Tiny Core: A distribuição Linux que ocupa apenas 16MB

123 Comentários

Precisa de uma distribuição Linux que seja mesmo “minúscula”? E que tenha ambiente gráfico? E que ocupe poucos MB após instalação? Parece ser algo impossível, mas existe uma distribuição Linux capaz de cumprir todos estes requisitos.

Chama-se Tiny Core e a versão atual tem apenas 16 MB.

Tiny Core: A distribuição Linux que ocupa apenas 16MB


O Tiny Core é uma das distribuições Linux mais pequenas, mas não é por isso que não tem as ferramentas que precisa. Esta distribuição traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema.

Tiny Core: A distribuição Linux que ocupa apenas 16MB

O Tiny Core Linux foi desenvolvido para ser executado a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida.

O Tiny Core 10 está disponível para sistemas com arquitetura de 32 bits e 64 bits. Esta versão do Tiny Core ocupa apenas 16 MB. Além desta versão está também disponível a versão CorePlus-10.0 que ocupa 106MB e inclui o flwm, JWM, IceWM, Fluxbox, Hackedbox, Openbox. Existe também uma versão do Tiny Core denominada apenas Core que ocupa 13 MB.

Tiny Core: A distribuição Linux que ocupa apenas 16MB

Esta é uma distribuição muito fluída e em certa parte muito completa, tendo em conta o tamanho que ocupa. Se tem por casa um computador muito antigo, experimente instalar o Tiny Core 10 e digam-nos o que acharam.

Tiny Core

Partilhar:
Tags:

Comentários

123

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Que desperdício de tempo e recursos com algo inútil.
    Parece que existe um obseção por tirar computadores do sótão (até parece que são assim tantos) para poder desempoeirar e instalar Linux’s cada vez mais pequenos e com aspeto tirado dos anos 80.
    Coisas como esta, minimizam o Linux.

    1. Avatar de JS
      JS

      Quanto ao grafismo tambem acho,mas è muito bom termos esta chances,tenho um portatil ja com 12 anos com um 1gb da ran intel 1.4 e vou exprimentar
      Obrigado

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Será preferível usares um Lubuntu ou outro que use LXDE como gestor de janelas.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          LXQt > LXDE

    2. Avatar de Marcus Polo
      Marcus Polo

      Coisa que o seu ruindows não consegue fazer né… Linux faz milagres, funciona em tudo, deveria era ser grato por isso ao invés de ficar de mimimi.

      “Ain ain, preciso de um SSD pro meu Windows 10 rodar satisfatoriamente”

      1. Avatar de eu
        eu

        Quando pessoa tem a sua opinião.
        Ao não respeitar a minha diz muito de si.
        Por acaso uso macOS.
        Perdeu uma oportunidade para estar calado.

        1. Avatar de nelsonvital
          nelsonvital

          Tanta arrogância mas depois diz que usa macOS, faz sentido é o costume.

        2. Avatar de Mario
          Mario

          Ué, você já disse que usava Windows 10. Agora macOS??

      2. Avatar de Eu mesmo
        Eu mesmo

        Que raio de argumento é “funciona em tudo”? Para isso mete um butt plug no c* só porque cabe. Mais vale. Não quer dizer que gostes ou que seja útil. Mas já que cabe tens de meter!
        É com cada um.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Basta por um tema,

      Mas depois não reclame que a “leveza” se foi.

      Puppy Linux e AntiX também é bem leve.

      Pena que AntiX é comunista.

      1. Avatar de zedoido
        zedoido

        a serioooooooooooo, ANtiX é comunista?

        1. Avatar de Junior
          Junior

          Veja os favoritos que vem no Firefox… E veja que é o dono da distro

          1. Avatar de zedoido
            zedoido

            Pois é, o comunismo é mau, feio e ainda come os meninos pequenitos!

    4. Avatar de zedoido
      zedoido

      realmente, sao “coisas como esta”, artigos como este e outros que engrandecem o valor de uma distribuiçao com o kernel Linux.
      Sao precisamente muitas máquinas com uma mini distribuiçao de Linux, que podem fazer de firewall, servidor de ficheiros, etc., etc, com um custo quase zero.
      E depois, quantos às velharias existentes, espero por ser velha ou velho, e fique para ai a um canto desligado da ficha!

