberdade de escolha!

  12. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    A adopção e utilização em ambiente de produção do ZFS pelo Linux está algo atrasado e isso é preocupante. Os discos cada vez são maiores e a informação neles contida é em quantidades cada vez maiores. Seria um grande avanço técnico se o Linux tivesse o openzfs a funcionar como no bsd , Sun Microsystems (Oracle), Solaris …

    1. Avatar de arc
      arc

      Alguém anda desinformado!

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      vai ver o OpenSUSE .

    3. Avatar de okapi
      okapi

      What? Dá um pouco do teu tempo ao openSuse e depois logo vês.

  13. Avatar de Carlos Castela
    Carlos Castela

    Ubuntu

  14. Avatar de Realista
    Realista

    Decidi dar uma nova vida a um Laptop de 2009 (Nvidia GeForce G 103m (512mb), Intel T4300 (2.1Ghz) e 4Gb ram) e só com o Linux Mint em xfce é que me safei e o cinnamon embora seja utilizável funciona com ligeiro lag.

    Tudo o que é Ubuntu fico lagado, o melhor foi o budgie – o studio por exemplo mete o cpu a 100% constante só no arranque;
    TrueOS fica tudo desconfigurado desde a instalação;
    Elementary OS fico lagado…

    Até ponderei voltar para o Windows 10.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      PS: Originalmente o portátil veio com Caixa Mágica 14…

  15. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Manjaro. Muito amigável.

    1. Avatar de Calvin
      Calvin

      Pena que os ubunteiros adoram humilhar o manjaro. Afinal, olha a posição do dito cujo no distrowatch, tá acabando com todas as debian-based e ubuntu-based. Isso mostrar que Arch não é só pra nerdões sem vida.

  16. Avatar de Altino
    Altino

    ah ah ah Ganoo/Shittux… instalar para a ’95 voltar 😀

  17. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Tenho o mesmo portátil e uso diariamente com manjaro xfce. Muito estável e sem lag!

  18. Avatar de Marcos
    Marcos

    MX Linux .. disparado a melhor distro atualmente.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nada mais é que um Debian cheio de porcarias, aka bloatwares

  19. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Mint?

  20. Avatar de Altino
    Altino

    alguem já exprimentou o void shittux ?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não, uma bela porcaria que foi pro void do esquecimento, ainda mais com o Juan desaparecido, deixou a distro as moscas e diz-se assim como RR. Vamos rir!

  21. Avatar de Fernando Gomes
    Fernando Gomes

    Actualmente usi o Mint, e eventualmente o Fedora, ambos instalados no mesmo portátil

  22. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Eu estava a andar pela lista, quase a chegar ao fim e a pensar para mim: possa, e o Manjaro? Para mim é das melhores e nem está no top 10? E quando chego ao fim, “surprise motherf***” 😀
    Não conheço todas da lista, vou testar algumas distribuições, obrigado Pplware!

  23. Avatar de Costa
    Costa

    Pedro Pinto, sabes o que o distrowatch devia de ter? Um ranking com as distros mais revolucionárias, mas isso englobava criar uma grelha de itens a avaliar, e trabalho para avaliar segundo a grelha. Mais simples seria, pelo menos uma tabela com as distros distribuídas por famílias, tipo Debian e da mesma família ou aparentadas, Arch e aparentadas, e por aí fora. Mas pronto o mais fácil de tudo, e com menos trabalho possível, é contar o número de hits no próprio site do distrowatch.

  24. Avatar de gui
    gui

    Este Mint 19 está no topo das minhas preferências. Ganha do Manjaro pelo excelente método de instalação do SO e pelo gerenciador de aplicativos que além do grande número de programas, facilita a instalação de aplicações mais usadas pelo usuário comum.

  25. Avatar de C Paulo Freitas
    C Paulo Freitas

    Uso Debian há pelo menos 12 anos…

  26. Avatar de Pedro Reinel
    Pedro Reinel

    Então e o CentOS?? Para mim uma das melhores distribuições e mais estáveis

  27. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    O meu sistema é: elementary OS.
    Muito bom 😉

  28. Avatar de jesse
    jesse

    Já usei o Solus, Manjaro e atualmente estou (de volta) ao Linux Mint

  29. Avatar de Emílio Camargo Heringer
    Emílio Camargo Heringer

    Eu ainda prefiro o arch linux. Nada melhor que total liberdade

  30. Avatar de Janailson
    Janailson

    Ubuntu 18.04.1

  31. Avatar de pablo
    pablo

    ninguém falou do centos kk

  32. Avatar de Eli Vale
    Eli Vale

    Sinceramente na minha opiniao e pratica
    Para desktop só Linux Mint, Facil bonito e rapido.
    Para servidor Debian, Facil e robusto.

    Obs: Deixei de usar ubuntu propiamente dito depois que adotaram o Unity.

  33. Avatar de Violet
    Violet

    usei ubuntu por um tempo e nao gostei, depois usei Budgie Remix achei intemediario, agora uso linux mint com cinammon que sem duvidas foi o que mais gostei

  34. Avatar de Pimenta
    Pimenta

    Comecei usando o Mandrake, Kurumin e Ubuntu (por muito tempo)…. usei muitas distros mas a que eu mais gosto é o openSUSE. Mas atualmente estou usando o Fedora_XFCE, estou gostando ele é bem ágil, mas tem muito coisa pra fazer na mão (não que seja ruim) estou gostando muito!

  35. Avatar de Joseilton
    Joseilton

    10 Sistemas Operacionais listados e o Deepin não está?
    É pra rir?

    1. Avatar de Henry Jr
      Henry Jr

      Pior vei… o “Mint” refisefuqui está!
      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Tem gente que curte sofrer mesmo com tanta gambiarra.

  36. Avatar de Lauro Dessoy
    Lauro Dessoy

    Arch Linux é uma boa opção. Mas não abro mão do Gentoo, a mais rápida, estável e de customização infinita.

  37. Avatar de Orlando
    Orlando

    do a minima para estatistica, eu vejo um linux q tenho vontade de experimentar, vou la e instalo e pronto.

  38. Avatar de ANTONIO ATEU
    ANTONIO ATEU

    manjaro

  39. Avatar de lion
    lion

    e o kurumim alguem ja usou ele é bem antigo mais era fera !!