    5. Avatar de euzinho
      euzinho

      a nao ser que percebas alguma coisa de redes e gns3 e gostes de experimentar servicos em laboratório antes de passar para produção. excelente distribuição para gns3.

    6. Avatar de Diego Lameira
      Diego Lameira

      Acho que está errado em certos aspectos, a tecnologia realmente se renova a cada dia, porém as obsoletas por muitas vezes caem nas mãos daqueles que não tem acesso às mesmas. Com o advento de novas tecnologias é impraticável à utilização de sistemas como o windows XP. Assim, o Linux Tony supre estas necessidade.

      Abraço!

    7. Avatar de Luciano
      Luciano

      Pegue aquele seu computador velho e empoeirado, instale esta distribuição e doe para alguém que precise.

      1. Avatar de Marcelo S. T.
        Marcelo S. T.

        Acompanho o projeto há 5 anos e nesse tempo tenho feito exatamente o que você disse: Recebendo computadores antigos, instalando a distro TC e doando para escolas carentes.
        Supre com tranquilidade as demandas de ensino para os que não tem acesso fácil aos novos computadores.

    8. Avatar de Yur-pt
      Yur-pt

      E que tens tu com isso? “Quem não gosta não come.”

    9. Avatar de João Mourato
      João Mourato

      Eu tenho na minha garagem uma “coleção” de computadores como um Pentium 3 e dois Pentium 4… Além que em minha casa montados tenho um Core 2 Quad que por agora é a minha máquina principal que apesar da idade tem-se mantido competente para correr o que preciso e um Core 2 Duo que corre Windows e Linux essencialmente para programar um Raspberry Pi , a questão destas builds é que por vezes para entusiastas é engraçado ver certos computadores conseguirem fazer certas coisas de forma algo compatível com sistemas modernos e também aceder à internet, embora de forma precária mas com a possibilidade de descarregar algum software que seja preciso para alguma coisa… Se alguém possui assim máquinas certamente se precisa de correr um Spotify num computador com Windows XP ou anterior e que seja para poupar um computador ou um outro aparelho não vejo desperdício nestas builds, uma vez que na sua maior parte são para a aplicação de alguma técnica de compactação ou demonstrar a “versatilidade” que pode ser óbvia para já utilizadores de distros de Linux mas para o usuário comum não… E ter uma build que se pode correr até de uma mísera pen de 128 MB que fornece a privacidade de um perfil num computador de outrem é sempre algo que por muito fútil possa parecer em alguma questão situacional pode dar jeito …

  2. Avatar de Danilo
    Danilo

    Acho que um computador dos anos 90 funciona essa distro, o problema é que a maioria das aplicações são muito pesadas, por exemplo, o Chrome e Firefox… No mínimo 400 MB de RAM, já vi máquinas com 256 MB de RAM.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      O meu primeiro PC tinha 2 Megas de Ram…

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Que dó de você

        1. Avatar de zedoido
          zedoido

          nem vou dizer quanto tinha de RAM o meu primeiro pc!

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            O meu primeiro PC foi um 386SX a 25MHz com 2 MB de Ram, disco de 50 MB e tinha uma gráfica da Trident com 4 MB…

            Já não me recordo é do ano em que o comprei…

        2. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Obrigado Mestre… 😈

          1. Avatar de Miguel Simoes
            Miguel Simoes

            A placa gráfica tinha mais ram que o sistema? Lol.. gráficas dessa altura tinham em média 512k-1MB ram. Vi várias revistas pc magazine e estilo pc guia e não encontrei nenhuma com sequer 2MB. Não digo que não existam, mas se uma de 1MB podia chegar aos $500 (sem contar com a inflação), não quero saber quando custava uma com mais ram

    2. Avatar de euzinho
      euzinho

      opera é o unico que funciona decentemente

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Lixo chinês, cuidado!

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Foi-me emprestado um Acer Aspire One que tem apenas 1GB de RAM. Talvez experimente também…

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Será preferível usares um Lubuntu ou outro que use LXDE como gestor de janelas.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Vou instalar a versão 64 bits porque a 32Bits deu erro…

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          O mais provável é o cpu não ser se 64 bits, mas sim de 32 e, se assim for, a versão de 64 bits do sistema operativo não funciona de certeza.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Bem, eu experimentei o Windows 7 a 64 Bits e funcionou…

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Segundo a Wikipedia, esse computador tem a arquitetura Intel Atom (x86) e, se assim for, o sistema x64 não vai funcionar.

          1. Avatar de Miguel Simoes
            Miguel Simoes

            Aspire one é uma gama com muitos modelos, incluindo amd. Os que têm cpus amd suportam 64 bit. E também estás a falar como se todos os atoms fossem apenas 32bits, o que não é verdade.

          2. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Agradeço a informação. Não questionei o resultado da Wikipedia, porque não imaginei que um computador apenas com 1GB de RAM pudesse ser de 64 bits.

        3. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Não terá sido que o Windows 7 que instalou tinha ambas as versões (x86 e x64) e ele detetou pelo hardware que tinha que instalar a versão x86 e foi essa que instalou?

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Tenho uma ISO de Windows7 com ambas as versões sim mas eu escolho qual instalar. Escolhi a versão de 64 Bits, instalou e funcionou…

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Qual é sua placa gráfica e placa de vídeo?

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Vais ao site da Acer e procuras. O modelo é um AOD260.

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Olá pessoal me interessei no Linux, gostaria de saber qual a melhor distro para essa máquina fraca
    Intel i9-9900k
    128 GB de RAM
    2 TB SSD / 5 TB HDD

    1. Avatar de euzinho
      euzinho

      so vejo uma distro decente para isso. chama-se atenção

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Lubuntu vai rodar muito bem!!

    3. Avatar de Smart
      Smart

      Será que corre o “pinball”? não é aquele pinball do windows, estou a falar do pinball do 8088 a 4.77Mhz. Se calhar se carregares no SHIFT, ele joge 300 jogadas numa vez só.

    4. Avatar de Smart
      Smart

      Por falar nisso, qual é a gráfica que aí anda? será uma intel interna da board?

    5. Avatar de zedoido
      zedoido

      ta bem ta…

    6. Avatar de Daniel
      Daniel

      Martelo… Mas, na cabeça do utilizador, para não perder tempo com comentários desnecessários… Gabar – se do que se tem, normalmente, é para compensar algo que lhe falta… Se me faço entender

    7. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Para essa máquina recomendo o Dildux!
      Se o computador não aguentar, mete-o no teu c*!!!

    8. Avatar de Lucia
      Lucia

      Quanta gente invejosa…

  5. Avatar de Marcos
    Marcos

    O termo “mais pequeno” é considerado correto em Portugal? No Brasil usamos “menor” porque assim é o certo por aqui.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Os portugueses escrevem de maneira bem estranha. O português precisa de uma modernizada.
      Quem ainda usa vós??? Só os tugas mesmo.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Se for para escrever como escreves mais vale ficar quieto…

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Você colocou 3 pontos seguidos, o que é incorreto. Além de esquecer-se do espaço.
          Nada podes falar.

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Deixa de ser tolo, fica se preocupando com gramática e os argumentos que é bom nada.

          2. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Tens de comer muita papinha Maizena antes de me ensinares a falar e escrever Português (toma lá de novo os 3 pontinhos e vai perguntar a quem sabe o que quer dizer)… 😈

          3. Avatar de Mario
            Mario

            Você está digitando e não falando!

            Abraços!
            PS: Se quiseres, podemos marcar uma aula online.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Se escrevemos de forma estranha, porque é que ainda perde tempo a falar connosco? Não tem nada que possamos aprender, nada de útil para dizer, então não diga nada…

      3. Avatar de Brunex
        Brunex

        Pensei que queria dizer Vois .. ou qui tá errado por aí.. ou nei como falá maiiis nada.
        Cuidado como fala da tua língua materna rapais
        Fim di contas quem fala estranho aí?
        Português com muito prazer, obrigado!

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Já te respondi mais abaixo…

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Obrigado.
        Engraçado que no Brasil o uso de “mais/menos pequeno” assim como “mais/ menos grande” é considerado incorreto.
        É comum as crianças quando começam a aprender a estruturar frases utilizar dessa forma e são logo corrigidas e ensinadas a falar “maior” ou “menor”.
        Fico imaginando como ao longo dos tempos esses termos linguísticos evoluíram de forma diferente em ambos os países.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Normalmente usamos o termo “menor” quando a diferença é muito acentuada ou queremos salientar essa diferença de tamanho… Caso tal não aconteça, usamos o termo “mais pequeno”… Já o “mais grande” é incorrecto, cá

          1. Avatar de Marcos
            Marcos

            Interessante, muito interessante.
            Obrigado pela explicação, estava curioso para saber em que casos eram usados mas fiquei com receio de perguntar e parecer um chato.
            🙂

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Esteja à vontade para perguntar o que quiser

  6. Avatar de DA
    DA

    Esta secção sobre Linux – à qual não resisto voltar de quando em vez – denota um espírito deveras perseverante dos administradores do PPW. Já fui um fervoroso utilizador e divulgador de Linux, há década e meia quando o WIN era feio como tudo e muito poucos tinham MAC. Nos seus sonhos mais húmidos a comunidade sempre acreditou que o LX vingaria no desktop. Nunca aconteceu. Nunca irá acontecer. Não há um DE de jeito. São todos horríveis. O software que toda a gente usa não corre em Linux nativamente. Existem uns clones, uns melhores, outros piores, mas não se consegue depender só deste SO. Daí os dual bootings e outras tretas. Um computador menos recente não corre LX com a devida fluidez. Nem é leve, nem esteticamente apelativo, nem prático e ainda por cima só os nerds se atrevem a instalá-lo. A fragmentação desgraça o LX completamente… Antes que me atirem pedras percebam o que quero dizer: lamento que assim seja. Acho que a comunidade em vez de tentar ganhar umas m….. de uns trocos com mais umas dezenas de distros que aparecem como cogumelos devia juntar-se e criar um DE de raiz, limpo, moderno, intuitivo e desenvolver verdadeiras alternativas de software essencial. Não é necessário estar ao nível da Adobe e do MS Office para se ser bom. Talvez aí a coisa melhorasse um pouco.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Já existe e o padrão da indústria chama-se Ubuntu.

      Infelizmente.

  7. Avatar de Alfie
    Alfie

    O azar é que foram os tugas que levaram o português para o outro lado do mar atlântico. Por isso mesmo dispensamos a tal “de modernizada” e ficamos bem na nossa antiguidade. Quanto à estranheza da língua só a vejo mesmo do outro lado do mar, porque pelas bandas de África e Ásia não é estranho não. E a propósito já leu Machado de Assis, Erico Veríssimo, Clarisse Lispector, Guimarães Rosa e outros tantos? São todos brasileiros. Olhe que o português deles deve ser bem estranho para si. Mas experimente e vai ver que até é bem agradável.

    1. Avatar de XJarreta
      XJarreta

      Sou brasileiro, e graças ao acesso de conteúdos lusitanos na net a cada dia fica familiar a nossa “Última flor do Lácio, inculta e bela” do outro lado do Atlântico.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Se até o inglês evoluiu, por que não o português? A nova geração de jovens já está a fazê-lo, goste você ou não. Cada vez vejo mais jovens portugueses a falar que nem brasileiros e a misturarem palavras em inglês no dia a dia com português.

      1. Avatar de Alfie
        Alfie

        Claro que as línguas podem e devem evoluir. O português também é exemplo disso. Basta comparar o léxico e a grafia do início do sec. XX com a actual (uso a grafia de antes do AO) para exemplo do que afirmo. Não devemos esquecer que há duas normas para a língua portuguesa: a do português do Brasil e a do português europeu. Quanto à evolução uma coisa é alteração por aculturamento (desrespeito por normas, mau uso dos significados, iliteracia, etc., etc.) e outra é aquela a que estamos a assistir com a introdução de novos vocábulos, alteração da grafia, etc., de acordo com as nossas regras linguísticas. E nisto de alterações os jovens de hoje vão ser os velhos de depois de amanhã e espero que não se transformem em “velhos do Restelo”.
        Quanto ao inglês o mínimo que posso dizer é que não é de todo a minha pátria (a minha pátria é a minha língua).

        1. Avatar de Mario
          Mario

          O AO é só o começo. Muita coisa ainda mais mudar na língua portuguesa, o que os falantes pensam sobre as mudanças é irrelevante.

    3. Avatar de Brunex
      Brunex

      Verdade, nosso rico Português

  8. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Houve uma altura em que experimentei várias distribuições Linux leves e a conclusão a que cheguei na altura é que não havia nenhuma que permitisse um fácil upgrade para versões mais recentes das mesmas (como acontece com o Linux Mint ou o Ubuntu, por exemplo). Esta distribuição será exceção? Outra questão para além disso é se a distribuição suporta ou não o Firefox.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Procure por distribuições rolling release

  9. Avatar de Marcos
    Marcos

    O lado ruim da internet é que não podemos perguntar nada que já se inicia uma guerra.
    Na verdade esse é o lado ruim da humanidade não da internet…
    E no final ninguém respondeu minha pergunta: “mais pequeno” está correto?

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Dependerá sempre do contexto em que é utilizado a forma como se escreve. O facto é que “mais pequeno” pode ou não ser idêntico a “menor”…

      1. Avatar de Marcos
        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Facto* (fato é algo que se veste, ou da forma como se escreve no Brasil. Cá usamos o “c” que não é “mudo”. Antes de corrigir, certifique-se do que vai escrever)

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Fato* é o correto, goste você ou não.]
            Não tem nada a ver com Brasil.
            A regra vale para todos os países falante de português.
            Só porque em Portugal “fato” tem outro significado não implica no uso do C. Existem palavras com a mesma grafia que tem significado diferentes, tanto no português, como inglês.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Mario, antes de falar, pesquise…
            O Mario ainda tem muito que crescer até me ensinar…
            Já nem lhe digo para ir a um dicionário, porque nem deve saber mexer num, mas que tal uma simples pesquisa no Google?

            Cá vai uma, só para ajudar :https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.infopedia.pt/%24facto-ou-fato&ved=2ahUKEwjf8P7Rk5biAhVvAWMBHddLCygQFjAAegQIARAB&usg=AOvVaw21LCL1q-sIQK7CqQlptyji&cshid=1557669681952

            No caso em que se leia o “c” antes do “t”, que é o caso de “facto” em português de Portugal, o mesmo escreve – se.
            No entanto, face ao novo AO, há uma flexibilidade em relação a ambas as grafias (espero que saiba qual o significado de “grafia”)…

            Apesar de “fato” poder ser aceite, no entanto, no pt-pt, escreve-se “facto”…

            Antes de “falar” certifique-se do que diz… Ou, então, não diga nada

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Cá vai outro link que reforça a dupla grafia:

            facto ou fato – Acordo Ortográfico – Sapo
            https://acordoortograficopt.blogs.sapo.pt › …

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            Quase todas as palavras que levam “ct” mantêm o “c”, mas há uma aceitação generalizada de ambas as formas, a chamada dupla grafia…
            Mas também lhe digo, com o novo AO perdeu – se imensa identidade… Porque o idioma, acima de tudo, é isso : identidade… E eram as pequenas diferenças que faziam do nosso português, seja de Portugal, do Brasil, de África, ou da Ásia, assim como o inglês ou o francês, interessantes… Porque a grafia, o idioma, era marca de cidadania e de pertença… Mas isso, é uma longa discussão, e aqui, o tema é outro…
            Vá, no hard feelings…

          5. Avatar de Mario
            Mario

            Eu sigo 100% o novo AO e sou a favor do uso em todos os país que falam português.

            FATO.

            Português de Portugal é arcaico.

          6. Avatar de Daniel
            Daniel

            Pouco me importa o que o Mario siga ou fale, assim como não me importa a sua opinião sobre o nosso idioma… Eu não o conheço, nem tenho interesse em fazê-lo… Se se incomoda com o nosso país e o nosso idioma, porque não procura sites em português do Brasil?
            Teria muito mais respeito por si, do que o que tenho agora…
            A única coisa que transpareceu, foi que o Mario falha muito, no que toca a discernimento, e procura atritos desnecessários… Provavelmente, será um miúdo, com 20 e poucos anos, que se sente feliz, mostrando – se superior aos outros, sem que o seja..
            Assim sendo, não perco mais tempo… Seja feliz… Ou não, o problema é seu… Mas humildade ser-lhe-á abonatório…

          7. Avatar de Mario
            Mario

            Não compreendo português arcaico, sorry. A época de Cabral já foi-se pelo menos 500 anos.
            A colônia que superou Portugal, país explorador de recursos. Chegou a hora da colônia tomar posse.

          8. Avatar de Lucia
            Lucia

            Daniel, não perca tempo com trolls. É o que mais se ver neste sítio…

          9. Avatar de Daniel
            Daniel

            Cara Luísa, tem toda a razão… Mas faz – me confusão, o facilitismo com que se cometem erros, e não se faz o mínimo esforço para os corrigir…
            Nalgumas empresas, como a minha, por exemplo, erros ortográficos ou gramaticais, por norma, é o suficiente para um candidato ser excluído…
            Mas já dizia um amigo meu, aquando do meu percurso militar, “um macaco pode usar uma ferramenta, mas não deixa de ser um macaco”… Aqui, basta substituir ferramenta, por computador, e é exactamente o mesmo…
            Infelizmente, isso verifica – se cada vez mais, independentemente das origens, raças ou credos…

            Quanto a si Mario, se quer usar o novo AO, certifique – se que não comete erros…

            Aliás, a sua tirada sobre o “país explorador” mostra muito da sua (falta) de) capacidade de raciocínio… Não se está cá em Portugal, mas se estiver, porque veio pays cá?
            Se não está, porque visita sites portugueses?

            Bem, não lhe respondo mais, porque se o fizer, estou – lhe a “dar atenção”, mas como disse a Luísa, e bem, sendo um “troll”, o ideal é não o “alimentar”

          10. Avatar de Daniel
            Daniel

            Cara Lucia, peço desculpa, troquei – lhe, acidentalmente, o nome por Luísa, peço imensa desculpa

        2. Avatar de Luisa
          Luisa

          Eu escrevo fakto, é assim no português novo Mário!

          1. Avatar de Yur-pt
            Yur-pt

            Isso é porque não sabes a diferença entre o “k” e o “c”. Se soubesses, escrevias correctamente, pois dá o mesmo trabalho.

          2. Avatar de Luisa
            Luisa

            Não sabes nem o que é ironia, levas tudo a sério é mesmo?

    2. Avatar de Augusto
      Augusto

      Saramago usava e nem por isso ficou mais pequeno.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Um dos meus escritores favoritos por sinal.
        Atualmente estão lançando os livros dele traduzidos para o português do Brasil. Pra mim estragou totalmente as obras.
        A forma como ele escreve é essencial para a dinâmica dos livros.

  10. Avatar de André
    André

    Uma distro excelente. O que me desanima (e isso nas distros Linux em geral) é que muitas tecnologias “recentes” como assinatura digital utilizando token, ou espelhamento na TV (ex.: miracast) se tornam extremamente complexas de fazer funcionar. Além disso, ainda temos o velho problema dos drivers. Boa parte do novos dipositivos dos PCs (embarcados, internos ou externos) ainda têm drivers exclusivos pra Windows, sendo que pra Linux temos que utilizar drivers genéricos que muitas vezes não funcionam, ou não funcionam direito, ou sequer existem.

    1. Avatar de Luisa
      Luisa

      Linux é uma porcaria cheio de screen tearing, stuttering, drivers genéricos e pessoas que ficam a defender esse sistema como se fosse uma seita religiosa.

      1. Avatar de Luís Gonçalves
        Luís Gonçalves

        E que provavelmente usas todos os dias sem te perceberes … Já viste se o teu router não tem linux instalado ?

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          Não sabia que podia usar instalar drivers Nvidia num router e sair jogando.
          Muito bom saber disso! Obrigado, sr. Sabichão.

          És tolo e não percebeste que o foco é “desktop”. Ficar a se gabar da fama do Linux em outras áreas não vai fazer o screen tearing, o stuttering acabar 🙂

          Problema bobo que a MS não tem e distros Linux ainda tem mesmo se pagando de “moderninhas” e user-friendly.

          Linux vai ter que correr muito pra chegar próximo do Windows! Ah se vai!

          1. Avatar de Poncio
            Poncio

            Jovem tu deves andar muito distraída com a vida.
            Parece que o Windows também sofre desse mal, o tal do screen nao sei do que …

            https://windows10skill.com/screen-tearing-in-games-and-videos-on-windows-10/

            https://windowsreport.com/fix-pc-stuttering-windows-10/

            https://www.thewindowsclub.com/game-stuttering-with-fps-drops

          2. Avatar de Luisa
            Luisa

            Só que no Linux esse problema está num nível crítico, mesmo com os drivers proprietários instalados o problema continua, e diferente do Windows que tem uma solução. No Linux, a solução cria problemas relativos ao baixo desempenho. São soluções tapa-buraco.

          3. Avatar de Luisa
            Luisa

            Além do quê, no Windows você não precisa usar o terminal pra qualquer problema, já no Linux, qualquer probleminha tem que ir pro terminal por falta de GUI. Até nas distros mais user-friendly isso acontece.

      2. Avatar de zedoido
        zedoido

        Já sabemos que é tudo isso e muito mais, mas existe quem goste, viva feliz e não tenha esses problemas.
        Só nao usa drivers proprietarios nas distribuiçoes de Linux quem nao quer ou nao sabe como…

        AMD (https://www.amd.com/en/support)
        Nvidia (https://www.nvidia.com/object/unix.html)

        Mas por falar nisso, nem sei porque comenta…uma porcaria como o Linux!!!

        1. Avatar de TuFfAs
          TuFfAs

          Eles falam mal do Linux mas não sai em daqui, tristes.

          Entretanto, falando de coisas úteis, para os gamers Linux e para os restantes que não largam o Windows só por causa dos jogos…deixo aqui uma dica que vos resolve essa questão de uma vez por todas.

          Já experimentei alguns (Fedora 30) e correm todos em High/Ultra sem stress, alguns exemplos:

          Rocket League (Steam) 100+ FPS
          Anthem (Lutris – https://lutris.net/ ) 100+ FPS
          The Forest (Steam) 100+ FPS

          …não há mais desculpas para ficar no Windows
          O segredo está aqui:

          https://github.com/FeralInteractive/gamemode

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Esse tal “Lutris” é pago ou gratuito?

          2. Avatar de zedoido
            zedoido

            Lutris, é uma plataforma para jogos totalmente Open Source, onde não faltam jogos (https://lutris.net/games/) e aqui tens como se instala (https://lutris.net/downloads/).

            Boas jogatinas

          3. Avatar de zedoido
            zedoido

            Aproveitas a excelente dica do TuFfAs e instalas o Lutris e diverte-te.
            Apesar de nao usar jogos na minha distribuição de Linux, segui as instruções dadas pelo git e funciona em pleno.

          4. Avatar de Luisa
            Luisa

            Usar a exceções pra diminuir o Windows é triste. Só porque alguns jogos funcionam com mais fps via Lutris/Proton não significa que A MAIORIA seja assim. Há jogos que nem sequer existem no Linux. Roblox é um exemplo disso. Vai tentar fazer rodar com “anti-cheat engine”.
            🙂

          5. Avatar de Luisa
            Luisa

            Enquanto Linux depender de plataforma de compatibilidade pra rodar games e não de forma oficial, nunca vai ser preferível por jogadores, ainda mais hardcores. Só usa linux quem é xiita do software livre ou tem máquina tão ruim que não aguenta o Linux. Um ou outro curioso que testa por causa do xiitismo desenfreado. Mas na real o uso do Linux no desktop nem faz cócegas no Windows.

          6. Avatar de Luisa
            Luisa

            correção: que não aguenta WINDOWS*

          7. Avatar de TuFfAs
            TuFfAs

            Experimentei usar o comando manual do gamemode, executando “gamemoderun Firefox”, ‘p/exemplo’ (sem aspas) e com alguns outros programas (Skype, Chrome, Steam entre outros) e funciona hehe. Basicamente permite a utilização sem restrições de todo o CPU no programa definido no comando. Experimentem 😉

        2. Avatar de Luisa
          Luisa

          Amiguinho, eu já fui fanática xiita do Linux. Acordei pra VIDA!! Sei reconhecer os méritos do mesmo, como em servidores, IoT, tecnologia das coisas, firewall mas em desktop ainda tem muito caminho pela frente pra se igualar ao Windows!

          Mesmo que instales os drivers proprietários, ainda assim o problema continua.

          Pode ser que não tenhas o problema ou tenhas e estejas acostumado com ele a ponto de não perceberes que ele está ali.

          Se pesquisares por “screen tearing” ou simplesmente “tearing” nos fóruns Linux verá a quantidade de reclamação e inclusive a solução dada atrapalha a performance em jogos (que já péssimos no Linux). No Windows não tem isso não.

          https://wiki.archlinux.org/index.php/Talk:NVIDIA/Troubleshooting

          1. Avatar de TuFfAs
            TuFfAs

            Lê o meu comentário acima (logo que seja aprovado) e faz um teste por ti…gaming já não é problema

          2. Avatar de zedoido
            zedoido

            Bem, começou bem mal a sua argumentaçao: “Amiguinho, eu já fui fanática xiita do Linux.”

            Fim de conversa.

          3. Avatar de André
            André

            Eu sempre fui um grande admirador do Linux, gastei muito tempo testando novas distros e tentando configurar PCs que rodavam quase tudo nativamente em Windows. E de repente caiu a ficha: pra servidores dedicados especialmente criados pra funcionar usando Linux, ou outros aparelhos que precisam funcionar sem sistemas incrivelmente complexos, o Linux funciona muito bem. O problema é tentar fazer o Linux funcionar em PCs que usam recursos nativos do Windowsz como por exemplo chipsets da Intel, placas de rede broadcom, PCs com tecnologia centrino, sem falar nas novas tecnologias que vão surgindo sem drivers nativos pra Linux. É muito sofrimento configurar o sistema pra não quebrar pacotes, às vezes temos que recompilar kernel, fazer uma série de configurações a mão pra fazer funcionar algo que simplesmente se instala com next – next – finish no Windows. Não estou defendendo nenhum S.O. nem outro, mas a maioria dos PCs desktop com hardware mais atual é feito pra rodar com Windows, ou qualquer dispositivo a ser usado mais recente. Hoje em dia só uso Linux se todo o PC já foi dedicado pra funcionar naquela distro, ou se eu mesmo tiver que montar um PC com placas que sei que rodam bem em Linux. Fora isso, não fico tentando encaixar Linux dentro de um mundo predominantemente Windows. E o que já vem embarcado: routers, Android, etc. uso como esta

          4. Avatar de Luisa
            Luisa

            André captou totalmente o que eu quero dizer…

          5. Avatar de Luisa
            Luisa

            Zedoido, a carapuça deve ter te servido bem pra fugires do debate.
            Não tenho preconceito se fores xiita e defensor louco do software livre. Aqui há espaço para todos. Não ser martirize!

    2. Avatar de André
      André

      Hoje em dia essa separação entre sistemas operacionais diferentes é algo que se torna cada vez mais difícil de determinar. Recentemente saiu uma notícia da atualização do kernel Linux que o Windows 10 tem embarcado pra rodar aplicações em Linux. É inegável que o Linux é muito forte em performance e servidores, e sua construção traz um nível de segurança maior (praticamente não existe necessidade de instalar um anti virus pra Android, por exemplo), por causa do sistema de permissões desenvolvido desde os primórdios. Não adianta adotar um posicion

      1. Avatar de André
        André

        *posicionamento radical atualmente, cada sistema atua em perfeição nas suas respectivas áreas de domínio.

      2. Avatar de André
        André

        O que não concordo é com essa política de substituição desktop. É um esforço desnecessário pra aquilo que já funciona bem em um sistema ou outro. Se em comprasse um mac, por exemplo, não iria desinstalar o SO pra colocar Linux ou Windows nunca. Em time que está ganhando não se mexe.

  11. Avatar de Marcelo S. T.
    Marcelo S. T.

    Comentários capitalistas em cima de uma simples publicação que visa apenas ajudar quem realmente quer utilizar uma disto Linux leve.
    Em nenhum momento foi descrito que você está sendo obrigado a testar e utilizar o sistema em seu computador.
    Mais respeito e empatia, é o que todos precisamos.

  12. Avatar de XT
    XT

    Sou do tempo que rodava o AutoCad em 48k de RAM, então tirando os Mimimis está é uma ótima notícia para os Profissionais experientes que muitas vezes tem que fazer grandes coisas com pouquíssimos recursos utilizando a inteligência que os Mimimis não tem.